Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O que vos parece....esta aplicação?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Chemical_one » 20/6/2010 11:29

aaah!

esqueci-me do link

http://www.cgd.pt/Particulares/Futuro/P ... -2014.aspx

:lol:

BN,

Chemical_one

Registado: 21/2/2009 18:26

Caixs TOP Materias-Primas

por Chemical_one » 20/6/2010 11:28

Bom dia a todos!

Mais uma vez...seguindo a lógica e a intenção de diversificar os meus investimentos, isto é, Bolsa + Aplicações de capital garantido (excluindo Depósitos a prazo). O que vos parece....esta aplicação?

Thanks!

BN,

Chemical_one

por Pata-Hari » 16/5/2010 14:04

Naturalmente, isto significa que uma vez montada a aplicação, não há qualquer intervenção do banco no resultado, o mercado fará o que tiver que fazer.

A aplicação vai sempre valer a soma das duas partes.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Pata-Hari » 16/5/2010 13:54

O banco monta a aplicação somando duas partes:

1 - garantia de capital: faz uma aplicação à taxa do periodo em causa, que vai garantir os 100% de capital no fim-do-prazo; Quanto mais altas as taxas de mercado, menos capital é necessário para garantir o capital e mais sobra para a parte que falta montar.

2 - com o que sobra, retira uma pequena comissão e compra uma opção financeira alavancada. Consoante a volatilidade do mercado e a parte que sobrou da garantia de capital, a opção poderá permitir pagar uma maior ou menor parte do underlying (ou seja, da ideia por detrás)

Foi claro?
Administrador Fórum

por Jonhnd » 16/5/2010 12:27

Pata-Hari Escreveu:Nota uma coisa, quando montados, o banco ganha uma margem sobre a montagem. É indiferente ao banco, do ponto de vista de lucro directo se depois a opção valoriza ou desvaloriza, uma vez montado o produto. Numa perspectiva mais alargada, o banco prefere que o cliente ganhe do que o cliente perca, dado que a margem que cobra na montagem é igual. Se o cliente ganhar, a probabilidade de voltar a comprar uma aplicação que dá margem ao banco é maior.

Claro está que o banco pode não ser particularmente "feliz" nas escolhas que faz de underlying... mas isso....

Pata, desculpa a ignorância, mas podes explicar melhor como isso funciona do ponto de vista do banco...

Registado: 3/3/2010 17:42

por Pata-Hari » 16/5/2010 10:08

O II não me parece mau se se acreditar que as mineiras ainda podem subir. O chato é terem as 5 que subir.
Administrador Fórum

Mais duas....Obrigado

por Chemical_one » 16/5/2010 7:26

Obrigado pelos comentários. Afinal, a aplicação não vos parece grande coisa! :lol:

Tenho andado a pesquisar pelos diversos bancos à procura aplicações deste género (capital garantido e rentabilidade que se veja) afim de identificar uma que me convença, se calhar...são todas feitas para não ganhar!!

A situação é esta:
Em bolsa estou 100%liquido e a reservar capital para uma reentrada daqui por uns tempos.
PPR já tenho.
Aplicações em fundos, como IMOFOMENTO, BPI Brasil, também.
Depósitos a prazo...até ver a sugestão do ABG (Thanks), nem pesar.
A ideia é a diversificar os meus investimentos e a quantidade de capital disponível para este de aplicação seria no máximo 5000euros.

Já agora aqui ficam mais duas:

BPI Minas Ouro I
BPI Minas de Ouro IIhttp://www.bpiinvestimentos.pt/ProdutosEstruturados/MercadosAccionistas.asp

BN,

Chemical _ONE

por u3lk5 » 15/5/2010 19:45

Obrigado pelos vossos comentários.

Até parece de propósito, a altura escolhida para o lancamento deste produto coincide como aumento de volatilidade.

A Pata-Hari referiu e bem que um cliente satisfeito provavelmente voltará a subscrever um produto.
Neste caso parece que estao a querer eliminar/reduzir o possível sucesso do produto, faz-me confusao!!

Civfan, entrar curto no eur/jpy após a quebra dos 110 é uma boa dica, parece ter um longo caminho a percorrer. Parece!!

Registado: 20/8/2009 12:27

por José_P. » 15/5/2010 16:57

Vamos lá ver se a gente se entende:

Como avaliar se a volatilidade do eurjpy tem uma boa probabilidade de não ultrapassar os 11,5%, e na verdade andar o mais perto possivel de zero? (situação em que se remuneraria pelo maior valor, 11,5%)

Sendo assim, olhemos para os dados estatisticos da volatilidade dos últimos 10 anos do par (que alias apresentados num grafico no prospecto).

E o que vemos?

