O sistema da segurança social não é um ponzi
Re: O sistema da segurança social não é um ponzi
Estava aqui tranquilo da vida quando comecei a pensar como é que vai ser a Tugolandia em 2050. Uma das coisas que mais em faz confusão é como será a segurança social. Basicamente vou falar mais ou menos por alto . Começando do início é preciso ter em conta que a a geração que actualmente idosa teve indíce de fecundidade muito elevados de 3 e 2,5. Daí a estrutura etária portuguesa em 1960 era crescente/jovem e era exactamente uma pirâmide.
Infelizmente, o indíce de fecundidade em 1982 desceu abaixo de 2,1 e 8 anos depois já se encontrava nos 1,57 (valor este nunca mais observado). Tendo em conta que para existir renovação de geração é preciso um valor de 2,1 é natural que a estrutura etária alguns anos depois já seja composta por por um topo e uma base estreita, mas uma população ativa forte. Até aqui tudo bem, o sistema de pensões é sustentável.
Agora o interessante será observar as consequências da baixa taxa de natalidade no sistema de pensões atual para 2050. A meu ver quanto antes se fizerem as devidas políticas estruturais melhor... uma delas poderia ser a existência de um teto máximo. O excel poderia ter tido muito mais coisas em consideração, mas assim já dá para ter uma ideia geral. Basicamente o que foi feito é utilizar os valores demográficos de 2050 para a situação atual assumindo-se que a receita da Administração Pública depende apenas da população ativa. Tendo em contas as expectativas o número de pessoas entre os 20-65 por idoso irá cair para metade até 2050
Infelizmente, o indíce de fecundidade em 1982 desceu abaixo de 2,1 e 8 anos depois já se encontrava nos 1,57 (valor este nunca mais observado). Tendo em conta que para existir renovação de geração é preciso um valor de 2,1 é natural que a estrutura etária alguns anos depois já seja composta por por um topo e uma base estreita, mas uma população ativa forte. Até aqui tudo bem, o sistema de pensões é sustentável.
Agora o interessante será observar as consequências da baixa taxa de natalidade no sistema de pensões atual para 2050. A meu ver quanto antes se fizerem as devidas políticas estruturais melhor... uma delas poderia ser a existência de um teto máximo. O excel poderia ter tido muito mais coisas em consideração, mas assim já dá para ter uma ideia geral. Basicamente o que foi feito é utilizar os valores demográficos de 2050 para a situação atual assumindo-se que a receita da Administração Pública depende apenas da população ativa. Tendo em contas as expectativas o número de pessoas entre os 20-65 por idoso irá cair para metade até 2050

The only thing certain is uncertainty itself...
MarcoAntonio Escreveu:Bala Escreveu:Boas!
Orá estou a ver que isto só lá vai com "bonecos".
Curiosamente, vou usar uma "piramide etária"![]()
(que com o esquema piramidal, partilha... a forma)
Segundo a imagem apresentada, a população activa (A) é aquela que contribui para a segurança social, e a população aposentada (B), é aquela que realmente goza actualmente daquelas contribuições.
O problema existente nesta imagem, é que há cada vez mais aposentados, e menos população activa, isto é, menos contribuição, distribuída por mais reformados.
Abraços
O Bala
E as pessoas actualmente estão-se a reformar mais cedo do que o sítio onde tens assinalado, ronda os 62 anos mais coisa menos coisa (e creio que em média também estão a começar a descontar mais tarde, mas essa parte já não tenho tanta certeza).
Outra coisa ainda a considerar: a população activa... não é toda activa (há os desempregados, por exemplo).
Eu noto que os reformados são mais, mas a população activa tambem o é e parece que aumentou mais que os reformados.
os jovens diminuiram bastanta, o que implica bem menos gastos em abonos, não sei se era dado algum abono anteriormente.
Outro dado que acho que seria bom de analisar era a % da população femenina que na altura trabalhava, e a percentagem actual.
