Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Off Topic- Alguem se lembra dos UMM?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 24/5/2010 18:34

Não compensa importar, Drecksack. Mesmo usados, o negócio praticamente morreu e deixou de ser vantajoso na maior parte dos casos com as recentes alterações ao cálculos de ajuste de imposto para o legalizar...

Podes encontrar info se pesquisares na net mas a resposta é, com quase toda a certeza, que não compensa. Terás de pagar todo o imposto devido que pagarias ao comprar o novo cá e ainda tens custos do processo...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por MatildeSerrano » 24/5/2010 18:15

O Dacia Duster custa em todos os paises europeus 11.900 € e aqui 15.600 €.
Como já disse em cima, é uma vergonha.
Se comprar o carro em Espanha, com o que terei de pagar adicionalmente ficará abaixo dos 15.600 € ?

Registado: 30/6/2008 20:42

por _urbanista_ » 22/5/2010 16:41

acho que as fotos ficaram grandes de mais :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

Registado: 29/6/2009 12:38

por _urbanista_ » 22/5/2010 16:23

aqui vai um espécime que existe cá em casa :roll: Imagem

Uploaded with ImageShack.us

Imagem

Imagem

Registado: 29/6/2009 12:38

por PPalma » 22/5/2010 11:16

Lembro-me bem dos UMM, se não me engano o que matou a marca foi a falta de pagamento de certos compradores.

Se não me engano foi uma encomenda feita pelo governo Angolano patrocinada pelo estado português, de uns 200 ou 300 jipes , só que depois devido à falta de pagamento a firma teve que fechar. Houve uma certa polémica.
Na altura os UMM venderam para a Argélia , França, etc. Tinham uma excelente reputação nos meios militares.

Registado: 8/12/2009 21:29

por HappyGuy » 21/5/2010 23:20

Acho interessante este tópico, não só pela nostalgia do UMM (os outros não me dizem muito) como também pela temática das viaturas de nicho, pequena produção e o enquadramento legal para a sua produção e comercialização.

Em Inglaterra existe uma indústria significativa de viaturas de nicho e pequenas séries, vendidas em kit para os clientes montarem em casa ou montadas de fábrica. Normalmente consistem num chassis tubular produzido pela empresa, uma carroceria em fibra e a mecânica de vários carros e/ou motos. Tem bastante incorporação nacional, permite uma "reciclagem" de alguns componentes de viaturas em fim e vida e permite a existência de várias viaturas exclusivas por preços razoáveis. Há um conjunto de outras empresas que gravita nisto, desde as feiras aos equipamentos, afinações, organização de dias de corrida amadora em pista (exemplo de uma feira, do ano passado: http://issuu.com/completekitcar/docs/st ... owguide_09)

Mas isto é possível pois existe há muitos anos legislação de suporte e as necessárias estruturas para a por em prática. Essa legislação foi uniformizada para toda a europa em 2007 (Directiva 2007/46/EC) que deveria estar em vigor em todos os países até 2009. Em Portugal apenas passou a lei em Março deste ano (DL 16/2010). Falta saber se o IMTT vai realmente permitir que a lei seja praticada ou vai impedir a legalização de pequenas séries ou de homologações individuais. Anteriormente o que corria era que as homologações eram virtualmente impossíveis, sendo mais simples ir a inglaterra legalizar lá e depois importar...

Empresas como a MDF ou outras mais pequenas poderiam provavelmente (e num melhor clima económico) properar com a produção de pequenas séries de carros exclusivos mas a preços aceitáveis. Mas teriam de ter a máquina do IMTT a funcionar. Nem falo de ajudas, bastava que as coisas funcionássem como seria de esperar.

Em boa verdade, devo admitir que desde que saiu a nova lei não tenho conhecimento de alguém que tenha tentado uma homologação, mas daqui a um par de anos já deve haver histórias.
HappyFather
http://caprichosdebolsa.blog.pt/ (inactivo)

Registado: 8/3/2007 14:48

por PIKAS » 21/5/2010 17:41

.

Algumas fotos:

1 - O camion que " matou " a MDF ao ser preterido pelas DAF que não tem qualquer incorporação nacional ( negócios do valha-nos Deus... já que ficava meia-dúzia de contos mais barato, mas também são de qualidade inferior, diga-se )

Imagem

Breve descrição técnica da viatura ( ao melhor do que ainda hoje há e 60% made in Portugal e muitissimo superiores à DAF )

