Página 1 de 1

Agência de 'rating' reconhece que falhou

MensagemEnviado: 4/6/2010 12:11
por MatildeSerrano
Agência de 'rating' reconhece que falhou

Mafalda Aguilar
02/06/10 15:25

O presidente executivo da Moody's, Raymond McDaniel, admite que a agência de notação financeira falhou na atribuição de 'ratings' nos últimos anos que antecederam a crise financeira nos EUA.

Raymond McDaniel diz que os ‘ratings' que a agência atribuiu a obrigações de dívida colaterizada e a activos relacionados com hipotecas residenciais durante os últimos anos foram "profundamente decepcionantes".

"A Moody's não está certamente satisfeita com o desempenho destes ‘ratings" e está a tomar medidas para melhorar o seu processo de atribuição de classificações, frisa Raymond McDaniel, num testemunho escrito enviado à comissão de inquérito que investiga a crise financeira nos EUA.

Raymond McDaniel diz mesmo que os investidores não devem usar os 'ratings' para vender ou comprar activos.

Em tom de justificação, o CEO da Moody's salienta que o colapso do mercado imobiliário e a consequente crise foram de uma magnitude que "muitos de nós pensávamos ser inimaginável".

A Moody's, a Standard & Poor's e a Fitch estão a ser investigadas pelo Congresso e pelos reguladores do mercado segurador, depois de terem atribuído classificações máximas a obrigações que têm como colateral activos ligados ao 'subprime', imediatamente antes do colapso desse mercado, em 2007, que deu origem à crise financeira.