Belmiro, Soares da costa, JM, serão maus para Portugal ?
Ontem passei no continente e pude verificar que para além das marcas que indiquei há muitos outros produtos que são produzidos em Portugal.
Mais alguns exemplos:
Frutas e legumas - maçãs, laranjas, peras, alfaces, couves, nabos e bananas, tudo português
Atum - Ramirez (sim, apesar do nome é uma empresa portuguesa, de Matosinhos)
Bacalhau congelado - Riberalves (Torres Vedras), Pascoal (Ílhavo), Geldouro (Vila do Conde), Dias (Aveiro)
Outros congelados (pastéis de bacalhau, chamuças, rissóis) - Solara (empresa de Chaves)
Margarinas - Becel
Óleo - Fula, Vegê
Azeite - inúmeras marcas quase todas portuguesas
Mostarda - Savora
Os exemplos multiplicam-se.
Daqui se conclui que só por ignorância se pode escrever que os produtos dos hipermercados são quase todos importados.
Mais alguns exemplos:
Frutas e legumas - maçãs, laranjas, peras, alfaces, couves, nabos e bananas, tudo português
Atum - Ramirez (sim, apesar do nome é uma empresa portuguesa, de Matosinhos)
Bacalhau congelado - Riberalves (Torres Vedras), Pascoal (Ílhavo), Geldouro (Vila do Conde), Dias (Aveiro)
Outros congelados (pastéis de bacalhau, chamuças, rissóis) - Solara (empresa de Chaves)
Margarinas - Becel
Óleo - Fula, Vegê
Azeite - inúmeras marcas quase todas portuguesas
Mostarda - Savora
Os exemplos multiplicam-se.
Daqui se conclui que só por ignorância se pode escrever que os produtos dos hipermercados são quase todos importados.
- Registado: 5/11/2002 12:21
[quote="ursopolar11"]Comprar a PT...essa mais tarde vai ser para rir.
Nunca Belmiro iria comprar a PT.Primeiro não tinha dinheiro, depois porque a PT é uma empresa que serve também a politica.
Indiquem-me uma só empresa do Belmiro, que produza algo a não ser serviços.
Alias, com a crise de juros altos em 2007 e depois o crash, se a OPA tivesse acontecido...a SOnae já não existia.
SonaeIndustria...essa está nas lonas, com muita pena minha.
Então olha lá a OPA que aconteceu não era para adquirir mais de 50% da PT, e é claro que sobreviviam, ou acahas que não, agora acredito que existem males que veem por bem, e ele agora deve estar a rir-se por não lhe terem vendido, alias ele dava 10.50 e quanto cota a PT??
Auacia teve ele, e não fez como outro da nossa praça que teve de fazer aumentou de capital e vender participaçõe spara pagarem a Caixa Geral de epositos.
Deviam de existir era 10 Belmiros não um, o que existem cá por vezes sao especuladores que compram BCP a 3 euros e depois andam com dores no estomago.
Nunca Belmiro iria comprar a PT.Primeiro não tinha dinheiro, depois porque a PT é uma empresa que serve também a politica.
Indiquem-me uma só empresa do Belmiro, que produza algo a não ser serviços.
Alias, com a crise de juros altos em 2007 e depois o crash, se a OPA tivesse acontecido...a SOnae já não existia.
SonaeIndustria...essa está nas lonas, com muita pena minha.
Então olha lá a OPA que aconteceu não era para adquirir mais de 50% da PT, e é claro que sobreviviam, ou acahas que não, agora acredito que existem males que veem por bem, e ele agora deve estar a rir-se por não lhe terem vendido, alias ele dava 10.50 e quanto cota a PT??
Auacia teve ele, e não fez como outro da nossa praça que teve de fazer aumentou de capital e vender participaçõe spara pagarem a Caixa Geral de epositos.
Deviam de existir era 10 Belmiros não um, o que existem cá por vezes sao especuladores que compram BCP a 3 euros e depois andam com dores no estomago.
ursopolar11 Escreveu:Produtos de higiene
Sabonete Feno, conheces?
ursopolar11 Escreveu:limpeza
Sonasol, conheces?
ursopolar11 Escreveu:bolachas
nacional, conheces?
vieira de castro, diz-te alguma coisa?
triunfo, já ouviste falar?
ursopolar11 Escreveu:cereais e fins (principalmente para crianças)
Já ouviste falar do Nestum ou nem por isso?
ursopolar11 Escreveu:chocolates
regina, toca alguma campaínha?
ursopolar11 Escreveu:roupas, fraldas e produtos para bébe,
Claro que há roupas fabricadas em Portugal. Ao comprá-las estarás a contribuir para a sobrevivência do sector têxtil. Terás é de ir procurá-las às lojas de roupa (alfaiatarias e assim...)
ursopolar11 Escreveu:até doçes, minha nossa até doçes para por no pão (vem, de frança) !!!
