Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Projecto Farol. Uma ambição para Portugal.

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por bolo » 5/6/2010 13:00

O paradigma da governação é um quebra-cabeças complexo.
Considerando que não conhecemos uma algoritmo que nos descreva uma governação social mais eficiente do que as que conhecemos hoje nos países desenvolvidos, de entre um Projecto Farol ou um Manifesto Eleitoral de um Partido Político, faz mais sentido um Projecto Farol.

Como sempre foi, a complexidade deste quebra-cabeças, pode continuar a ser esmagadora para a amplitude das actuais faculdades colectivas de uma sociedade.
O progresso verificado nestas faculdades, no que respeita à percepção do paradigma da vida e da vida em comunidade, é, mesmo no longo prazo, muitíssimo modesto.
Se bem que podemos congratular-nos com a sociedade mundial actual que incorpora evidentes melhorias a esse respeito, onde se incluem evidências no campo da segurança, comodidade, tolerância, os progressos aqui alcançadas tem constantemente que equilibrar forças com os seus antónimos que continuam também em revolução.

A discussão que hoje continuamos a fazer sobre os paradigmas de governação, arrasta-se à milhares de anos, e cada virgula acrescentada, cada melhoria introduzida, não só demora gerações a tomar forma como não possui qualquer garantia de resistência futura, e só um clima propício, que é incerto, lhe pode atribuir alguma resistência progressiva.

O aprofundamento da percepção da condição humana não está nas prioridades da maioria das pessoas e, na sua globalidade, o Homem vive como se não fosse morrer. Este é o principal obstáculo a uma vida em sociedade em maior concordância com a nossa condição e conduz-nos constantemente a tentativas para soluções parciais de origem declaradamente enviesada e comprometida com uma dose imensa de fracasso e dispêndio de recursos.
O projecto farol, apesar de seu flagrante, imenso e declarado enviesamento inicial, que é a sua filiação numa Elite Social e Económica, é, mesmo assim, preferível, em termos de forma e princípios, aos Manifestos Eleitorais dos Partidos Políticos.

Pode ser que num futuro venhamos a reconhecer e contabilizar mais uma preciosa virgula na nossa história social, como resultado de mais uma tentativa.
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!

Registado: 29/11/2007 2:18

por Rics » 29/5/2010 1:50

Este novo projecto faz-me lembrar um mais antigo, do mesmo género:
http://www.compromissoportugal.pt

Esperemos que tenha melhores consequências. Desde a criação do Compromisso Portugal, e apesar das boas idéias e intenções, não parece que Portugal tenha evoluído para muito melhor...

Registado: 8/11/2002 12:16

Projecto Farol. Uma ambição para Portugal.

por rg7803 » 29/5/2010 1:39

Já alguem tinha ouvido falar deste projecto?

O link é o seguinte:

http://projectofarol.com/site/

Podem fazer lá o download do documento com as conclusões preliminares.

Não o coloco aqui directamente pois não sei se é permitido.

Registado: 1/5/2008 23:09

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Carrancho_, cmanel21, dragom, Google Adsense [Bot], Investor Tuga, Jonas74, latbal, marketisnotefficient, navaldoc e 169 visitantes