Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

OffTopic:Morreu Saramago

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ulisses Pereira » 20/6/2010 17:03

Tópico trancado pela completa falta de civismo e respeito mostrado por alguns dos participantes.

É Domingo, temos direito ao nosso descanso e não podemos passar 24 horas por dia a apagar posts de pessoas que não entendem o que é o respeito pela morte de alguém. Lamento profundamente que não se respeitem os familiares e amigos de alguém que partiu.

Não vamos deixar este tópico aberto para que alguns utilizem o Caldeirão para insultar quem não está cá, para mostrar a falta de civismo e de educação.

Peço desculpa a todos os que queriam escrever civilizadamente sobre um dos maiores vultos da cultura portuguesa, mas só trancando o tópico poderemos impedir que a falta de educação e civismo continuem.

É triste.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por artista_ » 20/6/2010 16:35

Há uma frase dele, já aqui citada, que no fundo transmite esta idéia "a estupidez não escolhe entre ricos ou pobres, pretos ou brancos, licenciados ou analfabetos, portugueses ou estrangeiros, gordos ou magros, heterossexuais ou homossexuais... e por ai fora"

bom Domingo

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por tmits » 20/6/2010 16:20

bolo Escreveu:
aefernandes Escreveu:Foi queimando morto, ficava mais contente se o queimassem vivo, morreu antes esse meio espanhol, porque não ficou lá, ainda deu despeza, o Ze povinho que pague.

Antes não tivesse mesmo nascido, assim como sua mãe e seu pai, avós e avôs, e por aí adiante, parando só no momento em que os seus ascenstrais são os mesmos que os teus. Certamente dirás que esses foram adão e eva, pois que deus então poupe esses e te poupe a ti também.

quanto ao dinheiro do zé povinho, não nos preocupemos com esse, gasto a enterrar uma pessoa.

É que mesmo morto consegue roubar-nos.

E esta hein !!!!!!

Registado: 2/5/2008 15:23

por bolo » 20/6/2010 15:57

aefernandes Escreveu:Foi queimando morto, ficava mais contente se o queimassem vivo, morreu antes esse meio espanhol, porque não ficou lá, ainda deu despeza, o Ze povinho que pague.

Antes não tivesse mesmo nascido, assim como sua mãe e seu pai, avós e avôs, e por aí adiante, parando só no momento em que os seus ascenstrais são os mesmos que os teus. Certamente dirás que esses foram adão e eva, pois que deus então poupe esses e te poupe a ti também.

quanto ao dinheiro do zé povinho, não nos preocupemos com esse, gasto a enterrar uma pessoa.
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!

Registado: 29/11/2007 2:18

por EuroVerde » 20/6/2010 15:22

QuimPorta Escreveu:Outra patetice é esta polémica em volta da ausência do Cavaco no Funeral.

O direito a não ir ao funeral de alguém de quem sempre teve manifestações de antipatia, para não ir mais longe, não é criticável. Se se pode admirar a coerência de Saramago, como não reconhecer esse direito aos outros? Triste mesmo são as tentativas de instrumentalização política da morte de alguém.

Isso será sempre populismo de péssimo gosto.

Patetice? Para não ir mais longe? Vamos lá ver uma coisa!
O Cavaco está cada vez mais a enterrar-se como Presidente devido aos seus actos nada éticos, e nisso o principal responsável é ele próprio e terá as consequências! Não é populismo nem instrumentalização política é ele próprio a enterrar-se p sair de Belém!

Pois como pessoa civil tem o direito (como qualquer um de nós) de não ir e reconheço que podia fazer o que bem entende ao não comparecer e ao centrar-se mais na mesquinhez do passado, apesar das divergências...
Agora como chefe de Estado, como Presidente da República Portuguesa e de todos os Portugueses, estando lá outros antigos chefes de Estado e membros do governo, ele próprio deverá saber que o cargo que ocupa devia ser apartidário! É apartidário?

É por isso que eu não irei votar nem Cavaco nem Alegre, porque não sabem qual é o seu lugar, nem sabem estar nem ser. Exige-se muito mais daquele cargo e Cavaco já demonstrou por várias vezes que não está à altura. (caso das escutas, casos internos, caso do casamento do mesmo sexo, caso PT/TVI, o caso dos apelos que faz ao país do "acho que não me devo pronunciar", e agora este silêncio/ausência no funeral do melhor escritor da actualidade.