Um aparte:
Mas sobre os doçes, uma verdade, esse doçe é caro, mas é muito bom e tem frutose.É pena que em Portugal não se faça uns doçes tão bons.
Está visto que nunca ouviste falar dos doces gourmet da Zira Cadaval. Sim, é um produto português.
E já nem vou falar do mel de rosmaninho da Beira Baixa...

Aproveito este tema para contar uma história:
Há muitos anos atrás o meu pai vinha de Itália e, por coicidencia, nesse mesmo avião, ia a presidente da camara de Estarreja. Em conversa, a presidente defendia que o seu concelho é que era exemplar. Ela dizia que, em Estarreja, uma pessoa dormia num colchão feito lá, acordava num despertador feito lá, bebiam leite da terra, iam para o emprego numa bicicleta feita lá, etc., um verdadeiro paraiso capitalista!
Realmente, era tudo muito bonito, esqueçeu-se de dizer foi a que preço e com que qualidade os produtos eram fabricados.
Penso que, hoje em dia, apenas resta a produção de leite.
Isto era como se pensava à 30 anos atrás (e, pelos vistos, ainda se pensa) e vejam o resultado.
Será culpa de termos aberto as fronteiras? Ou preferiam acordar ao som de uma boa campainha de um despertador de corda?
bons negócios
Há muitos anos atrás o meu pai vinha de Itália e, por coicidencia, nesse mesmo avião, ia a presidente da camara de Estarreja. Em conversa, a presidente defendia que o seu concelho é que era exemplar. Ela dizia que, em Estarreja, uma pessoa dormia num colchão feito lá, acordava num despertador feito lá, bebiam leite da terra, iam para o emprego numa bicicleta feita lá, etc., um verdadeiro paraiso capitalista!
Realmente, era tudo muito bonito, esqueçeu-se de dizer foi a que preço e com que qualidade os produtos eram fabricados.
Penso que, hoje em dia, apenas resta a produção de leite.
Isto era como se pensava à 30 anos atrás (e, pelos vistos, ainda se pensa) e vejam o resultado.
Será culpa de termos aberto as fronteiras? Ou preferiam acordar ao som de uma boa campainha de um despertador de corda?
bons negócios
- Registado: 29/11/2007 11:05
ursopolar11 Escreveu:Não não andei a gozar.Ficaria mais feliz se o tivesse feito.
Caro ELias, pouco importa as poucas coisas acrescentadas.É pouco, para os milhares de produtos que existem num hipermercadop, isso é pouco.
Produtos de higiene, limpeza, bolachas, cereais e fins (principalmente para crianças), chocolates, roupas, fraldas e produtos para bébe, até doçes, minha nossa até doçes para por no pão (vem, de frança) !!!
Um aparte:
Mas sobre os doçes, uma verdade, esse doçe é caro, mas é muito bom e tem frutose.É pena que em Portugal não se faça uns doçes tão bons.
Por isso o que quero dizer caro ELias, é que a nossa oferta, comparada com o resto da europa, demonstra a nossa força.
Vá até espanha e veja se eles vendem leite Português ou Frances.
Por cá, é destruir a produção nacional de leite.
UM EXEMPLO
em 2006 1 litro de leite terra nostra custava 54 centimos, hoje custa ao consumidor 64 centimos, mas o produtor recebe menos (creio que 12 centimos).
Exemplo !!! 1 litro de leita da vaca dá para fazer muito mais do que 1 litro de leite ( o prcesso pordutivo do leite implica retirar toda a gordura e depois redistribuir para cria os vários tipos de leite e outros produtos).
Porque razão os produtores recebem metade de há uns tempos, quando o preço ao consumidor até aumentou ??
