Afinal a Bolsa vai subir ou não?
prognósticos só no fim
Essa ideia de que a bolsa funciona por ciclos e que tudo o que sobe desce não é correcta.
Por exemplo, quando uma empresa entra num processo de falência a sua cotação desce até ao momento da sua saida da bolsa.
Por exemplo quando um estado entra em falência grande parte das grandes empresas do pais acompanham.
Bom isto são apenas 2 exemplos de situações onde se observa descidas sem qq subidas posteriores. Poderia dar muitos outros exemplos.
O contrário é mais invulgar mas também pode acontecer, isto é, termos uma subida prolongada e acentuada à qual se segue uma saida inesperada do mercado. Tb aqui pode levar a graves consequencias para aqueles que se posicionam curtos no titulo num estratégia de longo prazo.
Podemos jogar com probabilidades, mas não mais do que isso. É mais provavel que as materias primas façam décadas de ciclos ascendentes e descendentes do que as empresas do PSI20, por exemplo, e essa probabilidade pode ser medida !
Quanto ao mais, a incerteza é a cereteza mais garantida dos mercados.
Por exemplo, quando uma empresa entra num processo de falência a sua cotação desce até ao momento da sua saida da bolsa.
Por exemplo quando um estado entra em falência grande parte das grandes empresas do pais acompanham.
Bom isto são apenas 2 exemplos de situações onde se observa descidas sem qq subidas posteriores. Poderia dar muitos outros exemplos.
O contrário é mais invulgar mas também pode acontecer, isto é, termos uma subida prolongada e acentuada à qual se segue uma saida inesperada do mercado. Tb aqui pode levar a graves consequencias para aqueles que se posicionam curtos no titulo num estratégia de longo prazo.
Podemos jogar com probabilidades, mas não mais do que isso. É mais provavel que as materias primas façam décadas de ciclos ascendentes e descendentes do que as empresas do PSI20, por exemplo, e essa probabilidade pode ser medida !
Quanto ao mais, a incerteza é a cereteza mais garantida dos mercados.
rsacramento Escreveu:
(...)
para validar a quebra de uma LT Magee sugeriu 3% para acçõers individuais, mas reduzia para 2% no caso de índices
Eu prefiro olhar para as sessões do que para as percentagens que estão muito dependentes do activo, da sua volatilidade e comportamento típico.
Se houver volume e momentum não é preciso estar com coisas e a quebra é por vezes bem evidente. Noutros casos, nem tanto e se a referência for importante e situar-se no médio/longo-prazo, como é o caso presente, algumas (duas ou três) sessões para confirmar a quebra parece-me aconselhável.
Neste caso está já mais para o lado da quebra efectiva, mas mais uma sessão ou duas para verificar não faz mal nenhum. Afinal, o que se espera de uma quebra destas é uma continuidade por semanas ou meses portanto não é crítico pretender-se obter grande celeridade num juízo destes. Os mercados não são lineares e a AT está muito longe de ser uma ciência exacta...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:Canguru, a minha opinião já está desenhada nas duas últimas edições da coluna semanal. Neste momento o S&P está nos seus mínimos relativos de médio-prazo a ameaçar quebrar um suporte que é crítico depois de ter falhado a recuperação que ia encetar.
Daqui para baixo desenha-se uma tendência de baixa que ainda poderá durar algum tempo...
Com o fecho de hoje no S&P a quebra do suporte caminha para efectiva. A edição que vai sair amanhã vai estar meio desactualizada pois baseia-se ainda no fecho de terça-feira...
é notória (e louvável) a relutância de um analista em quantificar
e é muito compreensível, pois há que ter vários factores em consideração, desde as variações intradiárias (as sombras) até aos apelidados false breaks
In order to eliminate false signals, Hamilton suggested excluding moves of less than 3%. This was not meant to be a hard and fast rule, but the idea is worth noting.
para validar a quebra de uma LT Magee sugeriu 3% para acçõers individuais, mas reduzia para 2% no caso de índices
ou seja, quantificar é perigoso (porque é que se fala em zonas?

pegando agora no S&P deixo duas linhas, uma a 2 e a outra a 3% do fecho (como o Dow recomendou) do fundo de fevereiro
vê-se então claramente a dificuldade em emitir um juízo simultaneamente sério e definitivo: já quebrou ou não?
estou a 100% contigo, marco