Saramago merece ir para o Panteão Nacional. Pois está muito acima de muitos que já lá estão.

Registado: 29/11/2007 11:19

por Marco Martins » 20/6/2010 15:06

Quico Escreveu:Tenho reparado (li na diagonal) no meio desta discussão que as pessoas têm dificuldade em separar o homem da obra. Também há na nossa sociedade a tendência para sntificar/canonizar quem tem uma obra admirável numa determinada área.

Ora, não sei se sabem mas um indivíduo pode ser extremamente competente numa dada função mas isso não faz dele uma personagem agradável, simpática ou até socialmente respeitável. A história está cheia de génios que na sua vida privada e até no seu comportamento social e político se revelam pessoas banais ou até execráveis.

Eu considero genial e admiro imenso o futebol de Maradona (sim, eu sou dos tais que acha que o futebol pode ser uma arte superior, como o canto ou a musica). No entanto, de santo não tem nada; muito pelo contrário. Nunca o quereria como amigo ou até teria relutância em me sentar à mesma mesa que ele. A ele poderíamos juntar imensos nomes da histórias de todas as Artes e Ciências.
O maior físico de todos os tempos, Newton (não me venham com "einsteins"), era uma pessoa antipatiquíssima, agressiva, algo vaidosa, e tomou atitudes ao longo da sua vida socialmente ultra condenáveis. (A propósito de bolsa: também estourou uma fortuna na bolha especulativa dos Mares do Sul). No entanto, existem poucos homens na história cuja obra eu mais admire. Aliás, sé há génios inultrapassáveis, ele é um deles.

Sendo a obra de Saramago genial e admirável, isso não faz dele, por exemplo, uma pessoa socialmente (vejam o seu comportamento enquanto director do DN, no PREC, ou outros episódios) ou politicamente respeitável (pertence aquele grupo de pessoas inteligentes mas que, por casmurrice, continuam a apoiar ditadores, regimes e teorias políticas que nunca, em "n" exemplos da história, produziram o que prometiam - muito pelo contrário).

Por isso, paz à sua alma. Admiremos a sua obra. Não contem comigo para o "santificar".

Abraço.

:clap:

Registado: 7/4/2007 17:13

por aefernandes » 20/6/2010 13:48

Foi queimando morto, ficava mais contente se o queimassem vivo, morreu antes esse meio espanhol, porque não ficou lá, ainda deu despeza, o Ze povinho que pague.

A espanhola que leve para lá as cinzas, podia o ter queimado lá. Paga zé...

http://img16.imageshack.us/img16/7496/c ... sicade.mp4
Uus, Neue, 新, Baru, Yeni, Nuevo, Bagong, Nouveau(discussão sobre mercados e não só, é grátis) Aqui.
disclaimerAqui.Aqui.
malukicesA Q U I.

Registado: 21/4/2008 15:02

por bolo » 20/6/2010 13:29

Quanto menos julgarmos os outros melhor quer sejam artistas ou não.
Infelizmente só nos podemos mudar a nós. Ou felizmente, porque se assim fosse significava que os outros também nos poderiam mudar a nós e eventualmente não iríamos querer. Sobretudo se quem se propusesse a fazê-lo fosse parvo, estúpido ou ignorante, pois pouco mudaria.

O mais que podemos fazer é influenciar.
Todos os que se consideraram superiores e quiseram mudar os outros e o mundo, falharam redondamente e eventualmente estão na lista dos monstros.

Por isso, dos outros, artistas ou não, génios ou não, devemos retirar aquilo que nos interessa. O resto podemos pôr no bordo do prato. Felizmente, hoje em dia, associado ao direito, temos liberdade para o fazer.

Infelizmente, não vale a pena querer ou esperar que os outros, mesmos os artistas ou os chamados génios, nos venham presentear ou pôr à frente o chamado filet mignon. Haverá sempre carne e osso, peixe e espinha.

Além do mais, creio que não temos idoneidade para pedir mais ou melhor a determinadas pessoas.

por agany » 20/6/2010 13:18

JLMF Escreveu:Não estarão aqui, neste resumo, todas as intervenções que mereceriam destaque, como amostra, proponho uma reflexão acerca do nível deste tópico e consequentemente deste fórum.

