Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Off-Topic - A "farsa" dos combustiveis...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Existem fortes suspeitas de cartelizac,ao...

por bboniek33 » 16/5/2010 14:32

Quero_ser_Rico Escreveu:
bboniek00 Escreveu:Debato a questao a niivel especulativo como muitos outros assuntos sao aqui debatidos.

Na minha opinião um Forum serve apenas para quem não sabe aprende, quem sabe alguma coisa aprende mais e quem sabe muito ensina, e não para falar de assuntos económicos como se faz num café.

Por vezes chamam-lhe de Humilldade.

Bons negócios.[/b]

?
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

Re: Existem fortes suspeitas de cartelizac,ao...

por Quero_ser_Rico » 16/5/2010 11:12

bboniek00 Escreveu:Debato a questao a niivel especulativo como muitos outros assuntos sao aqui debatidos.

Na minha opinião um Forum serve apenas para quem não sabe aprende, quem sabe alguma coisa aprende mais e quem sabe muito ensina, e não para falar de assuntos económicos como se faz num café.

Por vezes chamam-lhe de Humilldade.

Bons negócios.[/b]
Apenas mais uma opinião

Registado: 18/4/2010 2:10

por Lion_Heart » 16/5/2010 5:16

Ultimas de Espanha:

Gasolina a 1.20 , Gasoleo a 1.12 .

Iva continua a 4 , 7 e 16 . Para o mês que vem sobe.

Para o Socrates:

A coca-cola continua mais barata em Espanha mesmo com um Iva superior.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

Re: Questao de estilo, tambem.

por bboniek33 » 16/5/2010 1:33

MarcoAntonio Escreveu:O meu post deprecia a AR tanto quanto o teu pois essencialmente dissemos o mesmo:

MarcoAntonio Escreveu:(...) dado que inevitavelmente alguns deles têm de estar a dizer asneira!...

bboniek00 Escreveu:Sim, ouve-se ali muita atoarda.

E de resto, não julgo que haja mais alguma coisa a dizer...

Mais nada a dizer.
Imagem

Re: Questao de estilo, tambem.

por MarcoAntonio » 16/5/2010 1:29

O meu post deprecia a AR tanto quanto o teu pois essencialmente dissemos o mesmo:

MarcoAntonio Escreveu:(...) dado que inevitavelmente alguns deles têm de estar a dizer asneira!...

bboniek00 Escreveu:Sim, ouve-se ali muita atoarda.

E de resto, não julgo que haja mais alguma coisa a dizer...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Questao de estilo, tambem.

por bboniek33 » 16/5/2010 1:20

MarcoAntonio Escreveu:Mas bboniek, se tivesses inicialmente escrito um post nesta linha, eu não teria dito absolutamente nada!

Ter suspeições, especular sobre a possibilidade, é legítimo.

Acusar (especialmente da forma que fizeste) sem explicar nada, não e tu já conheces a casa há tempo suficiente para sabê-lo!

Caro MarcoAntonio, o meu post saiu como uma espeecie de "aparte" num debate. Estou certo que os nossos co-foristas o entenderam, concordando ou nao com o que ele subentendia. Nem sempre pode esperar que os participantes queiram explicar, pelo menos na extensao e forma que o MarcoAntoonio deseja, as afirmac,oes que aqui produzem. Isto nao ee um tribunal. Nao sei se me fac,o entender.

Jaa as suas opinieos sobre a Assembleia da Repuublica me pareceram depreciativas e atee um tranto desrespeitosas. Sim, ouve-se ali muita atoarda. Coisas contraditoorias e injurias. Elas sao produzidas pelos nossos representantes que constituem um dos mais importantes orgaos de soberania. Reproduzir seja onde foor questoes que naquela casa sao discutidas deve merecer, no miinimo, a nossa atenc,ao.
Pareceu-me, no meio de vaarios dos seus reparos, uma certa desvalorizac,ao da Assembleia da Repuublica. Respeito a sua opiniao mas nao concordo com ela nem lhe vou pedir que se explique melhor sobre o conceito que tem sobre aquele orgao de soberania. Porquee ? Porque, mesmo por aquilo que nao disse se compreende o que quis dizer...