Entretanto a MDF, em 1982 apresentou o camião militar Tramagal TT 13x160 6x6.
Foi projectado e realizado pela "Metalúrgica Duarte Ferreira e pela Renault Vehicles Industriels. À excepção do motor, caixa de velocidades e de alguns orgãos de origem francesa, todos os componentes são fabricados pela MDF ou pela indústria subsidiária o que permite atingir 60% de incorporação nacional. Destinado a uso militar, concebido para o transporte de pessoal ou carga e próprio para operar nas mais diversas e difíceis condições, o Tramagal pode servir desde camião cisterna a camião lança-foguetes ou lança mísseis. O seu motor é um seis cilíndros, sobrealimentado, com 5492 cc. A potência máxima é de 155 cavalos DIN a um regime de 2900 rpm e o binário máximo de 44 mkg a 1900 rpm.
Quanto ao peso, 13 toneladas, com condutor, sendo a tara de 7600 kg. A carga útil é de cinco toneladas e a carga rebocável 2500kg. Refira-se, finalmente, que a aptidão do Tramagal em subida, é de 61 graus, atinge 85 km/h e tem autonomia para 900 km, com carga máxima." (fonte Revista ACP ano LII n.º 3/4 março/Abril 1982)
A empresa MDF foi formalmente extinta em 1995."

Foi colocado um protótipo em testes nos Bombeiros da Sertã e por lá ficou.
Assim morria uma empresa nacional de chegou a produzir duas máquinas destas por dia com elevada incorporação nacional:

Imagem

http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/TER.aspx?nn=54&p=77

2 - O UMM que matou a União Metalo-Mecânica ao ser preterido num concurso para a GNR a favor dos jeeps Nissan made in Spain:

Imagem

Foram produzidos apenas 3 protótipos e este é o único ainda vivo e preservado e diga-se de passagem é bem melhor que o UMM Alter II Turbo ( experiência própria ).

3 - Bravia:

http://www.operacional.pt/chaimite-v-200-parte-i/

http://www.operacional.pt/chaimite-v-200-parte-ii-conclusao/

http://rodasdeviriato.blogspot.com/search?q=leopardo

http://rodasdeviriato.blogspot.com/2008/08/bravia-comando-mk-iii-prottipo.html

http://rodasdeviriato.blogspot.com/search?q=leopardo

Lion_Heart escreveu:
No outro dia a falar com o Marco sobre uma fabrica galega onde se produzem replicas civis e militares dos Hummer, demos por nós a falar do nosso UMM o ultimo carro Made in Portugal.

Ao visitar a wikipedia sobre o UMM chegamos a conclusão que mais uma vez o Nosso Estado não soube nem quis defender o que era nosso.

Enfim , por estas e por outras é que chegamos onde chegamos.

Nem mais.

O estado português tem sido o maior assassino da produção de veículos de nicho em Portugal.

Cumprimentos,

Registado: 23/8/2006 18:53

por Pastel » 21/5/2010 17:05

Quando falaram dos UMM, lembrei-me que até chegaram a converter um em PapaMobile

http://www.google.pt/images?um=1&hl=pt-PT&tbs=isch%3A1&sa=1&q=umm+papa&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai=&start=0

Registado: 29/11/2007 11:30

por hmmd » 21/5/2010 16:37

A berliet -Tramagal foi um grande exemplo.
Há uns 12 anos atrás os B.V. Cacilhas transformaram um da cabine para trás e, deu um grande VRCI que, passou a ser a 1ª linha rural era uma máquina

Tchau

Registado: 25/6/2009 22:29

por PIKAS » 20/5/2010 18:16

Lembro-me do carro mas, hoje consultei um arquivo em que, se falava de uma camioneta portuguesa de marca GAZELA que fabricou cerca de 30 veiculos para o exercito e, dos quais existe um exemplar nos Bombeiros Voluntários de Cerva. A nossa indústria é capaz de tudo e, o UMM é exemplo mas, esta camioneta também o é tal como a SADO.

Esse camião foi fabricado no Porto Alto pela BRAVIA.
A BRAVIA foi constituida para produzir os blindados chaimite, segundo o projecto norme-americano do cadillac V-200. O casco de aço era fabricado na SOREFAME, na Amadora, e toda a montagem era feita no Porto Alto ( ainda há poucos meses havia cascos novos em Belém e que nunca chegaram a ser montados ).
Com o fim da guerra, os chaimites continuaram a ser produzidos mas para exportação e foram vendidos em quantidades razoáveis ( o Perú e a Tailândia ainda os mantém ao serviço e modernizaram-nos recentemente ).
Entretanto a BRAVIA diversificou a produção e começou a produzir dumpers para a construção civil e projectou dois camions: Gazela ( 4x4 ) e Leopardo ( 6x6 ), ambos com motores perkins.
O Gazela também deu origem a um veículo de controlo de motins para a GNR, do qual há apenas um protótipo e que foi recentemente recuperado.
Numa trapalhada à boa moda portuguesa, há uma encomenda de algumas poucas dezenas de cada um dos modelos para o exército.
Posteriormente o exército não os quis e não os pagou.
São esses camions que foram vendidos aos bombeiros e há muitos. A grande maioria foram transformados em veículos de bombeiros pela Tecopal, em Pombal.

