Página 1 de 1

Enviado:
7/6/2010 12:21
por Lion_Heart
Pemides Escreveu:Eu cá acho que não poder pôr o carro em parques subterrâneos é uma grande limitação

Chega para eu dizer que nunca vou pôr GPL.
Pois eu ja vi muita gentinha com X5 e Porsches a meter gpl sem disticos.
Logo metem em parques tb.
Parece que a multa por falta de distico e baixa, portanto vale a pena rriscar.

Enviado:
7/6/2010 12:11
por MarcoAntonio
Pemides Escreveu:Eu cá acho que não poder pôr o carro em parques subterrâneos é uma grande limitação

Chega para eu dizer que nunca vou pôr GPL.
Essa medida acho que já foi abolida em quase todo o lado e creio que já devia ter sido abolida em Portugal (bem como a necessidade de dístico a identificar o GPL). No fundo, contribui para que se mantenha uma noção de perigosidade desproporcionada em relação à realidade, há até quem argumente que os equipamentos utilizados tornam-nos mais seguros que os vulgares veículos a gasolina/gasóleo...

Enviado:
7/6/2010 12:00
por Pemides
Eu cá acho que não poder pôr o carro em parques subterrâneos é uma grande limitação

Chega para eu dizer que nunca vou pôr GPL.

Enviado:
7/6/2010 11:55
por jlmf
Em relação ao GPL e de acordo com a mais recente evolução na Europa, não estará longe de atingir o pico máximo de instalações, pela relação que o seu preço tem com o petróleo e paralelismo com a sua oferta, com alguma perigosidade e por só poder ser adaptado em motores a gasolina.
O GNC (ou GNV) alem de muito menor relação com o petróleo, tem uma rede de distribuição em grosso por toda a Europa, diferenciação de fornecimentos, existem reservas e vão aparecendo algumas novas áreas de exploração, pode ser parcialmente "fabricado" ou adicionado, adaptação em motores a gasóleo, já circulam em Portugal alguns autocarros da carris nomeadamente, em França já existem kits domésticos para abastecer, é menos perigoso pelo facto de ser mais leve que o ar e os preços líquidos de impostos são mais baixos.

Enviado:
7/6/2010 11:47
por MarcoAntonio
Originalmente o gasóleo era mais barato que a gasolina. Entretanto, com a crescente procura dos últimos anos (e aqui últimos anos refiro-me à última década sensivelmente) a situação inverteu-se...
Provavelmente pretendia-se fomentar mais o consumo do gasóleo e há que ter em conta que era um combustível mais utilizado para "serviço" do que para "lazer" (carros de empresas e de transporte/camionagem, transportes públicos, etc). Claro que até isso com o tempo se alterou substancialmente, embora em parte continue válido.
Creio que fazia mais sentido no passado do que agora mas ainda continua a fazer algum sentido porque parte do que eu disse continua a ser válido (embora talvez houvesse uma alternativa fiscal para continuar a salvaguardar determinadas utilizações).

Enviado:
7/6/2010 11:32
por Pemides
MarcoAntonio Escreveu:Gasolina - 0.56 / 1.37
Gasoleo - 0.60 / 1.15
Ora aqui está uma coisa interessante...
Sabes alguma razão em particular para os utilizadores de carros a gasolina estarem a subsidiar os utilizadores de carros a gasóleo?
Para além de questões políticas e de tradição... é que se não for por causa das manifs que iam haver quando o gasóleo ficar mais caro que a gasolina, não percebo porque raio é que a gasolina fica estupidamente mais cara só por efeitos fiscais, quando antes de impostos até é mais barata


Enviado:
7/6/2010 1:32
por Supermann
Atomez Escreveu:GPL e Gás Natural são duas coisas diferentes.
GPL é
Gás de Petróleo Liquefeito, é um derivado do petróleo, portanto o seu preço depende do preço do crude.
Gás Natural não é um derivado do petróleo, é extraído logo como gás, o seu preço não depende directamente do preço do crude.
Obrigado pela correcção. Nao sabia...
latrinaxxl, ninguem diz o contrário relativamente á poupança... no entanto o que o Marco diz é que isso não é exequível a larga escala...aliás, ate deverias querer que a maior parte das pessoas não usasse GPL, pelo simples facto de que mais gente a usa-lo iria atrair a que o estado começasse a cobrar também o ISP etc... que como o Marco referiu a poupança é praticamente toda ela alcançada por esse diferencial de sujeição a impostos