Isto ee a forma de nos entendermos sem formalismos que nemhum de noos aceitaria fora do contexto de autoridade concebiivel.

Sim. Posso especular. Sem provas. Posso chamar Ladroes aqueles que julgo roubarem os outros. E ouvir o parecer contraario dos que nao concordam.

Nada disso me perturba.
Imagem

por MarcoAntonio » 16/5/2010 1:07

Mas bboniek, se tivesses inicialmente escrito um post nesta linha, eu não teria dito absolutamente nada!

Ter suspeições, especular sobre a possibilidade, é legítimo.

Acusar (especialmente da forma que fizeste) sem explicar nada, não e tu já conheces a casa há tempo suficiente para sabê-lo!
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Existem fortes suspeitas de cartelizac,ao...

por bboniek33 » 16/5/2010 0:56

...entre as petroliferas.

Eu, caro MarcoAntonio, nao tenho provas.

Debato a questao a niivel especulativo como muitos outros assuntos sao aqui debatidos. Se o termo "Ladroes" o deixa incomodado, prefiro retiraa-lo do que ter que fazer uma dialeetica que considero estuupida sobre a minha afirmac,ao.

Ee o que vou fazer porque nao tenho paciencia para discutir a questao nos termos que propoe.
Imagem

Re: Leiam nos meus laabios:

por MarcoAntonio » 16/5/2010 0:37

bboniek00 Escreveu: O tiitulo do toopico ee:

O tópico, além do título, tem um conteúdo que inclui não só uma notícia como uma pergunta específica. Acontece que o conteúdo - ou pelo menos parte dele - está errado, bem como provavelmente a conclusão (o que na verdade só poderemos confirmar dentro de uns dias).

bboniek00 Escreveu:Isto diz-se nos cafees, na Assembleia da Repuublica e ficaraa, certamente, muito bem dito, mais uma vez, no Caldeirao.

Fico a partir de agora a saber a elevadíssima conta em que tens tudo o que é afirmado na Assembleia da República, ao ponto de sentires que a mera referência, o mero dito, é suficiente para te permitir dizer o que bem entenderes sem explicar/justificar o que quer seja.

O que é notável, dado que com frequência, na Assembleia da República tens individuos diferentes a dizerem precisamente o oposto uns dos outros. Talvez merecesse a pena pensares nisso antes de voltares a subscrever o que é dito lá por alguém, dado que inevitavelmente alguns deles têm de estar a dizer asneira!...

bboniek00 Escreveu: O que eu fiz foi reproduzir uma Acusac,ao.

Já que reproduziste a acusação, gostaria de ver a justificação. O Caldeirão não é local para "ecos", é um espaço de debate onde pedimos às pessoas que justifiquem o que dizem, seja o tema os combustiveis ou os mercados financeiros ou outra coisa qualquer...

Um post que diz:

L A D R O ES !

E uma justificação que se segue que basicamente se resume a:

"é o que se diz por aí..."

Não está aqui a fazer nada!
Imagem

Administrador Fórum

por bboniek33 » 16/5/2010 0:24

MarcoAntonio Escreveu:
bboniek00 Escreveu:
As companhias petroliferas fazem cartel e arranjam os prec,os, roubando os consumidores.

Nunca ouviu esta acusac,ao ?

Se jaa ouviu, pode explicar a sua pergunta ?

Acusar, qualquer um pode acusar. Especialmente quando na acusação não se utiliza um único número ou fundamento...

Especialmente à luz do presente tópico (que começou com a afirmação e previsão de uma jornalista que com bastante segurança digo que está equivocada e que os preços não vão realmente subir como afirma/antecipa) não percebo para que serve o teu insulto desprovido de sustentação.

