Berkshire Hathaway Inc
Re: Berkshire Hathaway Inc
pois... no ramo em que opero, é ao contrario. são os fornecedores que ditam as regras. eles ate já se dao ao luxo de comprarem os seus stocks "por baixo". assim transferem o risco para nós, e são os retalhistas que teem que fazer stock, especialmente dos best-sellers, porque grande parte das vezes eles teem roturas de stock que podem ir ate 2 meses. portanto também acabo por considerar o investimento em stock como investimento financeiro. especialmente nos best-sellers, porque sei que nao vou perder vendas
quando me cruzo com colegas nas apresentações das marcas, lanço-lhes uns piropos acerca da bolsa ou de aplicações, e a maioria deles nem faz caso e dizem que teem todo o dinheiro à ordem, ou pior, passam os cheques e o "banco que pague, nem quero saber quanto la tenho". fazem "poupança" pela simples acumulação de cash
quanto ao assunto do Buffet, eu pessoalmente nunca o vi como investidor, mas sim como empresário, porque ele já não compra so uns papelitos. compra uma posição qualificada ou a totalidade da empresa. dá-lhes autonomia de gestão, mas teem sempre que reportar ao escritório da Berkshire
quando me cruzo com colegas nas apresentações das marcas, lanço-lhes uns piropos acerca da bolsa ou de aplicações, e a maioria deles nem faz caso e dizem que teem todo o dinheiro à ordem, ou pior, passam os cheques e o "banco que pague, nem quero saber quanto la tenho". fazem "poupança" pela simples acumulação de cash
quanto ao assunto do Buffet, eu pessoalmente nunca o vi como investidor, mas sim como empresário, porque ele já não compra so uns papelitos. compra uma posição qualificada ou a totalidade da empresa. dá-lhes autonomia de gestão, mas teem sempre que reportar ao escritório da Berkshire
- Registado: 10/7/2013 21:39
Beruno Escreveu:Em pequenas empresas não faz sentido investir o cash extra em aplicações bancárias a pensar que se vai "crescer" por aí. Tem que se investir no crescimento do próprio negócio. Não se esqueçam que em Portugal, não existe tradição de conseguir financiamento através de venda de capital da empresa. É praticamente sempre através de crédito bancário.
O grande objectivo dos pequenos empresários após criar uma empresa é limpar os créditos que tenham e começar a pagar a pronto aos fornecedores. E aqui o ganho é certo, porque pagando a pronto consegue-se descontos entre os 5 e os 10%. E, claro, começar a "melhorar a qualidade de vida".
No meu caso pessoal, agora passados 5 anos comecei a comprar dívida para aumentar a rentabilidade do cash extra. Não é nada de especial, a yield média ronda os 4% líquidos, mas é o suficiente para duplicar os juros a receber. Sempre geri os pagamentos de maneira agressiva, e nunca tenho muito dinheiro à ordem, estando quase todo em fundos monetários e em depósitos a 30 dias. Não se enriquece com fundos monetários, mas é fácil de controlar, ganham-se uns Euriitos extra e o dinheiro continua disponível de um dia para o outro. Atualmente temos 66% do cash investido em dívida, o restante está em fundos monetários. Mas até chegar a este ponto preferi liquidar o empréstimo e aproveitar os descontos de pronto pagamento. Mas isto significa que pago antes de receber. O que significa que é necessário músculo financeiro para investir em stock que não se vende imediatamente.
mas quando tiveres dimensão para isso, se criares um grande gap em pagamentos a fornecedores vs recebimentos de clientes como no caso de alguns supermercados, libertarás cash flow que mais que te vai compensar o desconto pronto pagamento

