
Gtony84 Escreveu:Mas sem ter certezas, creio que os bancos não fornecem informação ás finanças... Em outros foruns tenho lido que muitas pessoas não declaram essas mais valias e não têem sido penalizados pelas finanças.
Queria validar essa informação se as finanças têem ido á "caça" dos faltosos..
Cumps.
Ateop Escreveu:É por essas e por outras que este país nunca haverá de chegar dos parceiros da europa...
Pois é, infelizmente.
Para mim, quem não declara as mais valias havia de pagá-las inteirinhas (não só os 10%) ao estado quando fosse controlado!
E não me venham dizer, como muitas vezes leio: "ah, e tal, querem cobrar impostos quando temos mais-valias, mas quem me devolve o dinheiro nos anos em que perdi na bolsa?!", porque ninguém obriga ninguém a investir na bolsa - se investem, é porque querem, conscientes que as regras do jogo são:
- Quiseste arriscar em ganhar mais uns trocos na bolsa, mas perdeste dinheiro? Paciência, ficasses quieto ou tivesses metido o dinheiro em contas a prazo;
- Investiste na bolsa e ganhaste dinheiro? Óptimo para ti, e óptimo para o estado, que tem direito a 10% das mais-valias. Toca a pagar o que é devido.
Do meu lado, sempre ouvi dizer que sim, os bancos enviam a informação às Finanças - independentemente de o fazerem ou não, eu declaro, porque são as regras, é a lei... e eu cumpro.
Já perdi, já ganhei e sempre cumpri.
Mesmo as mais-valias obtidas em contas estrangeiras (cujas corretoras nada mandam às Finanças), ainda que não tenha repatriado esse lucro, declaro-o - não quero que ninguém me venha mais tarde pedir satisfações ou, se o fizerem, quero ter tudo direitinho e a explicação na palma da mão.