Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Off topic a raiva dos nazis com os judeus

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ulisses Pereira » 22/2/2010 13:06

Enfim, tópico trancado por razões óbvias.

Já agora, lanço um apelo em relação aos off-topics... Sempre autorizámos a existência de off-topics no Caldeirão, mas eles devem ser poucos, sob pena disto deixar de ser o Caldeirão de Bolsa...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por karaya » 22/2/2010 13:00

Sky Escreveu:Os nazis não tiveram tempo de terminar a limpeza.
Mas a esperança continua.


É pena não teres nascido judeu e teres passado por um dos muitos campo de concentração nazis.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 144
Registado: 20/3/2009 16:22
Localização: 7

por Sr_SNiper » 22/2/2010 12:58

Sky Escreveu:Os nazis não tiveram tempo de terminar a limpeza.
Mas a esperança continua.

Como é que é possível...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8980
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

por Fenicio » 22/2/2010 12:52

Sky Escreveu:Os nazis não tiveram tempo de terminar a limpeza.
Mas a esperança continua.


Deplorável!
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog
 
Mensagens: 3056
Registado: 20/1/2008 20:32
Localização: Lisboa

por Sky » 22/2/2010 12:50

Os nazis não tiveram tempo de terminar a limpeza.
Mas a esperança continua.
 
Mensagens: 119
Registado: 7/11/2006 1:41
Localização: Lisboa

por Eco Tretas » 22/2/2010 11:38

Talvez olhando para a nossa própria história e a relação com os judeus entendas um pouco melhor. Vê a seguinte citação extraída do Wikipedia http://pt.wikipedia.org/wiki/Judeus_em_Portugal:

Esse grande contingente de fugitivos sem bens e dinheiro (alguns historiadores avaliam que após a Expulsão, os judeus constituíam cerca de 1/4 da população portuguesa)[1], acirrou os ânimos dos portugueses. Além da ira popular, os imigrantes tiveram de lidar com a esperteza de Dom João II, que vislumbrou uma oportunidade de lucrar com a desgraça alheia: o rei instituiu a cobrança de dois escudos por cada imigrante, para que pudessem permanecer em Portugal por oito meses. Como ao fim do prazo de permanência os judeus não conseguiram sair de Portugal (não havia navios suficientes para transporta-los - ou assim foi dito), o rei ordenou que fossem vendidos como escravos. As crianças entre dois e dez anos foram tiradas de seus pais, batizadas e levadas para colonizar as ilhas de São Tomé e Príncipe (onde ainda vivem seus descendentes, os quais, como prova de extrema resistência cultural, ainda conservam alguns costumes judaicos).
 
Mensagens: 511
Registado: 22/10/2008 22:08
Localização: 16

por dvck » 22/2/2010 11:33

Elias Escreveu:Os judeus foram expulsos de Espanha pelos reis católicos. Muitos refugiaram-se em Portugal, mas entretanto o nosso Dom Manuel I, que andava a fazer olhinhos à filha dos reis do país vizinho, decidiu expulsar os judeus de cá também, não por ter algo em concreto contra eles mas para agradar aos futuros sogros. Resultado: rebentou com o nosso tecido comercial.


Conclusão: a culpa é das mulheres :twisted:
"I'm not normally a religious man, but if you're up there, save me, Superman!" (Homer Simpson)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 455
Registado: 16/11/2007 18:38

por Branc0 » 22/2/2010 11:22

xico Xico Escreveu:Mas porquê tanta ódio a este povo?


Porque tinham dinheiro para ser roubado. "Porque é há tanto ódio aos ricos?" talvez fosse uma pergunta mais pertinente. Fossem os judeus pobres e ninguém os chateava, as suas mortes (ora justificadas por nacionalismo ora por dogma religioso) foram sempre um meio para atingir o que de facto se pretendia: a expropriação.

Mais especificamente sobre o Nazismo: A exterminação judaica só começou a avançar em 1941-42, a grande fatia do extermínio foi feita quando a derrota já estava bem à vista.

Antes disso porém já os judeus eram vítimas de expropriações, impostos especiais e trabalho forçado. Se tiveres realmente curiosidade sobre o tema aconselho o livro O Estado Popular de Hitler - Roubo, Guerra Racial e Nacional-Socialismo onde detalha muito bem não só a expropriação dos judeus como dos países ocupados (e alguns dos "aliados").

Além do roubo em si existem pormenores muito importantes como os métodos usados (a preocupação na promulgação de leis que permitessem a expropriação é interessante) e a forma como se comprou o silêncio do povo alemão. Uma opinião mais extensa sobre o livro pode ser lida aqui.
Editado pela última vez por Branc0 em 22/2/2010 11:36, num total de 1 vez.
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2558
Registado: 8/8/2007 14:38
Localização: Lisboa

por Elias » 22/2/2010 9:59

Os judeus foram expulsos de Espanha pelos reis católicos. Muitos refugiaram-se em Portugal, mas entretanto o nosso Dom Manuel I, que andava a fazer olhinhos à filha dos reis do país vizinho, decidiu expulsar os judeus de cá também, não por ter algo em concreto contra eles mas para agradar aos futuros sogros. Resultado: rebentou com o nosso tecido comercial.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por pvg80713 » 22/2/2010 9:58

penso que a razão se prenda com lhes ser atribuida a morte de Jesus, e a não conversão ao Cristianismo...
abraço
pvg
 
Mensagens: 4191
Registado: 19/4/2005 11:11

por xico Xico » 22/2/2010 9:47

Mas porquê tanta ódio a este povo?
 
Mensagens: 125
Registado: 23/12/2009 17:45
Localização: 14

por Fenicio » 22/2/2010 9:44

Os judeus sempre foram perseguidos na Europa desde tempos imemoriais. Por exemplo, quando fui de viagem à Veneza eu fui apanhado de surpresa quando, ao entrar no bairro judeu, tomei conhecimento de que se tratava de um gueto (à toda regra) construído no século XIV ou XV (já não me recordo) para manter os judeus todos num mesmo sítio. Durante a noite, as portas do gueto eram cerradas e guardadas por soldados armados para que nenhum pudesse sair.

Lembro-me também de ter assistido no Canal História a um documentário a mostrar como os judeus foram perseguidos e mortos pelos cruzados, nos idos do ano mil. Eles saiam, regra geral, de Inglaterra e França e, conforme avançavam pelo interior da Europa em direcção à Terra Santa, matavam, saqueavam e perseguiam os judeus que encontravam pelo caminho.

Muitos enganam-se ao pensar que o anti-semitismo nasceu com a ascenção dos nazis ao poder! Trata-se de algo muito mais antigo! Portanto, aquilo que os nazis fizeram foi agarrar num anti-semitismo latente, exploraram-no e maximizaram-no ao máximo em pról da sua causa sinistra.
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog
 
Mensagens: 3056
Registado: 20/1/2008 20:32
Localização: Lisboa

Off topic a raiva dos nazis com os judeus

por xico Xico » 22/2/2010 9:22

Bem, ainda ontem vi um filme sobre este tema, e estes pobres judeus eram mesmo mal tratados, e todos nós sabemos que muitos foram mortos.
Mas por ignorância minha, pois a historia sobre este tema ora foi esquecido ou realmente nunca me foi explicado.

comentários:
 
Mensagens: 125
Registado: 23/12/2009 17:45
Localização: 14


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], caldeirum, Carlos73, Google [Bot], navaldoc, silva_39 e 139 visitantes