
Enviado:
9/3/2010 22:19
por Pata-Hari
Bem, meio por cento em exposição Portugal não torna a participação em algo de extraordinário...nem noticia deveria ser, apesar dos montantes serem grandes.

Enviado:
9/3/2010 21:30
por mcarvalho
é para comprar Portugal e colonizá-lo.... transformando os portugas em escravos

Enviado:
9/3/2010 13:54
por MERCW125
318 Mil milhoes, bemmm, quantos paise scomo o nosso esse fundo nao compraria??
Maior fundo soberano da Europa reforça nas acções portuguesa

Enviado:
9/3/2010 3:42
por marafado
Maior fundo soberano da Europa reforça nas acções portuguesas
Rui Barroso
09/03/10 00:05
--------------------------------------------------------------------------------
Collapse Comunidade
Partilhe: O Government Pension Fund of Norway reforçou a aposta na bolsa nacional, mas reduziu a posição em dívida portuguesa em mais de mil milhões.
A bolsa portuguesa continua atractiva para alguns dos grandes investidores mundiais. O fundo soberano da Noruega tem investido mais de 600 milhões de euros em acções nacionais e cerca de 1,3 mil milhões em títulos de dívida de entidades portuguesas. O segundo maior fundo soberano do mundo reforçou mesmo a aposta em empresas nacionais, aumentando a participação em mais de 17 empresas portuguesas. Para além disso, o Government Pension Fund of Norway, que tem activos no valor de 318 mil milhões de euros, escolheu três novas cotadas nacionais para integrar o seu ‘portfolio': a EDP Renováveis, a REN e a Martifer. No total, o veículo de investimento está investido em 25 acções nacionais, de acordo com o relatório anual de 2009 divulgado pelo banco central do país.
"É importante salientar que existem activos de qualidade que atraem este tipo de investidores. Um dos riscos da bolsa nacional são as associações que têm sido feitas à Grécia e que o mercado português saia do centro das atenções dos investidores. É bom sinal ter um investidor desta importância no mercado português, porque indica que há acções nacionais que são valores de primeira qualidade", afirmou o administrador da gestora Optimize, Diogo Teixeira, ao Diário Económico.
O valor aplicado em acções nacionais pelo "fundo do petróleo" aumentou dos 450 milhões para os 616 milhões de euros. Os maiores investimentos são na Portugal Telecom e na EDP. No caso da operadora liderada por Zeinal Bava a posição do veículo de investimento era de 208 milhões de euros no final de 2009. O fundo norueguês aumentou a posição no capital da empresa dos 1,08% no final de 2008 para os 2,72% a 31 de Dezembro de 2009, de acordo com o relatório oficial do Banco da Noruega. Já na EDP, uma das poucas cotadas a registar uma redução na participação, o montante investido é de 63 milhões de euros.
--------------------------------------------------------------------------------