Amanhã voltarei a olhar para as acções...
LTCM Escreveu:Caro caldeireiro, regra geral tento disponibilizar as canas para quem as pretende usar, não sou apologista de oferecer os peixes. Tenho em atenção que os assuntos que normalmente refiro não interessam a 99% dos frequentadores do fórum.
Assim de uma forma sumária, existem vários detalhes que não vale a pena introduzir, vou tentar dar uma ideia daquilo que utilizo na gestão da Carteira, não quero que pense que tenho mau feitio – Já basta o Ulisses a dar-me nas orelhas.
A carteira está dividida em 3 partes.
Parte Maioritária: Capital alocado por percentagens a diferentes classes de activos (Acções, Obrigações, Imobiliário e matérias-primas;
Cada classe de activos está dividida em subclasses por exemplo: Acções, mercados emergentes, grandes, pequenas, valor, crescimento;
A escolha da subclasse e das subsubclasses é feita de acordo com um ranking de momentum ajustado pela volatilidade
De acordo com a fórmula de alocação no final de cada período, 3/6/12/18 meses, conforme as valorizações e desvalorizações, volta-se a alocar o capital nas percentagens adequadas ao perfil de risco estabelecido.
Parte secundária: Capital alocado a um sistema seguidor de tendências, que não compra os fundos nem vende os topos, procura apenas apanhar uma parte da tendência dominante, nunca entra em posições curtas, e nada o impede de baixar os preços médios.
Parte residual (5%): (Overlay) Parte insignificante do capital para operações de muito curto prazo, de minutos a 2 dias, contra a tendência dominante no pressuposto que os desvios (grandes e velozes), retornam sempre há sua média de longo prazo, é uma estratégia de apanhador de facas aguçadas.
E isto é o GTAA; para os pequeninos.
Nota: A carteira perde num Bull Market para o Benchmark, mas cai muito menos no Bear market, com uma redução significativa do risco e consequente preservação do capital.
Um verdadeiro diversificador com know-how em asset allocation.
Confesso que sempre quis saber mais em pormenor o teu estilo de investimento.
LTCM Escreveu:rsacramento Escreveu:>> O que é que o PDF não explica?
tentei lê-lo, mas das duas uma: ou não tenho formação para absorver aquilo ou então aquilo afinal não é para mim
uma última tentativa: não queres descrever por palavras tuas a(s) ideia(s) nuclear(es) do teu sistema?
Tenho em atenção que os assuntos que normalmente refiro não interessam a 99% dos frequentadores do fórum.
Por acaso, sempre que postas o que postas eu gosto de ler, são sempre campos que me interessam... não haver feedback não quer dizer que não haja quem leia