As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Em pequenas empresas não faz sentido investir o cash extra em aplicações bancárias a pensar que se vai "crescer" por aí. Tem que se investir no crescimento do próprio negócio. Não se esqueçam que em Portugal, não existe tradição de conseguir financiamento através de venda de capital da empresa. É praticamente sempre através de crédito bancário.
O grande objectivo dos pequenos empresários após criar uma empresa é limpar os créditos que tenham e começar a pagar a pronto aos fornecedores. E aqui o ganho é certo, porque pagando a pronto consegue-se descontos entre os 5 e os 10%. E, claro, começar a "melhorar a qualidade de vida".
No meu caso pessoal, agora passados 5 anos comecei a comprar dívida para aumentar a rentabilidade do cash extra. Não é nada de especial, a yield média ronda os 4% líquidos, mas é o suficiente para duplicar os juros a receber. Sempre geri os pagamentos de maneira agressiva, e nunca tenho muito dinheiro à ordem, estando quase todo em fundos monetários e em depósitos a 30 dias. Não se enriquece com fundos monetários, mas é fácil de controlar, ganham-se uns Euriitos extra e o dinheiro continua disponível de um dia para o outro. Atualmente temos 66% do cash investido em dívida, o restante está em fundos monetários. Mas até chegar a este ponto preferi liquidar o empréstimo e aproveitar os descontos de pronto pagamento. Mas isto significa que pago antes de receber. O que significa que é necessário músculo financeiro para investir em stock que não se vende imediatamente.
- Registado: 10/7/2013 21:39
ZeNovato Escreveu:Artista sei que nem todos têm a capacidade de investimento que Buffett por isso acho que aquelas empresas pequenas ou até familiares (que são grande parte dos empregadores no nosso pais) poderiam com os lucros anuais dirigi-los para um portfolio como o indicado muitas vezes aqui. Penso que em termos de valorizações dos capitais seria bom.
Estou a imaginar por exemplo uma empresa familiar, que tenha um lucro anual de 4000€ (digo este valor como poderia dizer outro) e o dirigi-se para um portfolio de ETF's com uma percentagem em ações e outra obrigações tudo capitalizado seria uma grande mais valia.
Foi por isso que coloquei esta questão aqui. Para saber se era possível para empresas fazer o mesmo.
O problema é que o segredo só sucesso é fazer aquilo que sabes e dominas, e não entrar em aventuras. E para muitos pequenos empresários, isso seria uma aventura e um risco que preferem não correr.
Apesar de concordar com o que dizes!
Stilgar: Take my life Usul (Paul), it's the only way.
Paul: I'M POINTING THE WAY!
DUNE 2
Artista sei que nem todos têm a capacidade de investimento que Buffett por isso acho que aquelas empresas pequenas ou até familiares (que são grande parte dos empregadores no nosso pais) poderiam com os lucros anuais dirigi-los para um portfolio como o indicado muitas vezes aqui. Penso que em termos de valorizações dos capitais seria bom.
Estou a imaginar por exemplo uma empresa familiar, que tenha um lucro anual de 4000€ (digo este valor como poderia dizer outro) e o dirigi-se para um portfolio de ETF's com uma percentagem em ações e outra obrigações tudo capitalizado seria uma grande mais valia.
Foi por isso que coloquei esta questão aqui. Para saber se era possível para empresas fazer o mesmo.
- Registado: 8/3/2014 19:34
ZeNovato Escreveu:Obrigado LTCM pela resposta e pelo contributo no fórum.
Se construir um portfolio de investimento para uma empresa é tao "simples" (estou a falar em acesso aos mercados) como eu contrui o meu, então percebo como algumas empresas andam para a frente e outras ficam estagnadas. Depende da visão dos patrões.![]()
Obrigado pela leitura
é tão facil e mais ninguem o fez excepto meia duzia de participações estratégicas

As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Obrigado LTCM pela resposta e pelo contributo no fórum.
Se construir um portfolio de investimento para uma empresa é tao "simples" (estou a falar em acesso aos mercados) como eu contrui o meu, então percebo como algumas empresas andam para a frente e outras ficam estagnadas. Depende da visão dos patrões.
Obrigado pela leitura
Se construir um portfolio de investimento para uma empresa é tao "simples" (estou a falar em acesso aos mercados) como eu contrui o meu, então percebo como algumas empresas andam para a frente e outras ficam estagnadas. Depende da visão dos patrões.

