Nervos de Aço
BULIM123 Escreveu:Mcmad Escreveu:Correm risco de insolvência o BCP, e por arrasco a TDU obviamente. Na sua actividade a construtora até se tem comportado muito bem, o pior foram os investimentos feitos no BCP, uma verdadeiro desastre, assim ao nível de um Berardo.
Porque corre o BCP risco de insolvência?
Ondem andam vocês caros caldeireiros!
Então o que acham que vai acontecer ao endividamento e ao crédito mal parado?
No máximo, será comprado, pois o BCP, não é um banco qualquer.
Exactamente, além de que crédito mal parado existe em todos os bancos, não apenas no BCP.
Mcmad Escreveu:Correm risco de insolvência o BCP, e por arrasco a TDU obviamente. Na sua actividade a construtora até se tem comportado muito bem, o pior foram os investimentos feitos no BCP, uma verdadeiro desastre, assim ao nível de um Berardo.
No máximo, será comprado, pois o BCP, não é um banco qualquer.
Correm risco de insolvência o BCP, e por arrasco a TDU obviamente. Na sua actividade a construtora até se tem comportado muito bem, o pior foram os investimentos feitos no BCP, uma verdadeiro desastre, assim ao nível de um Berardo.
- Registado: 29/11/2007 10:26
PequenoInvest Escreveu:Mcmad Escreveu:A TDU é um morto vivo! Só a participação que tem no BCP ( que corre sério risco de insolvência) chega para afastar qq investidor..
Corre? Então porquê?
Não percebi, quem corre risco de insolvência? apenas a TDU ou a TDU via BCP?
É que ainda esta semana sairam noticias de fundos portugueses estarem a aproveitar estas quedas para reforçar em BCP. Além de que não tenho lido nada tão grave que sugira sequer esse cenário para o BCP...
BULIM123 Escreveu:Atenção que a TDU, ao contrário do que muita gente pensa tem futuro. Talvez não estivesse se não fosse detentora de cerca de 20% da Cimpor.![]()
Penso que enquanto a Cimpor for apresentando bons lucros, mesmo em crise, estará safa.
A TDU e' um caso curioso! Acreditando em analises contabilisticas que surgiram no pico da crise (2008/2009) a TDU estava tecnicamente falida com os seus activos a valerem muito menos que a divida que possuia, com os respectivos juros insuportaveis...No entanto ai continua, penso que ha' muito mais do que vem nos livros, e verdade seja dita construtoras e banca sao Portugal desde os anos dourados do Cavaquismo e tem "bases" que nao estao 'a vista de todos.
Não faz mal!...
Silverwolf Escreveu:Boa tarde,
Também me parece que os mercados estão a exagerar, especialmente em Portugal e Espanha... O nosso défice subiu mas em média com a UE, e assim que estabilizarmos algumas coisas, iremos começar a baixar o défice, acredito neste ministro das finanças, já o fez anteriormente e em menos 1 ano que o previsto.
Estou a aproveitar para construir uma carteira de longo prazo, sexta aproveitei para subir para 2/3 do capital longo. Deixo o restante 1/3 para enventuais quedas maiores. Parece-me um momento mau da nossa economia, mas acredito que melhores momentos virão e os investidores estrangeiros que hoje vendem irão regressar e fazer isto subir.
No entanto, este é capital que não preciso para a vida corrente, é apenas para investir, pelo que não aconselhava esta estratégia a quem precisar do dinheiro a curto prazo claro.
cumprimentos,
Todos falam do deficite publico, mas eu preocupo-me mais com o deficite externo que inclui os privados (particulares e empresas).
Paises Anglo-saxonicos tem deficites externos preocupamentes a todos os niveis, desdes grandes grupos economicos, ate ao estudante com o seu credito de estudante ilimitado e sei la quem a montar negocios com o plafond do cartoes de credito! Em Portugal, diria que empresas em que o valor esta' no potencial de crescimento que necessita endividamento (eg. EDPr) ou empresas altamente endividadas (eg. TDU) para mim sao de se evitar, nestes dias onde o dinheiro e' rei.
Não faz mal!...
Boa tarde,
