Re: esquema ponzi

lunas99 Escreveu:A Alemanha e França podem comprometer os seus "ratings" AAA , com o plano de estabilização do euro, no valor de 750 mil milhões de euros, que poderá obrigar os dois países a financiarem dívida de Estados com menor qualidade de crédito. A advertência vem de um estratega do UniCredit, que vê semelhanças entre o plano europeu e o "esquema Ponzi".
Hugo Paula
hugopaula@negocios.pt
A Alemanha e França podem comprometer os seus "ratings" AAA , com o plano de estabilização do euro, no valor de 750 mil milhões de euros, que poderá obrigar os dois países a financiarem dívida de Estados com menor qualidade de crédito. A advertência vem de um estratega do UniCredit, que vê semelhanças entre o plano europeu e o “esquema Ponzi”.
A União Europeia e o Fundo Monetário Internacional delinearam um plano empréstimos com a finalidade de travar o ataque ao euro e aos títulos de dívida dos países do Sul da Europa, que ameaçava levar Portugal, Espanha e Grécia ao incumprimento. Como parte do plano de apoio, os bancos centrais da Alemanha, de França e de Itália começaram ontem a intervir no mercado secundário de obrigações soberanas, comprando-as a bancos.
O pacote "é uma espécie de esquema Ponzi ao mais alto nível", refere o estratega do UniCredit, Stefan Kolek, à Bloomberg. Isto porque arrisca gerar mais endividamento "em vez de cortar [o nível de] dívida, na medida que obriga países europeus a comprar dívida dos Estados mais problemáticos”.
Ontem, as taxas de juro das obrigações de países como Portugal, Espanha e Grécia desceram fortemente, enquanto os juros das obrigações alemãs subiram. O custo de proteger a dívida pública caiu nos três países que maiores pressões sofreram nas últimas semanas no mercado de obrigações.
Um “esquema Ponzi” é um investimento fraudulento, em que o retorno dos investimento é pago com dinheiro dos próprios investidores ou de investidores subsequentes. Deve o seu nome a Charles Ponzi, que se notabilizou por montar uma destas fraudes no início dos anos 20. in "jornal negocios"
Como será possível considerar a conjectura económica favorável a um crescimento sustentado da economia mundiaL?
Está-se a pagar dívida basicamente com a criação de mais dívida.
Daqui a semanas quando os indicadores económicos se começarem a reportar a abril e maio aí realmente teremos a percepção da verdadeira realidade que se nos depara.
Ou acham que este irresolúvel problema da dívida soberana não irá reflectir-se na confiança dos consumidores dos empresários que por sua vez levará a quebras do consumo estagnação na criação de postos de trabalho poder de compra a dimin uir em virtude de cortes de sal+ários aumento de impostos e o consequente ciclo vicioso que a economnia acabará por cair. E já não estamos a falar só de Portugal
Abraço
P.STalvez a Nasa encontre vida em marte e que os marcianos desenrasquem mais uns triliões .
Creio que a solução encontrada entre os estados europeus não é andarem uns a emprestar aos outros de forma a tapar buracos...
Acho que o objectivo é emprestarem uns aos outros para garantir uma estabilização dos juros para aqueles que estão mais fragilizados, como Portugal e assim estabilizar o euro...
Neste momento e pelas taxas que hoje estavam para Portugal, parece que o "acto" de confiança está a resultar...