Nós nem aquecedores para casas fabricamos, mas dantes produziamos até máquinas de lavar roupa !!Elias Escreveu:ursopolar11 Escreveu:Agradeço que quando forem a um supermercado qualquer (minusculo, gigante), as quase unicas marcas nacionais são:
Mimosa, Nacional, Compal, vinhos (várias), Vigor, Terra Nostra, castanhas congeladas.
TUDO o resto vem de fora !
Tudo? Bem, de facto tu andas MESMO a dormir.
Assim de repente, de memória e sem consultar nada digo-te as seguintes marcas nacionais à venda em qualquer supermercado:
Azeite - gallo, oliveira da serra
papel higiénico e guardanapos - renova
cerveja - sagres, super bock, tagus
Arroz - cigala
pão - pão do sabugueiro, pão da encarnação
fruta - tens pera rocha, maçãs, laranjas do algarve, ananás dos açores, entre muitas outras coisas
bacalhau - pascoal, riberalves
gelados - olá
fiambres, salsichas e outras carnes processadas - nobre, sicasal, isidoro
atum - bom petisco, tenório
queijo - aqui dá pano para mangas e muitos até são pequenos produtores: matias, limiano, pastor, tavares (seia), monforqueijo (nisa), castelões, palhais, entre dezenas de outras marcas que nem conheço bem porque não costumo comprar
águas - luso, vitalis, fastio, serra da estrela, pisões, pedras, caramulo, carvalhelhos, monchique...
açúcar - sores
farinha - branca de neve
livros - de editoras portuguesas são às centenas no continente
ovos - zêzerovo
leite - esqueceste-te do Agros (da Lactogal) - imperdoável!
refrigerantes - sumol, sucos, frisumo, entre vários outros
(isto foi de memória, porque se eu for lá abaixo ao continente multiplico já esta lista por quatro)
Confessa lá: tu andas a reinar com o pessoal, não é? É que só pode mesmo ser isso
ursopolar11 Escreveu:Isto para não falar de maquinaria e veiculos ou até mesmo ferramentas.E até panelas !!
A única marca a respeitar (mas pouco acarinhada por nós), pela sua superior qualidade:
Silampos e A.S Silva no aço inox para cozinha.
Pouco acarinhada por quem? No continente tens à venda centenas de tachos e panelas Silampos.
E também tens louça Vista Alegre. Entre outras marcas tugas...
Acho que quem precisa de ir dar uma voltinha no Continente é o meu amigo
Desculpa lá, dificuldades existem em todo o lado... em Portugal, na China, na Suiça, etc.
Mas apesar dessas dificuldades continuam e continuarão a existir casos de sucesso, incluindo em Portugal.
- Registado: 3/6/2008 14:11
ursopolar11 Escreveu:Caro ELias, pouco importa as poucas coisas acrescentadas.
Mas tu é que escreveste que era TUDO importado.
Eu dou-te uma série de exemplos e tu desvalorizas tudo. Continuas a bater na mesma tecla, mesmo quando te demonstram o contrário.
Não não andei a gozar.Ficaria mais feliz se o tivesse feito.
Caro ELias, pouco importa as poucas coisas acrescentadas.É pouco, para os milhares de produtos que existem num hipermercadop, isso é pouco.
Produtos de higiene, limpeza, bolachas, cereais e fins (principalmente para crianças), chocolates, roupas, fraldas e produtos para bébe, até doçes, minha nossa até doçes para por no pão (vem, de frança) !!!
Um aparte:
Por isso o que quero dizer caro ELias, é que a nossa oferta, comparada com o resto da europa, demonstra a nossa força.
UM EXEMPLO
em 2006 1 litro de leite terra nostra custava 54 centimos, hoje custa ao consumidor 64 centimos, mas o produtor recebe menos (creio que 12 centimos).
Exemplo !!! 1 litro de leita da vaca dá para fazer muito mais do que 1 litro de leite ( o prcesso pordutivo do leite implica retirar toda a gordura e depois redistribuir para cria os vários tipos de leite e outros produtos).
Porque razão os produtores recebem metade de há uns tempos, quando o preço ao consumidor até aumentou ??
Nós nem aquecedores para casas fabricamos, mas dantes produziamos até máquinas de lavar roupa !!
Um aparte:
UM EXEMPLO
Nós nem aquecedores para casas fabricamos, mas dantes produziamos até máquinas de lavar roupa !!
Elias Escreveu:ursopolar11 Escreveu:Agradeço que quando forem a um supermercado qualquer (minusculo, gigante), as quase unicas marcas nacionais são:
Mimosa, Nacional, Compal, vinhos (várias), Vigor, Terra Nostra, castanhas congeladas.
Assim de repente, de memória e sem consultar nada digo-te as seguintes marcas nacionais à venda em qualquer supermercado:
Arroz - cigala
fruta - tens pera rocha, maçãs, laranjas do algarve, ananás dos açores, entre muitas outras coisas
gelados - olá
queijo - aqui dá pano para mangas e muitos até são pequenos produtores: matias, limiano, pastor, tavares (seia), monforqueijo (nisa), castelões, palhais, entre dezenas de outras marcas que nem conheço bem porque não costumo comprar
águas - luso, vitalis, fastio, serra da estrela, pisões, pedras, caramulo, carvalhelhos, monchique...
açúcar - sores
farinha - branca de neve
ovos - zêzerovo
(isto foi de memória, porque se eu for lá abaixo ao continente multiplico já esta lista por quatro)
Confessa lá: tu andas a reinar com o pessoal, não é? É que só pode mesmo ser isso
ursopolar11 Escreveu:Isto para não falar de maquinaria e veiculos ou até mesmo ferramentas.E até panelas !!
A única marca a respeitar (mas pouco acarinhada por nós), pela sua superior qualidade:
Pouco acarinhada por quem? No continente tens à venda centenas de tachos e panelas Silampos.
- Registado: 9/12/2009 13:04
ursopolar11 Escreveu:Como foi dito, só temos dependentes, desempregados, reformado,s função publica.
Tudo a viver à custa do estado.
Então e a UE com os seus subsidios é o quÊ senão as tetas de uma vaca leiteira ?
Porque não nos tentamos safar pelos nossos meios ?, porque esperar pela esmola.
NEcessitamos de criar, produzir, etc, etc.
Agradeço que quando forem a um supermercado qualquer (minusculo, gigante), as quase unicas marcas nacionais são:
Vão a Espanha e digam-me mas é quantas marcas estrangeiras eles têm (ou França, ou Alemnha ou inglaterra).
Isto para não falar de maquinaria e veiculos ou até mesmo ferramentas.E até panelas !!
A UE atribui muitos subsídios sem dúvida, apesar de não ter sido este o propósito que a criou.
Quanto a escassez de produtos nacionais nos supermercados, deve-se ao facto de não haver procura. Possivelmente devido aos produtos importados terem uma qualidade superior a preços mais atractivos para o consumidor do que os nacionais.
Há determinados países que conseguem conseguem ser mais eficientes do outros a produzir um determinado produto devido a um conjunto de factores(maior capacidade tecnológica, inovação na produção, custo de implementação mais baixo, condições geográficas melhores, ...etc).
O problema tem a ver com a eficiência que não temos, a solução passa por encontrar novos métodos de produção de forma a que consigamos produzir com um custo inferior e com melhor qualidade do que a concorrência externa.
Também não se pode esquecer a interferência do estado que só vem ainda mais a prejudicar esta situação(por exemplo a implementação do ordenado mínimo que referiu e que fixa um valor a mão de obra independentemente da sua produtividade, reflectindo-se este custo no preço final).
Assim será preciso trabalhar para encontrar uma forma de conseguirmos ser mais eficazes e conseguirmos produzir com menor custo e com uma qualidade superior e sem intervenção do estado.
Editado pela última vez por asd em 18/1/2010 18:17, num total de 1 vez.
