agany Escreveu:Um Imposto único sobre os Rendimentos (10%, 12,5% ou até 15%) seria o ideal, para todos os escalões (em Macau o IRS é 10% sobre o montante total, o resto é dinheiro limpo).
Abatimentos e outras Deduções ao IRS, não há. Já bastam as comparticipações e outros subsídios dados pelo Estado e, só ás pessoas de menores rendimentos (comprovadamente).
Um Governo que castra quem mais trabalha e/ou ganha, gera um povo sem ambição.
Cabeças pensadoras!!!
Concordo contigo. Também sou adepto do imposto único.
Agora não concordo com a subida da taxa de IVA. Apesar de afectar todas as classe sociais independentemente dos seus rendimentos, provoca um retraimento na economia nacional.
Numa altura que estamos a tentar sair de uma crise grave em que muitas empresas fecharam portas, subir o IVA e provocar um retraimento do consumo é suicídio. O que precisamos neste momento é que os portugueses comprem produtos a empresas portuguesas.
Cada vez mais a taxa de IVA deixa de fazer sentido, principalmente, por causa da livre circulação de pessoas e bens na União Europeia. Eu pessoalmente faço mais compras através da internet em sites internacionais, do que propriamente nas lojas portuguesas. Quem bate os descontos que a Amazon faz todos os dias?