Página 1 de 1

Enviado:
4/5/2010 10:15
por bolo
... e na incerteza, ou na falta de convicção, vender também ( dentro da ideia de fechar as posições, vender os títulos, no fim do dia)!

Enviado:
3/5/2010 18:00
por jlmf
bolo Escreveu:tenho deixado sempre as posições abertas de um dia para o outro e tendo a maior dificuldade em tomar a melhor decisão na saída do que na entrada, o que me faz desgastar mais-valias que por norma consigo obter, ...
A minha experiencia pessoal:
-Enquanto, e isto há uns anos, sentia, como referido, mais dificuldade em “sair” do que a “entrar”, perdi dinheiro, ou deixei de ganhar o que teoricamente já devia estar do meu lado.
-Desde que o “sair” começou a ser para mim, uma questão de coerência com estratégia e valores pré-definidos de ganhos ou limitação de perdas, e consequentemente mais fácil e rápido, e a “entrada” passou a ser muito mais ponderada, mais demorada (salvo raras excepções), ao ponto de estar mais tempo fora que dentro, isto é, o inverso do descrito, os resultados melhoraram, considerando o capitulo do daytrade.

Enviado:
3/5/2010 16:22
por bolo
não diria que deva vender as posições todos os dias. há dias em que ou pelo sentimento ou pela AT do título, reflectida na decisão de compra, em que esperamos uma valorização dos título.
Eventualmente, esta prática aplicar-se-à mais a situações de turbulência como as actuais e a momento em que já tenha atingido os meus objectivos e deva tomar mais-valias e re-avaliar um novo negócio.

Enviado:
3/5/2010 16:14
por bolo
tenho deixado sempre as posições abertas de um dia para o outro e tendo a maior dificuldade em tomar a melhor decisão na saída do que na entrada, o que me faz desgastar mais-valias que por norma consigo obter, muitas vezes totalmente e muitas vezes acumular perdas e perder o sentido e a percepção que inicialmente tinha traçado aquando da compra.
isso levou-me, como disse agora, a procurar resolver esse grande problema e pareceu-me que sair ao final, sobretudo quando já atingi um valor que defino como objectivo para o negócio e no outro dia reavaliar entrada ou não. Se bem que pretendo ainda verificar se devo apenas voltar a entrar depois de garantir novamente determinados critérios que me levem a confirmar a oportunidade de entrada e momento para a saída.
isto pode reduzir o número de trades mas espero que aumente a sua eficácia.

Enviado:
3/5/2010 15:55
por Ulisses Pereira
bolo, não percebi exactamente se nunca deixas posições abertas de um dia para o outro.

Enviado:
3/5/2010 15:51
por bolo
relendo, acho que fiz a uma pergunta que faz da afirmação do Ulisses uam resposta.
Contudo, a discussão permite compreender melhor a razão das coisas.

Enviado:
3/5/2010 15:35
por bolo
Ulisses Pereira Escreveu:ferreira,
Quanto às ordens, eu acho pouco prático deixar ordens de um dia para o outro. Muda tanta coisa em horas e se tens oportunidade de observar a abertura podes incorporar aí ainda mais elementos da decisão.
Um abraço,
Ulisses
por coincidência, cheguei à conclusão, na semana passada, que deveria experimentar isso mesmo, vender ao fim do dia, pois para além das vantagens de confirmar uma entrada depois de observar a abertura, necessitava de introduzir uma regra que disciplicasse o controlo dos ganhos. Apesar de a cada dia, continuarmos exposto ao risco inerente ao mercado, mesmo depois de o tentarmos avaliar e compreender, a tomada de mais valias diárias pode fazer diferença na sua preservação.
Será isto intraday? Na vossa opinião, é uma regra adequada para maximizar os ganhos através da disciplina?

