Bonança depois da tempestado ou olho do furacão?
HCC Escreveu:HCC escreveu:
Depois de ter analisado um pouco a crise de 1930, penso que o comportamento das bolsas está a ser muito semelhante e embora não aposte acredito que no máximo na próxima semana os problemas de fundo deverão ressurgir e voltaremos ás quedas contínuas.
Bull Bull escreveu:
Não podemos comparar este período com os dos 1930 no que toca a movimentos na bolsa, visto o método de negociação e o acesso á informação ser muito diferente
Totalmente de acordo, no entanto, isto parece um filme daqueles dos jovens que escapam de um acidente fatal e depois a morte persegue até que se cumpra o seu destino.
A crise actual embora com muitas diferenças em termos de decisões e aspectos económicos e financeiros, graficamente parece ter muitas semelhanças com crises anteriores, resta saber qual o seu desenvolvimento ao longo do tempo.
Mas apesar de eu não querer acreditar que o nosso destino esteja traçado pelo desenrolar dos acontecimentos começo a ficar com dúvidas sobre se a história não se irá repetir uma vez mais.
É engraçado que muitos erros da história se voltam a repetir, isto porque tudo funciona como uma balança que podemos aplicar a inúmeras coisas, seja na política, na natureza, na economia, na liberdade, etc... ou seja, tudo tem vantagens e desvantagens... até mesmo o euro-milhões...

Mesmo que os mercados tenham meios de controlo dos títulos, isso não dá o controlo sobre as pessoas, sobre os rumores ou sobre os medos, independentemente da informação existente no mercado...
Se tudo fosse lógico as pessoas não venderiam quando as acções tocam no seu mínimo histórico pois nessa altura obrigatoriamente quem vendesse venderia a perder... e como os mercados nos mostram isso não acontece e as pessoas vendem na mesma...
- Registado: 7/4/2007 17:13
Parece que se vai dirigir o receio da dívida pública para o Japão
Japan not next Greece
http://www.asiaone.com/Business/News/St ... 15815.html
Japan not next Greece
http://www.asiaone.com/Business/News/St ... 15815.html
- Registado: 18/2/2010 12:39
HCC escreveu:
Depois de ter analisado um pouco a crise de 1930, penso que o comportamento das bolsas está a ser muito semelhante e embora não aposte acredito que no máximo na próxima semana os problemas de fundo deverão ressurgir e voltaremos ás quedas contínuas.
Bull Bull escreveu:
Não podemos comparar este período com os dos 1930 no que toca a movimentos na bolsa, visto o método de negociação e o acesso á informação ser muito diferente
Totalmente de acordo, no entanto, isto parece um filme daqueles dos jovens que escapam de um acidente fatal e depois a morte persegue até que se cumpra o seu destino.
A crise actual embora com muitas diferenças em termos de decisões e aspectos económicos e financeiros, graficamente parece ter muitas semelhanças com crises anteriores, resta saber qual o seu desenvolvimento ao longo do tempo.
Mas apesar de eu não querer acreditar que o nosso destino esteja traçado pelo desenrolar dos acontecimentos começo a ficar com dúvidas sobre se a história não se irá repetir uma vez mais.
2010/05/11 11:26
|psi| FMI »» FMI mantém previsão de fraco crescimento para Portugal. O FMI continua a acreditar assim que Portugal vai crescer este ano menos de metade do previsto pelo Governo, dado que no PEC foi inscrito um valor de 0,7%.
|psi| FMI »» Quanto ao défice, a instituição liderada por Dominique Strauss-Kahn estima que Portugal atinja os 8,8% no final do ano, acima do objectivo do Governo que anunciou no passado fim-de-semana a meta de 7,3% em 2010.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Um ponto de vista interessante do qual partilho. Nem mesmo eu conseguia expressar-me melhor!
