Re: ...

Alex Tomás Escreveu:Compreendo o desabafo do amigo exportador, mas a sua realidade é igual a de muitos outros.
Nao o estou a ver ir almoçar as 11:30 como fazem os alemaes, ou as 14:00/14.30 como fazem os espanhois.
Quem servia primeiro? os alemaes ou espanhois?
(nao pretendo trocar argumentos quanto a sua razao em ter CET em Portugal, mas acredite que no Inverno houve muita gente a sofrer no Inverno com essa mudança de horário - recordo muito bem).
Agora, se forem os espanhois a adoptar o nosso horario, porque nao? a Galiza esta a norte do nosso pais e tem o horario espanhol. Porque nao o Portugues? Consideraçoes....
Alex... E tu já questionaste os Galegos se eles sofrem de qualquer especie de problemas mentais ou pertubadores da sua acção diária uma vez que vivem com um horário desajustado?!.... Essa exemplo da Galiza por acaso sublinha bem a minha argumentação ao contrario de outras opiniões aqui expostas.
Dwer Escreveu:Ó JMHP, eu nunca percebi bem esse argumento; porque é que as empresas exportadoras ou com com contactos preferenciais no centro da europa não fazem um horário adiantado? A começar às sete da manhã e a terminar às 16? Ou mesmo a começar às sete e a terminar às 15 sem hora de almoço (com 15m para comer uma sandocha ou algo assim)? Eu não me importava nada de fazer esse horário. Deixa a tarde quase toda livre.
Dwer, fazer faziamos mas não dependemos nós proprios, existe também a ligação muito importante aos nossos fornecedores e subcontratação de serviços a outras pequenas empresas. Para além de não ser nada fácil alterar de forma radical a vida diára de cerca de 70 excelentes funcionários, que dedicam muito do seu tempo á empresa e sobra-lhes pouco tempo disponivel para a familia.
Realizar esse tipo de sugestões é bem mais complexo do que tu julgas por iniciativa unica e exclusiva da empresa. A realidade é bem diferente daquilo que julgamos saber sem conhecer o assunto em profundidade.
Jiboia Cega Escreveu:
Dwer,
![]()
Digo mais, por que é que as empresas se estão sempre a queixar disso e não se adaptam elas às conjunturas naturais como por exemplo a diferença horária?
Por que é que a hora de almoço tem que ser inflexível da hora xis à hora xis? Por que é que tem que ir toda a gente almoçar ao mesmo tempo, fechando a empresa?
Isto é parte do problema crítico que é a produtividade em Portugal, entre outros aspectos...
Meu caro, os mesmos argumentos que utilizei em resposta ao Dwer também lhe serve, mas uma vez que cita:
«...por que é que as empresas se estão sempre a queixar disso..»
Eu não me queixo de nada, nem a minha empresa assim como muitas outras deste pais, perdem tempo ou gastam energia em lamentações sobre a qualidade e o resultado das decisões dos nossos governantes, porque simplemente não temos tempo nem dinheiro a perder de modo a satisfazer as necessidades e exigências dos nossos clientes lá fora.
Aqui competimos no mercado internacional e o mundo é o nosso horizonte, com todas as condicionantes, dificuldades e desigualdades que enfrentamos de outros paises que se regem por uma eficiência e flexibilidade laboral maior do que a nossa.
EALM Escreveu:Amigo JHHP: Quem é que lhe disse que eu desconheço o que que que seja? Eu também trabalhei numa empresa exportadora. E sabe para onde se exportava mais? EUA! Precisamente! E nunca houve problema de maior. Arranjou-se sempre janelas temporais para organizar audio e video-conferências quando era preciso. E tínhamos que lidar tanto com a costa Leste como com a costa Oeste.
Na verdade, uma mudança de hora em direcção oposta ao noso fuso horário natural (ainda estamos uns minutos adiantados!!!!!!) iria até prejudicar mais do que ajudar, a começar pelas empresas que lidam com os EUA. Para já não falar da nossa relação com as regiões autónomas. Mas o principal problema continuaria sempre a ser o desfasamento exagerado (o maior na Europa) entre a hora solar e a hora admnistrativa - e isso iria trazer, como trouxe, muitos problemas.
PS: A hora legal tem a ver com a longitude e não com a latitude. Para que são os países nórdicos aqui chamados?
Ponham os olhos nos EUA, eles têm vários fusos horários, ninguém põe em causa a sua existência. Sempre foi visto como uma coisa natural e necessária.
Também tenho clientes nos EUA, embora actualmente e desde algum tempo o mercado americano infelizmente seja quase uma nulalidade em termos comerciais. Eu já vivi e estudei durante 2 anos nos EUA e conheço bem a realidade do pais.
Os problemas de desfasamento do fuso hórario que refere devem ser os mesmos que passam os Galegos ou norte de Espanha, um dos maiores polos industriais da peninsula Ibérica.
Eu não me queixei de nada, simplesmente falo do que sei e da minha experiência de vida, respeitem isso é a unica queixa que registo!