
Bom dia,
Devo dizer que já tinha pensado neste principio. Fico satisfeito que haja alguem a levar esta ideia para a frente. No entanto não sendo um especialista em engenharia de materiais, não estava a ver soluções para ultrapassar os diversos obstaculos à viabilidade de uma solução deste tipo:
- condições de aderência e de resistência às intemperies;
- rigidez dos materiais, protecção das celulas, para suportar as pressões dos veiculos mais pesados;
- rigidez da base da estrada para garantir que os "paineis" estivessem sempre direitos e não se inclinassem com o tempo causando "mini-lombas" na estrada;
- sistema anti vandalismo para não "desviarem" os modulos solares;
- durabilidade e manutenção;
- e obviamente o factor custo que anda actualmente para um painel fotovoltaico classico nos 500 Euros por m2 o que para uma estrada com duas faixas resulta num custo de 3500 Euros por metros ou seja de 3.5 milhões de euros por km ou seja 7 milhões para uma AE (isto corresponde aproximadamente actualmente ao preço total de construção e não só ao asfalto): mesmo considerando ganhos com a dimensão do projecto, estes modulos solares seriam muito mais sofisticados o que os tornaria mais caros;
BN,
ljbk.
Devo dizer que já tinha pensado neste principio. Fico satisfeito que haja alguem a levar esta ideia para a frente. No entanto não sendo um especialista em engenharia de materiais, não estava a ver soluções para ultrapassar os diversos obstaculos à viabilidade de uma solução deste tipo:
- condições de aderência e de resistência às intemperies;
- rigidez dos materiais, protecção das celulas, para suportar as pressões dos veiculos mais pesados;
- rigidez da base da estrada para garantir que os "paineis" estivessem sempre direitos e não se inclinassem com o tempo causando "mini-lombas" na estrada;
- sistema anti vandalismo para não "desviarem" os modulos solares;
- durabilidade e manutenção;
- e obviamente o factor custo que anda actualmente para um painel fotovoltaico classico nos 500 Euros por m2 o que para uma estrada com duas faixas resulta num custo de 3500 Euros por metros ou seja de 3.5 milhões de euros por km ou seja 7 milhões para uma AE (isto corresponde aproximadamente actualmente ao preço total de construção e não só ao asfalto): mesmo considerando ganhos com a dimensão do projecto, estes modulos solares seriam muito mais sofisticados o que os tornaria mais caros;
BN,
ljbk.