Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Comprar acções com dinheiro emprestado

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Pedir emprestado=alanvancagem

por gorgo » 30/12/2009 16:53

Vi muitos comentários sobre o risco de pedir emprestado que me pareceram muito redutores:

Quando compro uma casa em que entro com 20% e o restante emprestado(dívida), a alavancagem é de 5.

Quando compro CFD´s sobre o PSI20 com 5% de margem a alavancagem é de 20.

Quando uma empresa se individa (quase todas) fica alavancada.

Quando o Fino, O Belmiro, O Berardo, o Amorim vai à banca para comprar outras empresas - alavanca.

Eu alavanco para comprar acções no BIG via conta margem, porque não tenho nenhuma boa ideia de criar uma empresa para vender a um financiador que me empreste o capital.

A dívida é positiva quando a rendibilidade do activo que se compra é superior ao custo e risco do endividamento.

Recomendo ler o livro "Aposentado jovem e rico" onde esta temática da alavancagem é analisada de forma profunda, onde cada vez mais importante é o poder de controlo que conta e não a propriedade dos activos.

Para se reformar jovem e rico precisamos de alavancagem que pode ser de 2 formas: Tempo dos outros (TDO), via criação de empresas com ideias inovadoras ou dinheiro dos outros(DDO) via dívida.

Diz o autor que servimos para que outros alavanquem: com o nosso dinheiro (depósitos a prazo), com o nosso tempo (trabalhador por conta de outrem).

Para enriquecermos temos de fazer o contrário:
ser empreendedor com o dinheiro dos outros e com o tempo dos outros.

O que faz a Isabel dos Santos: TDO e DDO. A minha inveja é de que só faço DDO.

Registado: 26/8/2007 20:40

por Pata-Hari » 30/12/2009 9:07

Filipe, acredita-me que nesta altura isso é raro e não tem a ver com nada, a não ser com a época em que vivemos (ou seja, é o mesmo para clientes antigos, o mesmo para clientes com milhões, o mesmo para clientes com milhões nos bancos). Por isso estou surpreendida que seja abaixo de 0.75 (aliás, estou surpreendida que possa ser abaixo de 1%).
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por filipetlig » 30/12/2009 0:01

Pata-Hari Escreveu:que spread conseguiste, por curiosidade? é que parece mesmo muito baixinho. Estás com um spread+taxa (euribor 1 mês?) a cerca de 1%. É um excelente spread, excelente, indepentemente do teu rating de crédito (para os tempos que correm, naturalmente).

sim, é baixa por uma série de caracteristicas, ao nivel de muitos dos factores q determinam o calculo. antiguidade no banco, garantias, aplicações no banco etc etc...

Registado: 26/1/2009 19:01

por Pata-Hari » 29/12/2009 23:44

que spread conseguiste, por curiosidade? é que parece mesmo muito baixinho. Estás com um spread+taxa (euribor 1 mês?) a cerca de 1%. É um excelente spread, excelente, indepentemente do teu rating de crédito (para os tempos que correm, naturalmente).
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Re: Questão?

por filipetlig » 29/12/2009 23:41

AurioI Escreveu:filipetlig disse....

Eu contrai um emprestimo de 20 mil euros.
Fiz um investimento de risco sem duvida. pago 350 euros mes, 5 anos.

explicação por favor?
5 anos x 12=60 meses
60 meses x 350 = 21000

ao fim de 5 anos pagas 1000 de juro?
qual é o Banco?

371, 43 p ser exacto... o resto axo q ja passei informação desnecessaria. mas s fores ao teu banco e perguntares o q influencia o teu rating e o scoring da proposta...

Questão?

por AurioI » 29/12/2009 23:10

filipetlig disse....

explicação por favor?
5 anos x 12=60 meses
60 meses x 350 = 21000

ao fim de 5 anos pagas 1000 de juro?
qual é o Banco?

Registado: 17/3/2009 20:38

por macau5m » 29/12/2009 23:08

:clap:
Que nunca por vencidos se conheçam

Registado: 6/9/2007 21:15

por rascity » 29/12/2009 22:43

muito bom!!
depois de ver o teu disfarce
vi logo o que ai vinha. :mrgreen:

Registado: 1/10/2009 17:01

por alexandre.lobo » 29/12/2009 22:40

Brilhante!!! :lol:

Registado: 29/11/2007 12:10

por sargotrons » 29/12/2009 22:34

Metes a malta toda bem disposta!
Não faz mal!...

Registado: 5/9/2007 15:53

por BlackEagle » 29/12/2009 22:23

Boa noite, deixas-te aqui o pessoal todo preocupado e afinal és só uma menina do papa...

Um abraço

Registado: 16/5/2009 10:36

por bEMdISPOSTO » 29/12/2009 21:52

(atenção que estou disfarçado)

Antes de mais nada, queria agradecer a todos quantos responderam ao meu post com opiniões que mostram por um lado, maturidade no mercado, e por outro, que se preocupam em aconselhar quem pede ajuda.

Aproveito para me apresentar, já que no primeiro post não o fiz: chamo-me Isabel dos Santos, sou de Angola e o meu papá manda lá. O senhor da Zon disse-me que a Zon é bom investimento e está a bom preço e decidi comprar 10% da empresa. Mas como são muitas acções, fui aos bancos pedir se me emprestavam e a Caixa Geral de Depósitos já disse que me empresta metade.

Eu pedi a vossa opinião, porque:

- O papá disse que com isto vou ficar alavancadita e se o mercado piorar e a cotação cair, posso ficar com doi-doi;

- Quando eu pedi ao senhor da Caixa um tempo para pensar, ele respondeu "Ó menina, quer o empréstimo ou não quer? Ando todos os dias a negar empréstimos a quem precisa, e a menina agora está a fazer-se esquisita?"

- Quando pedi ao senhor da Zon para pensar mais um tempo, ele disse: "Agora!?! Menina, voltar atrás com a sua intenção, a cotação da acção vai ao charco!"

Por estar pressionada por estas três situações, é que resolvi pedir a vossa ajuda. Obrigada e beijinhos!

Como parte do agradecimento, deixo-vos uma música tradicional que na minha terra se canta aos mais pequeninos:

Lá num país cheio de côr
Vivia um dia uma sortuda
Não porque ganhou na taluda
mas por ser filha do senhor!

Todos lhe chamam a menina do papá-á!
Porque é ele quem manda lá-á!
....
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
A alegria de um "trader" é pôr-se atrás e ficar à frente

Registado: 20/7/2009 22:35

por aaugustobb_69 » 29/12/2009 20:56

EuroVerde Escreveu:
aaugustobb Escreveu:
EuroVerde Escreveu:Os juros costumam comer muito dinheiro. Com os bancos não se faz bom negocio. Se tiveres alguém de confiança (um particular) que te empreste esse dinheiro tudo bem. Mas é sempre um risco.

Eu acho que altura certa para investir com dinheiro emprestado, é agora...com uma taxa de 2,44%, é quase dado...alem de ser pouco risco, porque se aconta chegar a um certo nivel, é acionado um stop, pelo próprio banco...

BN

Agora agora?

Onde é que vais buscar os 2,44%?
Isso é ao ano?
E tens que pagar mensalmente ou trimestralmente?

Vale mais como o Branc0 refere, com alavancagem.
Por exemplo, o forex pode ser melhor opção do que pedir emprestimo.

Os 2.44%, é a euribor + 1,50%

É anual....pago mensalmente...e só pago o que utilizo.

BN

Registado: 29/11/2007 1:39

por filipetlig » 29/12/2009 20:52

EuroVerde Escreveu:
aaugustobb Escreveu:
EuroVerde Escreveu:Os juros costumam comer muito dinheiro. Com os bancos não se faz bom negocio. Se tiveres alguém de confiança (um particular) que te empreste esse dinheiro tudo bem. Mas é sempre um risco.

Eu acho que altura certa para investir com dinheiro emprestado, é agora...com uma taxa de 2,44%, é quase dado...alem de ser pouco risco, porque se aconta chegar a um certo nivel, é acionado um stop, pelo próprio banco...

BN

Agora agora?

Isso é ao ano?

2,44?? parece me optimismo a mais.

Mas msm assim, a base de tudo é ter a certeza do investimento. pelo menos... ate q ponto ha certezas.

por EuroVerde » 29/12/2009 20:44

aaugustobb Escreveu:

BN

Agora agora?

Isso é ao ano?

Registado: 29/11/2007 11:19

Re: Comprar acções com dinheiro emprestado

por MAV8 » 29/12/2009 20:32

bEMdISPOSTO Escreveu:(atenção que estou disfarçado)

Boa tarde.
Podem aconselhar-me sobre o seguinte: pretendo comprar uma boa dose de acções de uma empresa com muito boas perspectivas e que se encontra barata, pelo que para tal tenciono pedir um empréstimo ao banco.
Gostaria que me dissessem se estarei a fazer bem e se com esta compra posso inclusivamente ajudar a cotação da empresa a subir.

Obrigada.

Pela leitura do teu post e fazendo uma análise rápida do teu perfil (unicamente pelas palavras usadas) aconselho-te a ficares quietinho.

Ora bem, o mercado está cheio de investidores amadores e profissionais, mas nenhum deles viu a oportunidade que tu estás a ver caso contrário a acção não estaria barata, certo?????!!!!????

Se é uma grande oportunidade segundo as tuas análises usa o teu dinheiro disponivel. Se a análise for de outros usa o dinheiro deles. Agora faz um favor a ti mesmo não invistas nos mercados o que não tens.

Quanto a fazer subir a cotação apenas com o teu movimento, só pode ser para rir. Ora vejamos, não tens capital para investir mas esperas que o banco te dê crédito de um valor que chegue para fazer mover a cotação de um titulo??????????????

Ou tens uma casa que vale milhões e fazes uma hipotecasobre ela ou não percebo como pretendes alcançar tais objectivos!!!!!!!!!!!!!!!

Muito cuidado com o dinheiro que não é teu e com todo o que tiveres e que possas precisar nos proximos meses.

Apenas a minha opinião.