- Registado: 29/11/2007 2:08
ursopolar11 Escreveu:Falei em supermercado
Bokas Escreveu:ursopolar11 Escreveu:A única marca a respeitar (mas pouco acarinhada por nós), pela sua superior qualidade:
Esta foi a que me lembrei de repente http://www.galucho.pt/
depois esta http://www.crioestaminal.pt/pt/ e se me debruçar um pouco sobre o assunto arranja-se mais
As minhas desculpas não me apercebi

Falei em supermercado

Bokas Escreveu:ursopolar11 Escreveu:A única marca a respeitar (mas pouco acarinhada por nós), pela sua superior qualidade:
depois esta http://www.crioestaminal.pt/pt/ e se me debruçar um pouco sobre o assunto arranja-se mais
ursopolar11 Escreveu:A única marca a respeitar (mas pouco acarinhada por nós), pela sua superior qualidade:
Já que quando eu falo a serio ninguém me liga, aqui fica uma pergunta a lembrar os "velhos tempos":
- Presumo então que o caro colega quer que viremos um país de ...hummm... fabricantes de panelas? (o outro termo que me lembrei não deve passar na censura)
Será por isso que o já muito discutido casamento foi autorizado? para promover os fabricantes portugueses de tachos (tachos, tachos mesmo - vulgo panelas, que os outros tachos nem precisam de fabricante)
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
ursopolar11 Escreveu:Agradeço que quando forem a um supermercado qualquer (minusculo, gigante), as quase unicas marcas nacionais são:
Arroz - cigala
gelados - olá
açúcar - sores
farinha - branca de neve
ovos - zêzerovo

A respeito da questão levantada pelo Ursopolar... Ontem estava a fazer algumas compras no Modelo e vi algo que me deixou estupefacto e me fez sentir a realidade que hoje vivemos.
Preparava-me para comprar um molho de alhos secos, quando reparo na etiqueta do produto e leio... "Origem: China"....
Existe necessidade de importar alhos secos da China?!... Como é possivel um produto de baixo custo (80 centimos) ser competitivo tendo em conta os custos de transportes de uma distancia de metade do planeta?!
Por outro lado questiono também até que ponto existe necessidade de fazer importação de um produto básico de tão baixo custo.
Curioso foi constatar que a unica opção concorrencial de alhos secos era de .... Espanha, naturalmente mais caro que os alhos chineses.
A minha opção foi por uma embalagem de produtos biológicos composto por pequenas cebolas e alhos secos. Pensei sem olhar para a etiqueta que por ser biológico seria nacional e embora mais caro seria mais sensata a compra por ser um produto biológico e nacional.
Uma vez chegado a casa e ainda a pensar no que vira no supermercado, fiquei novamente supreendido quando reparo com atenção na etiqueta que identificava a origem das cebolas e dos alhos secos separadamente:
Cebolas: Holanda
Alhos secos: China
Não sou cegamente a favor dos produtos nacionais, mas esta experiência deixou-me perplexo em relação á realidade actual da nossa agricultura e da nossa economia.
Creio que este exemplo é significativo em relação ás nossas carências e nivel de competividade. Estamos a competir com o mundo de costas voltas!...
Preparava-me para comprar um molho de alhos secos, quando reparo na etiqueta do produto e leio... "Origem: China"....
Existe necessidade de importar alhos secos da China?!... Como é possivel um produto de baixo custo (80 centimos) ser competitivo tendo em conta os custos de transportes de uma distancia de metade do planeta?!

Por outro lado questiono também até que ponto existe necessidade de fazer importação de um produto básico de tão baixo custo.
Curioso foi constatar que a unica opção concorrencial de alhos secos era de .... Espanha, naturalmente mais caro que os alhos chineses.
A minha opção foi por uma embalagem de produtos biológicos composto por pequenas cebolas e alhos secos. Pensei sem olhar para a etiqueta que por ser biológico seria nacional e embora mais caro seria mais sensata a compra por ser um produto biológico e nacional.
Uma vez chegado a casa e ainda a pensar no que vira no supermercado, fiquei novamente supreendido quando reparo com atenção na etiqueta que identificava a origem das cebolas e dos alhos secos separadamente:
Cebolas: Holanda
Alhos secos: China
Não sou cegamente a favor dos produtos nacionais, mas esta experiência deixou-me perplexo em relação á realidade actual da nossa agricultura e da nossa economia.
Creio que este exemplo é significativo em relação ás nossas carências e nivel de competividade. Estamos a competir com o mundo de costas voltas!...
ursopolar11 Escreveu:A única marca a respeitar (mas pouco acarinhada por nós), pela sua superior qualidade:

ursopolar11 Escreveu:E fiz isso mesmo.
Criei um produto WEB inovador, e que até foi reconhecido, mas como mexia com grandes interesses de grandes construtores, simplesmente não tive exito.
Como eu muitos tentam fazer algo, mas esbarram nesses grandes senhores que destroem tudo no seu proprio interesse.
E a ajudar temos a politica e os nossos politicos.
eu tentei, arrisquei, gastei dinheiro, funcionou a ideia e foi aplaudida, mas ganhar dinheiro é que foi o tanas.ja vou Escreveu:ursopolar11 Escreveu:Em economia existe um conceito que se chama, circulação de divisas e distribuição de dinheiro.
