Lembro-me do carro mas, hoje consultei um arquivo em que, se falava de uma camioneta portuguesa de marca GAZELA que fabricou cerca de 30 veiculos para o exercito e, dos quais existe um exemplar nos Bombeiros Voluntários de Cerva. A nossa indústria é capaz de tudo e, o UMM é exemplo mas, esta camioneta também o é tal como a SADO.
Esse camião foi fabricado no Porto Alto pela BRAVIA.
A BRAVIA foi constituida para produzir os blindados chaimite, segundo o projecto norme-americano do cadillac V-200. O casco de aço era fabricado na SOREFAME, na Amadora, e toda a montagem era feita no Porto Alto ( ainda há poucos meses havia cascos novos em Belém e que nunca chegaram a ser montados ).
Com o fim da guerra, os chaimites continuaram a ser produzidos mas para exportação e foram vendidos em quantidades razoáveis ( o Perú e a Tailândia ainda os mantém ao serviço e modernizaram-nos recentemente ).
Entretanto a BRAVIA diversificou a produção e começou a produzir dumpers para a construção civil e projectou dois camions:
Gazela ( 4x4 ) e Leopardo ( 6x6 ), ambos com motores perkins.
O Gazela também deu origem a um veículo de controlo de motins para a GNR, do qual há apenas um protótipo e que foi recentemente recuperado.
Numa trapalhada à boa moda portuguesa, há uma encomenda de algumas poucas dezenas de cada um dos modelos para o exército.
Posteriormente o exército não os quis e não os pagou.
São esses camions que foram vendidos aos bombeiros e há muitos. A grande maioria foram transformados em veículos de bombeiros pela Tecopal, em Pombal.
Foram excelentes camions ( este, de catálogo, tem o Hotel do Guincho por fundo )
O estado português tem sido o maior assassino da produção de veículos de nicho em Portugal.
Mais dois exemplos:
- A UMM (
uma
máquina
montanha ) foi morta pelo governo do Prof. Cavaco quando preteriu o ALTER III num concurso para a GNR a favor dos Nissan Patrol fabricados em Espanha.
Este concurso era fundamental porque depois, por arrasto, viriam mais algumas centenas para as FA, tal como veio a acontecer com os Nissan.
Do ALTER III foram produzidos apenas 3 protótipos ( com tempo vou vasculhar e ponho aqui uma foto ) e era um jeep totalmente novo e muitissimo bom, também com motor indenor.
A União Metalo-Mecànica gastou uma pipa de massa no projecto e desenvolvimento desse jeep e, perdendo o concurso, atolou-se e morreu.
- A Metalurgica Duarte Ferreira, no Tramagal, produziu sob licença a Berliet Tramagal, em dois modelos, que suportou extraordináriamente bem o esforço de guerra em África. Não há um único português que tenha passado pela tropa que diga mal de Berliet.
Só não foi o único camião táctico que o exército utilizou porque o governo de então, isolado e com embargos de compras de material - mesmo havendo guito grande parte dos países não vendiam nada a Portugal - viu a oportunidade de envolver a Alemanha e comprou muitissimos unimog's e 1113.
Termina a guerra, precisam de camiões e compraram 400 DAF que pouco mais prestam do que para andar em auto-estrada.
A MDF desenvolveu um novo modelo e ficou com ele nas mãos. Tal como a UMM a história repete-se e morreu.
O Tramagal não ficou deserto porque a Mitsubishi pretendia instalar uma fábrica na europa e comprou as instalações e passou a produzir a canter para o mercado nacional e exportação.
Cumprimentos,