Página 1 de 1

MensagemEnviado: 11/3/2010 21:32
por Pata-Hari
Claro que a seguir começamos a processar tudo e todos por incompetência. Isso sim, é um filão infinito.

MensagemEnviado: 11/3/2010 11:26
por Batmax
Bem isso para mim não representa qualquer surpresa, existe bastantes exemplos de como eles agem.

Moody's e Standard & Poor's processadas notações corrupt

MensagemEnviado: 11/3/2010 9:34
por Sr_SNiper
O procurador-geral do estado do Connecticut revelou ontem que processou as agências de notação financeira Moody's e Standard & Poor's por considerar que contribuíram para a crise económica nos EUA.

Richard Blumenthal afirmou que "as suas notações de produtos financeiros estruturados estavam corrompidas pelo seu desejo de ganharem retribuições elevadas".

Em comunicado, o procurador disse que "apesar das suas repetidas declarações sobre a sua independência e objectividade", no momento de qualificar produtos financeiros estruturados assentes nas chamadas 'junk bonds' (obrigações lixo), que têm associado um risco elevado, tanto a Moody's como a Standard & Poor's "deixaram de estar, conscientemente, à altura das suas promessas".

Esta alegada má conduta das agências de notação provocou "a pior recessão económica no país desde a Grande Depressão" de 1929, avaliou o procurador.

Blumenthal acusa as agências de notação de terem classificado, imerecidamente, com as suas qualificações mais elevadas, muitos produtos financeiros que continham um grande risco.

"Estas agências traíram a confiança pública e concederam as qualificações mais elevadas que o dinheiro pode comprar", aduziu Blumenthal, que disse ainda que "inumeráveis investidores" perderam "muito dinheiro" por culpa delas.

Económico com Lusa
11/03/10 05:54