Poderá ficar muito bem numa conversa de café. No Caldeirão não fica certamente!

O tiitulo do toopico ee:

'A "farsa" dos combustiiveis' porque se considera que nao ha razoes para o prec,o actual dos combustiiveis. Isto diz-se nos cafees, na Assembleia da Repuublica e ficaraa, certamente, muito bem dito, mais uma vez, no Caldeirao.

O que eu fiz foi reproduzir uma Acusac,ao. Chamar-lhe "insulto" ee uma apreciac,ao subjectiva sua.
Imagem

por MarcoAntonio » 16/5/2010 0:13

bboniek00 Escreveu:
As companhias petroliferas fazem cartel e arranjam os prec,os, roubando os consumidores.

Acusar, qualquer um pode acusar. Especialmente quando na acusação não se utiliza um único número ou fundamento...

Especialmente à luz do presente tópico (que começou com a afirmação e previsão de uma jornalista que com bastante segurança digo que está equivocada e que os preços não vão realmente subir como afirma/antecipa) não percebo para que serve o teu insulto desprovido de sustentação.

Poderá ficar muito bem numa conversa de café. No Caldeirão não fica certamente!
Imagem

Administrador Fórum

por bboniek33 » 16/5/2010 0:06

MarcoAntonio Escreveu:
bboniek00 Escreveu:L A D R O E S !

Podes explicar?

Imagem

por MarcoAntonio » 16/5/2010 0:00

bboniek00 Escreveu:L A D R O E S !

Podes explicar?
Imagem

Administrador Fórum

Leiam nos meus laabios:

por bboniek33 » 15/5/2010 23:59

(termo retirado voluntaariamente).
Editado pela última vez por bboniek33 em 16/5/2010 0:57, num total de 1 vez.
Imagem

Re: Off-Topic - A "farsa" dos combustiveis...

por MarcoAntonio » 15/5/2010 23:52

Quero_ser_Rico Escreveu:
Combustíveis sobem na próxima semana
Rita Paz
14/05/10 18:15

O comportamento dos mercados antecipa um aumento dos preços da gasolina e do gasóleo em Portugal na próxima semana.

Os preços praticados pelas gasolineiras têm como base a cotação média da gasolina e do gasóleo na semana anterior. Tendo em conta que, segundo dados da Bloomberg, ambos subiram esta semana - 3,86% e 4,23% respectivamente - antecipa-se um novo aumento dos preços dos combustíveis a partir de segunda-feira.

(...)

Não encontro sustentação para a afirmação da jornalista, provavelmente cometeu um lapso qualquer...

O mercado de referência para Portugal é o mercado ARA. Quando convertidos para euros e valor por litro, retirando os dados do site da EIA onde são actualizados semanalmente, os valores são os seguintes para a média da semana passada (entre parêntisis a média da semana anterior):

Gasóleo: 0.448 (0.458)
Gasolina: 0.441 (0.451)

Até meio desta semana os valores continuavam em baixa ligeira (0.444 e 0.435 respectivamente).

Vou colocar a actualização da evolução da margem bruta no tópico habitual...
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 15/5/2010 23:59, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

por Quimporta » 15/5/2010 8:27

Quero_ser_Rico Escreveu:
Obrigado mais uma vez.
Prometo que vou ler o romance do topico e ficar a perceber mais do assunto

Acho que fazes muito bem.
O que é giro é que o relatório que foi emitido pela autoridade da concorrência (demorou meses e terá saído bem caro) incorporou basicamente o mesmo raciocínio e as mesmas explicações do Marco, chegando também às mesmas conclusões.

