Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Off Topic - Como se cria o "sucesso" no M. da Educ

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por moppie85 » 10/5/2010 2:06

tonirai Escreveu:
Pedro73 Escreveu:Já agora deixo outro desafio: digam-me o nome de um (ou dois) presidentes/directores de escolas (que enquanto tal) dêm aulas.

Sem querer entrar na discussão (não estou à vontade no tema), digo-te que quando eu andava no Secundário (91 a 97), o presidente do conselho directivo era professor da disciplina de História - tinha as turmas do 9º ano (penso que seriam 3 ou 4 turmas).

Nessa altura eu andava no 8º ano, mas ele deve ter deixado de dar aulas posteriormente, porque sei que continuou sempre como presidente até eu sair, mas não me lembro de ter continuado a dar aulas (eu pelo menos não o apanhei).

Agora é raro darem mais do que uma/duas turmas (o normal é uma).

Registado: 15/4/2008 14:12

por mais_um » 10/5/2010 1:02

Já Mark Twain dizia:

"Nunca discutas com um idiota. Eles arrastam-te até ao seu nível e depois ganham-te em experiência."
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por mais_um » 10/5/2010 0:51

kuppka Escreveu:Curso de ensino?
ahah!

Os alunos do curso de Ensino de Informática da Universidade do Algarve (UAlg) poderão vir a ter mais alguns anos para concluir esta licenciatura, antes que seja extinta.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por kuppka » 9/5/2010 20:58

mais_um Escreveu:
Já dei aulas mas não me considero professor porque não tenho o curso em Ensino da Informatica.
Peço desculpa mas os "professores" que dão aulas sem terem feito o curso de ensino em "qualquer coisa" são paraquedistas no meio, acabaram por ir dar aulas porque não tiveram saida profissional no curso que fizeram, infelizmente esse é um dos problemas do nosso ensino que teve origem na massificação do mesmo, após o 25 de Abril.

Curso de ensino?
ahah!

Registado: 31/5/2009 15:22

por Pedro73 » 9/5/2010 20:54

tonirai Escreveu:
Pedro73 Escreveu:Já agora deixo outro desafio: digam-me o nome de um (ou dois) presidentes/directores de escolas (que enquanto tal) dêm aulas.

Sem querer entrar na discussão (não estou à vontade no tema), digo-te que quando eu andava no Secundário (91 a 97), o presidente do conselho directivo era professor da disciplina de História - tinha as turmas do 9º ano (penso que seriam 3 ou 4 turmas).

Nessa altura eu andava no 8º ano, mas ele deve ter deixado de dar aulas posteriormente, porque sei que continuou sempre como presidente até eu sair, mas não me lembro de ter continuado a dar aulas (eu pelo menos não o apanhei).

Nessa altura já não eram muitos , actualmente só se forem masoquistas ! Eu tb conheci um que leccionava , isto nos finais dos anos 80. Foi o unico que conheci até hoje.

Dêm-me exemplos actuais , digo-lhe já que nos dias de hoje não conheço nenhum ! Aqui há meia duzia de anos ainda se via muitos vice-presidentes a leccionarem. Hoje nem presidentes nem vice-presidentes ! e porque será ?
Editado pela última vez por Pedro73 em 9/5/2010 21:26, num total de 1 vez.

Registado: 31/1/2008 16:13

por Pedro73 » 9/5/2010 20:50

mais_um Escreveu:Começas a ser patetico....

Pedro73 Escreveu:

Os profissionais que gerem as escolas :

a)Não ensinam alunos.

Falso, fica ao critério deles conforme está na lei:

7 — O director está dispensado da prestação de serviço
lectivo, sem prejuízo de, por sua iniciativa, o poder prestar
na disciplina ou área curricular para a qual possua qualificação
profissional.

Pedro73 Escreveu:b)Têm vencimentos 50 a 80 % superiores comparativamente a um professor do mesmo escalão. Ou seja não auferem o mesmo !

Falso, conforme a lei:

A este reforço e dignificação das funções de director e dos restantes responsáveis pela escola, que implica um acréscimo de responsabilidade e de volume de trabalho, passa a corresponder um suplemento remuneratório, a ser atribuído, mensalmente, em cada um dos doze meses do ano, em função da população escolar e dos cargos desempenhados.

Assim, para uma escola ou agrupamento com mais de 1200 alunos, o director terá um suplemento remuneratório de 750 euros e o subdirector ou adjuntos de 400 euros.

Se a escola tiver entre 801 e 1200 alunos, o director aufere 650 euros e o subdirector ou adjuntos 355 euros.

Numa escola até 800 alunos, o suplemento remuneratório do director é 600 euros e o do subdirector ou adjuntos 310 euros.

Tendo em atenção que os candidatos a directores tem que ter no minimo 5 anos de serviço, significa que na pior das hipoteses estão no indice 188, o que representa um ordenado minimo de 1709,00 € (em 2009).

Ou seja no cenario mais favoravel, considerando o escalão minimo para poder ser director e o subsidio maximo possivel, dá 750*12/1709*14 o que representa no maximo 37,6% e não 80% como referiste.....

Pedro73 Escreveu:c)A essência da sua profissão é a gestão de adultos e recursos !

Falso, conforme a lei:

O director é o órgão de administração e gestão do agrupamento
de escolas ou escola não agrupada nas áreas pedagógica,
cultural, administrativa, financeira e patrimonial.

.....

Pedro73 Escreveu:A sua ignorância na matéria fala por si !

Estas palavras assentam em ti que nem uma luva....

Acho que a lei é clara, e é justamente essa lei que faz com que esses profissionais não sejam comparáveis a professores, mas continuo à espera de um ou dois exemplos de presidentes/directores que enquanto tal leccionem.

Aqui temos fantasia com alucinação. O salário professor depende sobre tudo do escalão e não do índice. Desafio-o agora a dar-me um exemplo de um professor com 5 anos em carreira a ganhar 1709 Eur ... amigo é bocadinho menos, ou bem menos conforme esteja no 1º ou 2º escalão.

Agora o mais fantástico é vê-lo misturar uma remuneração bruta com uma gratificação liquida nas suas contas. Faz-me lembrar os nossos políticos a criarem estatísticas.

Depois esquece-se que as gratificações auferidas pelos presidentes/directores depende da região do país onde leccionem.

Infelizmente o seu problema n é apenas ignorância, tal como já lhe tenho dito.

por tonirai » 9/5/2010 20:46

Registado: 19/4/2007 18:26

por Woodhare » 9/5/2010 20:33

Pedro73 Escreveu:Vamos lá ver se conseguem entender isto com um exemplo simples:

Neste momento quem se encontra na presidência da República : Cavaco Silva é um professor. pelo menos na vossa óptica redutora de ver as coisas !

O estatuto profissional de Cavaco Silva é de professor, logo vocês devem pensar que o cargo de PR é actualmente exercido por um professor !

Ora se pensarem um bocadinho percebem que o que faz a profissão são os conteúdos funcionais e não os titulos.

De facto quem actualmente exerce funções nas direcções das escolas tem o título de professor como o actual PR, mas , a meu ver, nem uns nem outros o são nem se confundem com professores(pq n exercem funções de professor) .

Já agora deixo outro desafio: digam-me o nome de um (ou dois) presidentes/directores de escolas (que enquanto tal) dêm aulas.

Estou convencido que o Cavaco é Professor (grau académico) e não professor (profissão). Embora ele também tenha dado aulas no ensino superior mas não é por isso que lhe chamam Professor.
"There are three faithful friends - an old wife, an old dog, and ready money." - Benjamin Franklin

Registado: 16/6/2007 12:05

por moppie85 » 9/5/2010 18:50

O que eu acho é que a gestão devia ser mais ou menos como nos hospitais: um gestor hospitalar e um director clinico; no caso da escola um gestor (com nível), com 2 "vices" professores.