- Registado: 18/12/2009 18:54
Re: Amanhã voltarei a olhar para as acções...
maximo_ Escreveu:helderjsm Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:Já estou a pensar no SMALL1969![]()
Vou por uma ordem de compra do BCP a 40cêntimos e sonae.sgps a 50 cêntimos
Desculpem mas não resisti a abrir este tópico...
Pelo sim pelo não vou tentar comprar BCP a 20 cêntimos.
E se calhar vais comprar caro, o BCP é um cancro, não te metas nisso. A longo prazo so a JMT e a Cimpor me agradam.
Huh? Ao dividendo actual precisava de menos de 15 anos para ir buscar o capital investido e ainda ficava com o valor das acções.
Para ser um mau negócio era preciso que os fundamentais do BCP se deteriorassem bastante ao longo dos anos.
LTCM Escreveu:rsacramento Escreveu:>> O que é que o PDF não explica?
tentei lê-lo, mas das duas uma: ou não tenho formação para absorver aquilo ou então aquilo afinal não é para mim
uma última tentativa: não queres descrever por palavras tuas a(s) ideia(s) nuclear(es) do teu sistema?
Caro caldeireiro, regra geral tento disponibilizar as canas para quem as pretende usar, não sou apologista de oferecer os peixes. Tenho em atenção que os assuntos que normalmente refiro não interessam a 99% dos frequentadores do fórum.
Assim de uma forma sumária, existem vários detalhes que não vale a pena introduzir, vou tentar dar uma ideia daquilo que utilizo na gestão da Carteira, não quero que pense que tenho mau feitio – Já basta o Ulisses a dar-me nas orelhas.
Parte Maioritária: Capital alocado por percentagens a diferentes classes de activos (Acções, Obrigações, Imobiliário e matérias-primas;
Cada classe de activos está dividida em subclasses por exemplo: Acções, mercados emergentes, grandes, pequenas, valor, crescimento;
A escolha da subclasse e das subsubclasses é feita de acordo com um ranking de momentum ajustado pela volatilidade
De acordo com a fórmula de alocação no final de cada período, 3/6/12/18 meses, conforme as valorizações e desvalorizações, volta-se a alocar o capital nas percentagens adequadas ao perfil de risco estabelecido.
Parte secundária: Capital alocado a um sistema seguidor de tendências, que não compra os fundos nem vende os topos, procura apenas apanhar uma parte da tendência dominante, nunca entra em posições curtas, e nada o impede de baixar os preços médios.
Parte residual (5%): (Overlay) Parte insignificante do capital para operações de muito curto prazo, de minutos a 2 dias, contra a tendência dominante no pressuposto que os desvios (grandes e velozes), retornam sempre há sua média de longo prazo, é uma estratégia de apanhador de facas aguçadas.
Nota: A carteira perde num Bull Market para o Benchmark, mas cai muito menos no Bear market, com uma redução significativa do risco e consequente preservação do capital.
mais ou menos esclarecido, obrigado, embora tenha dificuldades nalgumas partes... deve ser dumas canas que me apanharam na cabeça...
rsacramento Escreveu:>> O que é que o PDF não explica?
Caro caldeireiro, regra geral tento disponibilizar as canas para quem as pretende usar, não sou apologista de oferecer os peixes. Tenho em atenção que os assuntos que normalmente refiro não interessam a 99% dos frequentadores do fórum.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
LTCM Escreveu:rsacramento Escreveu:...ao dar uma olhadela na diagonal a tudo isto percebi que há pano para mangas por aqui: não queres desenvolver um pouco a ideia global?
já agora, LTCM não é (tb) aquele fundo que é malhado até não poder mais pelo M Covel?
Só falhou isto:The overlay element is designed to capture excess return through intentional, opportunistic, long and short positions in asset classes and countries.
O que em conjunto se resume a isto
Quanto ao MC não deixa de ser caricato ler um tipo que nunca negociou na vida, e que aprendeu tudo com o Russell Sands (único turtle expulso do programa), a criticar a estratégia de trading de um HF que tinha 2 prémios nobel da economia, e mais 2 ou 3 "estrelas" saídas da Salomon Brothers e similares..
Depois disso já o John Meriwether faliu mais umas 2 ou 3 vezes (tem sempre investidores interessados).
E também a luta incessante dele contra o Curtis Faith

Assim como contra o Niederhoffer, que este apesar de ter boas rentabilidades, acaba depois sempre por falir o fundo

rsacramento Escreveu:quanto à primeira parte fiquei na mesma
O que é que o PDF não explica?
rsacramento Escreveu: quanto ao covel ele não só desanca como ilustra e demonstra com números o descalabro que aquilo foi... ou pelo menos foi essa a ideia com que fiquei
O LTCM foi um desastre.
Catástrofe ampliada pela dimensão do fundo (com alavancagem monstruosa), da falta de liquidez dos instrumentos, pelo tamanho dos egos dos decisores e pelo ataque da banca de investimento que, quando lhe cheirou o sangue, começou a tomar posições contrárias à do fundo (onde curiosamente estavam investidos).
Agora o MC é apenas um tipo, sem curriculum na área de trading, investimento e académica, que repete o óbvio ululante.
rsacramento Escreveu:...ao dar uma olhadela na diagonal a tudo isto percebi que há pano para mangas por aqui: não queres desenvolver um pouco a ideia global?
já agora, LTCM não é (tb) aquele fundo que é malhado até não poder mais pelo M Covel?
Só falhou isto:
The overlay element is designed to capture excess return through intentional, opportunistic, long and short positions in asset classes and countries.
O que em conjunto se resume a isto
Quanto ao MC não deixa de ser caricato ler um tipo que nunca negociou na vida, e que aprendeu tudo com o Russell Sands (único turtle expulso do programa), a criticar a estratégia de trading de um HF que tinha 2 prémios nobel da economia, e mais 2 ou 3 "estrelas" saídas da Salomon Brothers e similares.

