Página 1 de 1

Alemanha e França são os mais expostos a Portugal, Espanha e

MensagemEnviado: 3/5/2010 17:32
por Pata-Hari
É o principio dos vasos comunicantes e isto é um pequeno exemplo do caos que teriamos se houvesse mesmo problemas....

Alemanha e França são os mais expostos a Portugal, Espanha e Grécia

03/05/2010

França e Alemanha são os maiores credores de Portugal, Espanha e Grécia, tendo uma exposição de quase 670 mil milhões de euros, o que corresponde a 40% da dívida destes três países.

De acordo com os dados do Banco Internacional de Pagamentos, citado pelo “Expansíon”, no total Portugal, Espanha e Grécia têm dívidas acumuladas de 1,67 biliões de euros, com França e Alemanha a serem credores de 669,5 mil milhões de euros, o que corresponde a 40,14%.

No caso português, o maior credor é mesmo Espanha, com 86,08 mil milhões de euros, o que corresponde a cerca de 30% do total da dívida nacional. A seguir a Espanha, é a Alemanha o maior credor nacional, com 47,37 mil milhões de euros. França está exposta com 44,74 mil milhões de euros a dívida portuguesa.

Os dois maiores países da Zona Euro são assim os que maior exposição têm à Grécia, que tem agitado o mercado de dívida com receios de que pudesse entrar em incumprimento, e aos outros dois países que têm sido apontados como as “próximas vítimas” dos especuladores.

Daí a necessidade das ajudas financeiras à Grécia. È que não são apenas os países que estão a ser alvo de especulação e pressão sobre a sua dívida que poderão estar em apuros. Os restantes estados-membros também estão expostos a estes países e se não fossem tomadas medidas de forma firme, o efeito de contágio poderia provocar perdas avultadas para a Alemanha e a França.