Obrigado pela leitura
ZeNovato Escreveu:Não sei se é o local indicado para colocar algumas questões (curiosidades) que tenho sobre a Berkshire e Warren Buffett.
Para mim que estou no fundo da pirâmide no que respeita a investimento em ações sempre me questionei como é que estes bilionários fazem o dinheiro e conseguem valorizar uma empresa ao ponto de atingirem estas dimensões.
O que quero dizer é, como é que a BRK era uma empresa de fabricação de têxteis e hoje tem investimentos em todas as áreas.
The Snowball: Warren Buffett and the Business of Life
ZeNovato Escreveu:A questão que gostava de colocar é se uma qualquer empresa portuguesa que nada tenha a ver com finanças pode facilmente comprar ações de outras empresas, usando os eventuais lucros (que com a crise imagino sejam poucas a tê-los) e de maneira a crescer.
Por exemplo passar pela criação de um portfolio de investimento passivo que tanto se fala por aqui com etf's ou fundos de investimento
Sim, sem qualquer problema.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Não sei se é o local indicado para colocar algumas questões (curiosidades) que tenho sobre a Berkshire e Warren Buffett.
Para mim que estou no fundo da pirâmide no que respeita a investimento em ações sempre me questionei como é que estes bilionários fazem o dinheiro e conseguem valorizar uma empresa ao ponto de atingirem estas dimensões.
O que quero dizer é, como é que a BRK era uma empresa de fabricação de têxteis e hoje tem investimentos em todas as áreas.
A questão que gostava de colocar é se uma qualquer empresa portuguesa que nada tenha a ver com finanças pode facilmente comprar ações de outras empresas, usando os eventuais lucros (que com a crise imagino sejam poucas a tê-los) e de maneira a crescer.
Por exemplo passar pela criação de um portfolio de investimento passivo que tanto se fala por aqui com etf's ou fundos de investimento.
Gostava de estar por uma vez do outro lado para compreender como os ricos fazem
A quem souber responder fico agradecido. Por vezes é preciso perguntar a quem tem mais experiencia para a poder passar aos mais novos
A questão que gostava de colocar é se uma qualquer empresa portuguesa que nada tenha a ver com finanças pode facilmente comprar ações de outras empresas, usando os eventuais lucros (que com a crise imagino sejam poucas a tê-los) e de maneira a crescer.
Por exemplo passar pela criação de um portfolio de investimento passivo que tanto se fala por aqui com etf's ou fundos de investimento.
Gostava de estar por uma vez do outro lado para compreender como os ricos fazem

A quem souber responder fico agradecido. Por vezes é preciso perguntar a quem tem mais experiencia para a poder passar aos mais novos

Blue Epsilon Escreveu:EuroSexy Escreveu:Nenhum critério densificador do significado gradativo de tal diminuição quantitativa de dotação e da sua relação causal como início do procedimento de requalificação no concreto e específico órgão, empresa ou serviço resulta de previsão legal, o que abre caminho evidente à imotivação no trading.
Portanto, queres com isto dizer que o Warren Buffet é um péssimo trader?
Essa questão nem sequer gradativamente faz sentido. Para já ele não é trader. E depois não o poderei considerar um tecnico.
Fica o video: Se tu estás preocupado sobre se uma acção que tens em carteira possa vir a descer, então não a devias deter.
https://www.youtube.com/watch?v=bymH69o1PME
- Registado: 16/6/2014 0:01
http://blogs.wsj.com/marketbeat/2009/05 ... -theories/
OMAHA, Neb. — A theme that keeps cropping up from Warren Buffett and Charlie Munger at the Berskire Hathaway meeting is their complete disdain for modern portfolio theory and the use of higher-order mathematics in finance.
Mr. Buffett talked about efficient-market hypothesis. EMH is a key part of modern portfolio theory. Broadly the theory is about how math shows that investors should diversify because it reduces risk. EMH says you can’t beat the broader market because it’s always perfectly priced.
Here, a few select variations on the mathematics theme from the meeting:
Mr. Buffett: “There is so much that’s false and nutty in modern investing practice and modern investment banking, that if you just reduced the nonsense, that’s a goal you should reasonably hope for.”
Mr. Buffett said he was once asked by a student from the University of Chicago, a hub of modern portfolio theory, “What are we learning that’s most wrong?” To which Charlie Munger quipped, “How do you handle that in one session?”
Mr. Buffett on the efficient market hypothesis, the idea that all information is instantly priced into the market: “There’s this holy writ, the efficient market theory. How do you teach your students everything is priced properly? What do you do for the rest of the hour?”
Mr. Buffett on complex calculations used to value purchases: “If you need to use a computer or a calculator to make the calculation, you shouldn’t buy it.”
Mr. Buffett on the use of higher-order math in finance: “The more symbols they could work into their writing the more they were revered.”
Mr. Munger on the same theme: “Some of the worst business decisions I’ve ever seen are those with future projections and discounts back. It seems like the higher mathematics with more false precision should help you but it doesn’t. They teach that in business schools because, well, they’ve got to do something. ”
Mr. Buffett adds: “If you stand up in front of a business class and say a bird in the hand is worth two in the bush, you won’t get tenure…. Higher mathematics my be dangerous and lead you down pathways that are better left untrod.”
Mr. Buffett on the persistence of bad ideas in finance: “The famous physicist Max Planck was talking about the resistance of the human mind, even the bright human mind, to new ideas…. And he said science advances one funeral at a time, and I think there’s a lot of truth to that and it’s certainly been true in finance.”
viewtopic.php?f=3&t=82630&start=3750
Quem irá perder o medo, e aceitar o desafio do Mouro?
Dos fracos não reza a história.
Quem irá perder o medo, e aceitar o desafio do Mouro?
Dos fracos não reza a história.
- Registado: 9/9/2014 12:26
EuroSexy Escreveu:Nenhum critério densificador do significado gradativo de tal diminuição quantitativa de dotação e da sua relação causal como início do procedimento de requalificação no concreto e específico órgão, empresa ou serviço resulta de previsão legal, o que abre caminho evidente à imotivação no trading.
Portanto, queres com isto dizer que o Warren Buffet é um péssimo trader?
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
EuroSexy Escreveu:Nenhum critério densificador do significado gradativo de tal diminuição quantitativa de dotação e da sua relação causal como início do procedimento de requalificação no concreto e específico órgão, empresa ou serviço resulta de previsão legal, o que abre caminho evidente à imotivação no trading.
Podes explicar melhor mas em verso se faz favor?
Não sabia que havia cá juízes do TC no fórum