Também me parece que os mercados estão a exagerar, especialmente em Portugal e Espanha... O nosso défice subiu mas em média com a UE, e assim que estabilizarmos algumas coisas, iremos começar a baixar o défice, acredito neste ministro das finanças, já o fez anteriormente e em menos 1 ano que o previsto.
Estou a aproveitar para construir uma carteira de longo prazo, sexta aproveitei para subir para 2/3 do capital longo. Deixo o restante 1/3 para enventuais quedas maiores. Parece-me um momento mau da nossa economia, mas acredito que melhores momentos virão e os investidores estrangeiros que hoje vendem irão regressar e fazer isto subir.
No entanto, este é capital que não preciso para a vida corrente, é apenas para investir, pelo que não aconselhava esta estratégia a quem precisar do dinheiro a curto prazo claro.
cumprimentos,
cumprimentos,
Mcmad Escreveu:Já vejo estes movimentos do mercado com alguma racionalidae. Entrei na SONAE COM e mantenho MARTIFER.
Contudo, penso que Portugal ainda não bateu no fundo, e vai ser muito dificil regressarmos a valores de pré crise.
Portugal sofre de problemas graves, e o que mais me assusta +e que quase ninguém perto de mim parece ter essa consciência, presumo que perto de vós será igual. Vamos penar bastante..
Sempre penámos, será mais do mesmo. O pior já está garantido e já é o presente. Tudo o que vier acima é ganho.
A economia incorpora uma enorme dose de psicologia (confiança/desconfiança, optimismo/pessimismo, risco, persistência), e se mudarmos a nossa mentalidade já é um enorme passo. Os problemas estruturais, caso se queira, poderão ser resolvidos passo a passo mas o maior de todos eles é a mentalidade.
Que teremos que trabalhar mais e melhor? Sem dúvida, faz parte da mudança de mentalidade, mas isso não é uma constatação de agora, já vem de há muito.
Que teremos que ser engenhosos e inovadores? Sem dúvida, a economia sempre foi inovadora, também não é algo novo. Desde a produção de batatas à produção de chips de computador a economia esteve em constante inovação, portanto, este clichê não passa disso mesmo, clichê.
Temos bons cérebros (alguns dos melhores a nível mundial), temos um bom território (seja para cultivo, seja para pesca), temos uma óptima localização geográfica, temos um relacionamento privilegiado com algumas das economias emergentes (Brasil e Angola). Somos um país pequeno, que, valha a verdade nem tem que ser um factor negativo. Às vezes, quanto mais pequeno, mais fácil a sua organização e gestão numa óptica de eficiência.
Portanto, o que é que nos falta? Bom, é fácil, melhores práticas de organização, gestão e apoio a novas e melhores ideias! Tudo isto resume-se a uma palavra = mentalidade.
Essa mudança de mentalidade deve incorporar algo que considero de extrema importância e que passa por dar preferência aos produtos nacionais. Comprar produtos nacionais é estar a exponenciar o crescimento económico do país. Pelo contrário, dar preferência a produtos estrangeiros (nomeadamente chinesadas e afins) é estar a destruir pouco a pouco as nossas indústrias e acreditem, aquilo que poupam por comprar produtos chineses/estrangeiros, mais tarde pagarão bem caro por isso.
É que, se não consumimos minimamente o que é nosso, teremos a morte da nossa indústria, morte da nossa indústria = a maior desemprego, maior desemprego = maior défice, menor consumo, e tudo entra numa espiral negativa.
Já vejo estes movimentos do mercado com alguma racionalidae. Entrei na SONAE COM e mantenho MARTIFER.
Contudo, penso que Portugal ainda não bateu no fundo, e vai ser muito dificil regressarmos a valores de pré crise.
Portugal sofre de problemas graves, e o que mais me assusta +e que quase ninguém perto de mim parece ter essa consciência, presumo que perto de vós será igual. Vamos penar bastante..
- Registado: 29/11/2007 10:26
180 bps...
paubo Escreveu:Acho que os bancos deviam começar a exigir exames medicos aos investidores. A pulsaçao de muitos nestes dias deve rondar as 180 batidas por minuto.
atee o Corac,ao parar (0 bps).
O cerebro de alguns parece nao ter chegado a "bater"...