- Registado: 5/8/2008 15:42
Fingerspitzengefuhl Escreveu:Exacto, eu sou a favor do fim da segurança social tal como a conhecemos, ficanco apenas disponíveis pensões de sobrevivência para deficientes e para aqueles que por uma razão ou outra cairam na miséria.
Obviamente. Mas isto nem precisava ser financiado num sistema equivalente ao da SS. Esta, entre outras, como o acesso (e não a gestão) à saúde e à educação, seriam as funções do Estado social.
Cumps
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
Caro Fingers,
Respeito a sua convicção de que a segurança social devia somente tratar dessas situações que mencionou, mas a razão da sua existência é muito mais vasta actualmente, e ainda bem, mesmo para o que originalmente foi projectado quando foram "criados" os primeiros esboços de "uma segurança social para a reforma". Tem sido e tem de ser continuamente ajustada à realidade social nos seus diversos factores. Ora isto é um aspecto na forma de ver este tema.
Outra coisa é ter um sentimento de repulsa em relação à falta de $$ que lá existe pelo facto de que a geração anterior a "brincar" com o método "os melhores 10 anos dos últimos 15" ter pura e simplesmente rebentado com o sistema em si.
Tenha sempre em mente que por ser uma questão de solidariedade, a existência da segurança social é financiada em 11% todos os meses por si em TSU para si e 23,75% pelo patrão para o bolo geral das muito diversas funções da segurança social (desemprego,RSI,maternidade,doença,complementos diversos, etc). Realidades que se as pessoas que auferem maiores rendimentos deixassem de contribuir nos seus 23,75% geraria a sua falência e uma miséria geral nas populações. A palavra a reter é solidariedade. Mas solidariedade não nos iludemos custa dinheiro, muito dinheiro.
Que há muito a melhorar, sim há. Mas essa de eu trato de mim com o meu dinhero na minha opinião não nos levará a lado nenhum.
Cps
Respeito a sua convicção de que a segurança social devia somente tratar dessas situações que mencionou, mas a razão da sua existência é muito mais vasta actualmente, e ainda bem, mesmo para o que originalmente foi projectado quando foram "criados" os primeiros esboços de "uma segurança social para a reforma". Tem sido e tem de ser continuamente ajustada à realidade social nos seus diversos factores. Ora isto é um aspecto na forma de ver este tema.
Outra coisa é ter um sentimento de repulsa em relação à falta de $$ que lá existe pelo facto de que a geração anterior a "brincar" com o método "os melhores 10 anos dos últimos 15" ter pura e simplesmente rebentado com o sistema em si.
Tenha sempre em mente que por ser uma questão de solidariedade, a existência da segurança social é financiada em 11% todos os meses por si em TSU para si e 23,75% pelo patrão para o bolo geral das muito diversas funções da segurança social (desemprego,RSI,maternidade,doença,complementos diversos, etc). Realidades que se as pessoas que auferem maiores rendimentos deixassem de contribuir nos seus 23,75% geraria a sua falência e uma miséria geral nas populações. A palavra a reter é solidariedade. Mas solidariedade não nos iludemos custa dinheiro, muito dinheiro.
Que há muito a melhorar, sim há. Mas essa de eu trato de mim com o meu dinhero na minha opinião não nos levará a lado nenhum.
Cps
- Registado: 29/9/2008 14:47
Bala Escreveu:Boas!
Curiosamente, vou usar uma "piramide etária"![]()
Segundo a imagem apresentada, a população activa (A) é aquela que contribui para a segurança social, e a população aposentada (B), é aquela que realmente goza actualmente daquelas contribuições.
O problema existente nesta imagem, é que há cada vez mais aposentados, e menos população activa, isto é, menos contribuição, distribuída por mais reformados.
Abraços
O Bala
E as pessoas actualmente estão-se a reformar mais cedo do que o sítio onde tens assinalado, ronda os 62 anos mais coisa menos coisa (e creio que em média também estão a começar a descontar mais tarde, mas essa parte já não tenho tanta certeza).