Chapelada para o Marquinhos nesse excelente tópico. Também por isso é que é pago como um sultão para fazer estas coisas... :)
"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg

Registado: 9/5/2009 18:57

por Quero_ser_Rico » 15/5/2010 1:21

MarcoAntonio Escreveu:Quero_ser_rico, não te posso responder sem efectuar todos os cálculos e efectuar uma actualização como aquelas que vês nas últimas páginas do tópico (já agora, tu podes fazê-los tu próprio, ao longo do tópico tem várias explicações de como fazer e até onde ir buscar os dados, pois todos os dados importantes estão disponíveis ao público).

Obrigado mais uma vez.
Prometo que vou ler o romance do topico e ficar a perceber mais do assunto, ao fim ao ccabo nao quero ser acusado de ter falta de informação, esse bem tao precioso, e não ponho mais questões desnecessárias.

Bons negócios.
Apenas mais uma opinião

por MarcoAntonio » 15/5/2010 1:16

Quero_ser_Rico Escreveu:Ora se existe vários factores na criação do preço e um deles é o lag, quererá dizer que daqui por duas semanas o preço dos combustiveis terá tendência a descer, será isso?

Quero_ser_rico, não te posso responder sem efectuar todos os cálculos e efectuar uma actualização como aquelas que vês nas últimas páginas do tópico (já agora, tu podes fazê-los tu próprio, ao longo do tópico tem várias explicações de como fazer e até onde ir buscar os dados, pois todos os dados importantes estão disponíveis ao público).

Quero_ser_Rico Escreveu:Será apenas opinião publica, ou os preços dos combustiveis sobem mais depressa do que o que descem tendo em conta a evolução do preço da matéria prima?

É fruto de falta de informação, desinformação e deficiência de análise. As práticas durante as subidas e descidas são extremamente semelhantes...

Já agora, não é por nada mas o tópico é da minha autoria e não do tonirai.
:wink:
Imagem

Administrador Fórum

por Quero_ser_Rico » 15/5/2010 1:09

tonirai Escreveu:
Quero_ser_Rico Escreveu:Nunca percebi nada disto, se o petroleo esta a cair porque é que os preços dos combustiveis aumentam?

Bom, se és novo cá, se calhar este tópico ainda não te apareceu à frente:

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... highlight=

Dica:
Começa por ler o 1º post, que foi actualizado com resumos de forma a responder a várias coisas e concentrar várias informações, nomeadamente às tuas dúvidas.
Boa leitura! :wink:

Não obstante os outros esclarecimentos também importantes, obrigado pela ajuda.

Ora se existe vários factores na criação do preço e um deles é o lag, quererá dizer que daqui por duas semanas o preço dos combustiveis terá tendência a descer, será isso?
Será apenas opinião publica, ou os preços dos combustiveis sobem mais depressa do que o que descem tendo em conta a evolução do preço da matéria prima?

Obrigado.

Bons negócios.
Apenas mais uma opinião

por MarcoAntonio » 15/5/2010 0:55

Quero_ser_rico, o petróleo não é o único factor a considerar. O euro-dolar também está a cair fortemente. Fazer estimativas/antecipações para o preço dos combustíveis é bastante mais do que olhar para o preço do petróleo em dolares...

Em todo o caso tens o tópico que já te indicaram e que tem quase 100 páginas bem como actualizações bem recentes onde podes verificar como têm variado as margens brutas nos combustíveis ao longo de cerca de 3/4 anos, com consideração de todos os factores importantes/relevantes e explicações detalhadas (durante muito tempo fiz uma análise semanal, actualmente só faço actualizações pontuais).
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 15/5/2010 0:49

Elias Escreveu:
Quero_ser_Rico Escreveu:Nunca percebi nada disto, se o petroleo esta a cair porque é que os preços dos combustiveis aumentam?

Há um delay de duas semanas entre os preços no mercado e os preços na bomba.

A queda do crude é recente.

Actualmente o delay é de apenas uma semana (foi de duas semanas até Dezembro de 2007 e passou a uma semana a partir de Janeiro de 2008).