- Registado: 22/4/2003 23:12
Tranquilo
. Possuo Martifer, Brisa, SCP
e entrei 3ªFeira na EDPr.
Vou esperar mais uns tempos, e ver até onde vão parar as cotações, mas não vou vender nem que baixe mais 50%!!. São posições de ML Prazo que não vou, nem necessito de entregar a estes valores. Assim que sentir que "batemos no fundo", reforço.
Quanto ao Sporting... Estou com fé na Taça UEFA
, e acredito que vamos ser campeões
para o ano
e elas vão chegar aos 25€
.
Cumprimentos.

Vou esperar mais uns tempos, e ver até onde vão parar as cotações, mas não vou vender nem que baixe mais 50%!!. São posições de ML Prazo que não vou, nem necessito de entregar a estes valores. Assim que sentir que "batemos no fundo", reforço.
Quanto ao Sporting... Estou com fé na Taça UEFA

Cumprimentos.
Eu creio que nestas situações há sempre que ter em conta o nosso perfil de investidor.
Se somos investidores (especuladores) de curto prazo realmente remar contra a maré é um erro de palmatória
Se por outro lado vemos a bolsa como uma aplicação finaceira poderemos pensar em horizontes alargados e aproveitar estes momentos de pânico para contruir carteiras bem recheadas.
A situação actual para mim é que este panico em Portugal ainda poderá ser agravado pelo facto do SP500 estar tambem em trajectoria descendente. Acredito que se o Sp500 estabilizar no seu suporte(por volta dos 1030) então poderemos efectuar entradas longas em titulos fortes. Ai jogará a nossa capacidade de arriscar escolhendo titulos com volatilidades ajustadas ao nosso perfil.
No entanto recomendo aos mais "novos" e se querem chegar a "velhos" nestas andanças pelo menos muita prudência
Abraço
Se somos investidores (especuladores) de curto prazo realmente remar contra a maré é um erro de palmatória
Se por outro lado vemos a bolsa como uma aplicação finaceira poderemos pensar em horizontes alargados e aproveitar estes momentos de pânico para contruir carteiras bem recheadas.
A situação actual para mim é que este panico em Portugal ainda poderá ser agravado pelo facto do SP500 estar tambem em trajectoria descendente. Acredito que se o Sp500 estabilizar no seu suporte(por volta dos 1030) então poderemos efectuar entradas longas em titulos fortes. Ai jogará a nossa capacidade de arriscar escolhendo titulos com volatilidades ajustadas ao nosso perfil.
No entanto recomendo aos mais "novos" e se querem chegar a "velhos" nestas andanças pelo menos muita prudência
Abraço
Let´s Cruise forever
Pevide Escreveu:Vender ? Nem pensar.
Pevide eu não sou nenhum às da Bolsa, mas infelizmente devido a minha teimosia uma vez na Sonae Industria, perdi quase 25% do valor por ser teimoso. Felizmente que posteriormente consegui recuperar a minha posição , e fiquei com perdas menores. Ainda alguém se lembra quando a SONI, anunciou um dividendo slavo de 0,28 centimos, ou coisa do genero, e depois pareciam facas a cair, sempre na casa dos 3 a 4% por dia, e assim se perde 25%, num apice, lembro-me que tinha entrado a 4 e pikos e sai a tal e tal, se naõ tivesse saido nesta altura tinha menos de metade do capital.