Outra coisa ainda a considerar: a população activa... não é toda activa (há os desempregados, por exemplo).
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Boas!
Curiosamente, vou usar uma "piramide etária"
Abraços
O Bala
Curiosamente, vou usar uma "piramide etária"

Abraços
O Bala
- Anexos
-
- piramidedemografica.jpg (93.92 KiB) Visualizado 5852 vezes
StockMarket it's like a box of chocolates...You just never know what you gonna get.
http://alxander-gl.mybrute.com
Clã do Caldeirão: http://mybrute.com/team/27048
http://alxander-gl.mybrute.com
Clã do Caldeirão: http://mybrute.com/team/27048
A-330 Escreveu::lol:![]()
![]()
Nunca me ri tanto aqui no Caldeirão !!
Marco,
Eu sou contra a forma como funciona a SS. Devia ser individual. Como um PPR. Desconto 2 euros , ganho 2 euros , desconto 1000 ganho 1000.
Esse conceito está mais próxima de depósito sem juros, do que do conceito de "Segurança Social". Alias, rejeitas a ideia de segurança social. Sim, obrigarte-ia a poupares para a tua própria velhice.
Se seguissemos esse raciocínio, seria necessário pensar em alguma coisa que resolvesse a desgraça daqueles que por algum motivo falhassem em amealhar para a sua velhice, ou por viverem mais do que o que tinham calculado, e esvaziando o seu cofreo, ou, por alguma razão actualmente encaixada no conceito de "segurança social", se vissem impedidos de ganhar para si. E refiro-me a uma solução humanamente digna.
Editado pela última vez por bolo em 12/5/2011 19:27, num total de 2 vezes.
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!
Fingerspitzengefuhl Escreveu:
Marco, abriste um tópico sobre a segurança social, provavelmente porque tens alguns conhecimentos na área certo?
Eu abri um tópico há um ano atrás para expor a diferença entre um ponzi e a segurança social.
A pergunta que te coloquei está completamente ontopic, dizes que o objectivo da segurança social é devolver ao individuo exactamente aquilo que ele descontou e eu dei um caso concreto de uma situação em que isso não me parece verdade.
O objectivo não é devolver a cada individuo exactamente o que descontou. Não leste o post de resposta de há minutos atrás bem como o post de abertura?
E pronto... mais um tópico transformado em debate político-partidário!
Esse post não era para ti, a tua resposta é o post anterior que contém uma citação tua...
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Que nome se dá a um fundo/esquema onde a remuneração aos seus investidores é sistematicamente superior às receitas/ganhos gerados?
Para além dos descontos de quem trabalha para pagar reformas douradas a muita gente, acrescem as transferências anuais do orçamento do Estado que provêm também dos impostos sobretudo de quem trabalha.
Quando referi a palavra ponzi foi para deixar muito claro a insustentabilidade do sistema. Em rigor, não é um esquema ponzi... Não deixa, no entanto, de ser uma fraude para as gerações futuras e mesmo para as actuais, a quem foram criadas falsas expectativas.
Para além dos descontos de quem trabalha para pagar reformas douradas a muita gente, acrescem as transferências anuais do orçamento do Estado que provêm também dos impostos sobretudo de quem trabalha.
Quando referi a palavra ponzi foi para deixar muito claro a insustentabilidade do sistema. Em rigor, não é um esquema ponzi... Não deixa, no entanto, de ser uma fraude para as gerações futuras e mesmo para as actuais, a quem foram criadas falsas expectativas.
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
MarcoAntonio Escreveu:Fingerspitzengefuhl Escreveu:Marco, dizes que o objectivo é cada um receber exactamente o que pagou?
Isso verifica-se naqueles casos manhosos de políticos que recebem reforma vitalícia por 4 ou 8 anos de mandato?
Epá, por favor. Há tantos tópicos para discutir essas coisas, não venham agora abandalhar este...
Marco, abriste um tópico sobre a segurança social, provavelmente porque tens alguns conhecimentos na área certo?