Quanto ao poderem dar aulas, Mais_Um, numa coisa tenho de dar razão ao nosso colega forista: eles podem dar aulas, mas no máximo têm uma turma... (e normalmente escolhida a dedo). Não é a mesma coisa que teres 5, 6 turmas para leccionar.

Imagina a tua experiencia como professor se tivesses 1h dia sim dia não por semana. Que conhecimento da realidade escolar terias?

Registado: 15/4/2008 14:12

por mais_um » 9/5/2010 17:23

Começas a ser patetico....

Pedro73 Escreveu:

a)Não ensinam alunos.

Falso, fica ao critério deles conforme está na lei:

7 — O director está dispensado da prestação de serviço
lectivo, sem prejuízo de, por sua iniciativa, o poder prestar
na disciplina ou área curricular para a qual possua qualificação
profissional.

Pedro73 Escreveu:b)Têm vencimentos 50 a 80 % superiores comparativamente a um professor do mesmo escalão. Ou seja não auferem o mesmo !

Falso, conforme a lei:

A este reforço e dignificação das funções de director e dos restantes responsáveis pela escola, que implica um acréscimo de responsabilidade e de volume de trabalho, passa a corresponder um suplemento remuneratório, a ser atribuído, mensalmente, em cada um dos doze meses do ano, em função da população escolar e dos cargos desempenhados.

Assim, para uma escola ou agrupamento com mais de 1200 alunos, o director terá um suplemento remuneratório de 750 euros e o subdirector ou adjuntos de 400 euros.

Se a escola tiver entre 801 e 1200 alunos, o director aufere 650 euros e o subdirector ou adjuntos 355 euros.

Numa escola até 800 alunos, o suplemento remuneratório do director é 600 euros e o do subdirector ou adjuntos 310 euros.

Tendo em atenção que os candidatos a directores tem que ter no minimo 5 anos de serviço, significa que na pior das hipoteses estão no indice 188, o que representa um ordenado minimo de 1709,00 € (em 2009).

Ou seja no cenario mais favoravel, considerando o escalão minimo para poder ser director e o subsidio maximo possivel, dá 750*12/1709*14 o que representa no maximo 37,6% e não 80% como referiste.....

Pedro73 Escreveu:c)A essência da sua profissão é a gestão de adultos e recursos !

Falso, conforme a lei:

O director é o órgão de administração e gestão do agrupamento
de escolas ou escola não agrupada nas áreas pedagógica,
cultural, administrativa, financeira e patrimonial.

.....

Pedro73 Escreveu:A sua ignorância na matéria fala por si !

Estas palavras assentam em ti que nem uma luva....

por Pedro73 » 9/5/2010 16:19

mais_um Escreveu:

a)Não ensinam alunos.

Falso,

b)Têm vencimentos 50 a 80 % superiores comparativamente a um professor do mesmo escalão. Ou seja não auferem o mesmo !

Falso

c)A essência da sua profissão é a gestão de adultos e recursos !

Falso

d)Têm algum poder executivo .

falso

e)Apesar de eleitos por professores, perpetuam-se nestes cargos pelo tempo que querem e lhes apetece.

Falso

Os presidentes e vice-presidentes de escolas não são professores nem se confundem com professores.

Falso

A sua ignorância na matéria fala por si !

por mais_um » 9/5/2010 15:54

artista Escreveu:
Além disso, há disciplinas leccionadas no ensino básico e secundário para as quais não há nenhum curso "via ensino" que forma professores para as leccionar, neste caso estão as disciplinas de artes, leccionadas por arquitectos, pintores, escultors, etc...

Tens razão, não me lembrei desses, as minhas desculpas.

artista Escreveu:Mais_um, eu acho bastante positiva a tua participação nos tópicos da educação (acho que já te tinha dito isso)

Não, não tinhas mas agraadeço o teu reconhecimento :wink:

artista Escreveu: mas penso que ela seria mais positiva e interessante sem alguns comentários provocantes para com a classe dos professores. Parece-me até que sem isso as tuas opiniões seriam bem mais interessantes porque assim parecem ser produzidas por alguém que tem um contexto de idéias pré-concebidas que por vezes turvam a tua visão de alguns assuntos...