Foi uma lição que aprendi, que na bolsa não se deve ser teimoso.
Pela persistência...
Pela atitude...
... Só podes ser o Rui Pedro
<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/FExtWzz6mAA&hl=pt_BR&fs=1&"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/FExtWzz6mAA&hl=pt_BR&fs=1&" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>
Pela atitude...
Epa...temos pena.
... Só podes ser o Rui Pedro
<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/FExtWzz6mAA&hl=pt_BR&fs=1&"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/FExtWzz6mAA&hl=pt_BR&fs=1&" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>
Abraço,
Carrancho
Carrancho
Haviamos de passar uma segunda vida...
a explicar para que servem os "stop-loss" e os conceitos basicos de Proteccao do Capital que teriamos que reincarnar para voltar a faze-lo vezes sem conta.
Parecem aqueles que, (mal comparado, mas ee para ver se percebem com um boneco) perante um terramoto e com a casa a cair-lhes em cima teimam em laa ficar dentro "porque ee a minha rica casinha..." e, assim, ficam enterrados nos escombros da sua "rica casinha".
Oh senhores ! Quando se comec,a a investir na Bolsa ha coisas que nao se sabem mas que se podem aprender.
Algumas atee sao faceis de compreender pensando com a nossa propria cabec,a.
Proteger o Capital. Sempre.
Parecem aqueles que, (mal comparado, mas ee para ver se percebem com um boneco) perante um terramoto e com a casa a cair-lhes em cima teimam em laa ficar dentro "porque ee a minha rica casinha..." e, assim, ficam enterrados nos escombros da sua "rica casinha".
Oh senhores ! Quando se comec,a a investir na Bolsa ha coisas que nao se sabem mas que se podem aprender.
Algumas atee sao faceis de compreender pensando com a nossa propria cabec,a.
Proteger o Capital. Sempre.

- Registado: 22/4/2003 23:12
Pevide Escreveu:BULIM123 Escreveu:Pevide Escreveu:Vender ? Nem pensar.
Pevide, por vezes mais vale assumir uma perda de 10%, do que perder 20, ou 25%, e uma coisa é certa provalvelmente, com as noticias que aí vêem com o envolvimento de Espanha, que também tem problemas nas contas públicas, na semana que vem, poderá have rmais do mesmo, estes mini crash de 5% por dia, são teriveis, já assistimos a isto no ano passado em Março, penso que provalvelmente se a crise se alastrar à União Europeia, veremos acontecer o mesmo às nossas acções o que aconteceu nos EUA a muitas.
Epa...temos pena.

Fiquei confuso........

Cmpts
DS
DS
Pevide Escreveu:BULIM123 Escreveu:Pevide Escreveu:Vender ? Nem pensar.
Pevide, por vezes mais vale assumir uma perda de 10%, do que perder 20, ou 25%, e uma coisa é certa provalvelmente, com as noticias que aí vêem com o envolvimento de Espanha, que também tem problemas nas contas públicas, na semana que vem, poderá have rmais do mesmo, estes mini crash de 5% por dia, são teriveis, já assistimos a isto no ano passado em Março, penso que provalvelmente se a crise se alastrar à União Europeia, veremos acontecer o mesmo às nossas acções o que aconteceu nos EUA a muitas.
Epa...temos pena.
Não devias responder assim a quem te está a alertar...
Editado pela última vez por Sr_SNiper em 5/2/2010 11:04, num total de 1 vez.
BULIM123 Escreveu:Pevide Escreveu:Vender ? Nem pensar.
Epa...temos pena.
- Registado: 30/6/2008 20:42
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Google [Bot], m-m, malakas, Manchini888, marketisnotefficient, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, Olhar Leonino, peterteam2, Rafael Abreu, rg7803, Shimazaki_2, VALHALLA e 186 visitantes