A parte "interessante" é que durante aqueles anos todos de subida, o delay era maior e ninguém se queixava ao estilo "então os preços não sobem na bomba? E quandos sobe, sobe tão pouco?"
:mrgreen: :wink:

O delay mais curto já só apanhou o último meio ano de subida e depois a descida toda (nota: os meus gráficos já descontam esse factor).
Imagem

Administrador Fórum

por tonirai » 14/5/2010 23:16

Bom, se és novo cá, se calhar este tópico ainda não te apareceu à frente:

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... highlight=

Dica:
Começa por ler o 1º post, que foi actualizado com resumos de forma a responder a várias coisas e concentrar várias informações, nomeadamente às tuas dúvidas.
Boa leitura! :wink:

Registado: 19/4/2007 18:26

por Elias » 14/5/2010 23:06

Há um delay de duas semanas entre os preços no mercado e os preços na bomba.

A queda do crude é recente.

Registado: 5/11/2002 12:21

Off-Topic - A "farsa" dos combustiveis...

por Quero_ser_Rico » 14/5/2010 23:02

Boas foristas,

Aqui vai uma bela noticia... para quem anda a pé.

Combustíveis sobem na próxima semana
Rita Paz
14/05/10 18:15

O comportamento dos mercados antecipa um aumento dos preços da gasolina e do gasóleo em Portugal na próxima semana.

Os preços praticados pelas gasolineiras têm como base a cotação média da gasolina e do gasóleo na semana anterior. Tendo em conta que, segundo dados da Bloomberg, ambos subiram esta semana - 3,86% e 4,23% respectivamente - antecipa-se um novo aumento dos preços dos combustíveis a partir de segunda-feira.

Nos postos de combustível, o litro de gasóleo custa actualmente cerca de 1,199 euros, enquanto o preço da gasolina ronda os 1,429 euros por litro.

De acordo com o último relatório de Bruxelas, depois de impostos, o preço médio da gasolina 95 octanas praticado em Portugal é o sexto mais caro em toda a União Europeia. Já o gasóleo é o 13ª mais caro entre os 27 países do espaço comunitário.

Mas se o petroleo continua a cair...

Wall Street tomba 2%, petróleo afunda 4%
Margarida Vaqueiro Lopes
14/05/10 21:15

As praças americanas tombaram 2%perante os receios em torno da zona euro. Os preços do petróleo também estão em forte queda.

O índice industrial Dow Jones recuou 1,51% para 10.620,16 pontos, enquanto o tecnológico Nasdaq cedeu 1,98%. No mesmo sentido, o S&P 500 regrediu 1,88% com todos os sectores representados a apresentarem perdas. A Alcoa, por exemplo, escorregou 3,67% e a Exxon caiu 1,85%.

A penalizar o sentimento dos investidores esteve, durante toda a sessão, tanto na Europa como nos EUA, os receios de que as novas medidas anti-défice apresentadas na zona euro - em países como Portugal, Espanha, Grécia e Reino Unido -, possam travar o crescimento económico europeu, atrasar a retoma mundial e, ao mesmo tempo, congelar os mercados de crédito.

A ressentir-se desta incerteza está também a moeda única europeia que está hoje em mínimos de mais de quatro anos, a valer 1,2359 dólares. Esta valorização do dólar penaliza, por seu turno, os preços do petróleo. O barril de crude segue a deslizar 3,83% para 71,55 dólares, enquanto o preço do barril de ‘brent', a referência para Portugal, recua 3,66% para 77,18 dólares, em Londres.

Nunca percebi nada disto, se o petroleo esta a cair porque é que os preços dos combustiveis aumentam?

Eu sei o que é o lucro mas nunca pensei que fosse algo muito tentador...

Bons negócios.
Apenas mais uma opinião

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bigest, Google [Bot], HFCA, Jonas74, Kury Yozo, m-m e 230 visitantes