Página 1 de 1

MensagemEnviado: 20/4/2010 21:51
por luna1965
Boa Noite elgenedy

Obrigado pelo esclarecimento.
Vou ler os sites com mais calma.

Niki
[/quote]

MensagemEnviado: 20/4/2010 15:03
por Elgenedy
Boa tarde,

Toda a nanotecnologia tem por base o desenvolvimento de dispositivos cuja unidade de grandeza é precisamente o nanómetro (1 milímetro = 1.000.000 nanómetros), ou seja, algo tão pequeno que facilmente poderá não ser visível sem recurso a ampliações.

A parte da nanorobótica, é este conceito aplicado à área da robótica, ou seja, dispositivos robóticos, muito pequenos.

Quem já passou por alguns exames médicos, conhece o desagradável que uma endoscopia, por exemplo pode ser; ou tantos outros exames invasivos, alguns que podem implicar cirurgia e internamento.

Com um dispositivo destas dimensões, seria perfeitamente possível, por exemplo, ingerir uma pequena quantidade de pó, que contenha umas centenas ou milhares de câmaras. E com este "pó", seria possível obter várias imagens de todo um aparelho digestivo.

Claro que tudo isto poderia ser utilizado noutro tipo de exames, quer através da ingestão desses dispositivos, quer, por exemplo, através de injecções.

Imagina esse mesmo pó com milhares de sensores, cada um preparado para procurar determinadas doenças/problemas. Após ingestão desse pós, ao fim de x horas, poderias ter um relatório completo de tudo o que pudesse estar bem ou mal contigo.

De forma mais avançada ainda, poderias ter esses dispositivos efectivamente a actuarem como cura, em vez de apenas como diagnóstico. Mais uma vez, o mesmo pó, ser capaz de destruir células cancerígenas. Ou efectuar uma correcção ocular. Tudo isto, sem internamento, sem riscos cirúrgicos, sem pós-operatório, sem dor, e sem afectar o teu dia-a-dia.

Neste caminho, mas ainda um bocado longe, algo que já existe são os chamados "Smart Dusts", que são dispositivos computacionais (entenda-se como computacional, um dispositivo com capacidade de processamento, armazenamento de informação e comunicação), com a dimensão de 1 grão de areia (sensivelmente 1 mm^2). E sobre estes já encontras vários sites na net.

Assim de uma forma muito rápida posso-te deixar estes dois:

http://robotics.eecs.berkeley.edu/~pister/SmartDust/

http://gizmodo.com/253300/swarms-of-magic-smart-dust-to-explore-other-planets

Neste segundo site existe uma imagem da comparação de um destes dispositivos com uma moeda...

Os processadores de ADN, quando surgirem em força, certamente irão ajudar muito este tipo de tecnologia.

Cumprimentos,

Elgenedy

Nanotecnologia ou Nanorobótica....Mais um desafio?

MensagemEnviado: 19/4/2010 23:00
por luna1965
Será que alguém me consegue esclarecer?
Segundo diz o cientista luso-americano Aristides Requicha: " A nanorobótica terá uma importância para a informática e para a electrónica, mas o seu maior impacto será na biologia e na saúde".
A notícia que li no jornal - Público não era muito esclarecedora....

Niki :?: