
E mais um:
Crise financeira
Solbes distingue o caso de Portugal da situação espanhola
04.05.2010 - 19:22 Por Lusa, PÚBLICO
42 de 45 notícias em Economia
« anteriorseguinte »A situação de Espanha não é comparável à de Portugal, afirmou hoje o ex-ministro espanhol da Economia e ex-comissário europeu Pedro Solbes e que as empresas de estes dois países não são comparáveis às gregas. Mas que a sua situação é, apesar disso, de “menor competitividade”.
As declarações foram feitas à margem da conferência “As economias portuguesa e espanhola – que futuro?”, na EGP, University of Porto Business School.
As referências às suas declarações em diversas agências noticiosas nunca referem o que Solbes poderá ter dito sobre o que distinguem as situações económicas dos dois países. Mas a agência Lusa sublinha que Solbes sublinhou que a situação portuguesa se deveria a um prolongado esforço ofiscal.
“A Espanha tem alguns problemas em termos de compromissos futuros, mas Portugal vem de um período muito grande de fraco crescimento económico fruto de um esforço fiscal muito grande”, afirmou hoje Pedro Solbes.
O caso espanhol foi analisado como sendo fruto, sim, dos “números históricos” do desemprego, que estão afectados por um modelo laboral “muito sensível ao estado económico”. Mas que essa situação nem será um obstáculo uma vez que “os melhores momentos económicos de este país surgiram com uma taxa de desemprego muito alta” e que Espanha “nunca apresentou uma taxa de desemprego equivalente às melhores europeias”.