Página 1 de 1

MensagemEnviado: 1/3/2010 16:30
por nunofaustino
noutro dia aconteceu-me algo muito estranho no paypal. Alguém depositou-me 55USD na minha conta sem eu ter dito ou feito nada para isso. Contactei a paypal, mas eles disseram que a transacção foi legítima e por isso fiquei com 55USD para gastar (de notar que não me preocupei muito com o roubo de informação que pudesse ocorrer pois o cartão que tenho nessa conta já caducou).

Um abr
Nuno

MensagemEnviado: 1/3/2010 16:01
por EALM
Já aqui tinha avisado (noutro tópico) que actualmente as fraudes (no ePay por exemplo) partem mais dos compradores do que dos vendedores. É preciso ter muito cuidado e ser desconfiado como foste!

MensagemEnviado: 1/3/2010 15:50
por Fenicio
WOW!! :shock:

Mas essa tentativa de fraude partiu de alguém que tem conhecimento da negociação, não?

É a primeira vez que estás a fazer negócio com essa pessoa? Não será esse suposto cliente o responsável pela fraude? :|

Resolvido

MensagemEnviado: 1/3/2010 15:29
por Scorpio
Boas e obrigado a todos os que ajudaram.

De facto, confirma-se a tentativa de fraude, pelo que anexo abaixo a resposta dos serviços de segurança do Paypal.

Fica o registo para o caso de alguém ter um problema semelhante.

Um abraço.

MensagemEnviado: 1/3/2010 13:36
por nunofaustino
Sim, é 100% fraude. Basta ler com atenção o que está escrito para perceber que existem vários erros (em particular de pontuação).

Contacta o paypal e contacta tb o site onde vendeste o item.

Um abr
Nuno

MensagemEnviado: 1/3/2010 13:32
por Scorpio
PGGM Escreveu:
Scorpio Escreveu:
Laaz Rockit Escreveu:Esta é nova! Nunca tal me aconteceu. Então tens que enviar primeiro o material para receberes o dinheiro? Há aqui qualquer coisa que não bate certo.

Digita e não faças copy paste (pishing) o endereço www.paypal.com e entra na tua conta, para conferires se está lá efectivamente o teu dinheiro. Se não estiver, humm....


Precisamente... embora tenha recebido o mail com o número do recibo e indicando a quantia paga, nada me aparece na minha conta do Paypal. Imagino que devesse aparecer, nem que fosse como 'pendente' ou qualquer coisa assim.

:?

Abraço.

PS: Desculpem administradores pelo off-topic.



Garanto-te a 100% que é fraude. Porquê? Essa modalidade de transacção não existe na PayPal, o texto contém erros de inglês, o texto contém frases que a PayPal não utiliza, a PayPal não utiliza o domínio "@shipmentverification.com".

Recomendo que faças forward imediatamente do e-mail que recebeste para:

spoof@paypal.com

Eles vão confirmar rapidamente se esse e-mail é fraudulento ou genuíno e tentar agir contra o autor - mas a resposta é óbvia. Não envies nada a esse burlão.


Ok... também já tinha ido ver o shipmentverification.com e vi que nada tinha a ver com o Paypal. Já tinha tb enviado o FWD para spoof@paypal.com para atestar da veracidade do mail, mas ainda não tive resposta.

Obrigado pela ajuda. Parece que me livrei de mais uma. :wink:

Um abraço.

MensagemEnviado: 1/3/2010 13:25
por PGGM
Scorpio Escreveu:
Laaz Rockit Escreveu:Esta é nova! Nunca tal me aconteceu. Então tens que enviar primeiro o material para receberes o dinheiro? Há aqui qualquer coisa que não bate certo.

Digita e não faças copy paste (pishing) o endereço www.paypal.com e entra na tua conta, para conferires se está lá efectivamente o teu dinheiro. Se não estiver, humm....


Precisamente... embora tenha recebido o mail com o número do recibo e indicando a quantia paga, nada me aparece na minha conta do Paypal. Imagino que devesse aparecer, nem que fosse como 'pendente' ou qualquer coisa assim.

:?

Abraço.

PS: Desculpem administradores pelo off-topic.



Garanto-te a 100% que é fraude. Porquê? Essa modalidade de transacção não existe na PayPal, o texto contém erros de inglês, o texto contém frases que a PayPal não utiliza, a PayPal não utiliza o domínio "@shipmentverification.com".

Recomendo que faças forward imediatamente do e-mail que recebeste para:

spoof@paypal.com

Eles vão confirmar rapidamente se esse e-mail é fraudulento ou genuíno e tentar agir contra o autor - mas a resposta é óbvia. Não envies nada a esse burlão.

MensagemEnviado: 1/3/2010 13:19
por Laaz Rockit
Fenicio Escreveu:Olá Scorpio,

Por aquilo que percebi do e-mail do PayPal, para que o recibo apareça na tua conta, tens que primeiramente despachar as mercadorias e indicar no PayPal o "shipment tracking number".

Pelos vistos é uma medida nova implementada para evitar fraudes.

Imagina que eu compro um produto qualquer pelo PayPal e faço o pagamento, o dinheiro aparece na conta do comerciante que, agindo de má fé, não envia o produto. Eu, comprador, teria que contactar o comerciante e, se a situação não ficasse resolvida, teria que envolver o PayPal na confusão e exigir o meu dinheiro de volta.

Ao exigir o comprovativo de que a mercadoria foi enviada, o PayPal protege-se de eventuais fraudes.

Em todo o caso, se tens dúvidas, podes ligar para eles. Já precisei contactá-los algumas vezes e foram sempre muito atenciosos e prestativos.


Isso não me parece que tenha lógica Fenicio. A maioria das transacções (poderia atirar aqui com um número de cerca de 90%) feitas através do eBay, e consequentemnte Paypal, são enviadas por correio normal, portanto sem qualquer Shipment Tracking Number. Esse número apenas é fornecido por companhias como a UPS, DHL, Fedex, etc.

MensagemEnviado: 1/3/2010 13:09
por Scorpio
Laaz Rockit Escreveu:Esta é nova! Nunca tal me aconteceu. Então tens que enviar primeiro o material para receberes o dinheiro? Há aqui qualquer coisa que não bate certo.

Digita e não faças copy paste (pishing) o endereço www.paypal.com e entra na tua conta, para conferires se está lá efectivamente o teu dinheiro. Se não estiver, humm....


Precisamente... embora tenha recebido o mail com o número do recibo e indicando a quantia paga, nada me aparece na minha conta do Paypal. Imagino que devesse aparecer, nem que fosse como 'pendente' ou qualquer coisa assim.

:?

Abraço.

PS: Desculpem administradores pelo off-topic.

MensagemEnviado: 1/3/2010 13:07
por Fenicio
Olá Scorpio,

Por aquilo que percebi do e-mail do PayPal, para que o recibo apareça na tua conta, tens que primeiramente despachar as mercadorias e indicar no PayPal o "shipment tracking number".

Pelos vistos é uma medida nova implementada para evitar fraudes.

Imagina que eu compro um produto qualquer pelo PayPal e faço o pagamento, o dinheiro aparece na conta do comerciante que, agindo de má fé, não envia o produto. Eu, comprador, teria que contactar o comerciante e, se a situação não ficasse resolvida, teria que envolver o PayPal na confusão e exigir o meu dinheiro de volta.

Ao exigir o comprovativo de que a mercadoria foi enviada, o PayPal protege-se de eventuais fraudes.

Em todo o caso, se tens dúvidas, podes ligar para eles. Já precisei contactá-los algumas vezes e foram sempre muito atenciosos e prestativos.

MensagemEnviado: 1/3/2010 13:03
por Laaz Rockit
Esta é nova! Nunca tal me aconteceu. Então tens que enviar primeiro o material para receberes o dinheiro? Há aqui qualquer coisa que não bate certo.

Digita e não faças copy paste (pishing) o endereço www.paypal.com e entra na tua conta, para conferires se está lá efectivamente o teu dinheiro. Se não estiver, humm....

Off topic - Ajuda em Paypal

MensagemEnviado: 1/3/2010 12:48
por Scorpio
Boas, gostava de saber se alguém tem paciencia para me ajudar.

Pela primeira vez estou a usar Paypal para uma transacção online, em que sou vendedor. Fui contactado pelo comprador, acordado o preço, dei-lhe o meu mail registado no Paypal.

Recebi primeiro um mail do Paypal cuja imagem reproduzo abaixo e depois outro com um ID de recibo. Ora aqui começam as minhas dúvidas. É que não encontro qualquer registo deste recibo/transacção na minha conta do Paypal, por isso estou renitente em enviar previamente os items.

Venho por isso em busca da vossa ajuda para saber se este é o procedimento habitual nos recebimentos através de Paypal ou se se trata de fraude. É que, como digo, é a primeira vez que o utilizo.

Obrigado desde já. Um abraço.