Re: Off-Topic - Fotografias dos media chineses sobre o derra

crustas Escreveu:
Olá Roger.
1ª Quando a BP usa engenheiros que foram formados por contabilistas, isto dá no que deu. Poupar o máximo em medidas de segurança, para haver mais dividendos para distribuir. Saiu o tiro pela culatra.
2º Vão morrer mais pessoas.
3º Infelizmente pouco há neste momento a fazer, só os novos furos de acesso é que podem trazer algum sucesso, contudo, existe o rumor de que já existe derrame noutras zonas afastadas daquele poço devido a fracturas no terreno provocadas pela explosão.
A National Geographic (se não estou em erro), fez um programa sobre o acidente desta plataforma que eu tive oportunidade de ver.
Embora tenha visto o programa com a atenção um pouco dispersa noutro assunto, deu para perceber 3 coisas.
A primeira coisa é que eles não sabem o motivo da explosão.
A segunda foi que assim que a explosão se deu, foram de imediato accionados todos os meios para combater o incêndio e tentar recuperar a plataforma assim que o incendio fosse controlado.
A terceira foi que apareceram de facto uns senhores a dizer que aquela plataforma estava atrasada e que tinha problemas. Nenhum especifíca em concreto que tipo de problemas eram. Falam em problemas mas ficamos sem saber a que se refrem concretamente.
O mais-um já diz de certa forma o que eu penso sobre o assunto - Não há ainda um relatório independente que permita tirar conclusões.
Portanto aguardo conclusões credíveis.
Entretanto os políticos fazem o seu papel, (admoestam a BP, exigem indemnizações, pedem um fundo, põem em causa a segurança), os ambientalistas fazem o espectáculo de Vaudeville do costume, (pintam as mãos de preto, gritam e arrancam os cabelos, falam em válvulas e do fim do mundo), e os media vendem notícias, (mostram a catástrofe, o horror, o drama, especulam e alimentam o filme).
Pessoalmente aguardo apenas. Não vou começar a dizer mal de uma empresa que teve um acidente e desempenha uma actividade de que todo o mundo usufrui e precisa, não vou começar a dizer que as válvulas eram do tipo A e deviam ser do tipo B porque não percebo nada disso, nem vou começar a falar da existência ou ausência de segurança numa dada plataforma, quando sei que a mesma empresa tem muitas mais plataformas que nunca tiveram problemas ao longo de anos.
Acho que a empresa deve procurar resolver o assunto, minimizar os prejuizos, ajudar à recuperação dos estragos, indemnizar quem tiver de ser indemnizado e criar condições que situações destas não se repitam ou dificilmente se repitam.
Apenas isto.