Nos EUA, eles são muito adeptos destes conceitos, dai inventarem tudo e mais alguma coisa para vender e gerar negocio (como a China, que agora os quer imitar).
Só nós, os "capitalistas", é que pensamos que haver só importação, pouca produção, e concentração de riqueza em 6 empresas e 20 pessoas é que é bom e a americana.
Convido-vos a irem até aos EUA (para não dizer CHINA), e poderem observar que a distribuição de riqueza é que permite gerar negocios.
O que me interessa em Portugal haver 20000 pessoas com muito dinheiro e 1000 muito ricas, se o resto não tem dinheiro para comprar muitos produtos e serviços ?
Salarios baixos não permite a criação de massa critica para consumir e fazer os negocios florescer.
É pena que não se entanda isto.Vão até aos EUA, façam um MBA numa Univ Americana, pode ser que começem a pensar como verdadeiros capitalistas.
Caro ursopolar, e está à espera do quê?
Alguém tem de dar o primeiro passo...
Convido-o a criar uma empresa (daquelas que exportam e são boas para o país), sem esquecer de contratar empregados bem remunerados (sempre acima de 2000 euros que menos do que isso não dá para viver).
Boa sorte
Concluindo: temos de mudar o país e o mundo para que o seu projecto vingue?
- Registado: 3/6/2008 14:11
Como foi dito, só temos dependentes, desempregados, reformado,s função publica.
Então e a UE com os seus subsidios é o quÊ senão as tetas de uma vaca leiteira ?
Agradeço que quando forem a um supermercado qualquer (minusculo, gigante), as quase unicas marcas nacionais são:
Vão a Espanha e digam-me mas é quantas marcas estrangeiras eles têm (ou França, ou Alemnha ou inglaterra).
Isto para não falar de maquinaria e veiculos ou até mesmo ferramentas.E até panelas !!
asd Escreveu:ursopolar11 Escreveu:não, por acaso tenho 34 anos, mas sei ver as
coisas, e não sou daqueles que acredita em tudo o que vê.Temos que ver os factos.
E quais são os factos?? Que os monopólios são muito bons? Que deveríamos fechar fronteiras para fomentar a economia? Que deveríamos ter ordenados mínimos por sector? Que a UE só serve para dar subsídios??
Eu acho que ninguém ainda percebeu os factos que pretende expor. Explique-se melhor, o que pretende concretamente??
ursopolar11 Escreveu:não, por acaso tenho 34 anos, mas sei ver as coisas, e não sou daqueles que acredita em tudo o que vê.Temos que ver os factos
Quando quiseres responder às perguntas que te deixei pelo tópico todo com os teus factos agradecia

Be Galt. Wear the message!
The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
ursopolar11 Escreveu:não, por acaso tenho 34 anos, mas sei ver as coisas, e não sou daqueles que acredita em tudo o que vê.Temos que ver os factos.
E quais são os factos?? Que os monopólios são muito bons? Que deveríamos fechar fronteiras para fomentar a economia? Que deveríamos ter ordenados mínimos por sector? Que a UE só serve para dar subsídios??
Eu acho que ninguém ainda percebeu os factos que pretende expor. Explique-se melhor, o que pretende concretamente??
- Registado: 29/11/2007 2:08
não, por acaso tenho 34 anos, mas sei ver as coisas, e não sou daqueles que acredita em tudo o que vê.Temos que ver os factos.
JLMF Escreveu:ursopolar11 Escreveu:O que é União Europeia ?
não sei o que é isso.
A comunidade do aço e carvão, foi criada no sentido de evitar guerras e disputas pelo carvão e metal e assim haver acordos.
...
Agora compreendo, mais de 50 anos a hibernar, eheh
ursopolar11 Escreveu:O que é União Europeia ?
não sei o que é isso.
A comunidade do aço e carvão, foi criada no sentido de evitar guerras e disputas pelo carvão e metal e assim haver acordos.
...
Agora compreendo, mais de 50 anos a hibernar, eheh
- Registado: 29/11/2007 4:15
ursopolar11 Escreveu:O que riqueza geram ?
Zero !