(e se calhar ele não está comigo, porque tracei tudo pelos fechos

- Anexos
-
- sp 2 e 3%.png (9 KiB) Visualizado 1263 vezes
menos é mais
MarcoAntonio Escreveu:Canguru, a minha opinião já está desenhada nas duas últimas edições da coluna semanal. Neste momento o S&P está nos seus mínimos relativos de médio-prazo a ameaçar quebrar um suporte que é crítico depois de ter falhado a recuperação que ia encetar.
Daqui para baixo desenha-se uma tendência de baixa que ainda poderá durar algum tempo...
Com o fecho de hoje no S&P a quebra do suporte caminha para efectiva. A edição que vai sair amanhã vai estar meio desactualizada pois baseia-se ainda no fecho de terça-feira...
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Afinal a Bolsa vai subir ou não?
jrnabolsa Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:Junas Escreveu:Aqui fica a minha questão:
Será que a bolsa vai subir um dia?Eu não pergunto quando, só per gunto se vai subir?
Não
Se o Fernando Braga de Matos o vê assim pessimista...cumpts
Era para não haver dúvidas...
Lose your opinion, not your money
Sr_SNiper Escreveu:Junas Escreveu:Aqui fica a minha questão:
Será que a bolsa vai subir um dia?Eu não pergunto quando, só per gunto se vai subir?
Não
Se o Fernando Braga de Matos o vê assim pessimista...

canguru Escreveu:rsacramento Escreveu: (...) embora em caso de quedas severas acredite que o suporte pelos 950 possa ter uma (importante) palavra a dizer
Também penso que sim.
Em resumo, o que me faz estar bear:
1. Elevada volatilidade (atípica em bull market);
2. EURUSD;
3. Índices Europeus.
O que (ainda) me faz estar bull:
1. Todos estão de olhos postos nos 1030 prontos a activar shorts (embora muitos já estejam curtos) restando saber se a queda tem continuação após o disparo de imensos shorts;
3-1 para os bears!
Com o número de tópicos bear na 1ª página do caldeirão fica 3-2!

rsacramento Escreveu: (...) embora em caso de quedas severas acredite que o suporte pelos 950 possa ter uma (importante) palavra a dizer
Também penso que sim.
Em resumo, o que me faz estar bear:
1. Elevada volatilidade (atípica em bull market);
2. EURUSD;
3. Índices Europeus.
O que (ainda) me faz estar bull:
1. Todos estão de olhos postos nos 1030 prontos a activar shorts (embora muitos já estejam curtos) restando saber se a queda tem continuação após o disparo de imensos shorts;
3-1 para os bears!
rsacramento Escreveu:nandorm Escreveu:é como os interruptores umas vezes para cima outra para baixo, o pior é que as vezes temos que andar as escuras e podemos bater com a cabeça em qualquer ladocomo é neste momento o meu caso
deixa-me sugerir-te a leitura das análises a cotadas pelo ulisses: lá encontrarás sempre uma luzinha
é que ele dá sempre balizas; basta ser-se paciente
caríssimo rsacramento
tens toda a razão nesta casa existem excelentes profissionais, e é com eles que tento aprender, mas os mercados são assim mesmo, quando começamos a pensar que pode haver uma retoma nos índices,"catrapus" lá vem as cotadas por ai abaixo, só temos é que manter a calma e analisar ponderadamente os mercados no meu caso vou aguardar pacientemente, pensamento positivo