Registo a critica, vou tentar melhorar. :wink:

artista Escreveu:em muitas escolas os representantes dos pais não conhecem minamente os assuntos que são abordados, não demonstram interesse pelo mesmos, e/ou não têm capacidade para se pronunciarem sobre eles...

Estás certo, então quando se mete a cor do partido ao barulho é uma tristeza.

artista Escreveu:Seja como for, parece-me um debate interessante, não pode é ser reduzido à tua expressão de "para desgosto de muitos professores"...

Claro, nem pretendo isso.

por artista_ » 9/5/2010 15:22

mais_um Escreveu:Já dei aulas mas não me considero professor porque não tenho o curso em Ensino da Informatica.
Peço desculpa mas os "professores" que dão aulas sem terem feito o curso de ensino em "qualquer coisa" são paraquedistas no meio, acabaram por ir dar aulas porque não tiveram saida profissional no curso que fizeram, infelizmente esse é um dos problemas do nosso ensino que teve origem na massificação do mesmo, após o 25 de Abril..

É apenas a minha opinião, não concordo minimamente com esta afirmação. Em primeiro lugar as pessoas mudam ao longo da vida, aprendem a conhecer-se e a encontrar o seu caminho. O facto de alguém com 18/20 anos fazer um curso que acaba com 23/25 anos não o obriga a desenvolver uma actividade directamente relacionada com esse curso... se é que o ser professor na área do seu curso não pode ser considerada uma actividade directamente relacionada com ele?! De qualquer forma, mesmo eu parece-me que não será nunca por isso que uma pessoa não está vocacionada para ser professor...

Além disso, há disciplinas leccionadas no ensino básico e secundário para as quais não há nenhum curso "via ensino" que forma professores para as leccionar, neste caso estão as disciplinas de artes, leccionadas por arquitectos, pintores, escultors, etc...

Acho que o termo "parquedista" é com toda a certeza uma ofensa a muitos professores que realizam um trabalho meritório e não têm uma formação via ensino... e até pode ser apropriada a alguns que a têm! No fundo o que quero dizer é que dificilmente esse critério produziria grandes resultados se aplicado numa divisão dos profissionais!

mais_um Escreveu:Alem de conhecer bem o meio por ter dado aulas, tenho uma irmã que é professora desde os 21 anos, quando tinha apenas o 2º ano de universidade (agora tem 49 anos), por ser presidente da associação de pais do agrupamento de escolas dos meus filhos e ainda por ser membro do conselho geral do agrupamento de escolas onde estão os meus filhos, orgão equivalente à assembleia da republica mas para gerir as escolas, onde os pais tem um peso minimo de 25%, para desgosto de muitos professores....

Nota: não recebo qualquer contrapartida financeira pelo facto de ser membro do conselho geral, participo apenas porque considero que como cidadao e pai, posso e devo contribuir para melhorar a qualidade do ensino dos meus filhos.

Mais_um, eu acho bastante positiva a tua participação nos tópicos da educação (acho que já te tinha dito isso) mas penso que ela seria mais positiva e interessante sem alguns comentários provocantes para com a classe dos professores. Parece-me até que sem isso as tuas opiniões seriam bem mais interessantes porque assim parecem ser produzidas por alguém que tem um contexto de idéias pré-concebidas que por vezes turvam a tua visão de alguns assuntos...

A que citei em cima é apenas uma e nem é das piores... se há quem não concorde com um peso de 25% (acho que é bastante significativo) também há quem concorde (eu incluído) embora haja alguns problemas porque em muitas escolas os representantes dos pais não conhecem minamente os assuntos que são abordados, não demonstram interesse pelo mesmos, e/ou não têm capacidade para se pronunciarem sobre eles...

Seja como for, parece-me um debate interessante, não pode é ser reduzido à tua expressão de "para desgosto de muitos professores"...

abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por mais_um » 9/5/2010 15:07

Pedro73 Escreveu:Vamos lá ver se conseguem entender isto com um exemplo simples:

Neste momento quem se encontra na presidência da República : Cavaco Silva é um professor. pelo menos na vossa óptica redutora de ver as coisas !