Enviado:
7/6/2010 0:07
por latrinaxxl
A boa e má informação existe em todos os tópicos, felizmente neste estou à vontade para falar por experiência própria e garantir a minha plena satisfação, tanto pela performance (continua igual, ao contrário do afirmado por alguns) como pela poupança (retorno do investimento em pouco mais de 1 ano).
Mas e acima de tudo, quem pretender implementar este sistema deve procurar a máxima informação, pois um dos pontos negativos é a escassez de bombas com GPL, realmente o preço a que abasteço, 0,54, é 4-5 cêntimos abaixo da média devido a ser um instalador e terá os benefícios que o Marco referiu, mas mesmo a 0,60, continua a ser um preço excelente.

Enviado:
6/6/2010 23:50
por atomez
GPL e Gás Natural são duas coisas diferentes.
GPL é
Gás de Petróleo Liquefeito, é um derivado do petróleo, portanto o seu preço depende do preço do crude.
Gás Natural não é um derivado do petróleo, é extraído logo como gás, o seu preço não depende directamente do preço do crude.

Enviado:
6/6/2010 23:40
por Supermann
MarcoAntonio Escreveu:Bem, tendo em conta os relatos dos próprios utilizadores neste forum da especialidade:
http://forum.autogas.pt/forum/viewtopic ... 22&t=10290provavelmente as diferenças de cima até pecam é por defeito (refiro-me às respostas de vários utilizadores/proprietários e não ao primeiro post).
e também levar em conta o facto de o GPL estar em minimos de muitos anos...


Enviado:
6/6/2010 23:08
por MarcoAntonio
Bem, tendo em conta os relatos dos próprios utilizadores neste forum da especialidade:
http://forum.autogas.pt/forum/viewtopic ... 22&t=10290
provavelmente as diferenças de cima até pecam é por defeito (refiro-me às respostas de vários utilizadores/proprietários e não ao primeiro post).

Enviado:
6/6/2010 22:52
por MarcoAntonio
Uma nota final: os veículos não consomem todos o mesmo, sendo que os GPL normalmente aumentam ligeiramente o consumo face ao original a gasolina e os diesel têm por norma um consumo substancialmente mais baixo. No final, tomando em consideração os consumos e tirando fora os impostos (que apenas são elemento de distorção nesta história quando queremos saber se a solução é boa globalmente para o país) no final ficamos com valores ainda mais semelhantes...
Se por exemplo se considerar para um veículo moderno e "equivalente" para os 3 cenários 5L/100 para o gasóleo, 6L/100 para a gasolina e 7L/100 para o GPL - o que é assim uma aproximação grosseira, talvez ligeiramente exagerada mas que não deve estar mt longe da realidade - fica-se com este ajuste com algo como (GPL=índice100):
GPLauto - 100
Gasoleo - 91
Gasolina - 102
Claro que na prática e no cenário actual as coisas são algo diferentes quer devido à carga fiscal quer por que alguns instaladores vendem o GPL mt barato para promover as instalações (é uma questão de modelo de negócio). Fora isso são as oscilações de preços e de margens entre marcas que iriam sempre acontecer se o GPL fosse "globalizado" pelo que o que realmente interessa é ou o preço médio ou, do ponto de vista do utilizador, o preço mais baixo que ele conseguiria cada combustível.
Agora, convém é ter noção de que se fosse "globalizado" e assim que ganhasse uma quota de mercado significativa (actualmente nem a 1% chega) há uma série de coisas aqui que se iria alterar (nomeadamente os impostos).

Enviado:
6/6/2010 22:35
por MarcoAntonio
Já agora, a preços médios de fim de Maio (para usar a mesma data/período para todos) e segundo o site da DGGE aqui ficam os valores, antes e depois de impostos:
GPLauto - 0.47 / 0.69
Gasolina - 0.56 / 1.37
Gasoleo - 0.60 / 1.15
Portanto, antes de impostos a gasolina custa mais 9 centimos e o gasóleo mais 13 centimos (isto já inclui as margens das petrolíferas).
Toda a diferença adicional deriva da carga fiscal, que acaba assim sendo da ordem dos 50~70 centimos...