Vemos que em 8 anos de dados, desde 2002, apenas em 2005, 2006 e 2007 essa remuneração seria cerca de 4%, face à pouco volatilidade do par... mas desde 2008 que o a remuneração seria zero, devido a que o par regista uma natural volatilidade alta face aos fundamentos das duas economias e do que se passa no mundo.

Agora pensemos: se acham que o cenário macro-economico e financeiro de hoje a um ano estará mais proximo dos anos 2005, 2006, a 2007, então comprem, e esperem provavelmente numa das melhores das hipoteses 4% de retorno. Caso achem que os fundamentos das economias do euro e da instabilidade financeira de hoje a um ano tem afinidades com 2008 e 2009... então não comprem, porque previsivelmente esperam-lhe 0% de retorno.

Eu penso que estes produtos estruturados baseado nos mercados cambiais são "propositadamente" muito mal explicados pelo banco. Maximiza que não perde nada e que pode ganhar até 11,5% mas não explicam de forma clara e focalizada quais a probabilidade dos cenários de maior ganho (por exemplo acima de 8%) existe de acontecer.

Se queres estares exposto ao mercado cambial, e estavas por exemplo a pensar investir nesse produto mais vale venderes eurjpy quando este quebrar o valor dos 110.000... e deixar correr durante um ano com um stop loss (ou um trailing stop melhor ainda) no preço de entrada).
é obvio que isto é só uma opinião pessoal, completamente subjectiva da minha parte e não é uma recomendação de investimento financeiro. (particularmente se não tiveres experiencia em forex)

Registado: 25/5/2008 17:50

por RiscoCalculado » 15/5/2010 16:35

Era isto que eu estava a pensar, mas parece que a média será diária, por isso deverá mesmo ser inferior a 11,5%, ou está aqui algo que nao estou a ver?

É a volatilidade diária mas anualizada.

A fórmula está lá no prospecto
tb
Anexos
formula_EuroValor2011.bmp
formula_EuroValor2011.bmp (244.55 KiB) Visualizado 1949 vezes
"In my whole life, I have known no wise people over a broad subject matter area who didn't read all the time - none, zero" - Charlie Munger

"Entre os seres humanos, existe uma espécie de interacção que assenta não nos conhecimentos, nem sequer na falta de conhecimentos, mas no facto de não se saber quanto não se sabe ..." - John Kenneth Galbraith

Registado: 11/11/2008 18:23

Re: O que vos parece....esta aplicação?

por ambgoncalves » 15/5/2010 16:05

Chemical_one Escreveu:Que vos parece...esta aplicação?
[/code]

Começo já por dizer que não sei quais os montantes que pretendes investir, mas parece-me que isto é de longe mais interessante...

ABG

Registado: 13/3/2010 13:46

por RiscoCalculado » 15/5/2010 15:58

Algumas imagens (retiradas daqui onde se pode constatar que de facto dadas as volatilidades que as txs de câmbio têm exibido nos últimos tempos o mais provável é esse produto não pagar nada ao investidor

Imagem

Imagem

Com as txs de juro a níveis tão baixos não é possível esperar muito deste tipo de produtos.
Basicamente aquilo que o investidor prescinde de ganhar ( a tx de juro) é o "preço" que paga pela componente opcional que lhe dá direito à remuneração
variável. Logo, dado que se "arrisca" pouco não se pode esperar vir a ganhar muito.

Este em particular é capaz de ser bastante "mal" (ou não :roll: ...) "desenhado"
"In my whole life, I have known no wise people over a broad subject matter area who didn't read all the time - none, zero" - Charlie Munger

"Entre os seres humanos, existe uma espécie de interacção que assenta não nos conhecimentos, nem sequer na falta de conhecimentos, mas no facto de não se saber quanto não se sabe ..." - John Kenneth Galbraith

Registado: 11/11/2008 18:23

por Pata-Hari » 15/5/2010 14:20

Nota uma coisa, quando montados, o banco ganha uma margem sobre a montagem. É indiferente ao banco, do ponto de vista de lucro directo se depois a opção valoriza ou desvaloriza, uma vez montado o produto. Numa perspectiva mais alargada, o banco prefere que o cliente ganhe do que o cliente perca, dado que a margem que cobra na montagem é igual. Se o cliente ganhar, a probabilidade de voltar a comprar uma aplicação que dá margem ao banco é maior.

Claro está que o banco pode não ser particularmente "feliz" nas escolhas que faz de underlying... mas isso....
Administrador Fórum

por u3lk5 » 15/5/2010 14:00

djovarius Escreveu:Boas,

Querem jogar areia para as olhos !!

Desde quando a oscilação do EUR/JPY será inferior a 11,5%

Era isto que eu estava a pensar, mas parece que a média será diária, por isso deverá mesmo ser inferior a 11,5%, ou está aqui algo que nao estou a ver?

