Conferência?
Ya, bute alugar aí uma sala de conferência aí num hotel 5 estrelas e vamo-nos sentar todos para debater a crise financeira
O forum tem sido inundado de mensagens sobre o tema.
Não vejo o que poderei eu dizer a mais do que já foi dito.
Mas prontos, deixo-te a minha visão da situação, que estou certo ser idêntica a tantas outras já expressas noutras mensagens.
Lembro-me de à muitos meses atrás termos falado sobre o perigo de não deixarmos empresas falir, o perigo de continuarmos a pagar dividas gerando ainda mais divida, o perigo de mantermos as taxas de juros baixas, levando esse facto por si só gerar ainda mais divida.
Na altura falávamos de empresas e agora falamos de países. Temos países na falência!
Vamos ajudar a Grécia a pagar a sua divida criando mais de 150 biliões de euros de divida.
Li algures que no caso de a Grécia entrar em default, os 45 biliões de empréstimo que se falava então, iria gerar no mundo um buraco financeiro perto dos 700 biliões de euros.
Até nos podemos safar por mais 2 anos, e depois? O que vamos fazer quando daqui a 2, 5, 10 anos acontecer algo semelhante?
Naturalmente que falar em deixar falir um Citigroup ou uma Grécia é fácil, o problema é "tê-los" no sitio para darem a ordem de falência.
O curto prazo seria bastante penoso (700 biliões de buraco financeiro iria provocar o caos no sector financeiro com muitos bancos a declararem também eles falência, gerando uma avalanche de desempregados, forçando ainda mais a estrutura da segurança social já de si fragil) mas o longo prazo seria risonho pois teríamos empresas e países que basicamente renasciam para o mundo, mais fortes e prontos para enfrentar novas batalhas.
O futuro da Europa está definitivamente em risco.
Para sermos francos, o futuro Europeu nos moldes em que foi criada deixou logo antever problemas futuros pois era mais que óbvio que os pais iriam sempre defender os seus próprios interesses. Ora isto vai contra o conceito de uma Europa única.
Relativamente ao que aconteceu nos States na 5ª feira, posso-te dizer que os meus gráficos ficaram com um delay de quase 5 minutos.
O flow de cotações era tal que o meu PC simplesmente passou-se e apenas dei conta do delay pois tinha no laptop o eSignal aberto e como o único gráfico aberto era o ES, o laptop não teve problemas no processamento dos dados em tempo real.
Nunca tinha assistido a tal coisa

foi brutal. A cada piscar de olhos o ES caia 5 pts.
Não interessa se esta queda foi gerada por um "fat finger" ou pelo "high-frequency trading". O problema é que existe uma total descoordenação entre exchanges. Se a NYSE abranda o ritmo dos negocios, as outras exchanges têm que acompanhar esse abrandamento se negociarem empresas que estejam na NYSE pois caso contrario é o caos total.
Se não estou em erro, a PG caiu 37% em segundos com apenas 12k acções pois o trade foi executado no Nasdaq e não na NYSE.
O problema de 5ª feira é um problema de regulamentação e nada mais.
Mas uma coisa é certa, o mercado vai voltar a testar os mínimos de 5ª feira. Aquele mínimo nos 1056 vai ser irresistível.
O mercado vai ter de confirmar se aquele mínimo é real ou não, ou seja, aquilo foi apenas um "glitch" ou foi algo mais?
Deixo aqui o comentário que o Mark Fisher fez no Fast Money. Muito bom e resume bem o perigo que estes movimentos podem representar.
Tenham paciência pois demora um pouco a carregar.
<object id="cnbcplayer" height="380" width="400" classid="clsid:D27CDB6E-AE6D-11cf-96B8-444553540000" codebase="http://download.macromedia.com/pub/shockwave/cabs/flash/swflash.cab#version=9,0,0,0" >
<param name="type" value="application/x-shockwave-flash"/>
<param name="allowfullscreen" value="true"/>
<param name="allowscriptaccess" value="always"/>
<param name="quality" value="best"/>
<param name="scale" value="noscale" />
<param name="wmode" value="transparent"/>
<param name="bgcolor" value="#000000"/>
<param name="salign" value="lt"/>
<param name="movie" value="http://plus.cnbc.com/rssvideosearch/action/player/id/1487183693/code/cnbcplayershare"/>
<embed name="cnbcplayer" PLUGINSPAGE="http://www.macromedia.com/go/getflashplayer" allowfullscreen="true" allowscriptaccess="always" bgcolor="#000000" height="380" width="400" quality="best" wmode="transparent" scale="noscale" salign="lt" src="http://plus.cnbc.com/rssvideosearch/action/player/id/1487183693/code/cnbcplayershare" type="application/x-shockwave-flash" />
</object>