Lose your opinion, not your money
E mesmo vendendo, com mais valia, q papel tem de preencher? Não é só taxado em Portugal?
Se distribuir dividendos..aí sim..
Se distribuir dividendos..aí sim..
- Registado: 25/8/2014 20:43
_x_ Escreveu:Tive que me rir.![]()
Muito melhor que uns gráficos futuristas que, infelizmente, estão proibidos de serem colocados.
Se não fossem as complicações dos impostos, a porcaria da burocracia, e já à muito que só compraria as Ações desta companhia. As Pequeninas claro está, que todo o meu património não dá nem para meia das outras.
que complicações de impostos e burocracia? só pagas impostos se venderes e só preenches papéis se venderes
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
- Registado: 13/12/2008 12:42
Tive que me rir.
Muito melhor que uns gráficos futuristas que, infelizmente, estão proibidos de serem colocados.
Se não fossem as complicações dos impostos, a porcaria da burocracia, e já à muito que só compraria as Ações desta companhia. As Pequeninas claro está, que todo o meu património não dá nem para meia das outras.

_X_
John Maynard Keynes
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.
É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.
John Maynard Keynes
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.
É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.
Hã? O quê?

Nenhum critério densificador do significado gradativo de tal diminuição quantitativa de dotação e da sua relação causal como início do procedimento de requalificação no concreto e específico órgão, empresa ou serviço resulta de previsão legal, o que abre caminho evidente à imotivação no trading.
Berkshire Hathaway paga 900 mil usd de multa por não declarar reforços de posição na USG co.
Berkshire Hathaway permite que a Burger King compre a maior cadeia de restaurantes de comida rápida do Canadá, Tim Hortons com ROE de 80%.
Reduz fortemente também em 3 petroliferas, Connoco, NOV e outra.
Reforça compra na IBM este Agosto.
-----
Estou seriamente a pensar começar a comprar USG co.
Berkshire Hathaway permite que a Burger King compre a maior cadeia de restaurantes de comida rápida do Canadá, Tim Hortons com ROE de 80%.
Reduz fortemente também em 3 petroliferas, Connoco, NOV e outra.
Reforça compra na IBM este Agosto.
-----
Estou seriamente a pensar começar a comprar USG co.
Se
não se pode dizer
Para a próxima talvez seja melhor dizer algo parecido com isto "É por isso que Mr.Buffett fica de pé atrás em empresas tecnologicas e também por empresas que precisam de comprar crescimento, salvo o caso da IBM. Ele sabe que a longo prazo é insustentável, salvo o caso da IBM.
Mr.Buffett prefere que a Berkshire não entre nesse tipo de aventuras para o longo prazo, salvo o exemplo da IBM."
Como há gente que acredita piamente em tudo o que lê, adquirindo por essa via conhecimento errado (por inércia), às vezes é preciso pôr os pontos nos ii. Assim se conseguirá que este fórum continue a transmitir informação de qualidade. E de modo gratuito.
EuroSexy Escreveu:Eu tenho conhecimento dessa aquisição da IBM pela Berkshire.
não se pode dizer
É por isso que Mr.Buffett fica de pé atrás em empresas tecnologicas e também por empresas que precisam de comprar crescimento. Ele sabe que a longo prazo é insustentável.
Mr.Buffett prefere que a Berkshire não entre nesse tipo de aventuras para o longo prazo.
Para a próxima talvez seja melhor dizer algo parecido com isto "É por isso que Mr.Buffett fica de pé atrás em empresas tecnologicas e também por empresas que precisam de comprar crescimento, salvo o caso da IBM. Ele sabe que a longo prazo é insustentável, salvo o caso da IBM.