Penso que avaliando a qualidade destas participações podemos chegar a conclusões sobre a maturidade e intelectualidade dos participantes considerando os mais essenciais valores humanos, culturais, cívicos, sem esquecer que estamos num fórum em que á partida a base de escolaridade, formação académica e cultural, informação e conhecimento geral deveriam ser elevadas.

Não pretendo indicar uma linha conclusiva, menos ainda uma resultado avaliativo, deixando a cada um a sua análise e também aos moderadores.

Toni Curtes Escreveu:Desaparece um individuo mesquinho. Que a terra lhe seja leve.Quanto ao que ele escreveu, nem para forrar o caixote do lixo.

pocoyo Escreveu:Concordo contigo.
Só espero que não atirem as cinzas dele ao mar, as corrente são forte e eu não o queria ver em aguas portuguesas.

pocoyo Escreveu:Pera lá... ele era Português!!! então retiro o que disse.

Nyk Escreveu:Prestigiou o nosso país, será?!!! Acho que foi mais o país que o prestigiou, que ele ao país.

pocoyo Escreveu:Hoje não vou dizer mais nada sobre Saramago, por respeito a toda gente.

Só quero referir isto:

Salazar tambem foi eleito "o maior português de sempre" num programa da RTP.

aefernandes Escreveu:Pode ficar em espanha, e boa viagem.

Nada de vivo te li e vai descansado que de morto tambem não. Paz a alma para não vir cá chatiar ninguem.

jeso Escreveu:Que a terra lhe seja leve, e o granito... também.

tmits Escreveu:Menos um comunista ao cima da terra.

É impressionante que pessoas mesmo depois de mortas conseguem roubar o Estado Portugues.

Onde pagava os imposto que lhe fizessem o funeral.

Deus o leve em paz.

Também há aqui muitos pseudomoralistas, com vontade de dizer o que sentem mas, por cobardia,ou nacional porreirismo, não querem ficar mal na fotografia.

Registado: 29/11/2007 1:44

por Hubble » 20/6/2010 12:35

Tens toda a razão, Quico. Bem lembrada, essa do Newton :wink: Que sujeitinho (talvez o homem mais inteligente que existiu...)

Quanto a Saramago: PREC e DN foram dois dos casos mais notáveis da sua intolerância. Ainda assim, um vida teimosamente coerente no seu dogmatismo.

Estive com ele em algumas feiras do livro e a opinião que guardo é, acima de tudo, de educação, frontalidade e humor (muito) inteligente.

É mesmo com pena que o vejo partir...

Registado: 1/11/2008 0:38

por Pousada » 20/6/2010 12:28

:clap: Concordo

Bons Negócios
Pousada

Registado: 20/5/2006 11:13

por Quico » 20/6/2010 12:20

Tenho reparado (li na diagonal) no meio desta discussão que as pessoas têm dificuldade em separar o homem da obra. Também há na nossa sociedade a tendência para sntificar/canonizar quem tem uma obra admirável numa determinada área.

Ora, não sei se sabem mas um indivíduo pode ser extremamente competente numa dada função mas isso não faz dele uma personagem agradável, simpática ou até socialmente respeitável. A história está cheia de génios que na sua vida privada e até no seu comportamento social e político se revelam pessoas banais ou até execráveis.

Eu considero genial e admiro imenso o futebol de Maradona (sim, eu sou dos tais que acha que o futebol pode ser uma arte superior, como o canto ou a musica). No entanto, de santo não tem nada; muito pelo contrário. Nunca o quereria como amigo ou até teria relutância em me sentar à mesma mesa que ele. A ele poderíamos juntar imensos nomes da histórias de todas as Artes e Ciências.
O maior físico de todos os tempos, Newton (não me venham com "einsteins"), era uma pessoa antipatiquíssima, agressiva, algo vaidosa, e tomou atitudes ao longo da sua vida socialmente ultra condenáveis. (A propósito de bolsa: também estourou uma fortuna na bolha especulativa dos Mares do Sul). No entanto, existem poucos homens na história cuja obra eu mais admire. Aliás, sé há génios inultrapassáveis, ele é um deles.

Sendo a obra de Saramago genial e admirável, isso não faz dele, por exemplo, uma pessoa socialmente (vejam o seu comportamento enquanto director do DN, no PREC, ou outros episódios) ou politicamente respeitável (pertence aquele grupo de pessoas inteligentes mas que, por casmurrice, continuam a apoiar ditadores, regimes e teorias políticas que nunca, em "n" exemplos da história, produziram o que prometiam - muito pelo contrário).