Depois disso já o John Meriwether faliu mais umas 2 ou 3 vezes (tem sempre investidores interessados).

LTCM Escreveu:rsacramento Escreveu:LTCM Escreveu: (...)Já o investimento em acções é um jogo de soma positiva, pois regra geral as acções geram riqueza, que distribuem na forma de dividendos, e/ou pela apreciação dos preços ao longo dos anos (longo prazo). Claro que é preciso manter as que sobem e vender as que descem.
parece-me que então a tua posição estará mais ou menos a meio caminho entre o trend following e o buy & hold, não?
![]()
1 Portefolio gerido por várias "estratégias", cada uma com o seu peso relativo:
Trend following + Euro Cost Averaging + Strategic Rebalancing + Overlay.
euro cost averaging
Strategic Rebalancing
Overlay
ao dar uma olhadela na diagonal a tudo isto percebi que há pano para mangas por aqui: não queres desenvolver um pouco a ideia global?
Re: Amanhã voltarei a olhar para as acções...
helderjsm Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:Já estou a pensar no SMALL1969![]()
Vou por uma ordem de compra do BCP a 40cêntimos e sonae.sgps a 50 cêntimos
Desculpem mas não resisti a abrir este tópico...
Pelo sim pelo não vou tentar comprar BCP a 20 cêntimos.
E se calhar vais comprar caro, o BCP é um cancro, não te metas nisso. A longo prazo so a JMT e a Cimpor me agradam.
The answer to 1984 is 1776
- Registado: 24/11/2008 0:36
rsacramento Escreveu:LTCM Escreveu: (...)Já o investimento em acções é um jogo de soma positiva, pois regra geral as acções geram riqueza, que distribuem na forma de dividendos, e/ou pela apreciação dos preços ao longo dos anos (longo prazo). Claro que é preciso manter as que sobem e vender as que descem.
parece-me que então a tua posição estará mais ou menos a meio caminho entre o trend following e o buy & hold, não?

1 Portefolio gerido por várias "estratégias", cada uma com o seu peso relativo:
Trend following + Euro Cost Averaging + Strategic Rebalancing + Overlay.
LTCM Escreveu: (...)Já o investimento em acções é um jogo de soma positiva, pois regra geral as acções geram riqueza, que distribuem na forma de dividendos, e/ou pela apreciação dos preços ao longo dos anos (longo prazo). Claro que é preciso manter as que sobem e vender as que descem.
rsacramento Escreveu:Quero_ser_Rico Escreveu:Tenho apreendido umas coisas importantes que passo a citar:
"Quando tiveres a certeza poe a mao na frincha da porta e bate até a certeza passar", por isso pensei duas vezes.
"Jogo de soma positiva", podemos ganhar todos certo?
"Mais vale perder um ganho do que ganhar uma perda", assim quem tinha BCP se calhar já devia ter pensado em fazer alguma coisa por exemplo.
"Graças ao short selling é possivel ganhar nos dois sentidos", por isso aproveitem, nem tudo o que descee é mau.
No entanto, os actos são para quem os pratica e cada um é que sabe o que faz com o seu dinheiro.
Apenas vos quero desejar bons negocios a todos neste ambiente um pouco nervoso.
se leres o Trend following do M Covel ele não se cansa de dizer que se trata de um jogo sim, mas de soma zero!
De uma forma rápida e sem entrar em grande detalhe, porque a questão pode ser vista de vários ângulos, existe razão em cada um dos comentários, embora sobre activos diferentes:
Regra geral o Michael Covel trata de CTA/Managed Futures e esses são um nicho de gestores de fundos que actuam nos futuros sobre mercadorias, moedas, índices… Aí sim pode-se falar de jogo de soma nula, por cada posição longa existe uma curta ( vide : Amaranth Advisors versus Centaurus Energy LP.).
Já o investimento em acções é um jogo de soma positiva, pois regra geral as acções geram riqueza, que distribuem na forma de dividendos, e/ou pela apreciação dos preços ao longo dos anos (longo prazo). Claro que é preciso manter as que sobem e vender as que descem.