Mr.Buffett prefere que a Berkshire não entre nesse tipo de aventuras para o longo prazo, salvo o exemplo da IBM."
Como há gente que acredita piamente em tudo o que lê, adquirindo por essa via conhecimento errado (por inércia), às vezes é preciso pôr os pontos nos ii. Assim se conseguirá que este fórum continue a transmitir informação de qualidade. E de modo gratuito.
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
- Registado: 12/3/2014 0:58
Eu tenho conhecimento dessa aquisição da IBM pela Berkshire. A questão é que a IBM é uma tecnológica diferente, a maior fabricante de hardware mundial com ROE elevadíssimos. Se ele pagou 147usd por acção em 2011 e achou a empresa barata, hoje passado 3 anos ao minimo de 180 ainda mais barata estava. O padrão gráfico da IBM desde 2009 é muito semelhante ao da JM.
EuroSexy Escreveu:(...) Mr.Buffett fica de pé atrás em empresas tecnologicas e também por empresas que precisam de comprar crescimento. Ele sabe que a longo prazo é insustentável.
Mr.Buffett prefere que a Berkshire não entre nesse tipo de aventuras para o longo prazo.
Eu sei que às vezes temos azar

Billionaire investor Warren Buffett plowed $10.7 billion into the shares of International Business Machines Corp. KO +1.09% , making a massive bet on a technology services company after years of eschewing technology stocks.
http://online.wsj.com/news/articles/SB1 ... 2077676990
http://www.forbes.com/sites/gurufocus/2 ... uying-ibm/
http://fortune.com/2011/11/14/buffett-g ... -big-blue/
Sempre será verdade quando se diz que a idade é um posto e traz sabedoria.
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Eu hoje quando vejo empresas como a Google, o Facebook, a Apple, a Yahoo, etc a comprar outras empresas que vão aparecendo começo-me a interrogar se isto é para sempre?
Onde isto vai parar?
Empresas altamente inovadoras vão aparecendo e concorrendo com os gigantes. Os gigantes por si compram-nas para as abafar e tomar posse do mercado pagando preços. Quando a velocidade de aparecimento de empresas novas do sector for maior que a possibilidade dos gigantes continuarem a comprar crescimento, algo de muito estranho vai acontecer.
É por isso que Mr.Buffett fica de pé atrás em empresas tecnologicas e também por empresas que precisam de comprar crescimento. Ele sabe que a longo prazo é insustentável.
Onde isto vai parar?

Empresas altamente inovadoras vão aparecendo e concorrendo com os gigantes. Os gigantes por si compram-nas para as abafar e tomar posse do mercado pagando preços. Quando a velocidade de aparecimento de empresas novas do sector for maior que a possibilidade dos gigantes continuarem a comprar crescimento, algo de muito estranho vai acontecer.
rg7803 Escreveu:Alquimista, estás a dar cabo do imenso crédito conquistado pelo Euroverde ao longo de anos, numa labuta incansável de postos sábios e iluminados...
Isso não se faz...

Esse gráfico que apresentas só comprova uma coisa a consistência da Berkshire. Mais tarde ou mais cedo acredito que o SP500 venha por aí abaixo e a Berkshire aguenta-se.
Pena tenho que que alguns membros do Caldeirão não consigam colocar em prática e com êxito a maneira de Buffett. Pois têm medo quando o mercado desce, apenas compram quando sobe. É uma ilusão.
Pena tenho que que alguns membros do Caldeirão não consigam colocar em prática e com êxito a maneira de Buffett. Pois têm medo quando o mercado desce, apenas compram quando sobe. É uma ilusão.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], IX Hispana, Opcard33, trend=friend e 117 visitantes