Por isso, paz à sua alma. Admiremos a sua obra. Não contem comigo para o "santificar".

Abraço.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por Hubble » 20/6/2010 11:53

Quico Escreveu:
QuimPorta Escreveu:Outra patetice é esta polémica em volta da ausência do Cavaco no Funeral.

O direito a não ir ao funeral de alguém de quem sempre teve manifestações de antipatia, para não ir mais longe, não é criticável. Se se pode admirar a coerência de Saramago, como não reconhecer esse direito aos outros? Triste mesmo são as tentativas de instrumentalização política da morte de alguém.

:clap: :clap:

por Quico » 20/6/2010 11:44

"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por Hubble » 20/6/2010 11:25

Bolas, que grande quantidade de disparates :shock:

Fico com pena, alguns dos participantes no caldeirão mostraram um lado mesquinho verdadeiramente lamentável... pelo nível dos textos, alguns chegaram mesmo a mostrar grande alergia aos livros (não apenas aos do Saramago). Como disse o Crómio, está tudo dito...

Nunca partilhei os seus ideais. Contudo, conheci-o pessoalmente e posso garantir deixava as criancinhas em paz. Era uma pessoa bastante afável, generosa, educada e com um sentido de humor bastante peculiar.

Pela reacção internacional pode-se verificar a gigantesca dimensão do homem e da sua obra.

Obrigado por tudo, José. A tua escrita tão única ficará para sempre...

por Quimporta » 20/6/2010 11:00

Outra patetice é esta polémica em volta da ausência do Cavaco no Funeral.

"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg

Registado: 9/5/2009 18:57

por jlmf » 20/6/2010 10:58

Não estarão aqui, neste resumo, todas as intervenções que mereceriam destaque, como amostra, proponho uma reflexão acerca do nível deste tópico e consequentemente deste fórum.

Penso que avaliando a qualidade destas participações podemos chegar a conclusões sobre a maturidade e intelectualidade dos participantes considerando os mais essenciais valores humanos, culturais, cívicos, sem esquecer que estamos num fórum em que á partida a base de escolaridade, formação académica e cultural, informação e conhecimento geral deveriam ser elevadas.

Não pretendo indicar uma linha conclusiva, menos ainda uma resultado avaliativo, deixando a cada um a sua análise e também aos moderadores.

Toni Curtes Escreveu:Desaparece um individuo mesquinho. Que a terra lhe seja leve.Quanto ao que ele escreveu, nem para forrar o caixote do lixo.

pocoyo Escreveu:Concordo contigo.
Só espero que não atirem as cinzas dele ao mar, as corrente são forte e eu não o queria ver em aguas portuguesas.

pocoyo Escreveu:Pera lá... ele era Português!!! então retiro o que disse.

Nyk Escreveu:Prestigiou o nosso país, será?!!! Acho que foi mais o país que o prestigiou, que ele ao país.

pocoyo Escreveu:Hoje não vou dizer mais nada sobre Saramago, por respeito a toda gente.

Só quero referir isto:

Salazar tambem foi eleito "o maior português de sempre" num programa da RTP.

aefernandes Escreveu:Pode ficar em espanha, e boa viagem.

Nada de vivo te li e vai descansado que de morto tambem não. Paz a alma para não vir cá chatiar ninguem.

jeso Escreveu:Que a terra lhe seja leve, e o granito... também.

tmits Escreveu:Menos um comunista ao cima da terra.

É impressionante que pessoas mesmo depois de mortas conseguem roubar o Estado Portugues.

Deus o leve em paz.
Editado pela última vez por jlmf em 20/6/2010 11:02, num total de 2 vezes.

Registado: 29/11/2007 4:15

por Pousada » 20/6/2010 10:57

Descansa em Paz

É só para corrigir o erro. ''Descança'' :mrgreen: :mrgreen:

Bons Negócios
Pousada

por Pousada » 20/6/2010 10:54

Descança em PAZ

Como escritor dou-lhe os parabéns, tenho quase todos os livros dele.
Com as suas obras espalha o nome de Portugal pelo Mundo, por esta razão obrigado Saramago.
Como pessoa desiludiu-me completamente, nunca gostei dele.