A pergunta que te coloquei está completamente ontopic, dizes que o objectivo da segurança social é devolver ao individuo exactamente aquilo que ele descontou e eu dei um caso concreto de uma situação em que isso não me parece verdade.
Se uns recebem mais do que dão como é que os outros vão receber exactamente aquilo de descontaram?

Não fiz nenhum julgamento sobre partidos ou ideologias...
Editado pela última vez por Fingerspitzengefuhl em 12/5/2011 17:42, num total de 1 vez.
- Registado: 9/2/2010 6:36
Geralmente, esquemas Ponzi
e bolhas econômicas são
fenômenos interligados. Sua
essência reside no “efeito
manada”: como indivíduos
dificilmente toleram estar
de fora de movimentos
vencedores, nos quais, por
exemplo, amigos ou parentes
participam, acabam aderindo
e seguindo, cegamente, o
fluxo ilusório estabelecido
e bolhas econômicas são
fenômenos interligados. Sua
essência reside no “efeito
manada”: como indivíduos
dificilmente toleram estar
de fora de movimentos
vencedores, nos quais, por
exemplo, amigos ou parentes
participam, acabam aderindo
e seguindo, cegamente, o
fluxo ilusório estabelecido
E pronto... mais um tópico transformado em debate político-partidário!
Fingerspitzengefuhl Escreveu:Marco, dizes que o objectivo é cada um receber exactamente o que pagou?
Isso verifica-se naqueles casos manhosos de políticos que recebem reforma vitalícia por 4 ou 8 anos de mandato?
Sócrates tira reforma vitalícia a 200 deputados
http://www.dn.pt/inicio/interior.aspx?content_id=600848
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.
Fingerspitzengefuhl Escreveu:Marco, dizes que o objectivo é cada um receber exactamente o que pagou?
Epá, por favor. Há tantos tópicos para discutir essas coisas, não venham agora abandalhar este...
O que eu escrevi é sobre o sistema como um todo e para se perceber a diferença para um verdadeiro ponzi.
Como eu escrevi no texto:
MarcoAntonio Escreveu:
Contudo, não há nenhuma promessa de obter o investimento de volta acrescido de um lucro (na verdade, o contribuinte para o sistema sabe que o que poderá receber de volta é variável e poderá ser mais, igual ou menos).
Correcto, mas nesse caso seria mais vantajoso colocar X% dos meus rendimentos mensais numa conta à ordem...
Se de facto o objectivo é recebermos exactamente o que pagámos para quê desperdiçar recursos neste sistema???
A filosofia por detrás da segurança social é uma filosofia de seguro. Existem sempre "desperdícios" num sistema deste tipo, maiores ou menores...
Eu rir jaa me ri mais noutras ocasioes... mas:
A-330 Escreveu::lol:![]()
![]()
Marco,
Eu sou contra a forma como funciona a SS. Devia ser individual. Como um PPR. Desconto 2 euros , ganho 2 euros , desconto 1000 ganho 1000.
Não tenho conhecimentos matemáticos para definir uma e outra , mas a verdade é que a SS é um péssimo negócio.Não aconselho a ninguém que tenha a oportunidade de não descontar , a descontar desde que seja disciplinado com o dinheiro.
È bom para os boys e para os que não fazem nada , não descontam nada e depois ganham os subsídios da treta. Enquanto a minha reforma diminui a cada dia. Isso se tiver sorte.
Tendo a concordar com o Ecotretas.Na teoria matemática da coisa pode não ser um ponzi ,mas na prática , com a má administração da coisa acaba por ser.
Ou então como as cofidis da vida. Eles não são agiotas , mas eu se emprestar dinheiro a juros já sou.
A330
Tudo devia ser individual. Vejam o futebol... poe laa uns craques a chutar tipo Matateu e os outros matraquilhos jogam neepia e ao fim levam todos a Tac,a !