Enviado:
3/5/2010 13:01
por Ulisses Pereira
Tudo o que achares importante...
Eu, por exemplo, não negoceio nos primeiros 15 minutos. Posso abrir excepções para fechar posições ganhadoras que considero estarem a "sobrereagir" a alguma notícia, euforia ou pânico , mas por norma não negoceio nesses 15 minutos.
Um abraço,
Ulisses

Enviado:
3/5/2010 12:39
por bolo
Obrigado Ulisses por estas dicas simples mas oportunas. A que te referes quando dizes observar abertura? notícias, tendências de outros indices? futuros? clima? e que período consideras "abertura" e em que período consideras para colocação de ordens?
Obrigado

Enviado:
3/5/2010 12:16
por Ulisses Pereira
ferreira,
De facto, há uns títulos que abrem já a voar e voam ainda mais, outros perdem força e fecham em clara agonia. É impossível alguém dizer que deves comprar ou não uma abertura em "up gap", porque cada situação é mesmo específica.
Quanto às ordens, eu acho pouco prático deixar ordens de um dia para o outro. Muda tanta coisa em horas e se tens oportunidade de observar a abertura podes incorporar aí ainda mais elementos da decisão.
Eu, por exemplo, traço pontos de entrada/saída durante a noite anterior mas toda a estratégia só é colocada em prática no dia /seguinte e pode sofrer ajustes em função do que está a acontecer.
Um abraço,
Ulisses

Enviado:
3/5/2010 12:02
por LTCM
IMHO:
Demasiados indicadores de momentum (Médias móveis, MACD, RSI) não acrescentam nada uns aos outros - o conceito é o mesmo;
BBands também aqui entram as médias móveis - existem N indicadores de volatidade;
Candlesticks são completamente desprezíveis para a qualidade do trading;
Desde que não entre contra a tendência principal o resultado da estratégia depende, em mais de 90%, da capacidade da gestão do dinheiro;
Qual o critério para identificar um "grande happenings"?
Market Wizards I, II e III são óptimas leituras.
Experts do metastock não ajudam nada ao trading e só geram perda de tempo.
Boa sorte.

Enviado:
2/5/2010 19:04
por rsacramento
três ideias:
1) quanto às entradas se calhar era bom leres um pouco de
japanese candlesticks e também tópicos do arnie
quanto ao meta, o que tu mostras são duas coisas:
2) ainda não conheces bem o programa - não sabes que
expert advisor é esse
3) para publicares um gráfico do ms grava como html - tipo png e depois é só publicar a imagem


Enviado:
2/5/2010 18:47
por ferreira10
A experiencia que tenho no Metastock é muito limitada. Dai a pergunta. Perspectivei o Metastocks para evitar uma perda de tempo desmesurada no final do dia, à procura de boas entradas para o dia seguinte. Mas como é sabido, se utilizarmos várias plataformas e contas, acabamos por receber trading ideias; estratégias Day-by-Day etc. Algumas delas suportadas por bons fundamentos. Pelo que acabo por não utilizar o Meta. Até tenho a base de dados desactualizada. Se utilizasse, isso não impediria de ter que fazer uma análise técnica à mesma. Sei que tenho muitos addons (suplementos) no metastocks. Se calhar, essa indicação que recebo, vem por via de um desses suplementos. Deixo em baixo um gráfico que por via de um desses suplementos dá-me sugestões de entrada e saída. Não sei se era a isto que te estavas a referir. O Metastocks por via de suplementos pode sugerir ordens de entrada e saída. Logo que encontre a tal sugestão de entrada acima do máximo do dia anterior, deixo aqui um gráfico com essa indicação. Se calhar é má interpretação minha.
Mas pensando bem até faz sentido entrar num título especificando um preço acima do máximo do dia anterior. Já que se acreditamos que o título vai subir no dia seguinte, é porque acreditamos que ele vai conseguir um novo máximo. Visto no conjunto dos dois dias. Falo, em fazer uma vela acima da vela do dia anterior. Ou seja, vai fechar acima do preço que especificamos. Talvez seja uma garantia de que conseguimos entrar efectivamente num determinado titulo. Já que a larga maioria das pessoas quando compra, especifica um preço dirigido ao menor preço do vendedor. A menos que por estratégia técnica, coloquemos uma ordem que será activada caso o nível de mercado atinja aquele valor. Mas é precisamente, nestes pormenores de entrada, que gostaria de saber mais acerca da experiencia de entrada em títulos que realizam um salto brusco de cotação de um dia para outro.

