Finalmente vou recomeçar a olhar para as acções
SMALL1969 Escreveu:SMALL1969 Escreveu:SMALL1969 Escreveu:Compras do dia à cotação +- actual:
INAPA 0,58
SONI 2,04
BCP 0,68
JM 6,24
CIMPOR 5,80
BANIF 1,08
MARTIFER 2,94
Veremos então se a corda roi. Psicologicamente é um dia arriscado uma vez que é sexta-feira.
Nova actualização:
Venda da Sonae indústria entre 2,29 e 2,30 (era o meu target, mas admito que possa subir mais)
Venda da INAPA a 0,62
Nova actualização sem grande interesse para o fórum, mas os assuntos devem ser fechados:
-Venda do BCP a 0,792, mas mais uma vez admito que continue a subir acima de 0,80 onde tinha o target inicial de venda...Quero ir de férias sossegado e a mais valia já é muito interessante.
Resumo: 7 em 8 sucessos não é mau.
Resta apenas a Martifer, que esteve a 1 passo de saltar da carteira por menos valias. Vou arriscar esperar a recuperação embora já não faça parte deste trading plan.
Hoje deu um sinal mais positivo.
- Registado: 3/2/2009 12:21
SMALL1969 Escreveu:iurp Escreveu:Há sempre uns indivíduos muito espertos que só ganham na bolsa !!!
2 coisas:
1: Agradecer ao iurp, que me ensina sempre bastante
2: Verificar o trading plan e retirar lições, uma vez que passado quase 3 semanas, deixou de fazer sentido
Compras do dia á cotação +- actual:
INAPA (0,58 e venda a 0,62) tinha target a 0,66, mas o tempo passa e cumpriu a função de mais valias
SONI 2,04 tinha target de 2,33 mas falhei a 1ª venda pelo que vendi a 2,29 e 2,30 e ainda bem.
BCP 0,68 tinha target a 0,80 mas não estava cá quando lá foi. Mantenho mas desconfiado. Correu mal, porque devia ter cumprido o trading plan
JM 6,24 venda acima de 6,90. Acho que fiz bem porque era o meu target, que cumpri.
CIMPOR 5,80 (ainda comprei mais e fiquei com preço 5,75. Vendi tudo acima de 5,86....e muito bem. O target era 6
BANIF 1,08 era para ganhar pouco e depressa. Vendi a 1,15 tal como era o target
MARTIFER 2,94 Mantenho e mal, porque o target de venda era acima de 3,30, coisa que fez e não vendi.
Lições, nem tudo corre bem nem tudo corre mal. Já fiz quase o meu targe de mais valias do ano 2010. Se tivesse cumprido à risca, tinha quase o dobro das mais valias.
Olá Small1969, bom dia..........eu acompanho "de perto" os teus trading plans, os quais acho de veras interessantes, se ganhas ou se perdes (na realidade) isso pouco (nos) interessa (não me interpretes mas, o que quero dizer é que não é da nossa conta se ganhas ou se perdes), o que interessa na realidade é que expões as tuas ideias e transacções (pelo menos eu acredito que o sejam) e além do mais só já não ganhou com os teus trading plans quem não quis, porque presenciei durante largos períodos de tempo os que foste fazendo por exemplo na Martifer e como disse só não ganhou quem não quis porque os trading plans estavam lá para quem queria ver....
Parabéns pela iniciativa, pela coragem de expores as tuas ideias e acima de tudo parabéns pelas mais valias que com isso vais amealhando e permitindo aos outros de amealhar também...
Continua que pelo menos um "espectador" atento tens....
Cmpts

DS
DS
iurp Escreveu:Há sempre uns indivíduos muito espertos que só ganham na bolsa !!!
2 coisas:
1: Agradecer ao iurp, que me ensina sempre bastante
2: Verificar o trading plan e retirar lições, uma vez que passado quase 3 semanas, deixou de fazer sentido
Compras do dia á cotação +- actual:
INAPA (0,58 e venda a 0,62) tinha target a 0,66, mas o tempo passa e cumpriu a função de mais valias
SONI 2,04 tinha target de 2,33 mas falhei a 1ª venda pelo que vendi a 2,29 e 2,30 e ainda bem.
BCP 0,68 tinha target a 0,80 mas não estava cá quando lá foi. Mantenho mas desconfiado. Correu mal, porque devia ter cumprido o trading plan
JM 6,24 venda acima de 6,90. Acho que fiz bem porque era o meu target, que cumpri.
CIMPOR 5,80 (ainda comprei mais e fiquei com preço 5,75. Vendi tudo acima de 5,86....e muito bem. O target era 6
BANIF 1,08 era para ganhar pouco e depressa. Vendi a 1,15 tal como era o target
MARTIFER 2,94 Mantenho e mal, porque o target de venda era acima de 3,30, coisa que fez e não vendi.
Lições, nem tudo corre bem nem tudo corre mal. Já fiz quase o meu targe de mais valias do ano 2010. Se tivesse cumprido à risca, tinha quase o dobro das mais valias.
fitas Escreveu:Porquê essa alteração![]()
BN
Fitas
Não é alteração, é mais ou menos o trading plan que tinha.
Grosso modo, vender na recuperação de 50% entre as cotações em que andavam antes dos dias de quedas, e as cotações a que entrei, durante o susto de há 15 dias.
Não significa que não volte a entrar nos títulos. Mas esse é outro trading plan diferente.
Este foi para aproveitar as quedas que na minha opinião não faziam sentido nesses dias (agora é fácil falar), e como coloquei mesmo muita massa nessa aposta, convém aliviar um bocado e repensar a estratégia para o resto do ano.
SMALL1969 Escreveu:SMALL1969 Escreveu:Compras do dia á cotação +- actual:
INAPA 0,58
SONI 2,04
BCP 0,68
JM 6,24
CIMPOR 5,80
BANIF 1,08
MARTIFER 2,94
Veremos então se a corda roi. Psicologicamente é um dia arriscado uma vez que é sexta-feira.
Nova actualização:
Venda da Sonae indústria entre 2,29 e 2,30 (era o meu target, mas admito que possa subir mais)
Venda da INAPA a 0,62
SMALL1969 Escreveu:Compras do dia á cotação +- actual:
INAPA 0,58
SONI 2,04
BCP 0,68
JM 6,24
CIMPOR 5,80
BANIF 1,08
MARTIFER 2,94
Nova actualização:
canguru Escreveu:Small, já agora porquê entrar na
INAPA, SONI, BCP, JM, CIMPOR, BANIF, MARTIFER
e não na EDP, BPI, SON, GALP ou outra qulaquer?
Quem tudo quer controlar, tudo perde, mais tarde ou mais cedo.
Portanto escolho um lote de mais ou menos 15 acções para as quais vou olhando....podiam ser outras quaisquer.
Apanhei as uvas podres, quando "ninguém" as queria. O ninguém é exagerado, obviamente.
A INAPA já recuperou demais, mas o interesse de alguém em particular naquilo faz com que as quedas abaixo de 60 cents tenham sempre grande probabilidade de serem corrigidas (depois da Cofina ter vendido a sua posição) uma vez que está perto dos 70 cents há tanto tempo é porque existe alguma razão para lá andar.
O pevide está enganado quando ao meu investimento na Inapa. Foi o meu maior ganho do ano passado, em valor absoluto. Estive a perder 50%, mas assim que inverteu nos 28 cents(neste caso ia inverter e era o meu trading plan não sair), comecei a comprar e só parei nos 64 cets,para depois vender tudo a 0,57 e 0,68.
Na Novabase tive um prejuízo brutal, o maior de toda a minha história de investimentos, mas já foi em 2008. Mas só tive porque não gosto da empresa, mas investi porque tinha a sensação que ia ser comprada ou coisa do género, e desisti antes da recuperação. Tinha-as a 4 e muito, vendi entre 3 e 2,50...e agora estão novamente a 4, enfim.
SONI acho que a indústria se vai safando se for de exportação e caiu muito. Se gostam...eu compro.
JM há sempre quem goste, apesar da JM já ser mais um Lidl do que um Pingo Doce, enquanto se dignarem a lavar o chão a malta vai lá comprar o pão. A JM deve voltar a dar um susto brutal aos investidores, mas só daqui a algum tempo.
BANIF comprei ao valor de antes da compra do bancomais, pelo que achei que pelo menos da primeira vez que apresentarem resultados conjuntos, irão ser positivos. Depois disso se pudesse shortava.
Martifer é o futuro e o passodo ao mesmo tempo. Renováveis e estruturas metálicas ao mesmo tempo. E a Mota sempre à espreita. Faz-me lembrar a Efacec, que acabou por ser comprada e saiu de bolsa, quando (re)começou a dar lucro.
BCP é para especular. Tão depressa cheira a tortilha como a moamba como a caldo verde. Nalgum prato há-de cair, e não poderá ser muito abaixo de 1€.
SMALL1969 Escreveu:Mas resolvi acrescentar outra técnica que se adequa a estes tempos conturbados, ao pouco tempo que tenho disponível.
Chamo-lhe "A Raposa e as uvas". Entrar só 2 ou 3 vezes por ano na bolsa após eventos muito negativos, com bastante capital (para mim) e durante pouco tempo, para não estar muito exposto a mais eventos negativos, que têm tido um carácter quase de fractal. Entro depois desses eventos, apenas quando sinto uma descida irracional.
Interessante. Arriscado (e desaconselhado para os menos experientes) mas interessante.
Small, mantém-nos ao corrente da tua técnica, "A Raposa e as uvas".
Pevide, é o que acontece a quem relata os seus trades em tempo real: relata os bons e os maus, os sucessos e os que falham. Já tu, apareces agora com um nick novo e nada de positivo acrescentas, só apontas defeitos a tudo e todos. Da minha parte, é o teu ultimo post desagradavel e destrutivo que aceito ler (é óbvio que destabilizar é o teu único objectivo).
Obrigado a ambos. Realmente já participo com este nick há cerca de 10 anos, mas comecei novo...
E gurus são os que aqui publicam AT e ensinam técnicas de análise que servem para investir de forma contínua na bolsa. Eu aproveito e agradeço esse conhecimento aqui partilhado.
Mas resolvi acrescentar outra técnica que se adequa a estes tempos conturbados, ao pouco tempo que tenho disponível.
Chamo-lhe "A Raposa e as uvas". Entrar só 2 ou 3 vezes por ano na bolsa após eventos muito negativos, com bastante capital (para mim) e durante pouco tempo, para não estar muito exposto a mais eventos negativos, que têm tido um carácter quase de fractal. Entro depois desses eventos, apenas quando sinto uma descida irracional.
Quando o clima económico mudar definitivamente, ou quando existirem profissionais menos idiotas a gerir fundos de dinheiro que não é deles, repenso a estratégia.
E gurus são os que aqui publicam AT e ensinam técnicas de análise que servem para investir de forma contínua na bolsa. Eu aproveito e agradeço esse conhecimento aqui partilhado.
Mas resolvi acrescentar outra técnica que se adequa a estes tempos conturbados, ao pouco tempo que tenho disponível.
Quando o clima económico mudar definitivamente, ou quando existirem profissionais menos idiotas a gerir fundos de dinheiro que não é deles, repenso a estratégia.
lunas99 Escreveu:nao sei como ainda nao es o novo guru da bolsa.
Novo? O small já é guru desde que me lembro. E já é mais tempo do que eu gostaria de me lembrar.
Acho que o primeiro nick dele foi small caps.
Já dá lições de investimento destas há muitos anos.
Abraço,
Dwer
There is a difference between knowing the path and walking the path
Dwer
There is a difference between knowing the path and walking the path
Nova actualização
VENDA DO BANIF a 1.15
Aqui o meu trading plan seria vender com a divulgação dos resultados, mas resolvi não ficar com tanto capital exposto à ponte e folga de Carnaval.
Sendo assim, fiquei exposto com 66% do capital investido na semana passada e já com uma boa mais valia do lado de cá.
VENDA DO BANIF a 1.15
Aqui o meu trading plan seria vender com a divulgação dos resultados, mas resolvi não ficar com tanto capital exposto à ponte e folga de Carnaval.
Sendo assim, fiquei exposto com 66% do capital investido na semana passada e já com uma boa mais valia do lado de cá.
CIMPOR resolvida. Finalmente a compra passou a positiva e com algumas possibilidades de passar os 6€
Para manter o trading plan, acabei de vender a posição na JM acima dos 6,80 (compra média a 6,28)
Só falhei a venda do BCP a 0.80, de acordo com o meu plano inicial, mas há-de estar por dias.
Para manter o trading plan, acabei de vender a posição na JM acima dos 6,80 (compra média a 6,28)
Só falhei a venda do BCP a 0.80, de acordo com o meu plano inicial, mas há-de estar por dias.
SMALL1969 Escreveu:Compras do dia á cotação +- actual:
INAPA 0,58
SONI 2,04
BCP 0,68
JM 6,24
CIMPOR 5,80
BANIF 1,08
MARTIFER 2,94
Obrigado. É só comparar, realmente. Apenas aumentei ainda mais a posição na JM na 2ª a 6,36 e na MARTIFER acima de 3 e BCP a 0,71
Só a CIMPOR me está a trocar as voltas, mas acho que vou manter mais uns dias....
Dificil é mantermos a saúde e sanidade neste Mundo.
A bolsa é só dinheiro.
E comigo estão à vontade para criticar. Tenho aprendido muito com críticas, a menos que sejam apenas bocas mal intencionadas e essas dão meia volta.
Ainda não escrevi que ia ganhar muito de certeza, e que deviam comprar porque vai subir muito e é certinho, etc., pois não?
A piada é que me limito descrever os trades de compra e os de venda, de acordo com trading plans ou só porque me apetece.
Portanto mesmo que não fossem verdadeiros (que são, para o bem e para o mal) e não tendo meio de apagar as mensagens anteriores, é fácil verificar o sucesso ou insucesso.
A bolsa é só dinheiro.
E comigo estão à vontade para criticar. Tenho aprendido muito com críticas, a menos que sejam apenas bocas mal intencionadas e essas dão meia volta.
Ainda não escrevi que ia ganhar muito de certeza, e que deviam comprar porque vai subir muito e é certinho, etc., pois não?
A piada é que me limito descrever os trades de compra e os de venda, de acordo com trading plans ou só porque me apetece.
Portanto mesmo que não fossem verdadeiros (que são, para o bem e para o mal) e não tendo meio de apagar as mensagens anteriores, é fácil verificar o sucesso ou insucesso.
SMALL1969 Escreveu:cannot Escreveu:Pedro
...comprem quando as coisas sobem, não quando descem, principalmente a 3/4% ao dia.
...e agora o que vai fazer o small? manter as perdas.assumir, comprar mais? só tem más opções... mas há pessoal que gosta de se colocar nesta situação. devem recorrer à oração depois, não sei.
abraço
Se fosse de acordo com o teu conselho, teria comprado imenso de Outubro até ao final de Janeiro.
Eu ando na bolsa é para rentabilizar o meu capital, não o dos outros, nem o dos fundos nem dos PPR, nem de quem está a preparar uma saída.
Por isso, aguardei e comprei ontem e hoje. Risco elevado? Sim. Mas o meu trading plan foi vender tudo em Dezembro (excepto FIN e RED) e recomprar com uma queda significativa.
Do que comprei ontem e hoje, tenho 2 ainda negativas (MAR e SONI) e 5 positivas (BCP, CIMPOR, INAPA, JM, BANIF) portanto...qual perda?[/quote]
ok. desculpa se fui mal entendido, se calhar sabes o que estás a fazer e espero mesmo que te corra bem este trade. o meu grito era para uma grande maioria de pessoas que não sabem o que estão a fazer e compram simplesmente porque agora é que estão baratas. quão enganador isso pode ser.
Se calhar não deveria ter escrito o que escrevi. queria dizer que a minha opinião era simplesmente esperar por sinais de subida, neste caso algum sinal de que as quedas estão a parar e o tal ressalto está para breve. Julgo que isso ainda não apareceu, mas na realidade nem acompanho muito essas acções que falas... mas o erro foi meu em ter dito as coisas desta forma.
Fica apenas o meu grito para as pessoas terem cuidado com este género de apostas pois é realmente arriscado. não é para ti pois pareces certo do que fazes logo tens consciência dos riscos, que são muitos. Não quero criticar o teu trade apenas deixo a minha opinião de que acho mais produtivo esperar por sinais e seguir o mercado, em vez de apostar em coisas deste género que exigem um timming extremamente preciso.
Por exemplo nestes últimos 3 dias acharia que se deveria estar a vender (entrar curto) em alguns papeis e não comprar. mas é apenas uma opinião de quem nem sequer sabe muito disto.
Mas tenho que te felicitar pela coragem em tão arriscado trade. o que aconteceu foi que tentei colocar-me na tua pele e gerir um trade desse género. achei que era dificílimo.
Abraço
"Every solution breeds new problems." Murphy's Law
SMALL1969 Escreveu:cannot Escreveu:Pedro
...comprem quando as coisas sobem, não quando descem, principalmente a 3/4% ao dia.
...e agora o que vai fazer o small? manter as perdas.assumir, comprar mais? só tem más opções... mas há pessoal que gosta de se colocar nesta situação. devem recorrer à oração depois, não sei.
abraço
Se fosse de acordo com o teu conselho, teria comprado imenso de Outubro até ao final de Janeiro.
Parabéns, é um visionário e um verdadeiro analista de mercados...
Eu ando na bolsa é para rentabilizar o meu capital, não o dos outros, nem o dos fundos nem dos PPR, nem de quem está a preparar uma saída.
Por isso, aguardei e comprei ontem e hoje. Risco elevado? Sim. Mas o meu trading plan foi vender tudo em Dezembro (excepto FIN e RED) e recomprar com uma queda significativa.
Do que comprei ontem e hoje, tenho 2 ainda negativas (MAR e SONI) e 5 positivas (BCP, CIMPOR, INAPA, JM, BANIF) portanto...qual perda?[/quote]
cannot Escreveu:Pedro
abraço[/quote]
Do que comprei ontem e hoje, tenho 2 ainda negativas (MAR e SONI) e 5 positivas (BCP, CIMPOR, INAPA, JM, BANIF) portanto...qual perda?