
Na boa!


Fórum dedicado à discussão sobre os Mercados Financeiros - Bolsas de Valores
http://teste.caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/
http://teste.caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=72766
Antes da conferência, JC Trichet aproveitou para cumprimentar os Jornalistas. “Epá, vocês não acham que o tempo tá mau?! Mas lá mais para o Verão costuma melhorar, não é?! Ao menos antes era assim… Agora…
E a economia é a mesma coisa… Ás vezes tá mal, às vezes tá bem… É o que é chato neste emprego…. Há que estar sempre cima … Bem, tá na hora. Vamos lá às perguntas...”.
www.aindaagoraerameiodia.com
Elias Escreveu:Ignoraste por completo a minha última questão e preferiste insistir na minha suposta incoerência.
Elias Escreveu:Também desta vez, ignoraste a parte em discussão (nomeadamente a questão dos números) e insististe no aspecto que te parecia interessar mais: demonstrar que eu estava a ser incoerente.
Elias Escreveu:Em ambas as ocasiões optaste por um ataque pessoal (...)
MarcoAntonio Escreveu:Junto-me ao clube dos desistentes, por razões perfeitamente idênticas.
Deixando os mercados e pegando novamente na questão da influência do tempo sobre a economia, eu não estou de todo convencido que episódios de mau tempo (cujo carácter é invariavelmente de âmbito local ou regional) tenham um impacto significativo na economia.
E tu, tens alguma evidência de que isso aconteça?
Tenho muitas dúvidas sobre esse impacto (que, a existir, me parece ser negligenciável).
Se eu estiver errado, então venham os números a mostrar o contrário.
Elias Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:Elias, o Trichet está a falar da Economia e não do Mercado Bolsista!
Como sabes?
Elias Escreveu:o mau tempo é quase sempre um fenómeno local. Hoje vivemos numa economia global e os estragos locais, ainda que avultados, dificilmente afectam a economia global.
MarcoAntonio Escreveu:Tu para discordar, disseste que existe uma incerteza que o mercado desconta. Ora, uma incerteza deriva do quê senão de um efeito variável?
MarcoAntonio Escreveu:A tua resposta não é discordância nenhuma e encerra em si uma incoerência porque para dizeres que não concordas que afecte, segues dizendo que afecta.
Elias Escreveu:Não concordo de todo que afecte.
O tempo é por natureza incerto e os mercados já têm esse facto descontado.
MarcoAntonio Escreveu:A incoerência está em que assumes que existem anos bons ou maus e utilizas a assumpção da sua existência (via incerteza gerada) para tentar justificar a tua discordância quanto ao facto do mau tempo ter afectado este período em concreto.
É incoerente...
MarcoAntonio Escreveu:Se existe incerteza, o que é que isso significa senão que o efeito é variável?
Se o efeito é variável, em que é que isso contradiz que este ano o tempo pode ter afectado negativamente a Economia.
Elias Escreveu:Marco, parece-me que não percebeste bem a minha ideia.
Eu não escrevi que o mercado desconta o bom ou o mau tempo (aliás, como referi na minha primeira intervenção, não acredito na influência do bom ou do mau tempo no mercado).
O que eu escrevi foi isto: "O tempo é por natureza incerto e os mercados já têm esse facto descontado."
Isto significa que o mercado já tem descontado o facto de o tempo ser uma variável incerta e de haver anos bons e anos maus. Por outras palavras, o que eu entendo que está descontado é a incerteza do estado do tempo e não os períodos de mau tempo em si.
Não vejo pois onde está a incoerência relativamente ao que eu escrevi.
MarcoAntonio Escreveu:Em terceiro lugar e não menos interessante, tu nem sequer o contradisseste (mesmo ignorando a questão economia versus mercados). Na verdade, disseste que não concordavas e de seguida disseste algo que vai mais no sentido da confirmação do que em qualquer outro sentido:
Se o mercado desconta é porque acha que interessa/afecta!
Na verdade, a tua resposta encerra em si uma incoerência total...
Elias Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:Elias, o Trichet está a falar da Economia e não do Mercado Bolsista!
Como sabes?
Apesar da estagnação no final de 2009 e de um arranque fraco no inicio de 2010, o BCE continua a achar que a Zona Euro irá registar “um crescimento moderado” ao longo do ano.
Sobre o fraco arranque em 2010, Jean-Claude Trichet mencionou o impacto de “más condições climatéricas” em vários países, afirmando que os último indicadores apontam para uma “recuperação moderada”, “provavelmente desequilibrada”, disse o presidente do BCE.
Elias Escreveu:Como sabes?
Elias Escreveu:Correcto, mas o mau tempo é quase sempre um fenómeno local.
Elias Escreveu: Hoje vivemos numa economia global e os estragos locais, ainda que avultados, dificilmente afectam a economia global.
Elias Escreveu:E quem disse que era absurdo? Eu só disse que não concordava.