Enviado:
2/5/2010 16:28
por rsacramento
seguramente que outros, mais experientes, virão aqui dizer-te qualquer coisa
Tenho pouca experiência no Metastocks. Fico com a percepção de que este programa, em entradas, recomenda que se especifique uma ordem a preço superior ao máximo atingido pela cotação no dia seguinte?
agora quem não percebe sou eu: o metastock é uma aplicação para análise de gráficos; as recomendações variarão de acordo com os indicadores que utilizares - logo, são independentes do programa que uses
podes explicar melhor?
Entradas em grandes happenings!

Enviado:
2/5/2010 15:44
por ferreira10
Viva:
Estava a ver se afinava o instrumento naquilo que diz respeito ao modo de entrada num título.
Gostaria de ter a opinião de alguém mais experiente relativamente ao modo de entrada num título em determinadas circunstancias. Às vezes leio noticias que dizem que determinado titulo está a valorizar uma determinada percentagem «after hours».Fico com a percepção de que isso já é uma notícia, e não um rumor. Se acaso entrar no referido titulo, fá-lo-ei a um preço elevado. E se já valorizou naquela percentagem, dificilmente valorizará muito mais. Verifico, muitas vezes ao final do dia, que assim não foi. Mesmo que tivesse entrado àquele preço elevado, ainda teria ganho uma soma considerável. Eu sei que não há receitas para aquilo que cada um faz numa situação destas. Mas de certo que haverá por aqui investidores que já foram ou entram com regularidade em títulos destes. Sobretudo aqueles que entram logo a seguir à apresentação de resultados de uma empresa. Quando o titulo abre com uma valorização considerável. Mesmo assim há quem continue a comprar a esse preço. O que esses investidores têm a dizer acerca dessa experiencia. É a minha pergunta.
Acabo por ser um investidor que pretendo minimizar ao máximo o risco. Penso que em determinados momentos de forma exagerada. Em regra entro em títulos que estejam a transaccionar acima da média móvel exponencial dos 50 dias e de preferência entre a média móvel exponencial dos 50 dias e a média móvel exponencial dos 20 dias. Procuro títulos nos quais as médias móveis estejam a apontar para cima. O Histograma da MACD tem de estar de cabeça para cima ou em vias de estar. Procuro ficar «curto» quando a cotação bate no limite superior das bandas de Bollinger. E «vendo» CFDs da mesma empresa, em igual número àqueles que tenho na posição «longa», por altura da apresentação de resultados. De modo a congelar a cotação do título. Para evitar dissabores no dia da apresentação de resultados. Cruzo esta informação com suportes e resistências e eventualmente outros indicadores como o RSI. Talvez que a estratégia mais arrojada que tomo, é entrar em títulos que revelem um padrão de candlesticks de subida em número de 3 (cor verde) logo após a cotação ter batido no limite inferior das bandas de bollinger. Mas com esta estratégia sinto que às vezes passam-me ao lado bons negócios.
Outra pergunta que gostaria de deixar aqui à Vossa consideração é a seguinte: às vezes descortino uma boa entrada do ponto de vista técnico. Especifico um preço. Como tenho acesso às cotações em tempo real, faço uma compra ao vendedor que especificou o preço mais baixo. Já me aconteceram muitas vezes que não consigo entrar no título. Sobretudo no mercado dos Estados Unidos. Já que qualquer sinal técnico forte, leva a que o título abra com uma valorização considerável, se for esse o caso. Há sempre a possibilidade de especificar uma «ordem ao mercado». Mas lá está, é algo que evito. Tenho pouca experiência no Metastocks. Fico com a percepção de que este programa, em entradas, recomenda que se especifique uma ordem a preço superior ao máximo atingido pela cotação no dia seguinte?
E especificamente, em relação a este caso das «after hours» ou relativamente ao dia seguinte á apresentação de resultados acima das estimativas; como é que entram. Esperam que o mercado abra para dar uma ordem? Haverá outra maneira de aproveitar o potencial da notícia? Não falo daqueles que já estão dentro do título, claro.
Antecipadamente grato.