Página 1 de 1

Enviado:
27/3/2010 13:48
por LTCM
Cimpor. Governo escolhe Mário Lino para chairman
por Inês Serra Lopes, Publicado em 27 de Março de 2010
Lista única traz paz à cimenteira. Mário Lino será indicado pela CGD. Palha da Silva e Francisco Lacerda podem ser CEO
Os accionistas da Cimpor estão a negociar uma lista única para os órgãos sociais da cimenteira, apurou o i. Camargo Corrêa e Votorantim, os novos accionistas brasileiros da empresa, querem ter lugares na administração o quanto antes. Enquanto duram as negociações, cujo pivô tem sido a Caixa Geral de Depósitos, algumas coisas estão, para já, assentes - embora não escritas. A primeira é que a nova administração terá 14 vogais, sendo o conselho executivo constituído por cinco desses administradores. Outra coisa certa é que cada bloco de accionistas designará dois administradores não executivos e um executivo, sendo o chairman proposto pela Caixa Geral de Depósitos. Por fim, o acordo não escrito contempla ainda que cada um dos accionistas não se oporá aos nomes propostos pelos outros, de forma a fazerem uma lista única que seja aceite por todos.
Para chairman está assente o nome do ex-ministro Mário Lino, escolhido pelo governo de José Sócrates. Opção que o secretário de Estado do Tesouro e Finanças, Carlos Costa Pina, já transmitiu ao presidente da Caixa Geral de Depósitos. Entretanto, Faria de Oliveira sugerira já para o mesmo cargo à Votorantim, com quem a CGD tem um acordo para--social, o nome de Luís Palha da Silva, actual Chief Executive Officer (CEO) da Jerónimo Martins, que passou pelo cargo de Chief Financial Officer da Cimpor e conhece muito bem a empresa. A Votorantim gosta da sugestão e admite que, sendo Mário Lino o chairman, Luís Palha poderia ser CEO. O i não conseguiu confirmar junto do gestor da Jerónimo Martins a sua disposição para aceitar o lugar.
Já Mário Lino recusa tecer qualquer comentário sobre a nova administração da Cimpor.
Outro gestor cujo nome está em cima da mesa e que, dependendo das negociações entre os accionistas, poderá ser CEO da cimenteira é Francisco Lacerda, antigo administrador do BCP. Vários dos accionistas já tinham acordado que não se oporiam a que a empresa fosse presidida pelo gestor indicado por Manuel Fino. Acontece que a Votorantim resolveu avançar com o nome de Palha da Silva, sugerido por Faria de Oliveira para chairman. Como a CGD só poderá indicar o chairman, e o accionista Estado pretende ver Mário Lino no lugar, Luís Palha da Silva poderá ser convidado para CEO ou para vice-presidente, cargo que será criado pelas alterações aos estatutos da empresa que serão votados a 29 de Abril, na mesma assembleia geral em que serão eleitos os novos órgãos sociais. A lista deverá estar pronta 15 dias antes.

Enviado:
26/3/2010 17:07
por Quimporta
políticos que passam do poder tutelar para as empresas como se fossem cândidas borboletas. Saem de ministros para CEO como do Cabaret para o Convento.
Uma pergunta... Alguém sabe como anda a publicidade das maiores empresas do PSI, e outras ligadas ao "sindicato dos partidos", no Jornal de Negócios?!

Enviado:
26/3/2010 13:19
por Ulisses Pereira
Deep purple, aqui no Caldeirão são necessários argumentos. Se achas idiota, explicas porquê e contra-argumentas. Aliás, essa é a grande diferença entre escreveres no Caldeirão e escreveres uns posts a insultar nos comentários do Negocios. Aqui há regras que têm que ser respeitadas.
Um abraço,
Ulisses

Enviado:
26/3/2010 9:45
por ClyssaN
Atomez Escreveu:Ulisses Pereira Escreveu:Mas agora só acredito vendo.

Ahá! Deu uma recomendação de venda !!!!
hahaha, muito bem metida


Enviado:
26/3/2010 9:15
por Deep Puple
Mas os comentários do Sr. Pedro Santos Guerreiro são completamente idiotas. Este senhor pensa que é o Rei das Arábias. Deve ser compadre do Paulo Portas e dos seus comparsas.

Enviado:
26/3/2010 7:55
por Pata-Hari
LOL! bem metida, atomez!

Enviado:
26/3/2010 1:45
por atomez
Ulisses Pereira Escreveu:Mas agora só acredito vendo.

Ahá! Deu uma recomendação de venda !!!!

Enviado:
25/3/2010 16:53
por carrancho
A empresa chama-se Cimpor SGPS, não Cimpor PS.
Muito bem, até gostava de lhe enviar os meus parabéns, pelo artigo, por correio electrónico, só que já vejo um pouco mal...
... o email dele é psg@negócios.pt ou psd@negócios.pt ?
Agora fora brincadeiras, que isto tudo já mete muito (ou será pouco) "nojo", lá isso mete!!!

Enviado:
25/3/2010 16:44
por Ulisses Pereira
X, eu sei que já ando a dizer isto há muito tempo mas acredito que está quase quase a chegar ao fim esta minha impossibilidade de escrever sobre os mercados. Mas agora só acredito vendo.
Um abraço,
Ulisses

Enviado:
25/3/2010 16:40
por _x_
Boas tardes,
É possível que o Sr. Ulisses possa colocar este tipo de tópicos? É maldade requintada aos cinco costados.
Vem um pobre desgraçado todo lampeiro ver finalmente análises sobre a acção do ano ou cimpor do consagrado moderador do forum e saem links para noticias.
As noticias são boas noticias, com humor e valor, mas,, sei lá,, estamos mal habituados, ou sou só eu?

Enviado:
25/3/2010 16:06
por LTCM
Hilariante (o facto de se plagiar o nome de um filme), mas só consegui perceber, por incompetência minha obviamente, isto: Blá Blá Blá odeio o PS, : Blá Blá Blá odeio o Mário Lino, Blá Blá Blá odeio o Armando Vara, Blá Blá Blá odeio o Jorge Coelho, Blá Blá Blá odeio…
Que pena que um “Strategor” deste calibre, que para bem da economia mundial devia alumiar com a sua eloquência os leitores dos grandes jornais de informação económica, apenas opine num periódico tão limitado na sua intervenção.

Enviado:
25/3/2010 15:22
por Fenicio
A empresa chama-se Cimpor SGPS, não Cimpor PS.
Bravo!!

"Ai, Cimpor, Cimpor... Amar-te-ão até te matarem"

Enviado:
25/3/2010 15:06
por Ulisses Pereira
PSG inspiradíssimo e muito, muito acutilante:
http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=416733
Um abraço,
Ulisses