Re: Abrir uma empresa e aumentar o capital social

nunoand99 Escreveu:bEMdISPOSTO Escreveu:Bull Bull Escreveu:
A minha pergunta é quais as vantagens e desvantagens de mais tarde de aumentar nós próprios o capital social para o dobro ou mais.
Aumentar o capital social implica nova escritura de sociedade, alterar o registo na conservatória do registo comercial e isso custa dinheiro (na escritura a despesa é consoante o valor do capital social). Uma solução para evitar essa despesa seria cada sócio emprestar à empresa um valor proporcional à sua quota, de forma que na generalidade é introduzido dinheiro na empresa sem as formalidades de um aumento de capital.
Boas Bem Disposto,
Sem as formalidades, e sem as maiores vantagens.
Porque o dinheiro de empréstimo pode ser retirado a qualquer momento, e isso não transmite a confiança que o Capital de Terceiros por norma procura, nem serve para cumprimento do famigerado artigo 25º, quase nunca cumprido em Portugal.
Nalgumas Instituições Financeiras onde já trabalhei, aquilo que refere seria olhado como um sinal de alerta!
Aliás, não há como não...
Quando os próprios sócios/accionistas não querem por lá o dinheiro, quem vai por
Quanto às desvantagens do aumento de capital é mesmo os custos com o mesmo, bem como desequelibrios na estrutura accionista que possam ser criados, em prejuizo de um, ou vários sócios.
Por outro lado, se mais tarde quiser passar a S.A. tem sempre de fazer aumento de capital, pelo que poderá ficar como opção conjunta para mais tarde...
Boas, Nuno.
Tens razão, mas isso é no caso de o objectivo ser recorrer a capitais alheios (bancos, subsídios). Quando o objectivo não é esse (e pareceu-me ser provável, porque se quem perguntou está com ideias de injectar mais capital futuramente), então a alternativa que indiquei é mais conveniente.