O Departamento de Estudos Económicos e Financeiros do Banco BPI elaborou um comentário de mercado sobre a actual situação dos mercados financeiros.
Tempos interessantes
A crise grega evidencia os trabalhos de Hércules para os países desenvolvidos nos próximos anos. Após a crise do financiamento imobiliário e a crise financeira, minimizadas pelo auxílio prestado pelos estados mediante programas de estímulo económico, chega o momento da crise da dívida dos Estados. A resolução é inescapável, na medida em que não existe outro financiador de último recurso. Deste modo, resta a possibilidade de inflacionar a economia ou gerir um fenómeno de muito baixo crescimento para sustentar o processo de desalavancagem dos sectores público e privado. O retorno da inflação é difícil em países sem controlo directo da política monetária e cambial como no caso dos membros da UEM; portanto, a solução pode radicar num período prolongado de expansão medíocre. Por outro lado, mesmo em países como os EUA, inflacionar a economia pode revelar-se uma tarefa de execução mais exigente, dificultada por elevados níveis de endividamento de Estados e particulares e estrutu ras de balanço dos bancos fragilizadas. O próximo passo da crise iniciada em 2007 relaciona-se com a resolução da crise da dívida soberana e, neste momento, poderemos estar somente no fim do princípio.

O Departamento de Estudos Económicos e Financeiros do Banco BPI elaborou um comentário de mercado sobre a actual situação dos mercados financeiros.
Tempos interessantes
A crise grega evidencia os trabalhos de Hércules para os países desenvolvidos nos próximos anos. Após a crise do financiamento imobiliário e a crise financeira, minimizadas pelo auxílio prestado pelos estados mediante programas de estímulo económico, chega o momento da crise da dívida dos Estados. A resolução é inescapável, na medida em que não existe outro financiador de último recurso. Deste modo, resta a possibilidade de inflacionar a economia ou gerir um fenómeno de muito baixo crescimento para sustentar o processo de desalavancagem dos sectores público e privado. O retorno da inflação é difícil em países sem controlo directo da política monetária e cambial como no caso dos membros da UEM; portanto, a solução pode radicar num período prolongado de expansão medíocre. Por outro lado, mesmo em países como os EUA, inflacionar a economia pode revelar-se uma tarefa de execução mais exigente, dificultada por elevados níveis de endividamento de Estados e particulares e estrutu ras de balanço dos bancos fragilizadas. O próximo passo da crise iniciada em 2007 relaciona-se com a resolução da crise da dívida soberana e, neste momento, poderemos estar somente no fim do princípio.
Cumpts.
Trisquel
A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.
Trisquel
A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.
Pata-Hari Escreveu:porquoi?
Por muitos e variadíssimos motivos:
1º Andei a acumular BCP em torno dos 0,60-0,62 depois de uma entrada bem feita em torno dos 0,70 mas, por razões várias, não tinha conseguido sair antes de vir por aí abaixo. Ontem entendi que era altura de fechar a 0,706;
2º De igual modo, "ataquei" a EDP nos últimos dias da semana passada, graças às fortes quedas e a piscar o olho a um dividendo fabuloso. Alguma vez eu acreditaria no jackpot de ontem? Entendi fechar totalmente a posição.
Recuperei 15%, o que já me deixa bastante satisfeito. E parece-me que, em termos fundamentais, nada se alterou com o plano anunciado. The big picture, quero eu dizer. Logo, aproveitei para encaixar o que estava à mão de semear e ver para onde vamos.
Por outro lado, como estou numa fase da vida cheia de trabalho e sem grande disponibilidade, para além das falhas de internet como ontem a partir de determinada altura à tarde, tendo perdido a abertura, achei mais prudente reduzir a exposição ao segmento accionista. Tanto mais que estou à beira de mudar radicalmente de vida pelo que prefiro ter dinheiro no banco e poucas preocupações.
