xico Xico Escreveu:Elias Escreveu:Xico, talvez isto responda à primeira parte...
França tem défice recorde
12/01/10
O défice orçamental francês subiu para um novo máximo histórico, ao atingir os 143,3 mil milhões de euros, no final de Novembro, ou seja, mais do dobro dos 66 mil milhões de há exactamente um ano.
No total do ano, o défice orçamental deve ser de 140 mil milhões, o que representa 8% do PIB, um número ligeiramente inferior ao previsto. Para os próximos anos, o governo de Paris promete equilibrar as contas.
Copyright © 2010 euronews
Obrigado elias, mas o que gostava mesmo saber é a 2ªparte.
Será devido ao seu nível elevado de exportações?
A França e a Alemanha são os 2 'motores' economicos da Europa, sendo que a Alemanha é consideravelmente maior, sendo só ultrapassada pela China a nivel mundial.
Quando a economia mundial iniciar a recuperação esperada e iniciar uma tendencia de crescimento, estes paises estarão entre os 1ºs e facilmente recuperam o equilibrio das suas finanças, podendo assim iniciar reformas estruturais durante o crescimento da economia mundial.
Ao contrario de Portugal, estes paises possuem activos e mais-valias que nôs jamais seremos capazes no passado e no futuro. São paises Ricos, quer por causas naturais, históricas ou pelo desenvolvimento estrutural das sociedades.
Portugal, infelizmente não apresenta a mesma capacidade de desenvolvimento e crescimento de forma a ser comparavel a estes paises. E devido ás nossas conhecidas dificuldades estruturais de desenvolvimento que nos coloca quase sempre abaixo da média europeia (inclusive dos pequenos paises), não temos tido a capacidade de dar as mesmas garantias aos mercados e investidores externos.
Somos um pais pobre com dificuldades e deficiencias a nivel estrutural em sectores importantes como a Justiça e Educação, entre outros e uma economia dependente em demasia do Estado. Perante periodos dificêis como o actual são os paises ricos que possuem maior credibilidade e capacidade de recuperação mais rápida e eficaz.
Na realidade Portugal históricamente sempre foi um pais cumpridor apesar das suas dificuldades também históricas.
O problema é que actualmente estamos perante o maior desafio seguramente da nossa jovem democracia (35 anos) e não possuimos hoje os mesmos meios nem as ferramentas do passado (Moeda, fronteiras, etc...) de modo a fazer um 'reset' na nossa economia de modo a evitar grandes danos colaterais na nossa sociedade.
Agora são necessárias grandes e profundas medidas de reformas que nunca fomos capazes de implementar aos longo de 35 anos..... E lá fora 'Eles' sabem disso! Temos de provar o contrário de modo a recuperar a nossa credibilidade.