Página 1 de 1

MensagemEnviado: 16/6/2010 9:48
por yabadoo
As P&F servem sobretudo para determinar com muita facilidade as zonas de suporte e resistencia.
Também neste tipo de gráficos existem padrões próprios e projecções de targets.
Repara que a variável tempo foi excluida (ou melhor, o tempo corre no eixo dos xx de forma não linear), o que traz vantagens e desvantagens.
Existe algum debate sobre o size de cada box, sendo os mais conhecidos e valor fixo e o percentual.
O ProrealTime suporta ambos (mas não o baseado na volatilidade, que creio astarem implementados no site das stockcharts).
Já agora em relação ao ProRealtime notar que o reversal size = 1, têm uma implementação algo discutivel.

Em resumo a ideia que tenho é que são um excelente tipo de gráfico mas a sua visualização deve ser sempre complementada com um grafico de barras ou velas.

MensagemEnviado: 16/6/2010 0:42
por gratuito
Não têm comparação. O point & figure chart não usa o parâmetro tempo no eixo dos X, usa-se para reconhecer padrões clássicos tipo "head and Shoulders" "Flags" "penants" etc e calcular as suas projecções ou targets. As candlesticks (velas japonesas) têm os seus padrões próprios. Existe um tipo de gráfico que é pouco utilizado e que para mim substitui com vantagem o Point & Figure é o chamado RENKO chart que teve a sua origem também no Japão. Para ver exemplos end of day destes gráficos é registar-se gratuitamete em Prorealtime.com lá se encontram também o KAGI chart e o three line break chart também muito útil.

MensagemEnviado: 16/6/2010 0:27
por Automech
Haverá pessoal muito mais habilitado a responder do que eu mas eu penso que a grande vantagem é eliminar de um gráfico uma grande parte do ruido (dias que não são relevantes na evolução da cotação).

Para mim a grande desvantagem (pessoal) é não conhecer um software que permita ajustar as caixas do P&F dependendo da volatilidade do activo e também do valor das cotações.

Um acção pode ter oscilações de 5% normalmente, sem que isso represente inversão da situação actual, enquanto que noutra acção isso pode ser um sinal forte de inversão.

Da mesma maneira que podemos programar para ter a figura invertida se houver um movimento de 3$, o que pode ser correcto quando a acçã está nos 20$ mas se calhar já não interessa se andar nos 60$.

Estes 2 factores complicam muito a análise história de um gráfico P&F.

Point & Figure Charting vs Japanese CandleSticks ( e afi

MensagemEnviado: 16/6/2010 0:17
por careca79
Boas.

Gostava de perceber junto dos companheiros aqui do fórum as vossas experiÊncias com a AT baseada em gráficos de Point & Figure, versus as velas japonesas.

Reconhecem vantangens em ambas? Usam exclusivamente uma delas, ou há entre vós quem use as duas para tirar ilações do mercado?

Desde já obrigado pelas respostas.

Abraço.