
Thunder Escreveu:Não concordo que o day trading seja mais "stressante". Acho que é feita essa generalização pois normalmente é associado ao day trader um maior uso de altas alavancagens. Aí sim concordo que será realmente mais "stressante". Usando alavancagens razoáveis (ou até não usando) não vejo porque seja mais stressante.
Penso que é considerado mais stressante pelo pouco tempo que se tem para decidir. Se é pela alavancagem então é mau money management.
Os 'não-daytraders' têm várias horas desde o fecho do mercado até à sua abertura no dia seguinte para fazerem as suas análises, consultarem informação, etc, sem a pressão do tempo.
O daytrader não tem esse tempo nem pode dizer ao mercado para parar um bocadinho porque ele precisa de pensar.
É nesse sentido que se costuma afirmar que é uma actividade mais stressante.
No fundo é como um jardineiro e um controlador de voo. Penso ser consensual de que a última é mais stressante do que a primeira porque envolve decisões na hora.
O que não quer dizer que seja mais fácil - não estou aqui a fazer juizo de valor sobre a dificuldade de daytrading vs end of day mas apenas do 'stress' que pode estar envolvido.
Depois é como tudo, a parte pessoal tabém tem influência. Um controlador de voo até pode ser uma pessoa menos stressada durante o trabalho do que o jardineiro...