O estatuto profissional de Cavaco Silva é de professor, logo vocês devem pensar que o cargo de PR é actualmente exercido por um professor !

Ora se pensarem um bocadinho percebem que o que faz a profissão são os conteúdos funcionais e não os titulos.

De facto quem actualmente exerce funções nas direcções das escolas tem o título de professor como o actual PR, mas , a meu ver, nem uns nem outros o são nem se confundem como tal(pq n exercem funções de professor) tal como as pessoas que estão nas direcções das escolas tb não o são pelo mesmo motivo !

Já agora deixo outro desafio: digam-me o nome de um (ou dois) presidentes/directores de escolas que dêm aulas

Há mais um pequeno detalhe, foi exigência dos professores que só professores é que podiam gerir escolas, já que a proposta inicial do ministério de educação permitia que pessoas que não fossem professores concorressem ao cargo de director.

por Pedro73 » 9/5/2010 14:53

Vamos lá ver se conseguem entender isto com um exemplo simples:

De facto quem actualmente exerce funções nas direcções das escolas tem o título de professor como o actual PR, mas , a meu ver, nem uns nem outros o são nem se confundem com professores(pq n exercem funções de professor) .

Já agora deixo outro desafio: digam-me o nome de um (ou dois) presidentes/directores de escolas (que enquanto tal) dêm aulas.

por mais_um » 9/5/2010 14:39

Já agora para que fique claro para quem não acompanhou outras discussões sobre a educação onde eu participei, o meu interesse sobre o assunto.

Já dei aulas mas não me considero professor porque não tenho o curso em Ensino da Informatica.
Peço desculpa mas os "professores" que dão aulas sem terem feito o curso de ensino em "qualquer coisa" são paraquedistas no meio, acabaram por ir dar aulas porque não tiveram saida profissional no curso que fizeram, infelizmente esse é um dos problemas do nosso ensino que teve origem na massificação do mesmo, após o 25 de Abril.

Alem de conhecer bem o meio por ter dado aulas, tenho uma irmã que é professora desde os 21 anos, quando tinha apenas o 2º ano de universidade (agora tem 49 anos), por ser presidente da associação de pais do agrupamento de escolas dos meus filhos e ainda por ser membro do conselho geral do agrupamento de escolas onde estão os meus filhos, orgão equivalente à assembleia da republica mas para gerir as escolas, onde os pais tem um peso minimo de 25%, para desgosto de muitos professores....

Nota: não recebo qualquer contrapartida financeira pelo facto de ser membro do conselho geral, participo apenas porque considero que como cidadao e pai, posso e devo contribuir para melhorar a qualidade do ensino dos meus filhos.

por canguru » 9/5/2010 13:29

Felizmente o mais_um vai tendo paciência para desmontar alguns mitos e verdades absolutas trazidas por alguns.

Pedro 73, é impressão minha ou estás-te a tornar numa autêntica e permanente fonte de desinformação?

Registado: 6/4/2008 22:41

por mais_um » 9/5/2010 13:13

Pedro73 Escreveu:Aqui está uma confusão tão generalizada quanto compreensível, de facto quem não conhece profundamente o ensino pensa que as escolas são geridas por professores. Nada mais errado.

Quem está confuso és tu, as unicas pessoas que podem gerir as escolas , desde o 25 de Abril são professores ou docentes, como queiras, que tem a opção de continuar a dar aulas ou não, conheço casos em que continuaram e casos em que não continuaram, mas o facto de não continuarem a dar aulas não faz com que eles não sejam professores.

Não sei o que fazes mas das duas uma, ou és um paraquedista no meio ou então andas a tentar enganar deliberadamente as pessoas.

Recrutamento
1 — O director é eleito pelo conselho geral.
2 — Para recrutamento do director, desenvolve -se um
procedimento concursal, prévio à eleição, nos termos do
artigo seguinte.
3 — Podem ser opositores ao procedimento concursal
referido no número anterior docentes dos quadros de nomeação
definitiva do ensino público ou professores profissionalizados
com contrato por tempo indeterminado do
ensino particular e cooperativo
, em ambos os casos com,
pelo menos, cinco anos de serviço e qualificação para o
exercício de funções de administração e gestão escolar,
nos termos do número seguinte.

a)Não ensinam alunos.

Falso,

b)Têm vencimentos 50 a 80 % superiores comparativamente a um professor do mesmo escalão. Ou seja não auferem o mesmo !

Falso

Falso

falso

e)Apesar de eleitos por professores, perpetuam-se nestes cargos pelo tempo que querem e lhes apetece.

Falso

Os presidentes e vice-presidentes de escolas não são professores nem se confundem com professores.

Falso

E tomam muitas vezes más decisões ao nível da gestão do corpo docente e discente, não porque amem professores e demais funcionários, mas para conservar os seus pequenos poderes e privilégios!Isto pq estão dependentes da comunidade para serem reeleitos. E nesse jogo de poder cometem os seus pecados!

Verdade

Desde escolher docentes sem "competencia" para dar aulas a "determinadas" turmas para não colocar em causa alguns colegas.

Pois é ! acontece , está mal ! mas nada tem a vem com a acção dos professores, sobre tudo com os infelizes dos contratados que apanham com as turmas mais dificeis !

Claro, por acaso são os professores que atribuem as turmas e fazem os horarios....

Desde não implementar o ensino do Espanhol para continuar a existir horários para os professores de Francês.

Pois é ! acontece , está mal ! mas nada tem a vem com a acção dos professores, não são eles que decidem os curriculos !

Falso, não estamos a falar do curriculum de Espanhol mas sim da opção da escola ensinar espanhol

Como tal mantenho a pergunta , dê-me exemplos de como é que o uso desse "excesso de autonomia dado aos professores" (de que falou) tem degradado o ensino.

Mas por favor não confunda professores com gestores de escolas ! Se quiser eu dou-lhe mais exemplos dos conteudos funcionais de ambos para perceber que não se confundem nem se misturam !

Claro até que quando eles deixam os cargos de gestão voltam a dar aulas a tempo inteiro...

Sobre os estragos que os professores tem feito nos ultimos 30 anos na gestão das escolas, deixo aqui quais são as competencias deles, cada um que julgue por si.

1 — A autonomia é a faculdade reconhecida ao agrupamento
de escolas ou à escola não agrupada pela lei e pela
administração educativa de tomar decisões nos domínios
da organização pedagógica, da organização curricular, da
gestão dos recursos humanos, da acção social escolar e da
gestão estratégica, patrimonial, administrativa e financeira,
no quadro das funções, competências e recursos que lhe
estão atribuídos.

Instrumentos de autonomia
1 — O projecto educativo, o regulamento interno, os
planos anual e plurianual de actividades e o orçamento constituem
instrumentos do exercício da autonomia de todos os
agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas, sendo
entendidos para os efeitos do presente decreto -lei como:
a) «Projecto educativo» o documento que consagra a
orientação educativa do agrupamento de escolas ou da
escola não agrupada, elaborado e aprovado pelos seus
órgãos de administração e gestão para um horizonte de
três anos, no qual se explicitam os princípios, os valores,
as metas e as estratégias segundo os quais o agrupamento
de escolas ou escola não agrupada se propõe cumprir a
sua função educativa;
b) «Regulamento interno» o documento que define o
regime de funcionamento do agrupamento de escolas ou
da escola não agrupada, de cada um dos seus órgãos de
administração e gestão, das estruturas de orientação e dos
serviços administrativos, técnicos e técnico -pedagógicos,
bem como os direitos e os deveres dos membros da comunidade
escolar;
c) «Planos anual e plurianual de actividades» os documentos
de planeamento, que definem, em função do
projecto educativo, os objectivos, as formas de organização
e de programação das actividades e que procedem à identificação
dos recursos necessários à sua execução;
d) «Orçamento» o documento em que se prevêem, de
forma discriminada, as receitas a obter e as despesas a
realizar pelo agrupamento de escolas ou escola não agrupada.

notas más

por dfviegas » 9/5/2010 12:59

o problema é que se com estes testes as notas forem más o que vai dizer isso dos professores?