Imagem

Foram excelentes camions ( este, de catálogo, tem o Hotel do Guincho por fundo )

O estado português tem sido o maior assassino da produção de veículos de nicho em Portugal.

Mais dois exemplos:

- A UMM ( uma máquina montanha ) foi morta pelo governo do Prof. Cavaco quando preteriu o ALTER III num concurso para a GNR a favor dos Nissan Patrol fabricados em Espanha.
Este concurso era fundamental porque depois, por arrasto, viriam mais algumas centenas para as FA, tal como veio a acontecer com os Nissan.
Do ALTER III foram produzidos apenas 3 protótipos ( com tempo vou vasculhar e ponho aqui uma foto ) e era um jeep totalmente novo e muitissimo bom, também com motor indenor.
A União Metalo-Mecànica gastou uma pipa de massa no projecto e desenvolvimento desse jeep e, perdendo o concurso, atolou-se e morreu.

- A Metalurgica Duarte Ferreira, no Tramagal, produziu sob licença a Berliet Tramagal, em dois modelos, que suportou extraordináriamente bem o esforço de guerra em África. Não há um único português que tenha passado pela tropa que diga mal de Berliet.
Só não foi o único camião táctico que o exército utilizou porque o governo de então, isolado e com embargos de compras de material - mesmo havendo guito grande parte dos países não vendiam nada a Portugal - viu a oportunidade de envolver a Alemanha e comprou muitissimos unimog's e 1113.
Termina a guerra, precisam de camiões e compraram 400 DAF que pouco mais prestam do que para andar em auto-estrada.
A MDF desenvolveu um novo modelo e ficou com ele nas mãos. Tal como a UMM a história repete-se e morreu.
O Tramagal não ficou deserto porque a Mitsubishi pretendia instalar uma fábrica na europa e comprou as instalações e passou a produzir a canter para o mercado nacional e exportação.

Cumprimentos,

Registado: 23/8/2006 18:53

por Fingerspitzengefuhl » 20/5/2010 10:40

MarcoAntonio Escreveu:
E ao UMM também se aplica mais ou menos a mesma coisa porque quando o UMM começa a desaparecer é precisamente quando o nicho onde se situava (todos-terreno de concepção militar adaptados a uso particular) começa a disparar, tornando-se numa moda tremenda... e chique!

Não te esqueças de que o UMM tinha concorrência de peso, principalmente a partir de 1984 com o lançamento do Toyota Land Cruiser 70 que é bastante superior em tudo, e que ao contrário do UMM ainda se vende hoje em dia, principalmente em África e na América Latina...

Imagem

Registado: 9/2/2010 6:36

por habanero04 » 20/5/2010 10:32

Mas a UMM ainda mexe? Está a querer reaparecer?

E também não fazia ideia que tinham sido produzidos até 2006...

Esse concept está espectacular... o problema é que os concept quando passam a produção não costumam depois ter o mesmo design, o Dacia Duster é um exemplo disso:

Concept
Imagem

Em produção

Imagem

Registado: 8/11/2007 17:14

outro Português.... PORTARO

por mcarvalho » 19/5/2010 23:56

mcarvalho

Registado: 17/2/2004 1:38

até aí ...

por eba » 19/5/2010 23:51

Marco Antonio, que a diferença se deve aos impostos todos nós sabemos, agora o pq de serem tantos? Temos que precaver a saida de fundos, os bens importados são mais taxados; as receitas fiscais são importantes para o estado e não têm alternativa, nem arranjam modelo substituto. O actual modelo é foi uma brincadeira no que toca à redução do pvp.Já agora podes alvitrar mais. Cumps

Registado: 29/11/2007 3:01

por mais_um » 19/5/2010 23:48

Um dos meus hobbies é fazer TT, por vezes aparece um UMM e é uma festa. :mrgreen: :mrgreen:
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por MarcoAntonio » 19/5/2010 23:43

Drecksack Escreveu:Então porque razão é que em Portugal custa 3.700 € mais caro ?

Diferenças no ISV e IVA, essencialmente.

O que não impede que Portugal tenha das mais altas taxas de veículos per capita da Europa. Está tudo em sintonia, governação e povo!
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por MatildeSerrano » 19/5/2010 23:41

Já se se falou aqui também da marca DACIA:

Temos o DACIA DUSTER à venda em Portugal a partir de 15.600 €.

Qual o preço em Espanha do Duster ?
11.900 € !
Qual o preço em França ?
11.900 € !
Qual o preço em Itália ?
11.900 € !
Qual o preço em Alemanha ?
11.900 € !