MarcoAntonio Escreveu:Elias, o Trichet está a falar da Economia e não do Mercado Bolsista!
MarcoAntonio Escreveu:Pessoal, é óbvio que o Tempo (bom ou mau) pode afectar a Economia. Na verdade, o Tempo (se for suficientemente mau) pode afectar tanto a Economia que pode arrasar com uma civilização inteira (o que já aconteceu várias vezes ao longo da História da Humanidades).
MarcoAntonio Escreveu:Agora, se o Trichet tem razão neste caso concreto ou não, confesso que não sei. Mas as vossas reservas (como se ele tivesse dito um grande disparate) têm algo de estranho porque o que ele disse nada tem de absurdo...
JLMF Escreveu:Desisto. Artista exímio a desvirtuar o sentido da conversa e julgo que por má fé ou vontade de polemicar gratuitamente de forma a transformar temas de interesse em conversas de surdos e pesquisa do sexo dos anjos.
Por várias razões mas essencialmente porque dou mais valor ao meu tempo não vou por aí, meu amor.
Vá tentando, para passar a tarde há por aí outros forenses e outros tópicos.
Como remate único, embora tivesse matéria para muito mais através do que desconsidero que escreveu, quem lhe disse que eu leio jornalistas e quem deixou de lhe explicar que algo existe alem do literal?
MarcoAntonio Escreveu:Elias Escreveu:Não concordo de todo que afecte.
O tempo é por natureza incerto e os mercados já têm esse facto descontado.
Elias, o Trichet está a falar da Economia e não do Mercado Bolsista!
Elias Escreveu:JLMF Escreveu:Porque os americanos tem um equivalente ao trichet, e ao que ele representa, por exemplo, não?
Pera lá. O facto de o Trichet acreditar em algo não significa que todos os europeus se revejam nessa opinião certo?
Da mesma, forma, o facto de o Bernanke manifestar que acredita em algo não significa que essa seja a opinião dos nova-iorquinos.JLMF Escreveu:E o que é que sairam como justificações, a seguir aos eventos meteorologicos anormais para justificar expectativas e dados economicos?
E desde quando é que as justificações que saem nos jornais (produzidas por jornalistas que são pagos para apresentarem explicações) podem ser consideradas representativas da opinião pública, neste caso de nova iorque?JLMF Escreveu:Em caso de memória curta, basta pesquisar. Ah, isto se deixou de considerar que estas anomalias já estão descontadas e que este gajos são todos burros ao virem com estas tretas.
Eu não acho que "estes gajos são todos burros".
Simplesmente não considero legítimo que se presuma conhecer as motivações dos intervenientes do mercado nem que essas motivações sejam extrapoladas a partir das declarações de alguém cuja missão é a de dar coerência narrativa a determinados movimentos que de outra forma não teriam explicação aparente.
JLMF, permite-me acuriosidade: tu compraste / vendeste algum activo devido especificamente devido à situação meteorológica desfavorável?
Elias Escreveu:Não concordo de todo que afecte.
O tempo é por natureza incerto e os mercados já têm esse facto descontado.
JLMF Escreveu:Porque os americanos tem um equivalente ao trichet, e ao que ele representa, por exemplo, não?
JLMF Escreveu:E o que é que sairam como justificações, a seguir aos eventos meteorologicos anormais para justificar expectativas e dados economicos?
JLMF Escreveu:Em caso de memória curta, basta pesquisar. Ah, isto se deixou de considerar que estas anomalias já estão descontadas e que este gajos são todos burros ao virem com estas tretas.
Elias Escreveu:JLMF Escreveu:Eu concordo e pelos vistos o Trichet também.
E por exemplo os Nova yorquinos e demais camaradas, quando estiveram debaixo de 1/2 metro de neve durante mais de 15 dias há meses atrás também concordam.
Que o Trichet concorda eu já tinha percebido.
Agora não percebo é como é que concluis que os nova-iorquinos concordam...
JLMF Escreveu:tugatuga11 Escreveu:Elias já somos dois!
Aproveito este post, e com todo o respeito ao autor, para opinar acerca da inclusão nas mensagens, assinaturas e eventualmante avatares, de links para outros foruns, blogs, sites, publicidade,algumas vezes até com fins lucrativos como tenho verificado, etc.
JLMF Escreveu:Eu concordo e pelos vistos o Trichet também.
E por exemplo os Nova yorquinos e demais camaradas, quando estiveram debaixo de 1/2 metro de neve durante mais de 15 dias há meses atrás também concordam.
tugatuga11 Escreveu:Elias já somos dois!
djovarius Escreveu:Eu estive grande parte do Inverno na Alemanha e posso garantir que isso é verdade, pois adiou o arranque de obras particulares e especialmente de grandes obras públicas ao abrigo de um pacote de combate à conjuntura.
Havia até montes de malta portuguesa à espera de começar a trabalhar pois tinham já sido contratados.
O crescimento do 1º Tri deve ter perdido umas boas décimas por conta do terrível inverno.
dj