Registado: 29/11/2007 2:53

por iurp » 9/5/2010 12:34

Pedro73 Escreveu:
Dialmedia Escreveu:Só por curiosidade:

No 3.º/4.º ano, a minha professora marcava como exercícios de matemática contas deste género:

52687 x 398

... Tirem as vossas conclusões.

Pois eu já tirei as minhas há muito tempo. O ensino degradou-se de forma decisiva a partir do momento em que individuos que se licenciaram por fax , impuseram a sua concepção de sucesso e de exigência.

A SPM é para mim uma entidade idónea e independente, ao contrário do ME, cuja agenda política se sobrepõe a qualquer princípio. Mesmo que a SPM dissesse o contrário, sei o suficiente do assunto para reconhecer que o ensino está transformado num circo onde a qualidade de ensino e os alunos estão remetidos para 3º plano !

A manipulação dos resultados dos exames é apenas mais uma triste face de todo este espectáculo, onde pais e alunos são vilmente enganados !

Felizmente há gente que já se apercebeu da realidade há muito tempo...e mesmo com a "vantagem" de irmos sempre atrasados em relação aos países mais desenvolvidos, mesmo assim, consegumos cometer os mesmos erros deles, o que digamos que é um acto de burrice deixar que issi aconteça.

Quando a profissão de professor fôr apenas um escape porque não se arranja emprego noutra área...aí vão ver os erros que se cometeram. Se ainda houver quem queira...

Registado: 23/1/2006 23:54

por Pedro73 » 9/5/2010 1:02

Dialmedia Escreveu:Só por curiosidade:

No 3.º/4.º ano, a minha professora marcava como exercícios de matemática contas deste género:

52687 x 398

Dava-nos umas quantas destas e tínhamos que fazer tudo durante o intervalo "à la pata". Eu só dei uso a uma calculadora no 5.º ano e mesmo assim usava-se esporadicamente, para algumas situações era mesmo proibido estar em cima da mesa.

Agora, sabem que mais? Isto tudo passou-se numa vila com baixíssima reputação a nível educacional há menos de 10 anos. Tirem as vossas conclusões.

Pois eu já tirei as minhas há muito tempo. O ensino degradou-se de forma decisiva a partir do momento em que individuos que se licenciaram por fax , impuseram a sua concepção de sucesso e de exigência.

A SPM é para mim uma entidade idónea e independente, ao contrário do ME, cuja agenda política se sobrepõe a qualquer princípio. Mesmo que a SPM dissesse o contrário, sei o suficiente do assunto para reconhecer que o ensino está transformado num circo onde a qualidade de ensino e os alunos estão remetidos para 3º plano !

A manipulação dos resultados dos exames é apenas mais uma triste face de todo este espectáculo, onde pais e alunos são vilmente enganados !

por Dialmedia » 8/5/2010 22:19

Só por curiosidade:

52687 x 398

Dava-nos umas quantas destas e tínhamos que fazer tudo durante o intervalo "à la pata". Eu só dei uso a uma calculadora no 5.º ano e mesmo assim usava-se esporadicamente, para algumas situações era mesmo proibido estar em cima da mesa.

Agora, sabem que mais? Isto tudo passou-se numa vila com baixíssima reputação a nível educacional há menos de 10 anos. Tirem as vossas conclusões.

Registado: 26/1/2007 17:07

Já agora

por Pedro73 » 8/5/2010 21:50

Mas já agora deixe-me fazer justiça aos gestores das escolas. Não são os pequenos pecados que cometem que têm levado à ruína do ensino! Até pq os poderes e privilégios que possuem são muito limitados para poderem fazer assim tão grandes estragos.

por Pedro73 » 8/5/2010 21:41

mais_um Escreveu:

Sobre a pergunta em concreto que me fizeste, o facto de serem os professores a gerir as escolas fez com que se criasse em muitos casos (conhecimento de casos concretos e não de dados estatisticos) em que a prioridade dos orgãos de gestão é o "bem estar" da classe docente (os colegas) em detrimento dos alunos, afinal de contas a razão de existir professores.