Então porque razão é que em Portugal custa 3.700 € mais caro ?
Ainda por cima em que Portugal se ganha menos comparativamente aos países em cima mencionados.

É uma vergonha autêntica !

por MatildeSerrano » 19/5/2010 23:13

Lion_Heart Escreveu:Entao ve este concept

FANTÁSTICO !

Mais uns rabiscos:

Imagem

Imagem

Imagem

por MarcoAntonio » 19/5/2010 23:10

hmmd Escreveu:Lembro-me do carro mas, hoje consultei um arquivo em que, se falava de uma camioneta portuguesa de marca GAZELA que fabricou cerca de 30 veiculos para o exercito e, dos quais existe um exemplar nos Bombeiros Voluntários de Cerva. A nossa indústria é capaz de tudo e, o UMM é exemplo mas, esta camioneta também o é tal como a SADO.

Henrique

O SADO é o SMART mas com uns anos de avanço e sem o Elan. Nasceu antes da época e no país errado...
:mrgreen:

E ao UMM também se aplica mais ou menos a mesma coisa porque quando o UMM começa a desaparecer é precisamente quando o nicho onde se situava (todos-terreno de concepção militar adaptados a uso particular) começa a disparar, tornando-se numa moda tremenda... e chique!
Imagem

Administrador Fórum

por hmmd » 19/5/2010 23:03

Lembro-me do carro mas, hoje consultei um arquivo em que, se falava de uma camioneta portuguesa de marca GAZELA que fabricou cerca de 30 veiculos para o exercito e, dos quais existe um exemplar nos Bombeiros Voluntários de Cerva. A nossa indústria é capaz de tudo e, o UMM é exemplo mas, esta camioneta também o é tal como a SADO.

Henrique

por hmmd » 19/5/2010 22:58

Henrique

por charles » 19/5/2010 22:25

Lion_Heart Escreveu:Entao ve este concept

Se me lembro..eu conduzi-os 8-) e conforme diz ai na Wikipedia depois vieram os Patrol...

Tou espantado pelo que vejo e pelo que li, então o UMM ainda se fabricou em 2006 :shock: :!:

É inacreditável como não temos um carro português, para não referir tantas outras coisas, se falarmos de uma itália ou espanha, estes tem centenas de marcas em quase todos os ramos de actividades deste o ramo auto passando pelos electrodomésticos até às máquinas para a industria em geral...até os romenos tem um carro o DACIA....

Eu que por vezes dou por mim em amenas cavaqueiras com amigos a defender (há anos) que o caminho para o pais vencer é mesmo esse, chama-se produzir, e claro está, marcas portuguesas será a parte importante da solução

grandes projectos em ramos de actividade como sejam por exemplo o ramo automóvel

este tipo de projectos teria de ser lançado por um grupo de empresários que teria de ser transversal desde a banca, até aos maiores empresários portugueses do genero belmiro, amorim

no geral um consórcio de grandes grupos económicos portugueses, diversificando os ramos de actividade, pois esta seria uma outra forma de alavancarem, os próprios grupos económicos de cada um

assim como dar um contributo importante em termos de empregabilidade e contribuir assim para inverter esta onda dos fechos de fábricas às centenas ao longo de décadas

claro está que teria de ser um investimento grande .... mas a mama das autoestradas e tgvs e aeroportos rende mais e dá menos chatices do que encabeçar um projecto trans-nacional

para meu espanto vejo esse protótipo absolutamente magnifico...que eu desconhecia em absoluto....aliás imaginava a UMM fechada há perto de 20 anos, eu posso dizer que tive o gozo de conduzi-los militarmente e fiquei sempre com este jipe nas minhas melhores recordações em termos de veiculos automoveis, deu-me gozo conduzi-lo

Lion parabens pelo tópico gostei especialmente dessa foto.....e se tem pernas para andar ...então na linha militar seria um sucesso, falta quem tenha coragem e € para pegar no projecto....digo eu:!:

Cumprimentos
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por Lion_Heart » 19/5/2010 17:44

Entao ve este concept
Anexos
umm.jpg
umm.jpg (553.45 KiB) Visualizado 17374 vezes
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por habanero04 » 19/5/2010 17:40

Então não lembra! Grande máquina! É pena ter acabado sejam quais forem os motivos...

O que está já aí para rebentar com o mercado e se tornar um best seller é o Dacia Duster.

http://www.4rodaspt.com/2010/03/04/dacia-duster-2.html

Imagem

Registado: 8/11/2007 17:14

por RcrdPrnt » 19/5/2010 17:26

Hum se lembro....!
Claro... tenho um :):) boa maquina!!
Aquilo nunca fica pra traz!!

Registado: 28/9/2009 17:01

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cali010201, Google [Bot], m-m, nbms2012, niceboy, OCTAMA, peterteam2, trilhos2006 e 161 visitantes