Eles são espertos. Ficam com capital para ganhar bom dinheiro. Como se sabe que o capital inicial é garantido, sabem que o pessoal não reclama:
"Eh, isto não deu nada, mas também não perdi e os DP pagam juros de treta" - dirão as pessoas no fim.

Há uns anos atrás, na primeira vez que o eur/usd negociou a 1,59 e andou nessa zona algum tempo, foi lancado um produto, em que o retorno seria igual á taxa de valorizacao do eur/usd a partir dessa data durante um ano.

Desde aí penso que em alguns casos estes produtos sao óptimos, mas para o pensamento contrário.

por Pata-Hari » 15/5/2010 13:30

Djo, isso também é injusto. A aplicação tem que ser montada e o capital tem que ser garantido com uma aplicação por detrás....
Administrador Fórum

por djovarius » 15/5/2010 12:25

Boas,

Querem jogar areia para as olhos !!

Desde quando a oscilação do EUR/JPY será inferior a 11,5%

Eles são espertos. Ficam com capital para ganhar bom dinheiro. Como se sabe que o capital inicial é garantido, sabem que o pessoal não reclama:
"Eh, isto não deu nada, mas também não perdi e os DP pagam juros de treta" - dirão as pessoas no fim.

Enfim :roll:

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por Jonhnd » 15/5/2010 12:21

Se bem percebo, a taxa de juro está dependente da oscilação do Euro em relação ao yen Japonês, o que é para mim um mau investimento.

Se a oscilação for menor que 11,5%, o investidor terá uma taxa pela diferença; se for maior a taxa será 0%. Nestes tempos conturbados que vivemos, parace-me reltivamente fácil haver uma oscilação superior a 11,5%, o que significará 0% de retorno.

Registado: 3/3/2010 17:42

por Pata-Hari » 15/5/2010 12:11

Acho engraçado chamar-se depósito a um estruturado. De facto, vale tudo.
Administrador Fórum

por u3lk5 » 15/5/2010 11:41

Olá,

obrigado pela dica.

Assim à primeira vista parece atractivo para quem é avesso ao risco.

Nao compreendi na totalidade como se calcula a rentabilidade.
Gostaria que alguém me explicasse melhor (um exemplo com números s.f.f.) como se calcula a taxa de retorno?
Quanto maior for a volatilidade, menor será a taxa de retorno?

Obrigado pelo vosso tempo e respostas.

O que vos parece....esta aplicação?

por Chemical_one » 15/5/2010 10:51

Eurovalor Maio 2011 - Produto Financeiro Complexo

Se pretende assumir alguma exposição ao mercado cambial, mas sem risco de capital, subscreva o depósito indexado Eurovalor Maio 2011.

Capital Mínimo
Poderá constituir o depósito indexado não mobilizável antecipadamente Eurovalor Maio 2011 a partir de € 1.000, em qualquer Agência da Caixa e no serviço Caixadirecta online.

Período de subscrição
De 7 a 28 de Maio de 2010, excepto se esgotar o montante em emissão.

Prazo
1 ano.
O depósito terá início a 31 de Maio de 2010, sendo que o seu vencimento ocorre a 31 de Maio de 2011.

Remuneração
A remuneração é variável e será paga na data de vencimento.
A taxa de remuneração é o resultado da diferença entre 11,5% e a volatilidade que a taxa de câmbio EUR/JPY venha a registar no período de observação (de 31/05/2010 a 24/05/2011). No máximo a taxa de remuneração será de 11,342% (TANB*), caso a taxa de câmbio não registe qualquer variação (i.e. a volatilidade seja 0%), e no mínimo, a taxa de remuneração será de 0%, caso a volatilidade seja igual ou superior a 11,5%.

No caso deste depósito a volatilidade é calculada como o valor anualizado da variação média diária desta taxa de câmbio no período de observação.

*TANB – Taxa Anual Nominal Bruta
Dias úteis Target, Modified Following

Pagamento de rendimentos
A remuneração será creditada na conta à ordem, com o reembolso do capital, com data de 31 de Maio de 2011.

Liquidez
Depósito não mobilizável antecipadamente.

Dado que...
-> A logo prazo tenho uma aversão por depósitos a prazo.
-> No médio prazo dou preferência a capital garantido.
-> A relação valor investido/rentabilidade (1000 possível retorno de 11%)
-> Diversificação de investimentos
-> O pânico do euro já está instalado 365 antes e também aqui, penso que ocorrerá a médio prazo "A Subida que ninguém Acredita".

Que vos parece...esta aplicação?

BN,

Chemical_one

[/code]

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69 e 76 visitantes