Bons Negócios
Pousada

por Quimporta » 20/6/2010 10:38

A dimensão de um escritor, e de qualquer artista, pouco tem que ver com a pessoa que reside por trás da sua obra, mas pessoalmente, como muitos, reconheço incapacidade para separar o individuo da obra, nomeadamente quando respeita aos contemporâneos.

Assumido isto, devo dizer que sou o principal prejudicado por misturar a arte com o artista. Se levássemos essa via ao extremo, seria incontável a quantidade de obras primas que ficaria proscrita devido ao baixo nível dos seus autores.
Na música, na pintura, no teatro, no cinema… no desporto… São incontáveis os casos de seres humanos absolutamente desprezíveis capazes de obras geniais.

Sobre Saramago, certo é que foi um tipo polémico. Ofendeu-me várias vezes com posições que assumiu, e isso dá-me todo o direito de o criticar. Até me dá o direito de o por de lado enquanto escritor, coisa que fiz, o que me trouxe até embaraços quando fui interpelado por estrangeiros a falar sobre ele.

Contudo não lhe guardo rancor, e só desejo que descanse em paz. Mesmo pela posição que assumiu quanto à integração em Espanha, em que sentencia o desperdício do esforço dos muitos que lutaram pela independência, se dá a ironia cósmica de que poucos contribuíram tanto para a afirmação da cultura Portuguesa. Não há muitos portugueses com este relevo mundial… Na área da cultura não passam de um punhado deles.
Editado pela última vez por Quimporta em 20/6/2010 11:55, num total de 1 vez.
"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg

Registado: 9/5/2009 18:57

por tmits » 20/6/2010 10:14

Menos um comunista ao cima da terra.

Deus o leve em paz.

Registado: 2/5/2008 15:23

por agany » 20/6/2010 10:01

bolo Escreveu:
artista Escreveu:A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) solicitou à FIFA o uso de braçadeiras negras pelos jogadores da selecção nacional portuguesa no jogo contra a Coreia do Norte, agendado para segunda-feira e a contar para o Mundial 2010, no sentido de demonstrar o luto nacional pela morte de José Saramago.

Não joquem à bola, não!

A seguir ao jogo de 2ª feira é o luto da própra selecção. :lol:

Registado: 29/11/2007 1:44

por bolo » 20/6/2010 3:17

artista Escreveu:A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) solicitou à FIFA o uso de braçadeiras negras pelos jogadores da selecção nacional portuguesa no jogo contra a Coreia do Norte, agendado para segunda-feira e a contar para o Mundial 2010, no sentido de demonstrar o luto nacional pela morte de José Saramago.

Não joquem à bola, não!

por artista_ » 19/6/2010 22:30

FPF solicita uso de braçadeiras negras à FIFA pela morte de Saramago
19-06-2010 12:43

O escritor, primeiro Prémio Nobel da Literatura português, faleceu ontem, em Lanzarote (Espanha), aos 87 anos, e a selecção nacional portuguesa pretende honrar a sua memória, envergando braçadeiras negras - em sinal de luto - no encontro de segunda-feira, com a Coreia do Norte.
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) solicitou à FIFA o uso de braçadeiras negras pelos jogadores da selecção nacional portuguesa no jogo contra a Coreia do Norte, agendado para segunda-feira e a contar para o Mundial 2010, no sentido de demonstrar o luto nacional pela morte de José Saramago.

O malogrado escritor, falecido ontem, aos 87 anos, na cidade espanhola de Lanzarote, e único Prémio Nobel da Literatura português até à data, será homenageado por parte da FPF e da equipa das "quinas", caso o organismo que tutela o futebol mundial assim o permita."

http://www.rr.pt/bolabranca_detalhe.asp ... did=109022

Acho que ouvi na rádio que a a Fifa já tinha autorizado este pedido, mas não tenho a certeza!

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Elias » 19/6/2010 21:16

amsfsma Escreveu:Parece que o Elias anda muito impressionado com a Wikipédia ou será que faz parte da sua carteira?! :lol:

Epá... da minha carteira posso dizer que não faz parte, mas só mesmo porque não está cotada em bolsa.

Quanto à tua afirmação de eu andar impressionado com a Wikipedia... bem, posso dizer-te que não sou apenas leitor mas também colaborador, pois acredito nas virtudes de um projecto com estas características :wink:

Registado: 5/11/2002 12:21

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Google [Bot] e 130 visitantes