Isto de equipas ee uma ganda treta ! Foi com essas maningancias que se comec,ou aa definir o conceito de Solidariedade... ora isso ee uma questao muito discutiivel: se um tipo nasceu marreco que se endireite ! ou os outros ee que teem que lhe poor talas e esticadores ??? Conhec,o muitos que aa custa desse esquema se fazem mancos e coxos... e vivem aa custa do sistema.
Quanto aa velhada... quando "agente" formos velhos logo se ve... atee laa... o quee ? anadar a pagar para tipos que atee para morrer andam a engonhar ???
Ele ha cada numero...

- Registado: 22/4/2003 23:12
Entretanto editaste o post...
O problema da segurança social não é um problema de "má administração da coisa".
Se calhar, já que aqui estás, era boa ideia leres o tópico desde o início...

A-330 Escreveu:Tendo a concordar com o Ecotretas.Na teoria matemática da coisa pode não ser um ponzi ,mas na prática , com a má administração da coisa acaba por ser.
O problema da segurança social não é um problema de "má administração da coisa".
Se calhar, já que aqui estás, era boa ideia leres o tópico desde o início...

O objectivo do sistema da segurança social é devolver exactamente o que recebe.
Correcto, mas nesse caso seria mais vantajoso colocar X% dos meus rendimentos mensais numa conta à ordem...
Se de facto o objectivo é recebermos exactamente o que pagámos para quê desperdiçar recursos neste sistema???
- Registado: 9/2/2010 6:36
A-330 Escreveu:
Marco,
O que é que isso tem que ver com o tópico?
O tópico não trata de nada disso, não é sobre se o sistema da segurança social é bom ou mau, se se gosta ou não dele mas de que natureza são os problemas (de sustentabilidade) da segurança social e se efectivamente se trata de um ponzi (uma coisa errada que se escreve imensas vezes e que estava a ser escrita em vários tópicos quase todas as semanas na altura em que coloquei este tópico).
Isso está muito claro desde que se leia o texto...
A-330 Escreveu:Não tenho conhecimentos matemáticos para definir uma e outra , mas a verdade é que a SS é um péssimo negócio.
Para as pessoas que estão a receber hoje (e para a generalidade das pessoas que vão passar a beneficiar em breve - é um bom (quando não excelente negócio).
Mas só perceberás se tiveres conhecimentos mínimos de matemática.
E não, não estou a dizer que o sistema é bom. Não é esse o ponto (e para discutir isso há por aí tópicos melhores)...

Marco,
Não tenho conhecimentos matemáticos para definir uma e outra , mas a verdade é que a SS é um péssimo negócio.Não aconselho a ninguém que tenha a oportunidade de não descontar , a descontar desde que seja disciplinado com o dinheiro.
È bom para os boys e para os que não fazem nada , não descontam nada e depois ganham os subsídios da treta. Enquanto a minha reforma diminui a cada dia. Isso se tiver sorte.
Tendo a concordar com o Ecotretas.Na teoria matemática da coisa pode não ser um ponzi ,mas na prática , com a má administração da coisa acaba por ser.
Ou então como as cofidis da vida. Eles não são agiotas , mas eu se emprestar dinheiro a juros já sou.
A330
Editado pela última vez por A330-300 em 12/5/2011 16:57, num total de 1 vez.
- Registado: 30/1/2005 12:51
É o contrário, A330: o problema da segurança social é haver imensa gente a receber mais do que alguma vez descontou.
É impressionante como as pessoas baralham completamente este tema...
É impressionante como as pessoas baralham completamente este tema...
Re: O sistema da segurança social não é um ponzi
Eco Tretas Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:Pela enésima vez, o sistema da segurança social não é realmente uma pirâmide.
Muito embora se possam traçar paralelos...
OK. Não é realmente uma pirâmide. Mudaram-lhe o nome e chamaram-lhe Segurança Social...
Fico mais contente por saber disso...
Ecotretas

Essa foi boa !!! É o ponzi da treta !! Investes o teu dinheiro e acabas sempre por receber menos. Com as piramides ao menos sonhas em receber alguma coisa.
A330
- Registado: 30/1/2005 12:51
Quem está ligado: