Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos de obrigaçoes: taxa fixa / taxa variavel

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Nunooo » 25/1/2010 0:11

Pata-Hari Escreveu:Nunoo, acho que adivinhar os próximos anos é trabalho de adivinho. O que sei, ou o limite do que sei fazer está na identificação do que tenho à frente para trabalhar. E neste momento só vejo o mercado accionista como sendo o único lugar possivel para se ir buscar rentabilidade. Não consigo ver argumento fundamental ou de sentimento que me faça acreditar na inversão do mercado agora embora esteja preocupada com a correcção a que estou a assistir. Acho que é uma boa oportunidade de investimento porque estamos não demasiado longe do que seria um bom stop e para o caso de eu estar enganada e de haver mesmo razões para uma inversão de mercado.

Na parte conservadora das carteiras, acho que taxa variável fará sentido mas com algum cuidado, sabendo que não é para já que irão dar dinheiro. São um mal necessário. Podes meter uma parte de estruturados sabendo que os upsides são limitados porque a base de montagem de tudo o que garante o capital é limitada (via taxa de juro muito baixa).

Por ultimo, sempre achei que muitas vezes a melhor coisa a fazer é não fazer nada: ou seja, não vendo boas oportunidades, não se deve fazer nada. È o que acho agora para taxa fixa: não vendo boas oportunidades, para quê comprar taxa fixa?

Ou seja, em três parágrafos, acho que resumi mais ou menos tudo o que acho do mercado agora e do que há a fazer.

Resumiste sim, e o resumo foi entendido ;)

Obrigado

Registado: 1/4/2009 0:25

por Pata-Hari » 24/1/2010 20:49

Nunoo, acho que adivinhar os próximos anos é trabalho de adivinho. O que sei, ou o limite do que sei fazer está na identificação do que tenho à frente para trabalhar. E neste momento só vejo o mercado accionista como sendo o único lugar possivel para se ir buscar rentabilidade. Não consigo ver argumento fundamental ou de sentimento que me faça acreditar na inversão do mercado agora embora esteja preocupada com a correcção a que estou a assistir. Acho que é uma boa oportunidade de investimento porque estamos não demasiado longe do que seria um bom stop e para o caso de eu estar enganada e de haver mesmo razões para uma inversão de mercado.

Na parte conservadora das carteiras, acho que taxa variável fará sentido mas com algum cuidado, sabendo que não é para já que irão dar dinheiro. São um mal necessário. Podes meter uma parte de estruturados sabendo que os upsides são limitados porque a base de montagem de tudo o que garante o capital é limitada (via taxa de juro muito baixa).

Por ultimo, sempre achei que muitas vezes a melhor coisa a fazer é não fazer nada: ou seja, não vendo boas oportunidades, não se deve fazer nada. È o que acho agora para taxa fixa: não vendo boas oportunidades, para quê comprar taxa fixa?

Ou seja, em três parágrafos, acho que resumi mais ou menos tudo o que acho do mercado agora e do que há a fazer.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Nunooo » 24/1/2010 20:33

Pata-Hari Escreveu:Nunoo, acho que já estamos na fase de não fazer sentido subscrever um fundo de taxa fixa... se queres já iniciar compras em taxa variável é que é a questão.

PH, nao querendo abusar da tua boa vontade, mas querendo aproveitar os teus conhecimentos, que sao muitos :), que estratégia aconselharias (em termos de fundos) para o medio prazo?
Que tipo de fundos aconselharias nas actuais circuntancias e para um horizonte temporal de 2 a 4 anos?

por Pata-Hari » 24/1/2010 20:27

Nunoo, acho que já estamos na fase de não fazer sentido subscrever um fundo de taxa fixa... se queres já iniciar compras em taxa variável é que é a questão.
Administrador Fórum

por Nunooo » 24/1/2010 20:12

Pata-Hari Escreveu:Nunoo, é isso mesmo. Ou seja, neste momento não há grandes alternativas com boas perspectivas embora haja quem esteja a começar a constituir carteiras de taxa variavel.

Obrigado PH.

Será boa opção, aproveitaando as baixas taxas, subscrever um fundo obrigaçoes taxa fixa, e quando se verificar o aumento das taxas de juro resgata-lo e subscrever um de taxa variável??

Cumprimentos

Nuno

por Pata-Hari » 24/1/2010 11:08

Bull, se as taxas subirem, as obrigações de taxa variavel passam a pagar mais, logo, tendem a valorizar.

Se as taxas subirem, a taxa que fixaste ao comprar uma obrigações de taxa fixa, será comparativamente menor, logo o valor das tuas obrigações (da opção que tomaste), desce.

Tudo resto constante, naturalmente.
Administrador Fórum

por Bull Bull » 24/1/2010 11:00

Mas por exemplo se as taxas subirem o valor do fundo de obrigações sobe ou desce?
Estava convencido que as yelds subiam mas que o valor das obrigações desciam

Registado: 21/12/2009 18:46

por Pata-Hari » 24/1/2010 10:45

Nunoo, é isso mesmo. Ou seja, neste momento não há grandes alternativas com boas perspectivas embora haja quem esteja a começar a constituir carteiras de taxa variavel.
Administrador Fórum

Fundos de obrigaçoes: taxa fixa / taxa variavel

por Nunooo » 24/1/2010 2:21

Numa perspectiva de diversificar investimento gostaria que me ajudassem sobre qual a melhor opçao, tendo em conta o momento que atravessamos e em perspectiva um cenario de recuperação economicca, sobre investir num fundo de obrigações de taxa fixa ou de taxa variável.

Nas pesquisas que fiz constatei que os fundos de obrigações de taxa fixa têm tido melhores rendibilidades do que os de taxa variável. Contudo, é meu entendimento (nao sei se correcto ou errado) que num cenário de subidas de taxa de juro os fundos de obrigações de taxa variável podem trazer maiores retornos.

Gostava pois de ouvir a opiniao dos entendidos nestas matérias.

Desde já o meu obrigado aqueles que colocarem as suas opinioes e argumentos.

Cumprimentos

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: caganixo7, dragom, Google [Bot], Investor Tuga, marketisnotefficient, navaldoc e 77 visitantes