Garfield Escreveu:Boas,
Depois de tanto se ter ouvido falar no fim ou limitação das deduções à colecta de certos beneficios fiscais, agora que o Orçamento de Estado já se encontra publicado e em virtude do agravamento fiscal que o Estado legislou recentemente sobre "quase" todos os contribuintes parece adequado que quem possa realize o planeamento fiscal do ano de 2010 por forma a reduzir o seu agravamento fiscal.
Afinal as deduções acabaram ou foram reduzidas? Ou o acordo PS/PSD implicou que tudo se mantivesse na mesma?
Pelo que li até ao momento, o Orçamento de Estado até adicionou um novo beneficio fiscal relativo aos investimentos em divida publica por parte dos jovens.
Estará isto relacionado com os tais Certificados do Tesouro que o governo anunciou para Julho?
BN
Garfield
Eu estava a considerar aproveitar o benefício fiscal para colocar janelas de vidro duplo em casa, aproveitando o benefício fiscal que permite recuperar 30% com limite de 800€.
Neste momento, estou a aguardar para ver se o nosso caro ministro das finanças não vem dizer que afinal este ano, esse benefício não vai estar em vigor...
Quanto a planeamento fiscal propriamente dito, acho que o mais importante, se estiverem com posições longas e com mais valias, deve-se ter o cuidado de fechar e abrir novamente a posição para fazer uma mais-valia até 500€ este ano, para não ser tributado.
ABG