
Elias Escreveu:marath Escreveu:Apenas com um contra peso, como existe nos EUA (Senado), e com uma real separação do poder executivo e legislativo (palhaçada em Portugal) poderíamos dar essa liberdade aos Deputados.
Eu vejo as coisas ao contrário: enquanto mantiveres a disciplina voto não estás a separar o poder legislativo do executivo, porque os deputados do partido do poder fazem o que manda o chefe do partido (=primeiro-ministro). Criando liberdade de voto, estás a dar o primeiro passo para tornar o poder legislativo mais independente.marath Escreveu:Já alguém disse, aqui no forum, que a desertificação de grandes áreas do território nacional, não é um problema. Eu discordo.
E já agora discordas porquê? Ou melhor, porque é que achas que é um problema?marath Escreveu:E nesse sentido todas as medidas que visem dar ainda mais poder aos grandes centros, tem a minha reprovação.
O poder dos grandes centros está na directa proporção do número de eleitores. Se não concordas com este sistema, deixa-me perguntar-te de que forma redistribuirias o poder?
marath, não sei se viste as minhas questões por isso tomo a liberdade de puxar este tópico para cima.