Somos cada vez mais uma sociedade da informação em detrimento de uma sociedade do conhecimento.
Hoje em dia somos "bombardeados" com uma grande quantidade de informação vinda pelos mais diversos meios sendo cada vez mais difícil manter o
focus e seleccionar as fontes com informação de qualidade.
Por outro lado, as fontes de informação tecnológicas e cientificas também vão estando cada vez mais divulgadas e acessíveis, mas o problema parece-me ser que essas "fontes" são muito mais maçudas de digerir e facilmente as pessoas perdem a paciência para terem que exercitar o seu intelecto.
Apesar de andar praticamente afastado duma sociedade de 1º mundo nos últimos 3 anos devido a motivos profissionais, a minha profissão obriga-me a estar sempre informado sobre as ultimas inovações na área. É muito fácil e intuitivo usar as tecnologias que nos são oferecidas hoje em dia para fins mais ou menos lúdicos, mas saber os processos e mecanismos que foram necessários para chegar à criação da mesma, esses, dificilmente mais de 5% da população o saberão.
Claro que é preciso haver pessoas para todas as áreas, mas parece-me que cada vez mais a tendência será optar por algum "facilitismo" fugindo das áreas cientificas e tecnológicas por medo de matemáticas / físicas e etcs! Ora se estas ciências são nem mais nem menos ciências exactas, a coisa até fica facilitada nmho, pois ficamos logo livres da subjectividade de outras áreas.
Há muitos anos que digo que não gosto muito de lidar com máquinas porque elas têm sempre razão!!! Se o computador ou o equipamento nos está a mandar uma mensagem de erro, a falta estará sempre do nosso lado. Claro que há sempre os bugs de sw/hw e afins mas no final das contas é sempre falha humana. Até porque foi o homem que criou a máquina. Por outro lado desde há muitos anos que digo que sempre gostei de lidar com pessoas pois por vezes podemos ter a satisfação de ter a razão do nosso lado!
Abraço,