Enviado:
6/6/2010 22:27
por MarcoAntonio
latrinaxxl Escreveu:antes de impostos é reduzida a diferença?? Caneco, então como é possível que eu abasteça o GPL a 0,54 e a gasolina esteja a 1,39? Não me digas que o GPL tem uns 5% de imposto enquanto os outros combustíveis têm os 60%?
Não é assim tanto, é na base dos 55/60% para os outros dois combustíveis e 25% no GPL (a diferença brutal está no ISP precisamente que era o que estava em discussão porque depois ambos levam IVA em cima, em cima do próprio ISP). Portanto em questão está o diferencial de ISP+iva, basicamente...
Também creio que estás a enviezar a comparação ao pegar num preço competitivo para o GPL e um preço alto para a gasolina. Tu encontras a gasolina com relativa facilidade a menos 10 centimos do que isso ou perto disso e concerteza que não encontras o GPL mt mais barato do que os 54 centimos que citaste. É importante que se as pessoas querem discutir os assuntos de forma séria façam comparações correctas e objectivas...
Ao menos pegavas num preço médio para os dois.
latrinaxxl Escreveu:Só não percebo porque mais pessoas ainda não aderiram, já sou um "GPL" à muitos anos e a poupança é tão evidente que não se percebe a falta de adesão...
A poupança é mt grande especialmente por causa da diferença de impostos, não fosse a diferença de impostos e a poupança era relativamente reduzida. Antes de impostos e margens das petrolíferas se bem me recordo a diferença não chega sequer aos 10 centimos mas é questão de ir confirmar (a última vez que olhei para isso foi para aí há duas ou três semanas).
E é para esses valores que temos de olhar para tentar perceber se e até que ponto a solução é boa para o país e interessará ao Governo implementar (basicamente o que já fiz para a solução do eléctrico há dias).
De notar que uma solução quando aplicada em larga escala tem implicações. Seja o eléctrico ou o GPL a ser utilizado em muito maior escala, o Governo é praticamente obrigado - especialmente quando anda desesperado com a receita - a alterar profundamente toda a estrutura fiscal.

Enviado:
6/6/2010 22:20
por latrinaxxl
antes de impostos é reduzida a diferença?? Caneco, então como é possível que eu abasteça o GPL a 0,54 e a gasolina esteja a 1,39? Não me digas que o GPL tem uns 5% de imposto enquanto os outros combustíveis têm os 60%?
Só não percebo porque mais pessoas ainda não aderiram, já sou um "GPL" à muitos anos e a poupança é tão evidente que não se percebe a falta de adesão...

Enviado:
6/6/2010 22:11
por MarcoAntonio
logout Escreveu:Não se tratará certamente de risco de perda de receitas com o ISP. Esse problema resolver-se-ia com ajustes ao imposto para manter, e quem sabe até aumentar o resultado.
Hmm, antes de impostos a diferença de preço entre o GPL e os outros dois combustíveis é relativamente reduzida, não sei se estou a ver muito bem o tipo de medidas/ajustes que preconizas.
Aqui a questão central parece-me ser a clara aposta do Governo Português na solução eléctrica, o que de resto já comentei noutro tópico com números que não compensa ao país e me parece uma aposta pouco inteligente do ponto de vista económico, para pior que esta questão do GPL na minha opinião. Mas que provavelmente ainda tem estes efeitos colaterais...

Enviado:
6/6/2010 21:49
por logout
.

Enviado:
30/5/2010 10:50
por Presa36
Nesta àrea o (des)governo não tem parceiros para negócios de swing e swap.

Enviado:
30/5/2010 9:57
por Elias
De facto a nossa situação não dá para entender.
Parece que o governo não abre mão do que quer que signifique reduzir as receitas fiscais (neste caso o ISP).
Off Topic - GPL - Uma alternativa abandonada pelo governo

Enviado:
30/5/2010 1:21
por Garfield
O GPL é uma alternativa comprovadamente ecologica e economica para a redução da nossa factura energética mas no entanto o governo, possivelmente para proteger interesses instalados, continua a marginalizar os actuais utilizadores e os restantes potenciais clientes do GPL.
<object width="480" height="385"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/JePG-2cy72Y&hl=en_US&fs=1&rel=0&color1=0x3a3a3a&color2=0x999999"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/JePG-2cy72Y&hl=en_US&fs=1&rel=0&color1=0x3a3a3a&color2=0x999999" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="385"></embed></object>
BN
Garfield