Registado: 10/11/2006 10:43

por aaugustobb_69 » 29/12/2009 20:23

BN

Registado: 29/11/2007 1:39

por filipetlig » 29/12/2009 20:18

Sim sem dúvida. Dinheiro emprestado ainda por cima sem juros :D ... é claro q é a melhor opçao.

por EuroVerde » 29/12/2009 20:15

Os juros costumam comer muito dinheiro. Com os bancos não se faz bom negocio. Se tiveres alguém de confiança (um particular) que te empreste esse dinheiro tudo bem. Mas é sempre um risco.

Registado: 29/11/2007 11:19

por Branc0 » 29/12/2009 20:14

Celsius Escreveu:
Branc0 Escreveu:É preferível usares alavancagem, ao menos não perdes mais do que tens.

O Risco da alavancagem é precisamente perder o que se tem e o que não se tem!

Depende dos mercados, se trabalhares num contínuo não perdes o que não tens porque levas um margin call antes de chegar a esse ponto.

O unico risco que tens em acções é que podes acordar num gap down (ou up se estiveres short) brutal que te leve a uma situação dessas.

Em comparação com o empréstimo é muito melhor porque imaginando que tens 10k e pedes emprestado mais 10k para comprar uma acção que amanhã vai à falência não só perdes os teus 10k como vais ficar a dever 10k sem nada de retorno, com alavancagem tinhas levado margin call algures no caminho para 0 e só perdias o capital inicial (a não ser que fosse a 0 por decreto overnight).
Editado pela última vez por Branc0 em 29/12/2009 20:16, num total de 1 vez.
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

por filipetlig » 29/12/2009 20:10

Celsius Escreveu:
Branc0 Escreveu:É preferível usares alavancagem, ao menos não perdes mais do que tens.

Eu simplesmente aconselhei me no meu banco. é claro, tb fiz meu project. Mas aconselho te a simplesmente analisar os teus encargos fixos.

por Celsius-reloaded » 29/12/2009 20:07

The market gives; The market takes.

Registado: 29/11/2007 2:35

depende...

por filipetlig » 29/12/2009 19:54

Tomate_Guloso Escreveu:Nunca invistas na Bolsa com dinheiro que não é teu.

Mas por enquanto tou a crescer 9% em mes e meio... mas tb tou atento. dia a dia... actualizo meus suportes prontos a disparar.

Por outro lado, fiz uma carteira diversificada. Banca ( Barclays). Retalho ( Sonae ). Industria electronica ( Tom TOm. alguns exemplos. ja tinha algum investido, mas é claro q ao lado d alguns aki...deve ser insignificante.

por MatildeSerrano » 29/12/2009 19:35

Nunca invistas na Bolsa com dinheiro que não é teu.

Registado: 30/6/2008 20:42

Re: Comprar acções com dinheiro emprestado

por sherek_JNEG » 29/12/2009 18:37

bEMdISPOSTO Escreveu:(atenção que estou disfarçado)

Boa tarde.
Podem aconselhar-me sobre o seguinte: pretendo comprar uma boa dose de acções de uma empresa com muito boas perspectivas e que se encontra barata, pelo que para tal tenciono pedir um empréstimo ao banco.
Gostaria que me dissessem se estarei a fazer bem e se com esta compra posso inclusivamente ajudar a cotação da empresa a subir.

Obrigada.

Boa tarde.
Talvez não seja a pessoa mais bem informada mas o que te poderei dizer em relação ás tuas perguntas é o seguinte,fazer um emprétimo para comprar acções penso não ser uma boa opção já que o risco é muito grande e não havendo certezas absulutas nesta coisa da bolsa é emasiado arriscado ,pois não te podes esquecer que a prestação desse mesmo emprestimo é certinha e no final do mês lá vão á tua conta e será que o lucro que estás a pensar ter vai cobrir essas despesas todas ?Eu o dinheiro que tenho investido em bolsa é dinheiro que á partida não me irá fazer falta nos proximos anos e para viver o meu dia a dia não conto com ele .Acções caras e baratas é uma questão muito subjectiva,pois não te esqueças que o que hoje parece barato amanha é demasiado caro,olha o que diziam algumas pessoas quando o BCP estava a 1€ ,comprem agora que esta está ao preço da chuva,é quase dada,etc,etc,etc,e depois viu-se até onde foi e onde está agora,e como o BCP há muitas mais.
Relativamente á segunda questão é tambem um bocado subjectivo,pois depende do titulo que irás comprar,ou estás com intenções de comprar,se pussermos como 100000€ se comprares titulos por exemplo da F.RAMADA compras cerca de 120000 titulos e ai a cotação nesse dia irá subir de certeza e muito até já que tem um volume diario que por vezes nem aos 1000 titulos chega,se comprares SONAE SGPS compras mais ou menos os mesmo titulos mas com uma diferença que o titulo se subir 2 ou 3 centimos já é bom ,agora no caso de titulos com baixo volume de transação tens depois outro problema que quando os quizeres vender.
Pensa bem antes de fazeres o que estás com intenções de fazer.
Abraços e Boas Festas.

Registado: 29/11/2007 13:19

Próximo

Quem está ligado: