Mercados
Serviços secretos gregos já sabem quem afundou dívida
Secreta espanhola está a proceder a investigações semelhantes
PorRedacção PGM 2010-02-19 20:29 0 comentários Sapo Do Melhor Delicious Google Facebook 123450 votos
Os serviços secretos gregos já sabem quem foram os investidores culpados pela forte queda da dívida pública do país. De acordo com a imprensa grega, várias empresas e investidores terão vendido títulos de dívida grega em massa para a recomprar mais tarde, a preços mais atractivos. Muitas vezes, a recompra era feita na mesma sessão.
Na lista denunciada pela secreta grega e que está citada nos jornais, encontram-se a gestora de fundos Fidelity International, uma das maiores do mundo, a Moore Capital, a Brevan Howard e ainda o investidor norte-americano John Paulson.
Os serviços secretos gregos têm estado em contacto com os espanhóis, que se encontram a investigar possíveis movimentos semelhantes com a dívida pública espanhola.
O primeiro-ministro grego, Giorgos Papandreou, tem falado de um ataque de especuladores à Grécia e à moeda única europeia, um discurso algo semelhante ao de alguns governantes espanhóis, nomeadamente o ministro do Fomento do país vizinho, que denunciou publicamente um «complot» contra a dívida pública espanhola e contra o euro.
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/mer ... ernational