- Registado: 22/6/2010 23:10
canguru Escreveu:De acordo! Ainda assim e fazendo novamente de advogado do diabo:
Mesmo olhando para zonas (de ~20 ptos), convém estar atento a falsos breaks que a própria volatilidade em patamares elevados potencia.
O que me deixa de pé atrás é que estão todos a olhar para esse suporte e uma possível quebra do mesmo. Lembro-me que há um ano atrás todos vaticinavam uma quebra em baixa dos 870 e um H&S que levaria o índice a revisitar os mínimos. A verdade é que o que se seguiu foi tudo menos uma queda (velas brancas enormes depois do H&S falhado).
como entusiasta da AG não resisto a meter a minha colherada:
1) de facto o padrão do ano passado falhou (o magee diria que era um H&S de continuação), embora até os volumes estivessem de acordo; terá sido aquele suporte que estancou a coisa
2) embora cerca de quatro vezes mais longo, este padrão não é confirmado pelos volumes; contudo sou levado a fazer uma proj logarítmica que apontaria para valores abaixo dos 1900, embora em caso de quedas severas acredite que o suporte pelos 950 possa ter uma (importante) palavra a dizer
- Anexos
-
- S&P 500 INDEX ANTERIOR.png (10.25 KiB) Visualizado 1755 vezes
-
- S&P 500 INDEX ACTUAL.png (11.44 KiB) Visualizado 1761 vezes
-
- sp.png (8.79 KiB) Visualizado 1744 vezes
menos é mais
De acordo! Ainda assim e fazendo novamente de advogado do diabo:
Mesmo olhando para zonas (de ~20 ptos), convém estar atento a falsos breaks que a própria volatilidade em patamares elevados potencia.
O que me deixa de pé atrás é que estão todos a olhar para esse suporte e uma possível quebra do mesmo. Lembro-me que há um ano atrás todos vaticinavam uma quebra em baixa dos 870 e um H&S que levaria o índice a revisitar os mínimos. A verdade é que o que se seguiu foi tudo menos uma queda (velas brancas enormes depois do H&S falhado).
- Anexos
-
- S&P 500 INDEX29062010.png (15.33 KiB) Visualizado 1867 vezes
Sim, é mais ou menos isso.
Eu não coloco particularmente o foco na existência ou não resistências/suportes (embora considere isso relevante) mas na existência de valores chave que são bastante determinantes e a partir dos quais a probabilidade da continuidade da tendência se prolongar (por várias semanas ou meses) sobe consideravelmente.
No sentido ascendente, esse valor chave foram os 950pts, uma zona que o índice andou a enamorar ao longo de vários meses. Agora a zona dos 1050pts desempenham um papel semelhante no sentido oposto...
Nestas zonas eu vou tentando seguir e retirar uma leitura do comportamento do índice. É uma apreciação de carácter subjectivo naturalmente e como qualquer análise pessoal, falível, mas para já o S&P500 vai-me inspirando pouca confiança e o cenário que comecei a adiantar há umas semanas atrás, de um processo de inversão em curso, tem vindo a ganhar força.
Eu não coloco particularmente o foco na existência ou não resistências/suportes (embora considere isso relevante) mas na existência de valores chave que são bastante determinantes e a partir dos quais a probabilidade da continuidade da tendência se prolongar (por várias semanas ou meses) sobe consideravelmente.
No sentido ascendente, esse valor chave foram os 950pts, uma zona que o índice andou a enamorar ao longo de vários meses. Agora a zona dos 1050pts desempenham um papel semelhante no sentido oposto...
Nestas zonas eu vou tentando seguir e retirar uma leitura do comportamento do índice. É uma apreciação de carácter subjectivo naturalmente e como qualquer análise pessoal, falível, mas para já o S&P500 vai-me inspirando pouca confiança e o cenário que comecei a adiantar há umas semanas atrás, de um processo de inversão em curso, tem vindo a ganhar força.
Sim, já tinha notado uma mudança de tom nas últimas escritas.
No fundo baseias a tua opinião sobretudo no SP500.
Em resumo: da mesma forma que num ambiente de uptrend não existiam resistências entre os 950 e os 1200, entre os ~1030 e os 950 (que nunca se confirmaram como suporte) ou os 870 não existem suportes de médio prazo num cenário de descida.
É isso?
No fundo baseias a tua opinião sobretudo no SP500.
Em resumo: da mesma forma que num ambiente de uptrend não existiam resistências entre os 950 e os 1200, entre os ~1030 e os 950 (que nunca se confirmaram como suporte) ou os 870 não existem suportes de médio prazo num cenário de descida.
É isso?
Canguru, a minha opinião já está desenhada nas duas últimas edições da coluna semanal. Neste momento o S&P está nos seus mínimos relativos de médio-prazo a ameaçar quebrar um suporte que é crítico depois de ter falhado a recuperação que ia encetar.
MarcoAntonio Escreveu:Junas, os mercados estiveram a subir durante cerca de um ano. Agora está a formar-se uma tendência de baixa de médio-prazo, possivelmente ainda há bastante queda pela frente. A evolução nos mercados faz-se destas alternâncias, quem não conseguir conviver com isso estará potencialmente numa situação complicada...
Marco, o que é que te faz pensar dessa forma?
Deixa-me fazer de advogado do diabo: O SP500 ainda não fez lower low (embora já tenha feito um lower high...).
É a elevada volatididade sobre o derradeiro suporte no SP500?
É a tendência de médio prazo no par EURUSD?
É o aspecto técnico dos índices europeus?
Junas Escreveu:Aqui fica a minha questão:
Sabes, no inverno em dias seguidos de frio, as vezes também faço esta pergunta:
Será que nunca mais vou á praia tomar uns banhos de sol

nandorm Escreveu:é como os interruptores umas vezes para cima outra para baixo, o pior é que as vezes temos que andar as escuras e podemos bater com a cabeça em qualquer ladocomo é neste momento o meu caso
deixa-me sugerir-te a leitura das análises a cotadas pelo ulisses: lá encontrarás sempre uma luzinha
é que ele dá sempre balizas; basta ser-se paciente

Sim
- Registado: 30/6/2008 20:42
Ainda hoje subiu!
Vê lá se não subiu das 15:30 às 16:26!

Vê lá se não subiu das 15:30 às 16:26!

- Anexos
-
- imagem.bmp (204.24 KiB) Visualizado 2283 vezes
http://marketapprentice.wordpress.com
Para muito errar e muito mais aprender!
"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits
Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.
Para muito errar e muito mais aprender!
"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits
Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.
Junas, os mercados estiveram a subir durante cerca de um ano. Agora está a formar-se uma tendência de baixa de médio-prazo, possivelmente ainda há bastante queda pela frente. A evolução nos mercados faz-se destas alternâncias, quem não conseguir conviver com isso estará potencialmente numa situação complicada...
existe uma regra muito simples nos índices:
Tudo que desce também sobe e tudo que sobe também desce.
Portanto é com toda a certeza que os mercados subirão, daquilo tudo que tenho analisado existe períodos bulls e bears, o que varia é a escala temporal e % de correcção/subida, isso é que ninguém sabe
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 75 visitantes