Nunca te contei a história de ter vários papeis em carteira e precisamente no dia em que eu ia viajar para Lisboa o mercado ter-se desmoronado e eu a ver na SICNotícias no aeroporto em Luanda sem acesso à internet?!
Um abraço,
MozHawk
Axel Weber
Compra de obrigações pelo BCE representa um risco "significativo"
Axel Weber, presidente do Bundesbank e membro do Conselho de Governadores do Banco Central Europeu, alertou hoje que a compra de dívida pública por parte da autoridade monetária, representa um risco "significativo".
--------------------------------------------------------------------------------
Jornal de Negócios Online
negocios@negocios.pt
Axel Weber, presidente do Bundesbank e membro do Conselho de Governadores do Banco Central Europeu, alertou hoje que a compra de dívida pública por parte da autoridade monetária, representa um risco “significativo”.
Em declarações ao jornal alemão Boersen-Zeitung, Weber afirmou que é preciso colocar estes riscos “tão baixos quanto possíveis” e é por isso que “estas compras serão limitadas”.
O BCE, no âmbito do pacote de ajuda ontem aprovado pela união Europeia para travar o ataque ao euro, decidiu intervir no mercado obrigacionista, comprando dívida pública.
O presidente do Banco Central Europeu indicou hoje que a decisão da autoridade monetária em avançar com a compra de obrigações dos estados europeus não recolheu o apoio de todos os 22 membros do Conselho de Governadores.
Depois do anúncio da autoridade monetária europeia, o banco central alemão e o seu homólogo francês anunciaram que estão no mercado a comprar títulos de dívida pública, no quadro das medidas de emergência anunciadas pelos Governos da Zona Euro e pelo BCE, para garantir a estabilidade da união monetária europeia.
Eles fizeram o acordo...mas parece que as divergências são muitas.
vamos ver até quando trabalham as "rotativas" do euro.
- Registado: 23/1/2006 23:54
Vejam bem este artigo
É nisto que estamos metidos
http://www.zerohedge.com/article/jim-rickards-goldman-can-create-shorts-faster-europe-can-print-money[url][/url]
É nisto que estamos metidos
http://www.zerohedge.com/article/jim-rickards-goldman-can-create-shorts-faster-europe-can-print-money[url][/url]
- Registado: 8/1/2010 12:53
FMI
Pacote de ajuda europeu é "morfina" para os mercados
Marek Belka, director do departamento europeu do FMI, disse que o fundo aprovado pela União Europeia para conter a crise de dívida soberana vai actuar como "morfina" para os mercados.
Joana Gonçalves
jgoncalves@negocios.pt
Marek Belka, director do departamento europeu do FMI, disse que o fundo aprovado pela União Europeia para conter a crise de dívida soberana vai actuar como “morfina” para os mercados.
O pacote de “poderá acalmar os mercados no momento”, afirmou Belka, citado pela Bloomberg, numa conferência sobre a economia mundial.
“Obviamente que o pacote não é uma solução a longo prazo. É uma espécie de morfina que estabiliza o doente (...) e a medicação e o tratamento real tem que vir”, afirmou director do departamento europeu do FMI.
Um fundo no valor de 750 mil milhões de euros foi aprovado pela União Europeia para emprestar aos países em risco de entrarem numa situação de incumprimento.
Pacote de ajuda europeu é "morfina" para os mercados
Marek Belka, director do departamento europeu do FMI, disse que o fundo aprovado pela União Europeia para conter a crise de dívida soberana vai actuar como "morfina" para os mercados.
Joana Gonçalves
jgoncalves@negocios.pt
Marek Belka, director do departamento europeu do FMI, disse que o fundo aprovado pela União Europeia para conter a crise de dívida soberana vai actuar como “morfina” para os mercados.
O pacote de “poderá acalmar os mercados no momento”, afirmou Belka, citado pela Bloomberg, numa conferência sobre a economia mundial.
