JCS Escreveu:JLMF Escreveu:Se convidássemos o Presidente Checo a vir a Portugal, ou outro qualquer, penso que ficaria muito mal ao nosso Presidente aproveitar a oportunidade para lhe atirar á cara em publico o seu passado ou as politicas que o seu governo ou outras instituições praticariam.
Se calhar o problema do nosso país é "etiqueta" a mais...
Cumprimentos
JCS
Penso que se temos problemas e temos de certeza, esse não será um deles, a etiqueta a mais, como se vê todos os dias, por exemplo no parlamento, nas estradas, nas cuspidelas para o chão, no falar alto, no lixo no chão dos cafés, na agressividade nas repartições publicas de parte a parte, nas filas, etc., etc. etc., e a avaliar pela reputação que temos no estrangeiro, pelo menos em alguns países em que diariamente estou em contacto com outros colegas de outras nacionalidades.
Aliás se a questão se resumisse a etiqueta em demasia, então a maioria dos presidentes e dirigentes de outros países (civilizados) seriam ainda bem mais adeptos da etiqueta, exceptuando talvez Chavez, Berlusconi e outros senhores bem-educados como eles.
Penso que o nosso problema é entre outros a falta de auto estima e respeito próprio, porque se em lugar do nosso presidente, estivesse um presidente ou dirigente Francês, Alemão, Americano, Espanhol, etc., passadas algumas horas, em canal diplomático, pelo menos, seria exigido pedido de reparação, como já vi acontecer em relação a esse dirigente Checo pelas autoridades Suíças, por muito menos e isto apesar de sabermos o historial conflituoso e xenófobo deste Senhor.
Reafirmo que me constrange bastante ver que normalmente e reconhecidamente somos um povo que não é exigente em termos gerais e também em respeito, fraco gosto o de apaludir e pedir bis para ver rebaixado o representante de todos nós e achar que é normal e que o merecemos porque a culpa é nossa.
Complexo de inferioridade, mas já vem de longe.
Ou se calhar eu estou enganado e o Presidente Cavaco Silva foi a um tribunal para ser julgado em publico pelo deficit de Portugal e não a uma visita de estado.
Enfim, seja como for ao ler os comentários da imprensa estrangeira ao acontecimento, encontro o consolo da solidariedade para com o nosso povo, sentimento que aqui me parece não estarmos preparados para entender.
Assim tudo fosse futebol e saberíamos como fazer valer a nossa nacionalidade e exigir o respeito pela “grandiosidade” da nação.
Estava a escrever este post e a imaginar uma eventual visita de Obama a convite de Portugal e o Presidente Cavaco Silva a passar-lhe um chá á frente das cameras por causa da crise do Sub-prime ou mesmo ao Checo por causa da colaboração do país dele com os nazis, etc... eheheh