Gostava de saber quando baixa significativamente a gasolina
4 mensagens
|Página 1 de 1
65489 Escreveu:Com este “desabafo” apenas quis dar a minha opinião sobre a espécie “cartelização” que é feita sobre os preços dos combustíveis em Portugal, e não análise sobre algo como investimento em futuros do petróleo.
Eu sei que estamos indexados ao brent, mas psicologicamente todos os mercados seguem os US e o preço em $, basta ver os mercados americanos cair e é o caos na Europa. Penso que o brent até esta mais baixo.
65489, isto não é uma questão psicológica e de "quanto parece que custa" ao cidadão comum mas uma questão de quanto custa efectivamente a matéria prima.
O cidadão comum até pode achar que devia estar quase de borla. É irrelevante o que ele acha e que tipo de psicologia ele segue para chegar a tais conclusões...
65489 Escreveu:Que eu saiba a Galp tem refinarias, logo não compra a gasolina 95 aos espanhóis. Estarem a falar do preço dos derivados é especulação/lucro dos refinados da mesma.
O preço da gasolina à saída da refinaria está indexado ao preço dos combustíveis nos mercados ARA o que é uma forma perfeitamente correcta de proceder.
A GALP não faz o preço "que lhe apetece". A GALP move-se num mercado internacional extremamente importante e faz o preço que acha que pode e deve fazer no contexto e momento em que se encontra o mercado. A GALP e as outras, obviamente (fala-se aqui particularmente da GALP pois é o principal player deste mercado em Portugal).
Volto a referir-te: há um longo tópico onde tudo isto já foi discutido. Não faz sentido recomeçar outro tópico para falar precisamente das mesmas questões...
65489 Escreveu:O que constatei (como o resto dos portugueses que também sentiram na carteira) foi que assim que o petróleo passou a fasquia dos 80$ as gasolineiras apressaram-se a subir o preço da gasolina 95 para 1.34€, ou seja agora que esta abaixo dos 73$ (brent 71.5) a gasolina 95 devia estar nuns 1.20-1.23€, aliás quando antes o preço do petróleo esteve por estes valores, a gasolina também esteve nessa fasquia.
Na verdade (embora se torne evidente que tu, tal como "o resto dos portugueses", não estejam perfeitamente consciente disto, simplesmente porque não fazem um acompanhamento cuidado e objectivo e formulam opiniões baseadas meramente em percepções) os combustíveis em Portugal actualmente são actualizados com um atraso da ordem de uma semana. O preço de uma semana está indexado à média semanal da semana anterior. E a evolução tem sido correcta quer nas subidas quer nas descidas.
Eu fiz esse acompanhamento aqui em tempo real durante mais de um ano "à frente do Forum todo". O que estou a dizer não é baseado numa percepção, são factos/conclusões retiradas de um acompanhamento cuidado e actualizado semanalmente.
Eu sugiro que continues este tema lá pois, volto a dizer, não faz sentido nenhum abrir um segundo tópico sobre a mesmíssima coisa (de qq das formas sugiro que leias primeiro o que tem lá muito para ler senão vais-me obrigar a explicar-te novamemte o que lá está explicado já uma série de vezes).
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Com este “desabafo” apenas quis dar a minha opinião sobre a espécie “cartelização” que é feita sobre os preços dos combustíveis em Portugal, e não análise sobre algo como investimento em futuros do petróleo.
Eu sei que estamos indexados ao brent, mas psicologicamente todos os mercados seguem os US e o preço em $, basta ver os mercados americanos cair e é o caos na Europa. Penso que o brent até esta mais baixo.
Que eu saiba a Galp tem refinarias, logo não compra a gasolina 95 aos espanhóis. Estarem a falar do preço dos derivados é especulação/lucro dos refinados da mesma.
O que constatei (como o resto dos portugueses que também sentiram na carteira) foi que assim que o petróleo passou a fasquia dos 80$ as gasolineiras apressaram-se a subir o preço da gasolina 95 para 1.34€, ou seja agora que esta abaixo dos 73$ (brent 71.5) a gasolina 95 devia estar nuns 1.20-1.23€, aliás quando antes o preço do petróleo esteve por estes valores, a gasolina também esteve nessa fasquia.
Abraços.
Que eu saiba a Galp tem refinarias, logo não compra a gasolina 95 aos espanhóis. Estarem a falar do preço dos derivados é especulação/lucro dos refinados da mesma.
O que constatei (como o resto dos portugueses que também sentiram na carteira) foi que assim que o petróleo passou a fasquia dos 80$ as gasolineiras apressaram-se a subir o preço da gasolina 95 para 1.34€, ou seja agora que esta abaixo dos 73$ (brent 71.5) a gasolina 95 devia estar nuns 1.20-1.23€, aliás quando antes o preço do petróleo esteve por estes valores, a gasolina também esteve nessa fasquia.
Abraços.
Re: Gostava de saber quando baixa significativamente a gasol
65489 Escreveu:Já que assim que o petróleo subiu acima dos 80$ as gasolineira apressaram-se a subir de imediato o preço…agora que já anda a algum tempo abaixo dos 75$ não revejo a mesma pressa em baixar o preço ao consumidor.
Deve ser pelo facto de sermos muito pacíficos e ainda ninguém se ter passado e ter mandado 1 cocktail molotov a essas sanguessugas…
Existe um longo tópico no forum, que por acaso de momento está na primeira página, onde podes ver corrigidos os diversos erros de análise que estás a cometer:
> Só para começar, o relevante (para nós portugueses) não é o preço em dolars mas em euros!
> Depois, os postos vendem gasolina e gasóleo (derivados do petróleo) e não petróleo bruto.
> Por fim, a tua descrição de que subiram logo os preços é enviezada e factualmente incorrecta.
Os preços actuais dos combustíveis estão dentro do esperado, não era suposto estarem a preços mt diferentes daqueles a que se encontram de momento.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Gostava de saber quando baixa significativamente a gasolina
Já que assim que o petróleo subiu acima dos 80$ as gasolineira apressaram-se a subir de imediato o preço…agora que já anda a algum tempo abaixo dos 75$ não revejo a mesma pressa em baixar o preço ao consumidor.
Deve ser pelo facto de sermos muito pacíficos e ainda ninguém se ter passado e ter mandado 1 cocktail molotov a essas sanguessugas…

4 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cisne3, Esquinas3, Ferreiratrade, m-m, Majestic-12 [Bot], malakas, marketisnotefficient, Masterchief, MR32, nunorpsilva, Olhar Leonino, Opcard, Shimazaki_2, trilhos2006 e 94 visitantes