“Obviamente que o pacote não é uma solução a longo prazo. É uma espécie de morfina que estabiliza o doente (...) e a medicação e o tratamento real tem que vir”, afirmou director do departamento europeu do FMI.
Um fundo no valor de 750 mil milhões de euros foi aprovado pela União Europeia para emprestar aos países em risco de entrarem numa situação de incumprimento.
Cumpts.
Trisquel
Trisquel
Actualmente quem quer descer impostos, construir ou prolongar a vida de centrais nucleares, perde eleições.
Há! Não estou a escrever sobre Portugal.
Artido completo no der spiegel
http://dn.sapo.pt/inicio/globo/interior ... cao=Europa
Há! Não estou a escrever sobre Portugal.
Artido completo no der spiegel
http://dn.sapo.pt/inicio/globo/interior ... cao=Europa
- Registado: 29/11/2007 4:15
Moody's cae un 8% en Wall Street ante una posible denuncia de la SEC
Las acciones de Moody's Corporation, matriz de la agencia de calificación crediticia, sufren una severa caída superior al 8% en la Bolsa de Nueva York después de que la entidad informara de que ha recibido una notificación del regulador estadounidense sobre la posible presentación de cargos en relación con la solicitud presentada hace tres años por parte de la agencia para registarse como entidad de rating a nivel nacional...
http://www.eleconomista.es/flash/notici ... a-SEC.html
Las acciones de Moody's Corporation, matriz de la agencia de calificación crediticia, sufren una severa caída superior al 8% en la Bolsa de Nueva York después de que la entidad informara de que ha recibido una notificación del regulador estadounidense sobre la posible presentación de cargos en relación con la solicitud presentada hace tres años por parte de la agencia para registarse como entidad de rating a nivel nacional...
http://www.eleconomista.es/flash/notici ... a-SEC.html
HCC Escreveu:Depois de ter analisado um pouco a crise de 1930, penso que o comportamento das bolsas está a ser muito semelhante e embora não aposte acredito que no máximo na próxima semana os problemas de fundo deverão ressurgir e voltaremos ás quedas contínuas.
O mercado anda todo muito alvoroçado!
O movimento de hoje deve ser encarado como um "ponto de partida" a partir do qual o comportamento das acções poderá ser analisado de forma mais clara e objectiva.
Tão simples como: depois desta forte subida, a acção "X" manteve os ganhos nos dias seguintes ou despencou para valores próximos ao de sexta-feira, 7/Maio?
Amanhã muitos títulos irão corrigir. Com relação à esses só há uma coisa a fazer: manter-se há milhas de distância!
O movimento de hoje deve ser encarado como um "ponto de partida" a partir do qual o comportamento das acções poderá ser analisado de forma mais clara e objectiva.
Tão simples como: depois desta forte subida, a acção "X" manteve os ganhos nos dias seguintes ou despencou para valores próximos ao de sexta-feira, 7/Maio?
Amanhã muitos títulos irão corrigir. Com relação à esses só há uma coisa a fazer: manter-se há milhas de distância!
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian
Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"
Cartago Technical Analysis - Blog
Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"
Cartago Technical Analysis - Blog
- Registado: 20/1/2008 20:32
Ulisses Pereira Escreveu:Sublinhando o carácter singular do momento, ainda agora ouvia o Mark Haynes, na CNBC, a dizer que não se recorda, ao longo dos 30 anos que leva a acompanhar o mercado, de ver no NYSE de ver uma relação de 30 para 1 entre o número de acções que estão a subir e as que estão a descer.
Um abraço,
Ulisses
Uma Questão Inocente!
O pânico dá-se mais nas quedas (os longos) ou nas súbidas (os shorts), pergunto isto porque a comunidade de uns e outros requer experiências diferentes de mercado. Ou seja existe muita gente que não sabe que se pode shortar e tem títulos o inverso é quase impossível.
Cumpts.
Trisquel
Trisquel
Sublinhando o carácter singular do momento, ainda agora ouvia o Mark Haynes, na CNBC, a dizer que não se recorda, ao longo dos 30 anos que leva a acompanhar o mercado, de ver no NYSE de ver uma relação de 30 para 1 entre o número de acções que estão a subir e as que estão a descer.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
Pata-Hari Escreveu:trisquel, enquanto na sexta-feira muitas acções estavam a transaccionar na base de canais de tendencia, hoje estamos a meio desse canal. Logo... qualquer movimento numa direcção ou noutra, até à base ou topo do mesmo canal, é perfeitamente normal. Francamente, o trade de sexta quer pelos gráficos, quer pelas condições politicas, parece-me óbvio. Agora é esperar nova oportunidade semi-óbvia dentro dos mesmos canais.
Ok, Obrigado!
Cumpts.
Trisquel
Trisquel
Pois, por o meu sistema de trade me estar a proibir de negociar quase há 12 sessões, por execesso de volatilidade que obriga a alargar as colunas do excel, tenho estado a ver a banda passar; Das duas uma, ou me mantenho fiel ao que já me deu provas ou começo a ser indisciplinado e as perdas podem vir aí.
Mas que custa ver esta banda a passar, ai isso custa.
Tenho por principio 5% da minha liquidez alocada a extravagancias fora da estratégia, essencialmente curtos desde há umas semanas e longos desde 6ª feira e dói um bocado verificar que nestas ultimas semanas apenas estes 5% contribuiram com 100% dos negócios.
O preço a pagar para um saldo médio positivo a longo prazo.
Mas que custa ver esta banda a passar, ai isso custa.
Tenho por principio 5% da minha liquidez alocada a extravagancias fora da estratégia, essencialmente curtos desde há umas semanas e longos desde 6ª feira e dói um bocado verificar que nestas ultimas semanas apenas estes 5% contribuiram com 100% dos negócios.
O preço a pagar para um saldo médio positivo a longo prazo.
Ulisses Pereira Escreveu:Trisquel, o tipo de volatilidade que temos tido é completamente anormal. E, tal como escrevi há pouco, os números confirmam este momento absolutamente singular.
E em momentos singulares, tudo se torna mais difícil por haver poucos pontos de comparação. É por isso que, desde há umas semanas para cá, apenas tenho negociado para os meus clientes "pair trades". Montanhas russas prefiro as das feiras. E mesmo assim...![]()
Um abraço,
Ulisses
é isto que fazes?
So what is Pair Trading? In short, it is a market-neutral strategy used by hedge funds and investment bank. Trader first identifies two stocks which prices have moved together in past. When the spread between the stocks widen for any reasons, buy the underperforming stock and short the outperforming one. When the spread eventually converge and the trader will close the positions and profit.
Ulisses Pereira Escreveu:Trisquel, o tipo de volatilidade que temos tido é completamente anormal. E, tal como escrevi há pouco, os números confirmam este momento absolutamente singular.
E em momentos singulares, tudo se torna mais difícil por haver poucos pontos de comparação. É por isso que, desde há umas semanas para cá, apenas tenho negociado para os meus clientes "pair trades". Montanhas russas prefiro as das feiras. E mesmo assim...![]()
Um abraço,
Ulisses
Perfeito, entendo-te! Também li agora o artigo que deixaste do Cramer e muito interessante.
Sem futurologia, atenção redobrada nos proximos tempos!
Cumpts.
Trisquel
Trisquel
trisquel, enquanto na sexta-feira muitas acções estavam a transaccionar na base de canais de tendencia, hoje estamos a meio desse canal. Logo... qualquer movimento numa direcção ou noutra, até à base ou topo do mesmo canal, é perfeitamente normal. Francamente, o trade de sexta quer pelos gráficos, quer pelas condições politicas, parece-me óbvio. Agora é esperar nova oportunidade semi-óbvia dentro dos mesmos canais.