Aqui está uma confusão tão generalizada quanto compreensível, de facto quem não conhece profundamente o ensino pensa que as escolas são geridas por professores. Nada mais errado. Professores são pessoas que dão aulas, dão aulas todos os dias! Conhecem algum presidente/director de escola que dê aulas? Eu não ! e já conheci muitos ! E sabiam que nada na lei os impede de dar aulas ?

a)Não ensinam alunos.

Os presidentes e vice-presidentes de escolas não são professores nem se confundem com professores. E tomam muitas vezes más decisões ao nível da gestão do corpo docente e discente, não porque amem professores e demais funcionários, mas para conservar os seus pequenos poderes e privilégios!Isto pq estão dependentes da comunidade para serem reeleitos. E nesse jogo de poder cometem os seus pecados!

Desde de comprar software, equipamentos informaticos com os fundos da escola, para uso pessoal, em nome da Escola, e ao mesmo tempo faltar dinheiro para a gestão diaria da escola.

Nunca vi, mas acho que os docentes deviam ter direito a materiais que usam na sala de aula, pagos do seu bolso, como por ex. portateis.

Desde escolher docentes sem "competencia" para dar aulas a "determinadas" turmas para não colocar em causa alguns colegas.

Pois é ! acontece , está mal ! mas nada tem a vem com a acção dos professores, sobre tudo com os infelizes dos contratados que apanham com as turmas mais dificeis !

Desde não implementar o ensino do Espanhol para continuar a existir horários para os professores de Francês.

Pois é ! acontece , está mal ! mas nada tem a vem com a acção dos professores, não são eles que decidem os curriculos !

Como tal mantenho a pergunta , dê-me exemplos de como é que o uso desse "excesso de autonomia dado aos professores" (de que falou) tem degradado o ensino.

Mas por favor não confunda professores com gestores de escolas ! Se quiser eu dou-lhe mais exemplos dos conteudos funcionais de ambos para perceber que não se confundem nem se misturam !

por mais_um » 8/5/2010 20:08

Pedro73 Escreveu:
mais_um Escreveu:
Principalmente quando os problemas do nosso sistema de ensino vem antes do 25 de Abril. É certo que foram agravados após o 25 de Abril com a massificação do ensino e com o excesso de autonomia dado aos professores na gestão das escolas pelos diversos governos no pós 25 de abril.

Sempre que o vejo a falar de ensino fico com a sensasão que tem por aí qq problema mal resolvido com os professores ! Creio não ser apenas uma questão de mau senso. Aqui estamos a falar de uma prova de aferição, mas aproveita para responsabilizar os docentes do que vai mal no ensino.

Importa-se de explicar melhor o que é isso do "excesso de autonomia dado aos professores". E dar um ou outro exemplo de como é que o uso desse "excesso de autonomia dado aos professores" degradou o ensino.

Eu já escrevi isto várias vezes, mas para que fique bem claro a minha posição sobre o tema volto a repetir:

Não estou satisfeito como nosso sistema de ensino.

A responsabilidade do actual estado do nosso sistema de ensino é de politicos, professores, pais e/ou EE.

Sobre a pergunta em concreto que me fizeste, o facto de serem os professores a gerir as escolas fez com que se criasse em muitos casos (conhecimento de casos concretos e não de dados estatisticos) em que a prioridade dos orgãos de gestão é o "bem estar" da classe docente (os colegas) em detrimento dos alunos, afinal de contas a razão de existir professores.

Desde de comprar software, equipamentos informaticos com os fundos da escola, para uso pessoal, em nome da Escola, e ao mesmo tempo faltar dinheiro para a gestão diaria da escola.

Será generalizado? garantidamente que não também conheço casos de sucesso.

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], cmanel21, fosgass2020, Google [Bot], m-m, TTM62 e 80 visitantes