Limitam-se a destruir um tecido produtivo, e passo a explicar:
-Não incentivam a produção nacional (importam muitos produtos)
Deixo aqui uma reportagem que passou na SicNoticias em novembro do ano passado "Cadeia Alimentar" onde tens relatos de Pescadores e Agricultores satisfeitos com os contratos feitos com empresas como a Sonae http://sic.sapo.pt/programasinformacao/ ... c&videoId={8A08BE64-A73B-4C6A-AF85-94E86F976121} (é necessário fazer copy-paste do link, caso contrário dá indicação de video não disponível)
Editado pela última vez por Bokas em 18/1/2010 17:14, num total de 1 vez.
O que é União Europeia ?
não sei o que é isso.
A UE serve para dar dinheiro a Portugal (exemplo), para depois as multinacionais viram cá receber os subsidios, fecharmos a nossas pequenas empresas (porque não temos lugar) e criar desemprego.
Para que serve a UE ?, para termos uma ASAE ? destruir produtos nacionais ? impor cotas ?, impor regras de acordo com a industrias deles ?.
O EUro...ainda não sei se foi bom ou não.
Pelo menos gera mais desemprego, pois esse factor de competitividade (desvalorização da moeda), foi-se.
não sei o que é isso.
A UE serve para dar dinheiro a Portugal (exemplo), para depois as multinacionais viram cá receber os subsidios, fecharmos a nossas pequenas empresas (porque não temos lugar) e criar desemprego.
Para que serve a UE ?, para termos uma ASAE ? destruir produtos nacionais ? impor cotas ?, impor regras de acordo com a industrias deles ?.
O EUro...ainda não sei se foi bom ou não.
Pelo menos gera mais desemprego, pois esse factor de competitividade (desvalorização da moeda), foi-se.
Elias Escreveu:urso polar já que não respondes às outras perguntas, responde-me ao menos a esta: em tua opinião devemos continuar na União Europeia, sujeitando-nos às regras deste mercado, ou devemos sair e fechar as nossas fronteiras?
ursopolar11 Escreveu:E fiz isso mesmo.
Criei um produto WEB inovador, e que até foi reconhecido, mas como mexia com grandes interesses de grandes construtores, simplesmente não tive exito.
Como eu muitos tentam fazer algo, mas esbarram nesses grandes senhores que destroem tudo no seu proprio interesse.
eu tentei, arrisquei, gastei dinheiro, funcionou a ideia e foi aplaudida, mas ganhar dinheiro é que foi o tanas.
Aconteceu-me o mesmo. Eu também tinha um projecto que me ia deixar rico mas por culpa dos outros não funcionou.
Eu ainda pedi ao Sócrates para enfiar o meu produto pela goela abaixo dos clientes mas ele não tirou esse MBA onde diz que os monopólios coercivos são bons por isso não tive sorte

Be Galt. Wear the message!
E fiz isso mesmo.
eu tentei, arrisquei, gastei dinheiro, funcionou a ideia e foi aplaudida, mas ganhar dinheiro é que foi o tanas.
ja vou Escreveu:ursopolar11 Escreveu:Em economia existe um conceito que se chama, circulação de divisas e distribuição de dinheiro.
Nos EUA, eles são muito adeptos destes conceitos, dai inventarem tudo e mais alguma coisa para vender e gerar negocio (como a China, que agora os quer imitar).
Só nós, os "capitalistas", é que pensamos que haver só importação, pouca produção, e concentração de riqueza em 6 empresas e 20 pessoas é que é bom e a americana.
Convido-vos a irem até aos EUA (para não dizer CHINA), e poderem observar que a distribuição de riqueza é que permite gerar negocios.
O que me interessa em Portugal haver 20000 pessoas com muito dinheiro e 1000 muito ricas, se o resto não tem dinheiro para comprar muitos produtos e serviços ?
Salarios baixos não permite a criação de massa critica para consumir e fazer os negocios florescer.
É pena que não se entanda isto.Vão até aos EUA, façam um MBA numa Univ Americana, pode ser que começem a pensar como verdadeiros capitalistas.
Caro ursopolar, e está à espera do quê?
Alguém tem de dar o primeiro passo...
Convido-o a criar uma empresa (daquelas que exportam e são boas para o país), sem esquecer de contratar empregados bem remunerados (sempre acima de 2000 euros que menos do que isso não dá para viver).
Boa sorte
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], HFCA, latbal, macau5m, marketisnotefficient, nbms2012 e 153 visitantes