rsacramento Escreveu:Quero_ser_Rico Escreveu:Tenho apreendido umas coisas importantes que passo a citar:
"Quando tiveres a certeza poe a mao na frincha da porta e bate até a certeza passar", por isso pensei duas vezes.
"Mais vale perder um ganho do que ganhar uma perda", assim quem tinha BCP se calhar já devia ter pensado em fazer alguma coisa por exemplo.
"Graças ao short selling é possivel ganhar nos dois sentidos", por isso aproveitem, nem tudo o que descee é mau.
No entanto, os actos são para quem os pratica e cada um é que sabe o que faz com o seu dinheiro.
se leres o Trend following do M Covel ele não se cansa de dizer que se trata de um jogo sim, mas de soma zero!
em derivados sim... em acções nao. são coisas diferentes
Quero_ser_Rico Escreveu:Tenho apreendido umas coisas importantes que passo a citar:
Tenho apreendido umas coisas importantes que passo a citar:
Isso é se partires do pressuposto que as pessoas que as colocaram são doidas, que apenas colocaram as ordens para enfeitar, pressionando o mercado para cima, o que não me parece..................
Mas ok.......tu partes do prencipio que elas tiram as ordens e eu faço o contrario. Assim ficamos ambos felizes
Mas ok.......tu partes do prencipio que elas tiram as ordens e eu faço o contrario. Assim ficamos ambos felizes

Estás a sentir????
O 50 Cent, looooooool
O 50 Cent, looooooool
Shevet Escreveu:Nao te estou a dizer a ti nem a ninguem que é segurissimo comprar a estes niveis, estou apenas a dizer que sei que estão a comprar dezenas de M abaixo dos 0,60
Numa plataforma normal ves apenas as 10 primeiras ordens de compra/venda, mas à certos sistemas de trade em que consegues observar as ordens todas colocadas no sistema, ora não me convences que arrisquem shortar bcp abaixo dos 0,60, mas........... sto sou eu a divagar
O único problema é que partes do principio que as ordens não vão ser retiradas, e se a coisa descambar vais ver que a maioria é retirada
- Registado: 8/1/2010 12:53
Nao te estou a dizer a ti nem a ninguem que é segurissimo comprar a estes niveis, estou apenas a dizer que sei que estão a comprar dezenas de M abaixo dos 0,60
Numa plataforma normal ves apenas as 10 primeiras ordens de compra/venda, mas à certos sistemas de trade em que consegues observar as ordens todas colocadas no sistema, ora não me convences que arrisquem shortar bcp abaixo dos 0,60, mas........... sto sou eu a divagar

Estás a sentir????
O 50 Cent, looooooool
O 50 Cent, looooooool
Shevet Escreveu:Pois corre Small, mas sabes porque???
Porque os que falharam essas vindas aos 0,55 agora estao todos posicionados........agora imagina as dezenas de milhões de acções que estao a comprar abaixo dos 0,60![]()
Quero ver quem tem coragem de as vir dar a esses valores, porque nas outras vezes, ninguem contava e a quantidade de transacções feitas abaixo dos 0,60 foram muito reduzidas.
Abraço
Shevet
Não entendo este raciocínio
Estás então a dizer que é seguríssimo comprar a estes valores porque não vai cair abaixo dos .60, devido às dezenas de milhões de ordens que lá estão?
Isto que comece a cair a sério e vais ver as ordens que são executadas
Até podemos subir bastante, porque acho que chegámos a um pessimismo extremo e injustificado, pelo menos para esta fase inicial do reinicio do Bear, mas quando os países salvadores forem confrontados com a sua própria falência, cá estaremos para ver o que se segura e aonde...
- Registado: 8/1/2010 12:53
Quem está ligado: