Página 1 de 1
Re: Acções mais desvalorizadas

Enviado:
5/1/2010 23:47
por gfalmeida
Luis39 Escreveu:Assim, na minha perspectiva, as empresas com maior potencial de subida serão aquelas que mais desceram.
Assim de uma forma tão linear faz com que corras sérios riscos. Porque se caíram mais do que as outras, por algum motivo foi...
O importante é perceber porquê essas empresas foram as que mais caíram. Por exemplo, saíu uma entrevista hoje no Jornal de Negócios à responsável pelo melhor fundo de acções de 2009, que diz que em 2010 vão apostar no sector financeiro porque considera que foi excessivamente penalizado. Ora bem, aqui está uma boa justificação para apostar em empresas que tenham caído bastante
Abraços

Enviado:
5/1/2010 20:09
por artista_
Elias Escreveu:No Nasdaq então são aos magotes as que não conseguiram recuperar as quedas do bear de 2000-2003: Akamai, Altera, AMAT, Automatic Data, Broadcom, CA, Checkpoint, Cisco, Citrix, Checkpoint...
Exacto, a juntar à incerteza da recuperação ou não das quedas de um título, temos ainda de juntar a eventual não recuperação total dos mercados (ou índices). Os mercados podem neste bull não vir a recuperar a totalidade do que cairam! Foi isso que aconteceu com o Nasdaq no último Bull...
abraços
artista

Enviado:
5/1/2010 18:33
por Elias
No Nasdaq então são aos magotes as que não conseguiram recuperar as quedas do bear de 2000-2003: Akamai, Altera, AMAT, Automatic Data, Broadcom, CA, Checkpoint, Cisco, Citrix, Checkpoint...

Enviado:
5/1/2010 18:26
por artista_
Estás enganado Luis, são bem mais do que isso, a PTM e a PAD são apenas aquelas que nos levariam à ruina se lá colocássemos todo o nosso capital, mas há muitas outras, eu falei da Impresa e da Sonaecom que também ficaram longe dos máximos atingidos no bull anterior, mas posso falar de mais, mesmo sem ver os gráficos, se os for ver encontrarei ainda mais... Até te digo mais, se excluirmos aquelas que entraram depois no mercado (Ren, Galp, Martifer, Altri, etc) provavelmente a percentagem das que não conseguiram atingir de novo o topo deve ser superior a 50%, ou ficar muito perto desse valor!
De qualquer forma, isso nem é o mais importante, o que me parece mais importante é que é um erro pensar que essas são as que têm maior potencial, na realidade se fores ver bem são as que caem menos que acabam por ser as que sobem mais depois...
abraço
artista
Re: Acções mais desvalorizadas

Enviado:
5/1/2010 17:26
por Luis39
É verdade que existem muitas acções que por vezes têm quebras na cotação e nunca mais voltam a atingir os mesmos valores. Mas pergunto eu, qual a maioria dos casos? Existem mais acções dessas, ou acções que voltam para os seus níveis mais altos? Estamos sempre a falar na PAD (antiga) e numa ou outra acção, que desceram vertiginosamente, e que nunca mais recuperaram a sua coteção inicial, masé só um ou outro caso...representa o quê?10...15...ou até 20% do mercado???nem 10% certamente.
Assim, de acordo com o que referi no 1º post, se diversificarmos, por exemplo por 10 acções, o nosso investimento, e se nessas 10 acções 2 (20%) não recuperarem o valor de inicio de Bear Market, certamente esta estratégia terá retorno positivo.
Que acham?
Re: Acções mais desvalorizadas

Enviado:
5/1/2010 13:46
por artista_
Luis39 Escreveu:A questão que pretendo colocar é a seguinte:
Nada, em bolsa, é um dado adquirido, mas aparentemente iremos recomeçar uma toada Bull durante os próximos tempos. Com base nesta permissa, poderá ser mais provável que os activos retomem as suas cotações aquando do iniício deste Bear market.Assim, na minha perspectiva, as empresas com maior potencial de subida serão aquelas que mais desceram.
Esta idéia tem tanto de clássica como de errada... nem todas as empresas recuperam o que perderam no Bear Market, muitas sobem bem acima do que estavam antes!! Neste parágrafo, a única coisa com que concordo é que realmente na bolsa nada é adquirido!
Exemplos do que afirmo são vários, a PTM e a PAD ficaram a quilómetros de distância do que tinham feito no anterior Bull... aqui entre nós que ninguém nos lê, acho que nenhuma delas atingirá os valores a que esteve no início deste milénio, ou final do anterior! Impresa, Sonaecom e Lisgráfica são outros exemplos de empresas que ficaram longe do que atingiram no Bull anterior, e só estou a falar de cabeça, há mais casos...
Em contrapartida, a JM, a Cofina e alguns títulos da banca atingiram máximos superiores...
abraços
artista

Enviado:
5/1/2010 13:26
por bolo
esta é uma questão muito interessante.
isto porque na maior parte das vezes, e a fazer pela vida, dou por mim numa actividade similar a um macaco a virar côcos.
Se o virar côcos não for elucidativo, a parte do macaco pode ser melhor.
para o mercado espanhol há um sítio interessantíssimo em termo de visulização simultânea dos seus títulos.
http://www.bolsagrafica.com/main.phtml? ... do=240dias
alguém conhece algum sítio onde se virem côcos desta maneira, mesmo que básica?
Re: Acções mais desvalorizadas

Enviado:
5/1/2010 13:22
por JAS
Luis39 Escreveu:poderá ser mais provável que os activos retomem as suas cotações aquando do iniício deste Bear market. Assim, na minha perspectiva, as empresas com maior potencial de subida serão aquelas que mais desceram.
Isso pode não ser bem assim...
Normalmente o que faz subir as cotações é as empresas terem lucros.
Durante a crise houve emepresas que deram prejuízos mas houve algumas que continuaram a dar lucros pelo que não há razão para não continuarem a subir.
Entre as que tiveram prejuízos também há 2 casos distintos:
- As que tiveram prejuízos e consumiram recursos terão diminuido de valor e irão recuperar lentamente.
- As que tiveram prejuízos porque, muito simplesmente, detinham Activos que se desvalorizaram subirão de valor assim que os seus Activos voltarem às cotações normais e isso pode ser bastante rápido.
Luis39 Escreveu:gostava de saber é como é que eu poderei pesquisar, ou onde, as empresas que mais desceram, face ao seu ultimo máximo? Existe algum backtest no prorealtime que de para detectar isso? Ou algum site ou plataforma onde possamos pesquisar as acções com base nesse critério?
No PSI é fácil, basta abrires o streamer do AB/Millennium para teres lá os valores de 52 semanas atrás em %.
Se quiseres ver mesmo o anterior máximo terás que ir ao gráfico.
Um abraço,
JAS

Enviado:
5/1/2010 13:15
por mquinaz
Não sei responder própriamente á tua pergunta, mas no prorealtime, uma coisa que podes fazer para não andar com continhas de percentagens para ver quanto desvalorizou/valorizou e em quanto tempo, é usar a régua que está no menu superior. Unes dois pontos, assim tipo fibonacci, e obtens vários dados:
- % valorização/desvalorização
- Tempo (dias/semanas/meses... conforme o gráfico)
- Nº de barras/velas do periodo que seleccionás-te
Fica o exemplo do citigroup com um tombo superior a 98%
Acções mais desvalorizadas

Enviado:
5/1/2010 12:50
por Luis39
Desde já quero desejar um bom ano de 2010 a todos os forenses!
A questão que pretendo colocar é a seguinte:
Nada, em bolsa, é um dado adquirido, mas aparentemente iremos recomeçar uma toada Bull durante os próximos tempos. Com base nesta permissa, poderá ser mais provável que os activos retomem as suas cotações aquando do iniício deste Bear market. Assim, na minha perspectiva, as empresas com maior potencial de subida serão aquelas que mais desceram. O que eu gostava de saber é como é que eu poderei pesquisar, ou onde, as empresas que mais desceram, face ao seu ultimo máximo? Existe algum backtest no prorealtime que de para detectar isso? Ou algum site ou plataforma onde possamos pesquisar as acções com base nesse critério?
Muito obrigado e BN