.....Hmmm e agora!?
8 mensagens
|Página 1 de 1
Re: Muito obrigado!
tncm Escreveu:PS. A minha área de formação (artística) não podia estar mais longe das àreas da economia e finanças. Mas cá estou por gosto. E aliás, sabiam que o Igor Stravinsky (o compositor) era um financeiro de primeira!?
foi graças ao crash de 1929 que temos os irmãos marx a fazer cinema - o groucho faliu nessa altura - faziam apenas teatro; tiveram de se virar ... para o cinema

Muito obrigado!
Elias, Rsacramento,
Muito boas questões... acho que vou ter de pensar um bocado nesse assunto...
Em relação ás perdas a assumir, acho que não quero assumir algumas,
tal como toda a gente... mas neste ponto, e considerando a capitalização dos dividendos já obtidos, o saldo da minha carteira anda perto dos 0%. Menos mal... mesmo sabendo que amanhã os mercados corrigem para baixo...
A percentagem do capital investido em bolsa já tinha sido predefinido por mim como 20% dos meus activos, não mais...
A questão de investir por um ano tem que ver com a calendarização-tipo para os depósitos a prazo (sei que deve soar a parvoíce!) É uma baliza mental apenas.
Obrigado pela vossa colaboração, as vossas questões estruturam uma boa estratégia para quem começa na bolsa! Basta encontrar respostas para cada item que começa a fazer-se luz e a desenhar-se uma táctica.
Agora tenho de refletir, procurar, interpretar e procurar responder às vossas pertinentes perguntas.
PS. A minha área de formação (artística) não podia estar mais longe das àreas da economia e finanças. Mas cá estou por gosto. E aliás, sabiam que o Igor Stravinsky (o compositor) era um financeiro de primeira!?
Muito boas questões... acho que vou ter de pensar um bocado nesse assunto...
Em relação ás perdas a assumir, acho que não quero assumir algumas,

A percentagem do capital investido em bolsa já tinha sido predefinido por mim como 20% dos meus activos, não mais...
A questão de investir por um ano tem que ver com a calendarização-tipo para os depósitos a prazo (sei que deve soar a parvoíce!) É uma baliza mental apenas.
Obrigado pela vossa colaboração, as vossas questões estruturam uma boa estratégia para quem começa na bolsa! Basta encontrar respostas para cada item que começa a fazer-se luz e a desenhar-se uma táctica.
Agora tenho de refletir, procurar, interpretar e procurar responder às vossas pertinentes perguntas.
PS. A minha área de formação (artística) não podia estar mais longe das àreas da economia e finanças. Mas cá estou por gosto. E aliás, sabiam que o Igor Stravinsky (o compositor) era um financeiro de primeira!?

Re: Em certa medida...
tncm Escreveu:A minha entrada deveu-se a 3 factores:
1º Gosto pelos mercados
2º Diversificação da minha carteira de investimentos (tenho obrigações e seguros de capitalização, produtos de risco menor)
3º Como os Depósitos a prazo estão a dar misérias e como o capital que tinha não iria ser preciso durante muito tempo, optei pela bolsa, e deste modo poder esperar até ter bons lucros.
Agora a parte da mão à palmatória, eu já estive a ganhar cerca de 1000€ (em março) com esta carteira e não vendi... e agora já aprendi que se deve saber sair na altura certa e que quem tudo quer tudo perde.
Outro factor... é claro que a conjuntura internacional até assusta, mas eu acho que esta onda alarmista e de tendência de venda nestes últimos tempo é que provocou uma quota parte deste "crash"
das últimas semanas, daí a minha insistência em não embarcar nessa "onda".
Obrigado Canguru pelo teu feedback! É óbvio que sou um iniciado com imensas lacunas na minha estratégia, mas por algum lado se tem de começar
Hmmm e agora!?
agora, porque não esboçar um plano?
que % da carteira aloco a cada investimento?
qual o máximo que estou disposto a perder em cada activo?
qual o máximo que estou disposto a estar a perder num dado momento?
qual o valor a partir do qual decido que saio com perdas (a coisa não ter corrido de feição)?
qual o valor a partir do qual realizo mais valias?
e por aí fora
se fores acompanhando este fórum encontrarás muitos tópicos sobre gestão do investimento, ou money management (ou então fazes aqui umas pesquisas)
nota que isto é apenas um esboço daquilo que precisas de delinear

