É positivo ou negativo para o país que o Estado tenha uma golden share na PT?
É negativo. Impede a livre concorrência, degradando potencialmente a qualidade de serviço e mantendo os preços artificialmente altos; cria uma zona cinzenta de tráfico de influências e favores entre o Estado e uma empresa privada em que ganham todos menos o contribuinte e o consumidor (e da qual nunca saberemos da missa a metade...).
Entre legislação regulatória, entre negócios pouco claros e nomeação de pessoal político para a PT, esta têm sido amplamente beneficiada - com pleno conhecimento dos accionistas - nestas trocas de favores.
É positivo ou negativo para os accionistas da PT que a PT venda a participação na Vivo?
Acredito que seja positivo. Penso que os maiores accionistas sabem fazer as contas.
É positivo ou negativo para o país que a PT mantenha esta participação na Vivo?
É positivo, basta pensar na balança comercial do país, nos conhecimentos obtidos nos investimentos noutro mercado e na manutenção de um espírito pró-exportador numa das maiores empresas do país.
Resumindo. Os accionistas da PT andaram durante anos - conscientemente - a beneficiar das relações priveligiadas entre o Estado e a empresa e agora, que há a possibilidade de realizar um negócio que, neste país, apenas é benéfico para eles, descobriram as virtudes da separação entre o Estado e as empresas.
Também os espanhóis, campeões dos processos contra a livre-concorrência na UE, que não abdicam de utilizar todos os instrumentos formais e informais, legais e ilegais para manter os centros de decisão no seu país descobriram agora as vantagens da economia aberta.
A actuação dos accionistas da PT e dos espanhóis neste processo é de uma hipocrisia atroz. Tão atroz que fizeram o PM deste país vestir o fato de uma pessoa transparente e coerente. Imperdoável.
