Carro eléctrico relança produção
Maior produtor nacional de lítio vê em Mangualde uma oportunidade a não perder e já prepara fundição.
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A produção automóvel em Mangualde já esteve por um fio, mas foi à boleia dos carros eléctricos que vão passar a ser produzidos na fábrica da PSA (Peugeot-Citroën) que o concelho descobriu o lítio, elemento fundamental nas baterias dos carros do futuro. Portugal ocupa a quinta posição no ranking mundial do sector e é em Mangualde que está a Felmica, o maior produtor nacional.
A empresa "está a estudar o de-senvolvimento de tecnologias que lhe permitam transformar o lítio em concentrado para ser usado em baterias eléctricas", explicou o presidente do conselho de administração, Carlos Mota. A Felmica faz a mineração a partir das suas explorações nos distritos de Viseu, da Guarda - onde se encontra a maior mina feldspato da Europa - e de Castelo Branco, mas é em Mangualde que realiza a moagem e processamento do minério.
Em 2009, a empresa apresentou um processo de separação óptica dos minerais e investiu cinco milhões de euros na fábrica de Mangualde. Com a "procura de lítio a disparar", a Felmica quer "obter ganhos na cadeia de valor e prepara o desenvolvimento de uma fundição que permita transformar o lítio para ser usado nas baterias dos carros eléctricos", assegura Carlos Mota.
O entusiasmo é tal que o presidente da Felmica apoia "sem reservas" a criação de um cluster automóvel em Mangualde. E não é para menos. Os estudos da empresa apontam para uma reserva de dois milhões de toneladas nas 20 minas de que dispõe, mas que podem atingir os 70 milhões de toneladas. O suficiente para retirar os olhos dos construtores automóveis da América do Sul - onde estão actualmente os maiores produtores mundiais - e colocá-los em Mangualde.
Este optimismo é corroborado pelo presidente da Câmara local. "O lítio pode potenciar em definitivo a afirmação no sector automóvel. É uma oportunidade que não pode ser desperdiçada", considera João Azevedo.
Os especialistas asseguram que este minério é usado em transferência de calor e o ideal para ser usado como ânodo nas baterias eléctricas. Por sua vez, estas baterias armazenam o dobro das de níquel e três vezes mais do que as de cádmio. Além disso, não têm efeito memória e não viciam, razão porque são "muito procuradas pelos construtores de automóveis", explicou o presidente da Felmica.
Oportunidade para um 'cluster'
A fábrica portuguesa da PSA, que chegou a estar ameaçada pela redução da produção devido à crise económica mundial que castigou fortemente o sector, já deu início ao processo de ampliação que "vai transformar Mangualde", como afirma o presidente da Câmara. A unidade industrial está a ser ampliada e preparada para poder produzir carros eléctricos.
A expansão das instalações do construtor francês "vai ocupar parte da EN 16, que atravessa a cidade, e será utilizada para produzir carros eléctricos", revelou João Azevedo. Até à primeira metade de 2011, a fábrica manterá a produção dos modelos Berlingo e Partner tradicionais. Depois, passará a produzir apenas as versões eléctricas.
O autarca considera que é uma oportunidade para Mangualde "desenvolver o seu cluster automóvel e aproveitar o lítio". O presidente da Felmica concorda e sustenta que "as baterias eléctricas de lítio constituem o salto que todos desejamos".
2010-05-16 09:33
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