menos é mais
tncm,
Escreves que a tua intenção inicial era manter a carteira durante um ano.
Face às dúvidas que apresentas, acho que deves encontrar as respostas para estas questões:
1 - Porque é que decidiste investir a um ano?
2 - Os pressupostos que te levaram a decidir manter os investimentos por um ano, mantêm-se válidos? Se sim, não deve haver motivo para preocupação; se não se mantêm válidos, é importante perceberes o que é que se alterou.
Espero que isto ajude.
1 abraço,
Elias
Escreves que a tua intenção inicial era manter a carteira durante um ano.
Face às dúvidas que apresentas, acho que deves encontrar as respostas para estas questões:
1 - Porque é que decidiste investir a um ano?
2 - Os pressupostos que te levaram a decidir manter os investimentos por um ano, mantêm-se válidos? Se sim, não deve haver motivo para preocupação; se não se mantêm válidos, é importante perceberes o que é que se alterou.
Espero que isto ajude.
1 abraço,
Elias
- Registado: 5/11/2002 12:21
Em certa medida...
A minha entrada deveu-se a 3 factores:
1º Gosto pelos mercados
2º Diversificação da minha carteira de investimentos (tenho obrigações e seguros de capitalização, produtos de risco menor)
3º Como os Depósitos a prazo estão a dar misérias e como o capital que tinha não iria ser preciso durante muito tempo, optei pela bolsa, e deste modo poder esperar até ter bons lucros.
Agora a parte da mão à palmatória
, eu já estive a ganhar cerca de 1000€ (em março) com esta carteira e não vendi... e agora já aprendi que se deve saber sair na altura certa e que quem tudo quer tudo perde.
Outro factor... é claro que a conjuntura internacional até assusta, mas eu acho que esta onda alarmista e de tendência de venda nestes últimos tempo é que provocou uma quota parte deste "crash"
Obrigado Canguru pelo teu feedback! É óbvio que sou um iniciado com imensas lacunas na minha estratégia, mas por algum lado se tem de começar
1º Gosto pelos mercados
Agora a parte da mão à palmatória

Re: .....Hmmm e agora!?
tncm Escreveu: Mas agora que acham, é altura de saltar fora, pois este momento será de uma euforia passageira, e amanhã corrigirá em baixa, ou mantenho-me com o plano original?
Eu estou mais inclinado a manter-me no plano original.
Pelos vistos não tens planos, senão essa questão não vinha à tona. Um plano de trading é algo rígido e inquestionável.
Reparei que te deste mal com os downdraws atingidos, pelo que deves repensar a estratégia.
Na dúvida deve sair-se, porque voltar é fácil.
.....Hmmm e agora!?
Bom dia, esta é a minha primeira participação no fórum... tenho estado mudo e calado desde que me registei, somente lendo e (tentando) aprender.
Desde já os meus agradecimentos gerais a toda a comunidade do fórum...
Então aqui vai a minha questão. Como constitui a minha carteira antes desta revolução toda, tenho andado a levar no pêlo. Mas tenho resistido ao contágio dos receios e não vendi ao desbarato... Cheguei a estar a perder quase 2000€ e hoje quase que recuperei o valor original da minha carteira (38% BCP a 0,73€, 40% EDP a 2,94 (má compra) e 22% BES em dois momentos, a 3,85
e a 3,52)...
A minha intenção desde sempre era manter esta carteira durante cerca de um ano... Mas agora que acham, é altura de saltar fora, pois este momento será de uma euforia passageira, e amanhã corrigirá em baixa, ou mantenho-me com o plano original?
Desculpem a "leiguice" desta questão mas é que esta minha incursão pela bolsa é simplesmente por gosto (acompanhei os mercados durante 1 ano antes de estar seguro de entrar) e a minha formação na àrea financeira é escassa.
Cumprimentos a todos!
Um bom dia
Desde já os meus agradecimentos gerais a toda a comunidade do fórum...
Então aqui vai a minha questão. Como constitui a minha carteira antes desta revolução toda, tenho andado a levar no pêlo. Mas tenho resistido ao contágio dos receios e não vendi ao desbarato... Cheguei a estar a perder quase 2000€ e hoje quase que recuperei o valor original da minha carteira (38% BCP a 0,73€, 40% EDP a 2,94 (má compra) e 22% BES em dois momentos, a 3,85

A minha intenção desde sempre era manter esta carteira durante cerca de um ano... Mas agora que acham, é altura de saltar fora, pois este momento será de uma euforia passageira, e amanhã corrigirá em baixa, ou mantenho-me com o plano original?
Desculpem a "leiguice" desta questão mas é que esta minha incursão pela bolsa é simplesmente por gosto (acompanhei os mercados durante 1 ano antes de estar seguro de entrar) e a minha formação na àrea financeira é escassa.
Cumprimentos a todos!
Um bom dia
8 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado: